Confrades de Castro Daire(Viseu) peço ajuda !

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Eventos | Famílias | Genética | Pessoas

Confrades de Castro Daire(Viseu) peço ajuda !

#316554 | mila1000 | 04 nov 2012 16:08

Confrades,
Há meses que tento localizar a freguesia de onde vieram meus tetravós paternos,mas,no registo de batismo de meu bisavô Antonio Augusto da Cunha,filho de Manuel da Cunha e de Maria Emilia,neto paterno de José da Cunha e de Margarida dos Santos naturais de Durie ou Darie ou Daire,em Castendo/Viseu.
Meu bisavô nasceu em 28/04/1853 na freguesia de Marialva-Distrito de Guarda,mas, não encontrei batismo de seu pai Manuel no livro disponivel de 1821 a 1859,sendo assim,acredito que ele seja da freguesia que mencionei acima Durie.
Não localizei nenhuma freguesia com este nome,então solicitei ao arquivo de Viseu batismo ou casamento de meus tetravós em Castro Daire (foi o unico nome que parecia com Durie),como resposta,foi-me dito que nada foi encontrado.
O confrade Stamaro enviou-me um livro sobre Viseu,o qual li e não encontrei nenhum Durie,apenas Castro Daire.
Será que algum confrade teria alguma idéia onde posso procurar tal registo?
Muito obrigada.
Mila
S.Paulo/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Confrades de Castro Daire(Viseu) peço ajuda !

#316560 | HRC1947 | 04 nov 2012 19:23 | Em resposta a: #316554

Confreira Mila;

Segue um link sobre o Concelho de Castro Daire, que tem salvo-erro, 23 Freguesias.

** Cada Freguesia tem indicado o nome dos lugares respectivos. ** Pode acontecer que a Mila encontre
alguma coisa de concreto. [ Convinha saber o nome da Freguesia!!!.... ]

Tome nota, que Castro Daire é Freguesia, [ e também Concelho!! ]

http://www.cm-castrodaire.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=159&Itemid=142

Cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Confrades de Castro Daire(Viseu) peço ajuda !

#316562 | HRC1947 | 04 nov 2012 19:55 | Em resposta a: #316560

Confreira Mila;
Para sua análise.
Ana Simões
------
Penalva do Castelo - (Concelho do Distrito de Viseu)

Castendo, passou a designar-se Penalva do Castelo por decreto de 4 de Agosto de 1957. Tomada aos mouros por Fernando Magno, em 1058, aqui se estabeleceu mais tarde a Ordem do Sepulcro. A mais antiga referência às “Terras de Penalva” aparece na crónica dos godos de 1056, e mais tarde no foral de Azurara de 1102. D. Sancho l concedeu-lhe foral, confirmado por D. Manuel l em 1514. O seu ex-libris é a Casa da Ínsua, palácio de grande beleza, monumentalidade e opulência, construído na 2ª metade do século XVlll para residência de senhores, que têm como símbolo a flor-de-lis, presente por toda a parte. Os seus jardins são dos mais belos do País.
.... Origem do nome:
«Américo Costa em Dicionário Corográfico de Portugal Continental e Insular (1943)»:”Acerca da etimologia do nome de Penalva do Castelo pretendem certos historiadores que ele deriva de um antiquíssimo castelo romano que se erguia sobre umas penhas que se encontram na povoação. Outros, segundo menciona o tenente-coronel Duarte Veiga no seu opúsculo “Castelos e Monumentos Militares da Beira” opinam que o castelo se encontrava na chamada serra de Peramuca, numa grande povoação romana que ali teria existido”.

«Xavier Fernandes em Topónimos e Gentílicos (1944)»: "É outra expressão toponímica céltico-latina, que quer dizer (Penalva) ou seja, pedra branca”.

Penalva do Castelo;
Segundo alguns estudiosos, os restos da antiga vila misturam-se com as ruínas (na Quinta do Mosteiro, em Trancozelos) do templo da ordem monástica do Santo Sepulcro, talvez o primeiro da Península, sob protecção de D. Afonso Henriques e da sua mãe. Assim ficou conhecida por Vila do Santo Sepulcro.
Há, igualmente, vestígios que comprovam os povoamentos Celta e Romano. A antiga sede concelhia localizava-se em Castelo de Penalva, documentada já em 1058. Castendo recebeu carta de foral de D. Sancho II, em 1240, e D. Manuel I outorgou-lhe novo foral, em 10 de Fevereiro de 1514.
O nome teve origem na existência de antiquíssima fortaleza (na margem direita do rio Alva), de que não existem vestígios. A mais antiga referência, que se conhece, a Penalva ( Pena Alva), diz respeito à tomada do castelo aos mouros pelo rei de Leão e Castela, Fernando o Magno, em 1058, depois das conquistas de Lamego e Viseu.
O primitivo núcleo da vila ter-se-á situado nas margens do rio Om, actual Dão, entre este e o rio Côja. Primitivamente, Castendo passou a designar-se pelo nome actual por decreto de 4 de Agosto de 1957. Ainda hoje, porém, é costume algumas pessoas, sobretudo as mais idosas, referirem-se à Vila pelo topónimo antigo, como exemplifica a expressão: vou à feira a ... Castendo.

Ao visitar-se o concelho, deparamos com quadros paisagísticos de grande beleza entre os vales dos rios e as encostas das serras. As deslumbrantes paisagens com os vales recortados por rios e rodeados por majestosos montes graníticos são um regalo para os sentidos. Nos montes, com suas manchas de pinheiro bravo, abundam perdizes, lebres, coelhos e javalis, proporcionando excelentes caçadas.
Para recolha dos gados, encontram-se nos montes as chamadas cabanas, cortes ou cibanas, onde também são guardadas as alfaias agrícolas e se abrigam os agricultores em tempo de chuva.
Do mesmo modo, nos quatro rios que atravessam o concelho (Dão, Carapito, Ludares e Côja), há em quantidade barbos, bogas e bordalos.
Trata-se de um concelho essencialmente agrícola. Fruto de um clima muito próprio, as terras de Penalva produzem um soberbo vinho de elevadíssima qualidade bem como a tão apreciada maçã Bravo de Esmolfe e o conhecidíssimo queijo da serra.
-elementos retirados net.-

http://www.carlosleiteribeiro.caestamosnos.org/Distritos_Portugueses/Viseu.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Penalva_do_Castelo#Etimologia
---

Resposta

Link directo:

RE: Confrades de Castro Daire(Viseu) peço ajuda !

#316564 | f4b2 | 04 nov 2012 20:41 | Em resposta a: #316554

Cara Mila

Deixo estes nomes,cito Anuário de Portugal de 1908:

- PHILOMENA AUGUSTA ARAGÃO da CUNHA - Professora em Marialva(Mêda) e Mêda,Distrito da Guarda,1908

- ANTÓNIO LUIZ da CUNHA - Juiz do Juizo de Paz de Castro d'Aire,1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Confrades de Castro Daire(Viseu) peço ajuda !

#316565 | mila1000 | 04 nov 2012 21:03 | Em resposta a: #316560

Confreira Ana Simões,
Agradeço sua cooperação,vou pesquisar estas novas informações.Quanto ao nome da freguesia nada encontrei nos documentos que recebi do Distrito de Guarda,a minha esperança foi o óbito de Margarida dos Santos,casada com José de Cunha em 15/01/1870 onde diz nasci nascimento em Darei/Mangualde/Viseu (1810) e local do falecimento em Carvalhal Redondo/Viseu/Portugal que acabo de encontrar no familysearch.Não sei se estes serão os meus tetravós,pois,eu terei que localizar o registo de casamento deles e o de nascimento do filho Manuel da Cunha,só então terei certeza,pois,poderei confrontar os nomes dos avós.
Muito obrigada e,se precisar de algo daqui do Brasil,precisamente de Campinas/S.Paulo é só pedir.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Confrades de Castro Daire(Viseu) peço ajuda !

#316566 | mila1000 | 04 nov 2012 21:08 | Em resposta a: #316564

Confrade João Barroca,
Agradeço pela sua informação,vou pesquisar estes nomes,quem sabe sejam meus parentes...
Se precisar de alguma coisa daqui do Brasil,de campinas/S.Paulo é só pedir.

Mila

Resposta

Link directo:

RE: Confrades de Castro Daire(Viseu) peço ajuda !

#316570 | MCNN | 04 nov 2012 21:58 | Em resposta a: #316554

Cara Mila


No seu lugar, eu esquecia-me de Castro Daire.

Estive a espreitar o assento de baptismo do seu bisavô, e para mim o que está lá escrito é que os avós paternos eram naturais de Darei, Bispado de Viseu.

Para confirmar, resolvi procurar por baptismos de irmãos do seu bisavô.

Encontrei logo um, de nome José, baptizado em 2 de Fevereiro de 1856, e nesse registo de baptismo também julgo conseguir ler que os avós paternos eram de Darei. Não procurei por mais baptismos de irmãos do seu bisavô.

Creio que se trata de Darei. E tenho a certeza de que a localidade que o pároco escreveu, nos dois assentos, começava por "D" e acabava em "i".

Resta saber se, tratando-se de Darei, onde fica essa localidade.

Pois bem, na freguesia de Mangualde, concelho de Mangualde, distrito de Viseu existe uma localidade chamada Darei.

E alguns livros dessa paróquia estão já disponíveis para consulta online, sendo que alguns deles são exactamente do período que lhe interessa.

O link para os livros da paróquia de Mangualde é este:

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1057908

Depois diga se teve ou não sucesso.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Confrades de Castro Daire(Viseu) peço ajuda !

#316574 | mila1000 | 04 nov 2012 23:23 | Em resposta a: #316570

Confrade Mario Cesar,
Muitissimo obrigada pela sua ajuda!Acabo de pesquisar no site visitarportugal.net /concelho de Mangualde e,encontrei muitas localidades e,dentre elas """"Darei""" .Fiquei muito contente,pois,estou procurando pelo registo de meu tetravô e de seu filho Manuel para poder dar continuidade a minha pesquisa.
Vou pesquisar a Paroquia de Mangualde e ver o que encontro.
Estou amando o que faço,descubro um pouco do lado paterno e,enrosco no lado materno (Ilha da Madeira),mas,sei que não vou desistir.
Agradeço a Deus por encontrar pessoas como você e outros confrades ,confreiras, dispostos a ajudar e dividir seus conhecimentos.
Se precisar de ajuda,de S.Paulo/Brasil, é só pedir.
Boa semana.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Confrades de Castro Daire(Viseu) peço ajuda !

#316658 | MCNN | 05 nov 2012 22:42 | Em resposta a: #316574

Cara Mila


Não tem nada que agradecer.

Foi pena eu não me ter apercebido antes da data de nascimento do seu bisavô, pois com essa data pude consultar o baptismo dele, e a Mila escusava de ter estado tantos meses a procurar pelo baptismo do pai dele em Castro Daire

Mas consulte os livros de Mangualde, porque neles decerto encontrará o que procura ;)

Boas pesquisas e divirta-se.


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 03:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen