Fontes de informação e livros sobre genealogia, para principiantes

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Formação

Fontes de informação e livros sobre genealogia, para principiantes

#316356 | jmnp | 31 out 2012 16:00

Caros confrades,

Noutras conversas deste fórum, vi várias referências a fontes de informação diferentes das que costumo pesquisar (livros paroquiais). Tenho andado a pesquisar um pouco, mas não encontrei nenhuma lista de fontes possíveis (a informação encontra-se muito espalhada pela Internet), nem livros sobre genealogia (só mesmo livros sobre famílias). Parece-me importante que qualquer pessoa que, como eu, tenha entrado há pouco tempo (ou esteja a entrar) no mundo da genealogia, possa ter uma visão de conjunto dos tipos de fontes de informação. Será que os confrades podem indicar, para além dos livros paroquiais, que fontes existem, que intervalos de tempo abrangem, que tipo de informação contêm, onde se podem consultar? Seria uma boa ajuda, não só para mim como também para os restantes confrades.

Livros paroquiais (arquivos distritais, Digitarq, Centros de história da família)
Anuários de Portugal: ?
Inventário orfanológico: ?
... e mais?

Para além das fontes, livros sobre genealogia (metodologia, fontes, etc.), preferencialmente em Portugal. Existe algum? Por mais que tenha procurado, não encontrei nada.

Muito obrigado pela vossa ajuda
Cumprimentos
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: Fontes de informação e livros sobre genealogia, para principiantes

#316357 | Samuel C O Castro | 31 out 2012 16:32 | Em resposta a: #316356

Prezado JMNP,

Algumas fontes poderás ver aqui no próprio site, de "A" a "Z", em http://www.geneall.net/P/fontes.php .

Desejo-lhe boa sorte nas pesquisas. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 18:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen