Amarante - Todos os livros paroquiais on-line

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Amarante - Todos os livros paroquiais on-line

#316438 | Marco | 02 nov 2012 08:34

Caros confrades,

Arquivo Distrital do Porto
Encontram disponíveis para consulta on-line TODOS os registos de batismos, casamentos e óbitos das 41 paróquias do concelho de Amarante, custodiados por este Arquivo Distrital.
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Amarante - Todos os livros paroquiais on-line

#316451 | GoldenDays | 02 nov 2012 17:44 | Em resposta a: #316438

Prezado Confrade José António Reis,

Poderá indicar-me como consultar sequencialmente os registos de cada Paróquia do Concelho de Amarante?

Tenho um casal, meu antepassado, que sei que casaram em Amarante algures entre 1800 e 1820. Necessito de percorrer os assentos das 41 Paróquias para os tentar encontrar.

O link que enviou não me parece que seja de grande ajuda neste caso, a não ser que eu esteja a inserir mal os dados a pesquisar.

Penso que o que diz dizer é que as páginas dos Paroquiais estão digitalizadas mas tal não significa que exista qualquer base de dados com o nome dos intervenientes em cada assento. Estarei correto a pensar assim?

Por outro lado como conhecer o nome ou a designação PT/ADP/... de cada Paróquia de Amarante. Existirá alguma página do ADP onde tal informação esteja disponibilizada?

Peço desculpa por tantas questões mas realmente devo ser um mau utilizador do site online do ADP dado que na maior parte das vezes não obtenho qualquer resultado com as minhas consultas.

Antecipadamente grato pelo favor da sua resposta envio, entretanto, os meus cordiais cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Amarante - Todos os livros paroquiais on-line

#316453 | MMSA | 02 nov 2012 18:03 | Em resposta a: #316451

A lista das freguesias de Amarante com os respectivos códigos está publicada na página do Facebook do Arquivo Distrital do Porto Eu não sei se esta ligação dá acesso mas tente, por favor https://www.facebook.com/adporto?ref=ts&fref=ts
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Amarante - Todos os livros paroquiais on-line

#316455 | GoldenDays | 02 nov 2012 18:22 | Em resposta a: #316453

Prezada Confreira,

Agradeço o link disponibilizado. Realmente está lá um print-screen que devido às limitações do écran só mostra 26 das 41 freguesias.

É um bom começo. Agora como aceder aos livros de cada uma das Paróquias no ADP do Porto é que não sei como fazer sem ser através do eTombo.com, que esse sim redirecciona bem para cada livro das 41 freguesias

Gostava de o fazer diretamente no AD Porto sem necessidade de ir através do eTombo mas talvez seja eu a pedir demasiado.

O interface utilizador do eTombo continua, pois, a ser de extrema utilidade para quem como eu não sabe o que fazer com a informação que é disponibilizda pelo AD Porto mas que continua "oculta" para o utilizador banal.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Amarante - Todos os livros paroquiais on-line

#316456 | MMSA | 02 nov 2012 18:51 | Em resposta a: #316455

Aceda ao Arquivo Distrital do Porto http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/default.aspx?page=advancedSearch&searchMode=as
e na Pesquisa Avançada coloque o código de referência e desmarque tudo com excepção de fundo;
carregue na ligação que vai aparecer à frente de código de referência e vai ver todos os livros existentes referentes ao fundo que ,por exemplo, a Paróquia de Aboadela e pronto agora é só escolher o livro a consultar
Não sei se fui clara nem se este é o processo mais fácil mas é o que uso Esteja à vontade para perguntar

Resposta

Link directo:

RE: Amarante - Todos os livros paroquiais on-line

#316467 | GoldenDays | 02 nov 2012 21:07 | Em resposta a: #316456

Prezada Confreira,

Renovo os meus agradecimentos pelas sugestões apresentadas. Realmente procedendo como sugeriu, isto é seleccionando apenas "Fundo" e colocando na Referência apenas "PT/ADPRT/PRQ" aparecem 398 entradas.

As alternativas são, portanto:

a) consultar sequencialmente as páginas (cada uma com 10 entradas) até se encontrar o que se procura o que é fastidioso e desmotivante, ou
b) aceder a um índice de paróquias aparentemente inexistente para o público que indique diretamente o código a incluír no campo "Referência", ou
c) criarmos nós próprios esse mesmo índice de paróquias com o respetivo código o que obriga a alguma pesquisa e ordenação prévias, com recurso à informação que vai aparecendo no fórum ou a partir dos apontadores do eTombo o que acaba por ser igualmente fastidioso.

Perdoe-me o desabafo mas como seria bom se pudessemos todos dispor facilmente de tal índice!

Votos de bom fim de semana.
Obrigado pela ajuda!

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Amarante - Todos os livros paroquiais on-line

#316471 | evieira | 02 nov 2012 22:31 | Em resposta a: #316467

Caro Ribeiro de Araújo,

As indicações do confrade MMSA estão correctas. Na "referência" coloque PT/ADPRT/PRQ, e no "título" coloque o nome da paróquia que quer. Carregue em "pesquisar" e chega lá direitinho.

Cmpts.

Resposta

Link directo:

RE: Amarante - Todos os livros paroquiais on-line

#316514 | GoldenDays | 03 nov 2012 19:16 | Em resposta a: #316471

Prezados Confrades,

Mais uma vez os meus agradecimentos a todos os Confrades que tiveram a gentileza de participar neste tópico pelas dicas enviadas. Finalmente consegui assim ultrapassar as minhas próprias dificuldades e aceder diretamente aos Paroquiais pretendidos no AD Porto.

Cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 10:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen