Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Cargos | Direito | Famílias | Formação

Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

#316534 | mario0402 | 04 nov 2012 04:48

Tenho diversos registros de um Gaspar de Azevedo da Quinta da Brea que passo a descrever:
1- veio a falecer no dia 6 de março no ano de 1657 em Vermoim na sua Quinta da Brea.
2- era casado com Isabel Coelha na sua Quinta da Brea em Vermoim.
3- segundo assentamento no livro de registros da paróquia de Vermoim datado de 1652 era proprietário unico da dita Quinta da Brea da qual existia em documento testamentário em poder da dita Isabel Coelha.
4- Fez recomendações de missas no assentamento de falecimento da sua Tia Maria Gonçalves Duarte (em Gavião) Viuva de Domingos Gonçalves moradores na Quinta de Real (Pais de Maria Gonçalves e Gaspar Gonçalves)

Como também através de Felgueiras Gaio tenho notícias de Gaspar de Azevedo também proprietário da dita Quinta da Brea, porém em época aparentemente mais recuada e casado com uma outra mulher, a saber, catarina ou Inês da Costa e com um unico filho Reynaldo de Azevedo.

Pergunto, são a mesma pessoa ou são Pai e filho?

Agradeço o que puder ser elucidado.

Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

#316536 | cardosodoamaral | 04 nov 2012 09:21 | Em resposta a: #316534

Caro Confrade Mário J. Nogueira de Azevedo

Nada sei sobre a sua pretensão, contudo, aproveito a oportunidade se não se importar, mas a minha questão prende-se com outro assunto do mesmo local, ou seja, procuro a ascendência de Francisco Pereira de Carvalho e Ana da Costa.
Aqui ficam os dados completos

- 1. Francisco Pereira de Carvalho, nasceu a 8 de Setembro de 1708, no lugar de Breia, freguesia de Vermoim (Santa Maria), concelho de Vila Nova de Famalicão, mas foi batizado aos 16 do mesmo mês e ano pelo padre Manuel de Paiva Garcia, vigário da mesma igreja A madrinha foi Maria, solteira, filha de Francisco Gonçalves de Bouces, marido de Catarina Gonçalves.

Casou com Ana da Costa natural de São Salvador de Joane.

Sobre Ana da Costa, já consegui ir um pouco mais além.

Este casal teve 11 filhos.

Os Pais de Francisco são Manuel Gonçalves e Francisca Carvalho (ou Carvalha), de quem eu nada sei.

São meus avoengos da parte materna e possuo grande parte da informação genealógica disponível on-line, até aos nossos dias.

Caso o caro Confrade tenha informações sobre estes, pode por favor aqui deixar alguma notas? Ou então pelo meu mail cardosodoamaral@gmail.com

Grato pela atenção

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

N.B. - Aos esfolhear os paroquiais de Vermoim e até de Lagoa encontrei algumas pessoas com o apelido Ferreira de Azevedo e também Pereira de Azevedo - Estes últimos, entroncam-se no estudo de uns costados que estou a fazer do lado materno.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

#316548 | mario0402 | 04 nov 2012 12:59 | Em resposta a: #316536

O meu objetivo é levantar as ligações entre a família de Azevedo de Vermoim e a mesma família em Gavião, tendo visto que Gaspar de Azevedo tinha lá esta tia, Maria Gonçalves Duarte viuva de Domingos Gonçalves (Segundo Felgueiras Gaio no Título dos Duarte parágrafo primeiro é irmã de Anna Duarte ambas falecidas em Gavião respectivamente 1613 e 1601).

Neste levantamento é importante saber se só houve nesta época um unico Gaspar de Azevedo Proprietário único da Casa da Brea em Vermoim.

Obrigado,

Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

#316594 | MMSA | 05 nov 2012 10:02 | Em resposta a: #316534

Bom Dia
Eu tenho um Gaspar de Azevedo e sua criada Inês da Costa a apadrinharem uma criança em 21.10.1639, em Vermoim https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16338-43532-26?cc=1913410&wc=MMYP-X66:n1708446407
Dar-se-á o caso de Reinaldo de Azevedo ser filho bastardo de Gaspar de Azevedo casado com Isabel Coelho?
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

#316624 | mario0402 | 05 nov 2012 18:35 | Em resposta a: #316594

Manuela,

É exatamente este Gaspar de Azevedo que é alvo das minhas pesquisas. A questão é saber se este é o mesmo que é tratado em Felgueiras Gaio como sendo filho de Florência de Azevedo ou filho B. de Diogo de Azevedo.

Obrigado pela contribuição,

Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

#316631 | MMSA | 05 nov 2012 18:59 | Em resposta a: #316624

Por coincidência acabei de ver este registo de Vermoim https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16338-41924-18?cc=19134 relativo a sua tia Catarina de Azevedo ;pode ser que ajude esta referência familiar
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

#316676 | mario0402 | 06 nov 2012 03:01 | Em resposta a: #316631

Obrigado Manuela, é realmente uma excelente contribuição pois evidencia mais filhos de Antonio de Azevedo o Eclesiástico, a saber:

- Diogo de Azevedo (Pai de Gaspar de Azevedo)
- Francisco de Azevedo
- D. Ignês (freira em Beja)
- D. Maria (freira em Arouca)
- Duarte de Azevedo sg.
- Maria Duarte (que viveu em São Tiago de Gavião casada com Domingos Gonçalves cg.)
- Catarina de azevedo (segundo a colaboração acima viveu em Vermoim)

Sendo, portanto um único Gaspar de Azevedo Proprietário da Quinta da Brea teremos mais algum tio ou tia?

Obrigado a todos,

Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

#316947 | gram | 10 nov 2012 13:06 | Em resposta a: #316536

Esta Sra. Ana da Costa seria dos Costas descendentes do Cardeal de Alpendrinha?

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

#316948 | cardosodoamaral | 10 nov 2012 13:26 | Em resposta a: #316947

Caro Confrade Pedro

Grato pela sua solicitude.

Tanto quanto julgo saber Ana (Maria) da Costa (presumivelmente nascida entre 1705/1715) , natural de Joane, teve como Pais António da Costa, este natural de Joane e Custódia Alvarez, natural de S. Pedro de Pedome. Casou como atrás referenciei com Francisco Pereira de Carvalho, mas não sei a data.

Quanto à descendência de Ana da Costa é tudo. Como é que poderia "chegar" eu ao Cardeal para fazer o entroncar dos dados que possuo?

Agradecia, caso soubesse de algum pormenor relativamente a estes meus avoengos.

Mais uma vez grato por tudo

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Azevedo da quinta da Brea em Vermoim

#317323 | mario0402 | 16 nov 2012 03:05 | Em resposta a: #316676

Aqui neste assentamento vemos o testamento de Gaspar de Azevedo:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16338-41587-49?cc=1913410&wc=MMYP-X66:n1708446407

É uma escelente fonte de lugares e datas para a Quinta da Breia.

Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 06:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen