Ajuda em decifrar assento, por favor

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Ajuda em decifrar assento, por favor

#316311 | roz | 30 out 2012 21:44

Caros confrades

Agradecia se alguem conseguisse entender o nome da mae da crianca e a freguesia de onde era natural.

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3649615 TIF 487 Vicencia, ultimo assento 'a esquerda.

Obrigada.
Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#316313 | amrr | 30 out 2012 23:11 | Em resposta a: #316311

Boa noite,

Primeiro poderia dizer-nos de que freguesia é este livro, sff?


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#316315 | roz | 30 out 2012 23:23 | Em resposta a: #316313

Caro Arlindo Rodrigues

'E a paroquia de Benfica em Lisboa.
Obrigada.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#316318 | amrr | 30 out 2012 23:34 | Em resposta a: #316315

Cara Rosário,

Desculpe se não ajudo muito, mas a mãe era natural da «freguesia de Nossa Senhora da Consolação de ... ».

Parece-me que será útil se tentar encontrar neste livro outros irmãos desta Vicência.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#316324 | PP | 31 out 2012 00:32 | Em resposta a: #316311

Cara confrade Rosário,

No meu entendimento, o nome da mãe parece ser: «Martha Fr.ca» (Marta Francisca), natural da freguesia de «N. Sen.ra da Consolasam da Rentella» (Nossa Senhora da Consolação da Arrentela), Seixal.

Espero que faça algum sentido.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#316333 | roz | 31 out 2012 10:00 | Em resposta a: #316318

Caro Arlindo Rodrigues

Agora depois de me dizer, tambem me parece ser "consolacao", mas 'e uma boa sugestao ir procurar pelos irmaos so para confirmar.

Muito obrigada.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#316334 | roz | 31 out 2012 10:07 | Em resposta a: #316324

Caro/a PP

Confirmou as minhas suspeitas quanto ao nome da mae e "da Rentella" 'e uma boa candidata. Pelo menos 'e mais perto! A mim parecia-me Barcelos......

Muito obrigada pela pista que me deu.
Os meus cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#316345 | PP | 31 out 2012 13:25 | Em resposta a: #316334

Cara confrade Rosário,

Pode ter quase a certeza que está correcto. Dê uma vista de olhos pela dita freguesia ou, caso a freguesia da Arrentela seja contígua à que anda a pesquisar, veja se não encontra o mesmo nome «Rentella» escrito pelo mesmo pároco noutro assento e compare com o seu. Se a freguesia for próxima é bem provável que o vocábulo aparecerá muito mais vezes.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#316364 | roz | 31 out 2012 18:29 | Em resposta a: #316345

Caro/a PP

Sim, foi o que quiz dizer, vou ver os registos de Arrentela assim que poder, mas como nao estao ainda acessiveis on-line nao poderei faze-lo ja'. A freguesia deste assento era a de Benfica que nao fica "mesmo ao lado" mas tambem nao 'e muito longe.
Agradeco muito a sua ajuda porque sozinha nao tinha la' chegado.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#316373 | amrr | 31 out 2012 19:36 | Em resposta a: #316345

Caro(a) "PP",

Parece-me que acertou em cheio.
Numa pesquisa muito breve que ontem fiz no Google relativa a freguesias com o orago de "Nossa Senhora da Consolação", as primeiras que surgiram foram:

- freguesia de Nossa Senhora da Consolação do Castelo, em Sesimbra
- freguesia de Nossa Senhora da Consolação de Chão de Couce, Ansião
- freguesia de Nossa Senhora da Consolação de Arrentela, Seixal

No entanto, confesso que não me apercebi que a palavra no assento era "Rentella".
O facto do livro ser da freguesia de Benfica e de na descrição da freguesia em causa não existir referência a outro Bispado, levou-me a pensar que se trataria de uma freguesia da cidade de Lisboa ou muito próximo.
Só agora me ocorreu que isso ocorreu porque à época o concelho do Seixal pertencia à Diocese/Patriarcado de Lisboa e não à de Setúbal como nos dias de hoje.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#316374 | PP | 31 out 2012 19:46 | Em resposta a: #316373

Caro confrade,

Tive algumas dúvidas dado que não conheço mesmo nada as freguesias do concelho de Lisboa, nem de nome conhecia a da Arrentela.

Porém, faço sempre um pequeno truque que é «unir» os vocábulos, pois muitas vezes dá certo: «da Rentella» = «d' Arrentela».

Tenho reparado que muito párocos, no séc. XVII, faziam isso, como, por exemplo, na freguesia «da Riffana» = «d' Arrifana» (Arrifana de Sousa, atual Penafiel).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#322389 | roz | 04 fev 2013 12:17 | Em resposta a: #316364

Caros participantes,
Venho outra vez pedir a vossa ajuda para confirmar o nome da mae no seguinte assento: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16308-3830-10?cc=1913410&wc=MMYP-CTD:1762281879

'E o 2.o assento 'a direita e a crianca chama-se Verissimo. Acho que o nome da mae 'e Catarina mas nao estou certa do apelido.
Obrigada a quem puder ajudar.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#322414 | tdmatos | 04 fev 2013 19:16 | Em resposta a: #322389

Boa tarde. Eu penso que se deve ler "Catarina solteira de". A seguir ao de vem, penso, o nome de um lugar mas não percebo qual é. Repare que no 1º assento da esquerda também existe um assento de um João filho de Isabel solteira do sobrado, e o solteira faz lembrar (embora mais perfeito) o solteira a seguir a Catarina.

Cumprimentos

Tiago Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#322418 | roz | 04 fev 2013 20:29 | Em resposta a: #322414

Caro Tiago Matos

Muito obrigada por vir em minha ajuda. Acho que tem razao. Atraves de outros meios tenho a informacao de que seria Catarina Fernandes e nao me estava a parecer que fosse essa a palavra mas "solteira" sim. A naturalidade dela 'e Passo Vedro. Muito agradeco o seu contributo.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#326618 | roz | 03 abr 2013 00:00 | Em resposta a: #322418

Caros participantes

Venho outra vez recorrer 'a vossa ajuda para decifrar este assento : http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3657601 TIF 649, o ultimo 'a direita - Teresa Maria de Noronha.

"Ao primeiro dia do mes de Fevereiro de 1727 nesta cidade de .......... ('e Lisboa porque 'e um assento da Se')........ Rua de S. Jose' da Praca (deveria ser Joao pois esta nao existe) desta freguesia da parte Norte faleceu pelas ..... ..... horas da manha~ com o sacramento da penitencia Teresa Maria de Noronha casada que era com Manuel de Oliveira ....... foi a dar sepultura ...... ...... ....... ....... no jazigo (?) ....... ....... de S. Francisco ....... ....... ...... ...... da cidade de Lisboa Ocidental

Grata pelas vossas opinioes.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#327616 | roz | 18 abr 2013 23:10 | Em resposta a: #316374

Caro PP

Venho mais outra vez recorrer 'a sua ajuda para decifrar este assento : http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3657601 TIF 649, o ultimo 'a direita - Teresa Maria de Noronha.

"Ao primeiro dia do mes de Fevereiro de 1727 nesta cidade de .......... ('e Lisboa porque 'e um assento da Se')........ Rua de S. Jose' da Praca (deveria ser Joao pois esta nao existe) desta freguesia da parte Norte faleceu pelas ..... ..... horas da manha~ com o sacramento da penitencia Teresa Maria de Noronha casada que era com Manuel de Oliveira ....... foi a dar sepultura ...... ...... ....... ....... no jazigo (?) ....... ....... de S. Francisco ....... ....... ...... ...... da cidade de Lisboa Ocidental

Grata pela sua opiniao.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#327627 | jpm2353 | 19 abr 2013 00:55 | Em resposta a: #327616

Cara Rosário,

Eis o que leio:
«Teresa Maria de Noronha - Ao primeiro dia do mes de Fevereiro de 1727 nesta cidade de Lisboa Oriental e Rua de São João da Praça desta freguesia da parte do Norte faleceu pelas dez para as onze horas da manhã com o Sacramento da penitencia Teresa Maria de Noronha casada que era com Manuel de Oliveira e se lhe foi a dar sepultura pelas sete? horas da noite do dia ....? no jazigo do ....... de São Francisco da cidade sito no seu convento da cidade de Lisboa Ocidental.
António? Nunes Cardoso, Cura da Santa Sé Oriental?»

Cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#327631 | PP | 19 abr 2013 01:18 | Em resposta a: #327616

Cara confrade Rosário,

Salvo melhor opinião, eu leio:

«Ao primeiro dia do mês de Fevereiro de mil setecentos e vinte sete nesta cidade de Lisboa Oriental e Rua de São João da Praça desta freguesia da parte do Norte faleceu pelas dez para as onze horas da manhã com o Sacramento da Penitência Teresa Maria de Noronha casada que era com Manuel de Oliveira e se lhe foi a dar sepultura pelas sete horas da noite do dia[?] no jazigo do Bastião? de São Francisco da cidade sito no seu convento da cidade de Lisboa Ocidental. António Nunes Cardoso, Cura da Santa Sé Oriental»

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#327645 | roz | 19 abr 2013 10:11 | Em resposta a: #327627

Caro Joao de Magalhaes

Fico-lhe muito grata pela sua leitura do documento. Estava confusa com tanto oriental e ocidental e temia ser eu que nao entendia.

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#327652 | roz | 19 abr 2013 11:07 | Em resposta a: #327631

Caro PP

Muito lhe agradeco ter vindo mais uma vez em meu auxilio. Estava particularmente interessada em estabelecer aonde ela tinha sido sepultada e quiz confirmar essa parte do assento.
Melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#327660 | GNunos | 19 abr 2013 12:33 | Em resposta a: #327645

Na parte que permanece com dúvidas, leio:
....... do dito dia no jazigo dos terceiros de São Francisco .....

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#327673 | roz | 19 abr 2013 15:50 | Em resposta a: #327660

Caro/a GNunos

Muito obrigada pela sua sugestao. Pois ate parece que seja!
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#335619 | roz | 24 set 2013 13:20 | Em resposta a: #327652

Caros participantes

Ca' estou mais uma vez pedindo a vossa ajuda.
Nao consigo ler a freguesia de naturalidade do noivo na 8.a linha do 1.o assento 'a direita: Manuel Marques da Costa baptisado na freguesia de St. Maria de ???????, bispado de Coimbra. http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3655658 TIF 522.

Muito agradeco sugestoes.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#335698 | roz | 25 set 2013 13:02 | Em resposta a: #335619

Renovo o pedido por favor

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#335717 | Jorge Resende | 25 set 2013 17:20 | Em resposta a: #335619

Será Santa Maria de Midões, Tábua?
www.prof2000.pt/users/pmvcruz/tabua.htm‎;
Então havia dentro dos seus limites actuais seis paróquias: S. Mamede de Ázere, Santa Maria de Midões, S. Miguel de OIiveira, Santa Maria de Sinde, Santa ...

Puzle difícil!!!!!!!
Cpts Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#335720 | Jorge Resende | 25 set 2013 18:02 | Em resposta a: #335619

No pressuposto de se tratar de Santa Maria de Midões, Tábua, fui ver nos paroquiais online de Midões e encontrei em 1780 um Manuel, batizado em 7 de Maio. Quem sabe se será o mesmo julgo que o pai se chamava António Vaz Costa e a mãe Maria Luisa, sendo os avós paternos Manuel Vaz e Josefa Costa e os maternos Agostinho creio que Marques. Será o mesmo Manuel?
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#335754 | roz | 25 set 2013 20:47 | Em resposta a: #335720

Caro Jorge Resende

Muitissimo obrigada pela sua ajuda e simpatia em ter ate' procurado pelo assento! Sim, tambem creio que seja o mesmo Manuel. Tudo bate certo, so' o nome do avo materno tambem nao percebi bem, pareceu-me Maria abreviado mas faria sentido ser Marques.
Os meus agradecidos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#335761 | Jorge Resende | 25 set 2013 21:34 | Em resposta a: #335754

D. Rosário, as dúvidas matam e por isso, fui procurar o casamento dos pais de Manuel.
Em Midões, Tábua, encontrei em 1779, Livros mistos- 1734-1790, em 15 Junho 1779 0 casamento de António Vaz e Maria Luísa.
Na imagem 91, que corresponde à página 91 verso, e, o que no assento de batismo de Manuel parecia ser Marques, parte materna, agora vê-se bem que é Alvares, mas existe um Marques. Deixo-lhe essa tarefa

http://pesquisa.auc.uc.pt/ViewerForm.aspx?id=46306

O pai de Maria Luísa era da Lapa do Lobo, Canas de Senhorim, Viseu e a mãe, Luísa Maria era do Couto, Midões.

Bom trabalho, espero ter ajudado ou então talvez tivesse perturbado as suas pesquisas. De qualquer forma, foi com a melhor das boas vontades Jorge Resende
Para chegar facilmente à paróquia de Midões Tábua, inscreva paróquia de Midões e no fim da página surge pág 1, 2, etc, escolha página 2 e entre nos paroquiais de Midões.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em decifrar assento, por favor

#335774 | roz | 25 set 2013 23:09 | Em resposta a: #335761

Caro Jorge Resende
Bem haja! Ja me abriu o caminho. Estou-lhe muito agradecida.
Ao seu dispor.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 09:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen