Registos paroquiais de Vide

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Registos paroquiais de Vide

#317075 | Raquelis | 11 nov 2012 22:48

Caro E. Simões

Resolvi mesmo abrir novo tópico.
Vide precisava de ser extratada. O tema estava a ficar muito longo para continuar incluido nas mensagens "dos Gouveia"

Vou transcrever a sua mensagem:

"Cara Raquel Diogo,

Também tenho antepassados na freguesia da Vide no séc.XVII; dada a coincidência de lugares e apelidos, é bem possível que pelo menos algum seja parente dos seus. Sendo assim, agradeço que me informe se tiver alguma informação adicional sobre os casais seguintes:

da Vide (vila):

1- João GASPAR (fal.1707), casado com. Ana de GOUVEIA (fal.1687) por volta de 1655. O seu assento de casamento não está nos livros da freguesia pelo que suponho que Ana de Gouveia seja de fora.
Reparei que tem um 9º avô Manuel Gaspar*Vide. Ora João Gaspar foi padrinho duas vezes de filhos de Manuel Gaspar-Maria Fernandes, da Vide, em 1677 e 1680. Estamos a falar da mesma família?


2-Maria FERNANDES (fal.1761), nat. da Vide (vila) casada com António FERNANDES (fal.1717), nat. Alvoco das Várzeas. devem ter casado antes de 1707, mas não encontrei o assento nem na Vide nem no Alvoco.
Dada a quantidade de famílias Fernandes na vila nos finais de 1600, tenho pouca esperança de vir a identificar a família de Maria Fernandes..

de Baloquinhas:

3- Manuel JOÃO (fal.1689) , natural da Vide(vila), casou 5.9.1670 com Ana LOPES (fal.1717), nat. de Baloquinhas.

Reparei que a Raquel tem antepassados JOÃO em Baloquinhas, mas não parecem estar relacionados com estes..

do Gondufo:

4- Domingos MARTINS (fal.1720) c,Maria FRANCISCA (fal.1719). devem ter casado por volta de 1672.


Abrir um tópico só sobre famílias da freguesia da Vide era uma boa ideia. "
Cumprimentos,
E.Simões


Resposta:

Caro Edmundo Simões

Talvez estes dados possam ajudar:

1- Resposta:

Também não encontrei o casamento de João Gaspar/Ana de Gouveia mas, parece-me que faltam muitos registos na Vide. No entanto tenho registados 6 filhos:

a)- Ana b. 16.11.1656 i78 - padrinhos Manuel de Gouveia e Maria Fernandes ambos da Vila - páraco Nicolau Ribeiro;
b)- Isabel de Gouveia cc em 6.1.1678 i140 Francisco Duarte do Colcorinho - testemunhas Fernão da Silva e António Francisco moradores na Vide;
c)- Luísa b. 11.5.1667 i104 -padrinhos João de Abrantes e Isabel Pedroso do Cide - páraco Manuel Gonçalves;
d)- Domingos b. 24.3.1669 i107 - António Francisco e Isabel Pedrodo do Cide - páraco Manuel Gonçalves;
e)- João Gaspar com dois casamentos - 1º com Ana Marques em 14,11,1684 i144, filha dos meus 1oº avós João Marques e Ana de Brito (dispensados do 4º grau de consanguinidade).
Testemunhas José de Abrantes e Gouveia, António de Abrantes e António Marques - páraco António Nunes Tavares. 2º casamento em 26.2.1709 i278, com Catarina Francisca, filha de António Pereira e Maria Francisca da Vide - testemunhas (lê-se mal) parede André Marques- páraco António Garcia:
f)- Manuel de Gouveia b. 1.6.1671 i112 - padrinho Luís de Gouveia da Vide e madrina Isabel Pedroso cc Francisco Gonçalves - páraco - António Nunes Tavares. Manuel de Gouveia cc em 26.1.1694 i228 Ana Lopes filha de Manuel João e Ana Lopes de Baloquinhas casados a 5/9/1670.

Apesar de nenhum registo mencionar os avós, pelas testemunhas parece que a sua Ana de Gouveia é a Ana que nasceu na Vide em 4,9,1626 i32, filha de Francisco Gaspar e Águeda de Gouveia da Cide mas a viverem na Vila. padrinhos - António de Matos e Verónica, solteira filha de Pedro João, moradores na Cide - páraco Marcos Correia.

O meu 9º avô Manuel Gaspar deve ser de idade dos filhos do seu João Gaspar. É Filho de uma Isabel Gaspar/António de Gouveia. Naõ duvido que sejam da mesma família mas não consigo estabelecer a ligação.


2- Resposta:

Tem alguma data que possa ajudar? Nascimento de filho? etc...



3- Resposta:

Este meu Manuel João de Baloquinhas é filho de outro do Cide. A mãe é que era de Baloquinhas. O seu avô, bisavô, trisavô etc .eram de Loriga - Cabeça. Não sei se haverá alguma relação.

4- Resposta:

Penso que se trata do casal de quem conheço dois filhos:
1- Manuel Martins que casa com Catarina Simão em 13.10.1698;
2- Isabel Martins que casa com Pedro de Gouveia "o Moço" de Loriga - Cabeça?

Não conheço a filiação mas, no Gondufo há um casal - Amador Martins (crismado em 1622) do Gondufo, filho de André Martins/Sabina Rodrigues do Gondufo que casa em 24,9,1628, i63 com Helena Francisca de Chãs d'Egua, filha de um João Francisco. Este casal tem um Domingos que é b. 30.11.1636, i37. Pode muito bem ser o seu Manuel Martins. Afinal não deviam haver muitos Domingos Martins no Gondufo, não lhe parece?

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide

#317095 | Pursim | 12 nov 2012 11:05 | Em resposta a: #317075

Caros Raquel e Edmundo

Talvez possa ajudar um pouco.
Domingos Martins casou a 26 05 1670 em Sobral de Casegas (S. Miguel) com Maria Francisca.
Ele filho de Pedro Martins e Maria João do Gondufo.
Ela filho de Manuel Álvares e Maria Jorje (cc 27-7-1636 sem indicação de pais).
Tenho algumas pistas sobre quem seriam seus pais mas são muito frágeis.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide

#317138 | Raquelis | 12 nov 2012 19:37 | Em resposta a: #317095

Caro Gabriel Santos

Obrigada, vou anotar.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

gondufo

#317140 | evieira | 12 nov 2012 19:48 | Em resposta a: #317095

Caro Gabriel Santos,

Muito obrigado pelos dados que enviou. Desconhecia o local de casamento de Domingos Martins e desta maneira consegui recuar duas gerações.

Penso que o nome da mãe de Domingos Martins deverá ser Domingas João (e não Maria João).

O casal Pedro Martins - Domingas João casa na Vide e 6.7.1641, e tiveram Domingos bp 3.8.1642. Ele filho de Andrá Martins, ela de Francisco Dias, ambos do Gondufo.

Nunca "mexi" nos paroquiais de Casegas. Se poder colocar aqui as pistas que tem sobre os pais de Manuel Álvares e Maria Jorge, agradeço.

Cumprimentos,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Britos

#317141 | Raquelis | 12 nov 2012 19:49 | Em resposta a: #317138

Caro primo José Fernandes Rodríguez

Transcrevendo a sua mensagem extratada dos "Gouveias de Vide, Galizes, Barco, etc..etc..

"Dos nossos Britos...

1. Águeda Marques, Baloquinhas, cc Paulo Lopes
2. João Marques, Sandomil, casa em 29.07.1636, Vide, com
3. Ana de Brito, Baloquinhas, f.11.07.1687
4. Pedro Marques, Sandomil
5. Maria João, Sandomil
6. João de Brito, Baloquinhas
7. Catarina Martins, Gondufo
8. Simão Marques, Sandomil
9. Maria Mendes, São Gião (?)
10. António João, Sandomil
11. Beatriz Marques, Sandomil
12. Cristóvão João, Baloquinhas, casa em 14.09.1572, Bobadela, com
13. Beatriz Álvares, B.??.11.1558, Bobadela, f.15.01.1601, Bobadela
14. Manuel João, Gondufo
15. Águeda Afonso, Gondufo
24. João Álvares, Vide
25. Maria Martins, Vide
26. Diogo Rodrigues, b. Coutada?, f.06.02.1583, Bobadela, casa em 26.04.1538, Bobadela, com
27. Ana João, f.01.11.1580, Bobadela
52. João Afonso
53. Branca Rodrigues
54. João Vaz Bravo (Branco?)
55. Branca Luís

Agradeço qualquer correcção ou adenda...

Cps,

JFR "


Caro primo José Fernandes Rodríguez

Este é precisamente um dos meus ramos, só que em vez de Águeda (nº1) descendo da irmã Catarina, cc em 27.2.1687 Manuel Gaspar filho de António de Gouveia/Isabel Gaspar de Silhas.

Não tenho nada a acrescentar aos nossos ancestrais comuns. Aliás, fiquei a saber que a nº 5 - Maria João de Sandomil era filha de António João/Beatriz Marques.

Tenho registados 4 filhos da sua Águeda. Um deles, o Paulo Marques b. 14/7/1669 i108;

2/3 - João Marques/Ana de Brito - Tenho registo de 6 filhos. O casamento está na i65 e Ana foi crismada em 1622. É afilhada de Maria Pedroso e Luís de Gouveia;
4/5 - Pedro Marques/Maria João - Tenho registo de 6 filhos. Maria João foi madrinha em 1635 de um António filho de Simão Gonçalves/Isabel Vicente i36;
6/7 - João de Brito/Catarina Martins - Tenho registo de 8 filhos do Casal. Descendo de dois, da Ana e do Daniel. João de Brito deve ter nascido na Bobadela. Os seus irmãos são de Bobadela;
8/9 - Simão Marques/Maria Mendes. Terão casado em Sandomil em Outubro de 1580? Não vi Sandomil. Além do nosso antepassado têm outra filha, uma Ana Marques que casa em Sandomil com João Nunes Gião. Este casal tem um filho, o padre chamado Nuno Gião e outro filho João Nunes (da Ponte) que também vem a ter um filho padre, chamado, também, Nuno Gião;
12/13 - Cristóvão João/Beatriz Álvares - Tenho registo de 6 filhos. Parece que todos nasceram na Bobadela. Também descendo de outra filha deste casal. Beatriz Álvares nasceu na Bobadela em 17,11,1558 - i32. É afilhada de Manuel Queixada e de Inês Correia cc Fernão Rebelo;
26/27 - Diogo Rodrigues/Ana João - casamento na Bobadela i77 (de muito difícil leitura). Parece que Diogo Rodrigues era filho de João Afonso da Coutada e de sua mulher Branca Rodrigues e casa com Ana João, filha de João Vaz Branco e de Beatriz... sua mulher. Parece 26 de Abril mas não reconheço o ano. Na descrição do livro é dito que os casamentos começam em 1545 e a imagem 77 mostra a 1ª página dos casamentos de Bobadela. A filha Beatriz é b. em 1558. Se conseguir ler informe, por favor. É o 1º registo do lado direito.

Cumprimentos e continuação de bom trabalho

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide

#317145 | evieira | 12 nov 2012 20:25 | Em resposta a: #317075

Cara Raquel Diogo,

Muito obrigado pela sua mensagem.

Em relação ao casal 4), o confrade GSantos descobriu o assento de casamento em Casegas- sendo assim Domingos Martins não será filho, mas sim sobrinho, do Amador Martins casado Helena Francisca, pois seu pai Pedro Martins é irmão do Amador. Esta linha está, portanto, fechada.


1) Em relação ao casal João Gaspar- Ana de Gouveia: mesmo se Ana de Gouveia for natural da Vide, para alem do casal que a Raquel indicou pode ainda ser filha de Gaspar Correia-Domingas de Gouveia (têm Ana bp.13.10.1637).

No entanto, mesmo assim penso que Ana de Gouveia deverá ter vindo de outra freguesia, pois:
- o casamento não está no livro da Vide, e no período 1650/1655 quando deverá ter casado *parece* que não faltam fólios. Claro que o pároco podia-se ter esquecido de anotar o casamento mas... de qualquer maneira, isto parece indicar que um dos conjugues (provavelmente Ana) era de outra freguesia.
-Durante a vida deste casal, Ana de Gouveia não é nem uma vez madrinha na Vide. o seu marido, João Gaspar, é pelo contrário padrinho várias vezes (contei pelo menos 6). Isto parece indicar que quem possuía relações de proximidade com as pessoas locais era João Gaspar, e não Ana de Gouveia. Ou seja, João Gaspar seria da Vide, e Ana seria de outra freguesia.

João Gaspar é padrinho das seguintes crianças nascidas na vila:
-de maria f.antónio lourenço e maria de gouveia (1657)
-de pascoal f.manuel de gouveia e maria francisca (1667)
-de antónio f.antónio mendes e ana joão (1676)
-de manuel f.antónio pereira e maria francisca (1676)
-de bastião e de joão f.manuel gaspar e maria fernandes (1677 e 1680)

Um documento interessante para vários confrades será o processo de dispensa de 4º grau de consanguinidade entre João Gaspar e Ana Marques; se este ainda existir, deve estar no Arquivo Eclesiástico da Guarda (?).

Cumprimentos,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Domingos Martins/Maria Francisca

#317153 | Raquelis | 12 nov 2012 22:04 | Em resposta a: #317095

Caro Gabriel Santos
Caro Edmundo Simões

Quando ia a registar o casamento de Domingos Martins/Maria Francisca da mensagem de Gabriel Santos verifiquei que tinha já na minha base de dados um Pedro Martins do Gondufo casado em 6/7/1641 - i67 com uma Domingas João, sendo ele filho de André Martins/Sabina Rodrigues do Gondufo e Domingas João filha de Francisco Dias e Isabel João, também do Gondufo. Nas testemunhas está o Amador Martins irmão do noivo.

Será que o Domingos Martins que casa no Sobral de S. Miguel é o filho deste casal?

Estive a ver se o nome da mãe seria Maria João mas, parece-me Domingas João. O "Domingas" abreviado pode parecer "Maria" e vice-versa.

Se assim for o Edmundo Simões está com sorte e avança mais duas gerações.

Com os meus cumprimentos,
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Britos

#317155 | Pursim | 12 nov 2012 22:11 | Em resposta a: #317141

Cara RaquelDiogo e José Fernandes Rodrigues

Permitam-me algumas correções e algum desafio.
6/7 João de Brito b. 15 02 1586 Bobadela
8/9 - Simão Marques/Maria Mendes.
Casado em Sandomil em 19 10 1580 a filha Ana Marques casa 1ª vez em Sandomil a 26 07 1632 Manuel Nunes de Fontes, do qual não conheço geração; casou 2ª vez 27 02 1639 com João Nunes da Ponte (ou Gião). Este casal tem um filho, o padre chamado Nuno Gião e outro filho João Nunes da Ponte casado a 29 07 1672 com Maria de Abranches;
26/27 - Diogo Rodrigues/Ana João. Li não Coutada mas Calçada
54/55 João Vaz Bravo (Branco?) - f. 7 08 1556 (sendo seu tetamenteiro o genro João Peixoto escrivão das sizas)- tive dúvida entre Nravo e Branco mas após uma leitura mais cuidada e comparativa verifiquei não haver dúvidas que era Branco. Mas a mulher deste João Vaz chamava-se Beatriz Álvares -f. 7 05 1558- Aliás foi a ela que a mulher do Cristóvão João foi buscar o nome.
----------
Atendendo a João Peixoto escrivão das sisas, que julgo ter herdado do sogro, ou melor, do avô da mulher (era vulgar estes cargos serem hereditários) penso que João Vaz Branco era filho de João Vaz de que abaixo coloco documentaão, e de sua mulher Joana de Almeida, portanto neto de Martim Vaz.
-----------
João Vaz Destituido do cargo a 7-2-1515 sendo dado a João Cabral
Por carta dirigida aos juízes, Concelho e homens bons da vila de Seia, João Vasques, morador em Vilela, julgado de Bobadela, é nomeado tabelião do público e judicial da vila de Seia e suas comarcas. Datas 1500-05-26 Chancelaria de D. Manuel I, liv. 12, fl. 24. Substitui no ofício a Martim Vasques, seu pai, que ao mesmo renunciou, conforme instrumento de renúncia da lavra do anterior titular, de 15 de Maio de 1500, não inserido no diploma.
João Vaz, morador em Vilela, julgado de Bobadela, é nomeado escrivão das sisas e feitos delas do lugar onde mora. 1500-05-30 Chancelaria de D. Manuel I, liv. 12, fl. 26v
------
Martim Vaz foi nomeado em 26/06/1492 Escrivão das sisas da Bobadela. Chancelaria de D. João II, liv. 5, fol. 131
-----
Será este Martim Vaz filho de Martim Vaz Mascarenhas,
Comendador de Aljustrel, Ordem de Santiago a
31 1 1444 casado com Isabel Correia, e que teve uma filha Mécia de Brito? Teve filhos que lutaram em Alfarrobeira (20 de Maio de 1449). Seria Martim Vaz um deles que se refugiou na Beira? A investigar.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Domingos Martins/Maria Francisca

#317158 | Pursim | 12 nov 2012 22:31 | Em resposta a: #317153

Cara Raquel

Peço Desculpa pelo engano, copiei mal. o casal é mesmo Pedro Martins/Domingas João. A vista às vezes prega-me destas partidas.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: gondufo

#317160 | Pursim | 12 nov 2012 22:45 | Em resposta a: #317140

Caro Edmundo Simões

Tem toda a razão. Copiei mal a vista vai-me pregando algumas partidas.
O casal é efectivamente Pedro Martins.Domingas João-
As pistas são frágeis. Amanhã direi o que penso.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: gondufo

#317175 | Pursim | 13 nov 2012 11:05 | Em resposta a: #317140

Caro Edmundo Simões

Como prometi aqui lhe deixo algunas deduções sobre
Manuel Álvares/Maria Jorge

Alem de Maria Francisca tiveram mais 4 filhos entre os quais Manuel Pires cc 1665 Gondufo com Maria Francisca
Maria Jorge poderá ser filha de Domingos João e Catarina Jorge casados antes de 1622 (os registos começam em 1619) o apelido Jorge é raríssimo e estes são os únicos casos aí existentes.
Manuel Álvares parece-me filho de Francisco Álvares e Francisca André. Esta faleceu a 24 08 Tiveram uma filha Maria Francisca casada na Vide com Marcos Domingos (1640). Este casal veio a ter uma filha Ana Francisca Ferreira. Leva a pensar que a ligação dos supostos sobrinhos com a freguesia se deve a seguirem os passos da tia.
Francisca André era filha de Pedro Fernandes e sua mulher Maria Fernandes, de Casegas.
Francico Álvares casou 2ª vez (1623) com Ana Francisca irmã da sua 1ª mulher. Francisco seria Filho de outro Francisco Álvares que casou cerca de 1600 com Isabel Gonçalves que seria filho de Isidoro Álvares e Maria Fernandes.
Além da Ana Francisca Ferreira acima indicada há dois outros ramos Ferreira, esses comprovadamente ligados a Isidoro Álvares, o que me leva a considerar que estes Álvares tenham a mesma origem.
Todavia a origem Ferreira pode ter a mesma origem mas por outro lado. Se o acima citado Pedro Fernandes fosse filho de Domingos Fernandes e Helena Geraldes (cc 1586), esta filha de Isidoro Álvares.
Como poderá ver estas ligações são bastante ténues e só as tenho como linha de investigação para quando os paroquiais de Casegas e Erada estiverem on-line.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: gondufo

#317220 | evieira | 14 nov 2012 13:36 | Em resposta a: #317175

Caro Gabriel Santos,

Agradeço os comentários. Vou também tentar consultar os paroquiais de Casegas.

Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

Vide - João Francisco cc Maria João Tomé

#317298 | Raquelis | 15 nov 2012 19:49 | Em resposta a: #317220

Caro primo José Fernandes Rodríguez

Respondendo à sua mensagem de 9 do corrente no tópico "Gouveias de Vide, S. Gião, Barco etc....

Pelos vistos, este João Francisco que casa em Vide em 1638 seria filho de um 1º casamento de António Francisco que casa em Valladolid em 1623 com Maria Martinez.

O pai de António Mendes da Loriga cc Ana João da Vide é, na verdade, Manuel Gonçalves cc Catarina Tomé .
Este casal Manuel Gonçalves (da praça?) /Catarina Tomé tem, pelo menos mais dois filhos:
1 - Manuel Mendes cc Ana da Fonseca;
2 - Sebastiana b, 8.5.1648.

A restante informação de sua mensagem coincide com os meus dados.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Vide - Bernardo Mendes/Ana Pedroso

#317300 | Raquelis | 15 nov 2012 20:24 | Em resposta a: #317158

Caro Gabriel Santos

Respondendo à sua mensagem de 11 do corrente "Gouveias e Correias de Vide"

Desconhecia o 2º casamento de Bernardo Mendes com Ana Pedroso. A mãe de Ana Pedroso, Maria Pedroso cc João Rodrigues não será a mesma que casou com Simão Lopes da Barriosa em 1704?

Cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Bernardo Mendes/Ana Pedroso

#317304 | Pursim | 15 nov 2012 21:23 | Em resposta a: #317300

Cara Raquel Diogo

A Maria Pedroso que casou com Simão Lopes era filha de Manuel Gonçalves e Maria Pedroso, do Cide, casados a 25 04 1671.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

sobral de casegas - Álvares, Jorge, Pires

#317506 | evieira | 19 nov 2012 21:27 | Em resposta a: #317175

Caro Gabriel Santos,

Estive hoje a consultar os paroquiais de Casegas e tenho de corrigir a filiação aqui apresentada para Maria Jorge, mulher de Manuel Álvares.

Em alguns registos de baptismo Maria Jorge aparece denominada como "a Bispa"; seu marido Manuel Álvares aparece pelo menos uma vez como "Manuel Álvares genro do Bispo". Sendo assim sabemos que o pai de Maria Jorge teria a alcunha de "Bispo".
Ora numa nota no livro de óbitos, lavrada em data não indicada mas que deve ser no ano de 1638, é indicado que "Jorge Pires do Sobral por alcunha o bispo" fez os ofícios a um seu filho morto no Alentejo. Será este o pai de Maria Jorge.

Assim, Maria Jorge "a Bispa", n.Sobral, será filha de JORGE PIRES "O Bispo", (fal. 10.1.1640) e de sua mulher CATARINA DOMINGUES (fal.30.9.1638). Fica também explicado o Pires de um dos filhos de Maria Jorge (Manuel Pires).

Agradeço então se por acaso tiver mais informações sobre este casal.

Em relação aos pais de Manuel Álvares, não consegui chegar a nenhuma conclusão, mas Francisco Álvares não é o único Álvares no Sobral por esta altura (existe também, Sebastião Álvares, por exemplo. algum destes dois ou outro poderá ser o pai de Manuel Álvares).
No entanto, a indicação de que Francisco Álvares casou 2ª vez com sua cunhada deve estar errada - para além de no assento respectivo não estar indicada qualquer dispensa (seria necessária dispensa em 1º grau de afinidade (!!) ), a situação de casamento entre cunhados será tão raríssima no séc.XVII (não me recordo de alguma vez me ter deparado com casamento entre cunhados nesta altura) que é muito pouco provável Francisca André ser irmã de Ana Francisca.

Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Britos

#317553 | Raquelis | 20 nov 2012 16:04 | Em resposta a: #317155

Caro Gabriel Santos

Anotei as alterações que menciona. Lendo melhor, o casamento de João Rodrigues/Ana João, i77 dos mistos de Bobadela,agora também me parece João Afonso "da calçada" e não Coutada e , claro que Ana João só é Ana João por ser a Ana do João (João Vaz). O apelido ficou na gaveta para a geração seguinte....

São bastante interessantes as hipóteses levantadas.

Tentei juntar as pontas do João Vaz Branco mas escapou-me qualquer coisa.....

Assim:

"Martim Vaz foi nomeado em 26/06/1492 Escrivão das sisas da Bobadela. Chancelaria de D. João II, liv. 5, fol. 131"
e

"Por carta dirigida aos juízes, Concelho e homens bons da vila de Seia, João Vasques, morador em Vilela, julgado de Bobadela, é nomeado tabelião do público e judicial da vila de Seia e suas comarcas. Datas 1500-05-26 Chancelaria de D. Manuel I, liv. 12, fl. 24. Substitui no ofício a Martim Vasques, seu pai, que ao mesmo renunciou, conforme instrumento de renúncia da lavra do anterior titular, de 15 de Maio de 1500, não inserido no diploma."

"João Vaz, morador em Vilela, julgado de Bobadela, é nomeado escrivão das sisas e feitos delas do lugar onde mora. 1500-05-30 Chancelaria de D. Manuel I, liv. 12, fl. 26v."

Pergunta:
-Então Martim e João Vaz são o mesmo que Martim Vasques e João Vasques?

mais:
"João Vaz destituido do cargo a 7-2-1515 sendo dado a João Cabral."
e ainda:

"João Peixoto terá herdado o cargo de escrivão de sisas através de seu sogro ou avô da mulher"."João Vaz Bravo (Branco?) - f. 7 08 1556 (sendo seu tetamenteiro o genro João Peixoto escrivão das sizas)"

Pergunta:
Então João Vaz ou Vasques não tinha sido destituido do cargo em 1515 a favor de João Cabral? Como é que o cargo volta à família por testamento - ao genro João Peixoto?

Sabe quem era a mulher de João Peixoto? Era irmã da nossa Ana João filha de João Vaz que casou com Diogo Rodrigues ou trata-se de outro casamento da própria Ana João?

Não há dúvida que as datas e locais são os mesmos. Não deveriam existir em Vilela/Bobadela dois ofícios de escrivão de sisas ocupados por um João Vaz filho de um Martim Vaz e um João Vasques filho de um Martim Vasques todos eles tabeliões.

Cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Britos

#317559 | Pursim | 20 nov 2012 18:22 | Em resposta a: #317553

Cara Raquel

As hipóteses que coloquei não passam de deduções perante alguns facctos
que poderáo estar ou não relacionados.
O apelio Vaz e Vasques são idênticos e tenho verificado que as duas
formas são usadas com a mesma pessoa.
O cargo de escrivão das sisas foi retirado a João Vaz. Poderia, no entanto votar a receber a mesma mercê.
Não seria caso único.
O João Vaz cc Joana de Almeida, que me parece serem os pais do nosso João Vaz Branco, é chamado nos registos de Bobadel várias vezes como tabelião, muito depois da destituição do cargo. Se é o mesmo não teria o cargo de volta?
Certo é que João Peixoto teve o mesmo ofício. João Peixoto era fº do Bach.l Antão Gonçalves e Leonor
Fernandes. Casou com Catarina João irmã da nossa antepassada Ana João.
Julgo que uma pequena vila como Bobadela não teria dois ofícios de escrivão das sisas.

Cumprimentos

GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Britos

#317565 | Raquelis | 20 nov 2012 19:30 | Em resposta a: #317559

Caro Gabiel Santos

Concordo plenamente.

Vou acrescentar Catarina João/João Peixoto à minha base de dados.

Pelos vistos ainda tenho de andar mais para trás no RP de Bobadela. A leitura é tão difícil que tinha desistido.

Cumprimentos
Raqul Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Britos

#317569 | Pursim | 20 nov 2012 19:57 | Em resposta a: #317565

Cara Raquel

Qualquer dado sobre Bobadela pode perguntar. Tenho muitos registos
de Bobadela pois tenho o costume de anotar outros que não os familiares
para entender melhor o ambiente em que circulavam nossos avoengos.
Com mobilidade reduzida teno tempo para me entreter.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Britos

#317570 | Pursim | 20 nov 2012 21:01 | Em resposta a: #317565

Cara Raquel

Segundo inquérito feito na Beira em 1496 Bobadela tina um escrivão das sisas e 2 tabeliães.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - João Gaspar/Ana de Gouveia

#317575 | Raquelis | 20 nov 2012 21:50 | Em resposta a: #317145

Caro Edmundo Simões

Só o registo de casamento de João Gaspar/Ana de Gouveia nos poderá indicar a sua filiação.
Por muitas hipóteses que possamos levantar nunca passarão de hipóteses...

Passei os casamentos da Vide a “pente fino” e na realidade aquele registo não existe.
Vi as árvores dos respetivos “compadres” de João Gaspar.

Por exemplo :
Maria de Gouveia de António Lourenço é filha de Gaspar Correia/Domingas de Gouveia. Será que conhecemos todos os filhos deste casal? João Gaspar que terá nascido perto de 1635 poderia ser filho deste casal e ser padrinho da sobrinha??

Manuel Gaspar cc Maria Fernandes, ele da Vide ela de Chãs do Sobral, casados em 26/11/1678 na Aldeia das Dez . Ele poderia ser irmão de João Gaspar ??? e, depois há os Gaspares relacionados com Gouveias.

António de Matos, o tal Sr. António de Matos casado com D. Inês de Sá, filho de Luís de Gouveia, tem um filho João fora do casamento que nasce em 1628 em S.Gião, filho de uma Isabel Gaspar da Vide, neto de Pedro Gaspar e Domingas Dias da Vide.
O apelido desta criança deveria ser Gaspar = João Gaspar??

Pedro Gaspar/Domingas Dias têm pelo menos mais duas filhas: Ana Gaspar que casa na Vide com Pascoal Martins em 20.4.1632 e Maria Gaspar que casa na Vide em 23/5/1629 com António Simão de Rio de Mel. Ambas poderiam ser mães do João Gaspar??? E isto é só uma muito pequena investigação sobre os “Gaspar” da Vide daquela época....

Enquanto não for encontrado o tal registo de casamento não vejo como continuar este seu ramo.
Eu ficarei atenta.


Com os meus cumprimentos,
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: sobral de casegas - Álvares, Jorge, Pires

#317576 | Raquelis | 20 nov 2012 21:58 | Em resposta a: #317506

Caro Edmundo Simões
Há aqui um caso curioso com este casais do Sobral de S. Miguel.

Como muito bem disse Gabriel Santos, estes seus antenhos do Sobral de S. Miguel – Manuel Álvares e Maria Jorge têm dois filhos a casar com habitantes do Gondufo.

1º Manuel Pires que casa na Vide em 4.7.1665 com Maria Francisca do Gondufo, filha de Francisco Dias/Catarina Lopes.

2º Maria Francisca que casa no Sobral em 26/5/1670 com Domingos Martins, nascido no Gondufo b. na Vide em 3/8/1642, Filho de Pedro Martins e Domingas João do Gondufo e neto materno de Francisco Dias/Isabel João do Gondufo.

Há certamente relacionamento entre estes Francisco Dias cc Catarina Lopes e Francisco Dias cc Isabel João do Gondufo.

O casal Francisco Dias/Isabel João têm um filho Francisco b. na Vide em 28/2/1621.

Este Francisco pode ser o Francisco Dias cc Catarina Lopes pais de Maria Francisca que casa com Manuel Pires do Sobral.

A confirmar-se teríamos os casamentos de um tio e de uma sobrinha da Vide com dois irmãos do Sobral. Um tio e sobrinha que se tornaram cunhados. Não deixa de ser interessante!

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: sobral de casegas - Álvares, Jorge, Pires

#317593 | Pursim | 21 nov 2012 01:16 | Em resposta a: #317506

Caro Eduardo Simões

De momento não tenho mais dados a acrescentar. Os meus dados são
muito velhos (de 1974/75) e a minha pesuisa seguia outras linas, já que
estes elementos são muto colaterais à mina família. O que me interessou
foi a possível ligação à família Ferreira e esta parece indicar uma origem
no Isidoro Álvares da Erada que indiquei. Deve ter absoluta razão no que
diz respeito ao Jorge Pires o bispo.
Quanto a Francisco Álvares ter casado sucessivamente com duas irmãs
não é caso único. Em qualquer registo veio essa indicação de ter casado
com ma cunhada ou eu não o acrescentaria.
Alem disso o problema de afinidade não se poria, como hoje não se põe
Com a morte do cônjuge os laços de afinidade terminam, salvo erro só
se mantinha com os sogros. E tendo a reiegião católica origem na cultura
judaica o problema não se colocaria. Para os judeus esse casamento até
podia ser uma obrigação.
Mas como disse aquelas hipótese s que coloquei precisa de ser trabalhadas
documentalmente.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Britos

#317600 | Raquelis | 21 nov 2012 12:37 | Em resposta a: #317569

Caro Gabriel Santos

....e faz muito bem em estar assim entretido.
Sempre que preciso, tenho recorrido a si.
Com os meus reduzidos préstimos faça-me o favor de fazer o mesmo.

Cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Britos

#317658 | jaferro | 22 nov 2012 15:47 | Em resposta a: #317569

Caro Primo Gabriel Santos,

Faço minhas as palavras da prima Raquel Diogo. As suas mensagens são um importante estimulo no aprofundamento das nossas raízes e proporcionam pistas muito interessantes. Neste momento estou entretido com os meus antepassados do distrito de Viseu e do nordeste de Coimbra e não tenho tido tempo para aprofundar as ideias que têm deixado no fórum... :(

Aproveito a oportunidade para lhe perguntar se na sua excelente BD tem informações sobre as famílias do Carregal do Sal (Cabanas, Oliveira do Conde, Parada, Papízios e Currelos) e São João de Areias e Vimieiro (Santa Comba Dão), nos séculos XVI e XVII.

Os meus melhores cumprimentos e votos de melhoras,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Britos

#317720 | Pursim | 23 nov 2012 10:15 | Em resposta a: #317658

Caro primo

Sobre as terras que cita nunca fiz qualquer investigação nos parquiais.
Os elementosque tenho sobre essa zona foram retirados de genealogias publicadas.
Será difícil que algum desses nomes corresponda aos que o primo procura mas nunca se sabe.
Se me disser algum nome com gosto o procurarei.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Os Lopes Pereira

#317747 | Raquelis | 23 nov 2012 19:48 | Em resposta a: #317304

Caro Gabriel Santos

Aproveitando os seus conhecimentos destas famílias da Vide, comuns a vários "primos" deste Fórum, agradecia-lhe que, se possível verificasse e completasse a seguinte árvore:

1 - João Lopes b. Gondufo 12,8,1635, cc em 15,2,1667 Catarina Francisca b. Barriosa 10.4.1642. Parece ter apelido Lopes Pereira;
2 - João Lopes (b. aprox 1595) - Gondufo;
3 - Águeda Marques (b. aprox 1595) - Gondufo;
4 - Cristóvão Lopes (b. aprox 1560) - Gondufo;
5 - Domingas João (b. aprox 1560) - Cide;
10-Domingos Domingues (b. aprox 1535)- Cide;
11-Marta Fragoso (b. aprox 1535) - Cide;

Pelo menos dois dos filhos do casal João Lopes/ Catarina Francisca têm o apelido Pereira.
Refiro-me a:
-Catarina Francisca Pereira que casa nos Trigais em 2/2/1700 com João Pereira da Silva (dispensados do 3º e 4º grau);
-Matias Lopes Pereira que casa na Vide em 30,11,1724 com Quitéria da Silva.

Conheço mais 6 filhos do casal, 4 dos quais casados mas que não usaram o apelido Pereira. De onde vem o Pereira? Não me parece que venha da filiação de Catarina Francisca?.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Os Lopes Pereira

#317782 | Pursim | 24 nov 2012 11:00 | Em resposta a: #317747

Cara Raquel

Lamento não poder ajudar. O casamento de João Lopes e Catarina Francisca não traz os pais.
Eu tenho o João Lopes como o apelido Pereira. Não sei se será, portanto o filho de João Lopes e Águeda Marques do Gondufo.
Aliás, sempre tive uma percepão de que seria natural de Loriga de um ramo Pereira que teve várias ligações à Vide, talvez irmão de António Pereira de Loriga casado na vide em 18 07 1656 com Maria Francisca Simões de Rio de Mel. No entanto esta possibilidade não tem documentos que a corroborem. Por isso na mina base não coloquei essa ligação.
Já António Pereira parece ser fº de Domingos Pereira e Maria tomé que tiveram uma filha Maria Pereira iguakmente casada em Rio de Mel.
Aproveito para corrigir as datas apontadas para Domingos Domingues e Marta Fragoso. O filho João Pires casou no Sobral em 1623 tera nascido cerca de 1600 o que me leva a recuar o nascimento dos pais, o mai tardar, para 1560.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Vide - João Gaspar/Ana de Gouveia

#319147 | Raquelis | 14 dez 2012 19:58 | Em resposta a: #317145

Caro Edmundo Simões,

Citando parte da sua mensagem:

"1- João GASPAR (fal.1707), casado com. Ana de GOUVEIA (fal.1687) por volta de 1655. O seu assento de casamento não está nos livros da freguesia pelo que suponho que Ana de Gouveia seja de fora.
Reparei que tem um 9º avô Manuel Gaspar*Vide. Ora João Gaspar foi padrinho duas vezes de filhos de Manuel Gaspar-Maria Fernandes, da Vide, em 1677 e 1680. Estamos a falar da mesma família?"


R: Estive a tentar descobrir se este Manuel Gaspar cc Maria Fernandes da Vide e que tem relações com o seu João Gaspar casado com Ana de Gouveia seria um 1º casamento do meu Manuel Gaspar que casa na Vide em 1687 com Catarina Marques. Não sei se aquilo que descobri pode ajudar :

O casamento deste Manuel Gaspar/Maria Fernandes realizou-se na Aldeia das Dez em 26/11/1668 ver:

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=88&NodeID=_16153

Este casal tem pelo menos três filhos:
-Sebastião Marques que casa na Vide em 1699 com Ana Nunes da Barriosa;
-António Fernandes “Lardosa” que casa em 1701 no Alvoco da Serra com Maria Lopes;
-Maria Fernandes que casa na Vide em 1702 com António Correia.

Como pode verificar no casamento deste Manuel Gaspar/Maria Fernandes não são referidos os nomes dos pais e pela grande diferença de datas entre os casamentos (19 anos) penso que não se trata do meu 9º avô Manuel Gaspar que terá vivido na Vide mas é filho de João Rodrigues/Antónia de Gouveia (não casados) da Loriga – Cabeça. Apesar de tudo é uma hipótese a considerar.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - João Gaspar/Ana de Gouveia

#319207 | evieira | 16 dez 2012 03:52 | Em resposta a: #319147

Cara Raquel Diogo,

Muito obrigado pela atenção.
Na verdade, eu penso que Manuel Gaspar cc.Maria Fernandes é o mesmo que casou com Catarina Marques. O seguinte registo está a folhas 159verso do livro M1 da Vide:

"Em vinte e cinco dias de ag.to de mil seis centos e oitenta e seis anos faleceu mª frz m.er de m.el gaspar recebeu os sacramentos.." etc.

Ou seja, Manuel Gaspar enviuvou em 1686 e casou logo em seguida com Catarina Marques. Situação muito comum, especialmente quando havia ainda crianças por criar em casa.

No entanto, a informação de que M.el Gaspar é filho natural não parece abonar em favor da hipótese deste ser irmão de João Gaspar. A menos que Isabel Gaspar (penso que deve ter querido escrever filho de Ant. de Gouveia - Isabel Gaspar solteira) tenha tido mais outro filho solteira, o que, em comparação com outras possibilidades, é improvável.

Cumprimentos,
Edmundo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - João Gaspar/Ana de Gouveia

#319210 | Pursim | 16 dez 2012 10:51 | Em resposta a: #319147

Cara Raquel

Manuel Gaspar de Gouveia (+ 20 08 1697), fº Francisco Gaspar e Águeda de Gouveia cc 4 07 1657 Maria Francisca Fernandes, de Aldeia das Dez, fª Matias Fernandes. Tiveram:
- Pascoal Fernandes b. 17 04 1667 cc 3 02 1697 Águeda Marques, das Silhas
Também lhe anotei como filhos:
- Sebastião Marques
- António Fernandes “Lardosa”
- Maria Fernandes cc 27 02 1702 António Correia
- Ana Fernandes cc 6 05 1711 Manuel Fernandes Mendo, do Sobral
O Pascoal é indubitavelmente filho deste casal. Os outros podem não ser deste casal. Só quando os registos de Aldeia das Dez ficaram on-ine me surgiu o casal que se segue, o que de momento me coloca a dúvida de que casal serão filhos.
---------------
Manuel Gaspar, do Cide cc Maria Fernandes. na Aldeia das Dez em 26 11 1668. A Maria Fernandes é de Chãs do Sobral
------------------
Não será este 2º Manuel Gaspar o msmo de acima?
É muito provável que Manuel Gaspar, tendo enviuvado, voltassa a Aldeia das Dez para um 2º casamento.
Teriamos, então, que o Manuel Gaspar cc Catarina casou só uma vez.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

Manuel Gaspar vs Manuel de Gouveia

#319239 | evieira | 16 dez 2012 20:34 | Em resposta a: #319210

Caro Gabriel Santos e Raquel Diogo,

Agradeço a sua mensagem. A identificação de Manuel de Gouveia/Manuel Gaspar interessa-me na medida em que poderá ajudar a deslindar o seu possível parentesco com João Gaspar.

No entanto tenho de fazer uma correcção: Maria Francisca, mulher de Manuel de Gouveia é natural da vila de Vide, não de Aldeia das Dez (está indicado no assento de casamento). É portanto filha de Matias Fernandes e Catarina Francisca. Cai portanto por terra o argumento que Manuel de Gouveia voltou à Aldeia das Dez para um segundo casamento.

Esta Maria Francisca faleceu a 4.8.1668. no assento está expressamente indicada como "mulher de Manuel de Gouveia". Se este for o mesmo que Manuel Gaspar que casa em Aldeia das Dez (nota: nesse assento leio "Vide"onde o confrade lê "Cide" - mas creio que Vide faz mais sentido atendendo a que estas pessoas moraram na vila), então significa que terá ficado pouco mais de 3 meses viuvo. É possível.

Mesmo assim, em comparação, a segunda hipótese (a de que este Manuel Gaspar é o mesmo que casa mais tarde com Catarina) parece-me um pouco mais provável - os nomes aqui são completamente coincidentes, e da mesma maneira Maria Fernandes é falecida pouco antes do casamento.

Esta questão poderá ser facilmente resolvida pela análise dos óbitos da Vide - encontrar os assentos de óbito de Manuel Gaspar e Manuel de Gouveia, ou se dois Manuel Gaspar, deverá resolver a questão.

Outra hipótese é encontrar o assento de baptismo de Manuel Gaspar que casou com Catarina. Se este tivesse casado novo, então ficaremos a saber que não pode ser o mesmo que casou com Maria Fernandes.

Nota:

Manuel Gaspar e Maria Fernandes tiveram, na Vide (vila), pelo menos:

-António bp. 1670
-Sebastião bp 1677
-João bp 1680

De António e Sebastião já tem os casamentos. Sebastião Marques terá adoptado o apelido da madrasta (Catarina Marques)? Parece ser outro argumento para a hipótese de que M.Gaspar cc Maria Frz é o mesmo que casou com Catarina Marques..

Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Vide - Francisco Álvares cc Mariana de Abranches

#319727 | jaferro | 26 dez 2012 18:46 | Em resposta a: #317075

Cara Prima Raquel Diogo e restantes confrades,

Espero que o Natal tenha sido feliz, com saúde e em família.

Após a festança, decidi voltar a olhar para os dados de uma recente descoberta - numa dispensa de consanguinidade em 3º e 4º grau de 1819! -, que me permitiu confirmar alguns dos indícios que já tinha e abriu-me a porta para novos antepassados de Vide.

Nunca pensei, ao iniciar a minha pesquisa genealógica que teria tantos antepassados em Vide, Seia (!?), tendo em conta que o meu trisavô António Mendes, em Silvares, era identificado em muitos registos como António David. Só após a leitura cruzada dos registos é que percebi que se tratava de uma corruptela de António da Vide...

Para organizar as "novas" questões no presente tópico vou colocar entradas diferentes para cada um dos novos pares de avós. Começando pelo Bernardino Álvares, filho de Francisco Álvares, de São Gião, cc Mariana de Abranches, de Vide. Sem ter aprofundado os registos do século XVII, pois tenho estado entretido com os do século XVIII, apresento que já levantei, tendo por base o que os confrades gentilmente escreveram neste nosso fórum:

1. Bernardino Álvares
2. Francisco Álvares, de São Gião
3. Mariana de Abranches, b25.10.1682, em Vide. Casam em 01.12.1706, em Vide.

[Sobre estes escreveu o já saudoso confrade Eduardo Osório o seguinte:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=88088&fview=]

4. António Pires
5. Isabel Álvares
[Sobre estes escrevi em
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=245100&fview=]

[O Padre José Álvares, de São Gião, irmão do Francisco Álvares tem processo nos AUC, de acordo com www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=245071&fview= ] [O padrinho da Mariana de Abranches é o Padre Bernardino Álvares, de São Gião... que terá certamente influenciado o casamento com o sobrinho (?) Francisco...] Faltam as respectivas inquirições de génere... que trarão (?) alguma luz sobre a ascendência de São Gião...

6. Domingos Lopes
7. Maria de Abranches. Casam em 24.05.1674, Vide, sem referência aos pais.

Tem alguns dados sobre este ramo?

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Francisco Álvares cc Mariana de Abranches

#320521 | Raquelis | 10 jan 2013 20:52 | Em resposta a: #319727

Caro Primo José Fernandes Rodriguez,

Só agora me foi possível responder à sua mensagem. Tenho um novo PC que não recebeu a versão do Family Tree Maker onde registava os meus dados (um problema relacionado com os seus 64 bites??!!). Depois de resolver o "quebra-cabeças" tive de esperar por uma versão mais atualizada do programa, de me habituar a trabalhar com ela e ainda não a domino completamente....

Quanto à sua mensagem não tenho novos dados que possam ajudá-lo.

Em relação a esta Mariana de Abranches b. 1682 apenas tinha o registo do seu casamento com Francisco Álvares e o nome de seus pais (Manuel Lopes e Maria de Abrantes).

Também ignorava, ou melhor, não tinha feito a possível ligação de Maria de Abrantes de Manuel Lopes poder ser a viúva de Domingos de Brito, filha de João Abranches de Gouveia “o Moço” e de Beatriz Marques de Brito. É uma hipótese provável. A ser verdade, a filha Mariana teria nascido quando ela já tinha 43 anos, 8 anos após o seu 2º casamento.
De salientar (o que deverá ser do seu conhecimento) que João Abranches de Gouveia/ Beatriz Marques de Brito têm uma filha chamada Mariana, b. 5.8.1648 Que casa na Vide em 1695 com um Manuel Fernandes do Paúl, filho dos já conhecidos Manuel Fernandes Moreira/Maria Fernandes. Esta Mariana de Abranches seria, então, tia da Mariana b. 1682.

Desejo-lhe a si e a todos os confrades um ótimo Ano de 2013, cheio de boas descobertas!

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Francisco Álvares cc Mariana de Abranches

#320557 | jaferro | 11 jan 2013 17:09 | Em resposta a: #320521

Cara Prima Raquel Diogo,

Antes de mais, Bom ano! Saúde e felicidades para si e restante família.

Espero que os problemas computacionais já esteja resolvidos.

Da ascendência da minha antepassada Maria de Abranches não sei nada, para além das hipóteses colocadas no fórum. Para complicar mais o fio da meada temos:

- Em Vide, em 24.05.1674, o casamento de Manuel Lopes e de Maria de Abranches, com uma filha Maria Ana (Mariana), batizada em 07.09.1675, Vide.

- Em 21.04.1676, em Vide, o casamento de Maria de Abranches com Domingos Lopes, com uma filha filha Mariana batizada em 25.10.1682, em Vide. Em nenhum dos registos é referida a ascendência.

Em síntese, tenho duas Maria de Abranches - sem contar a que referiu -, uma casada com Manuel Lopes e outra casada com Domingos Lopes, com filhas chamadas Marianas!!

O ligação parecia simples, considerando que a minha Mariana de Abranches cc Francisco Álvares, de São Gião, em 01.12.1706, em Vide, é dada como filha de Domingos Lopes e de Maria de Abranches. Todavia, considerando os batismos dos 8 filhos que tenho do casal Francisco Álvares/Mariana de Abranches, em 4 deles o avô paterno é dado como Manuel Lopes, de Loriga!!!!!

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Francisco Álvares cc Mariana de Abranches

#320558 | jaferro | 11 jan 2013 17:12 | Em resposta a: #320557

digo, avô materno... [no último parágrafo]

JFR

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Francisco Álvares cc Mariana de Abranches

#326693 | Carlos Lima | 04 abr 2013 15:58 | Em resposta a: #320558

Cara Raquel,

Procuro registos desta região anteriores a 1700.
Coloquei um tópico com o título Alvoco da Serra.

Será que me pode ajudar?

Obrigado

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Francisco Álvares cc Mariana de Abranches

#326706 | Carlos Lima | 04 abr 2013 19:35 | Em resposta a: #320558

Cara Raquel,

Há que ter em conta uma família de Loriga na qual descobri pelo menos 3 irmãos de sobrenome "Alvares"

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais da Vide - Teixeira - André Francisco 1648

#327139 | Raquelis | 12 abr 2013 17:09 | Em resposta a: #326693

Caro Carlos Lima:

Citando a sua mensagem colocada sob o tópico Alvoco da Serra:

"Caros Confrades,

Procuro pessoas de uma aldeia da Beira Alta - Teixeira.
Tenho os registos da Vide e de Loriga.
No entanto e sabendo que existem alguns (poucos) anteriores a 1670, solicito a vossa ajuda.
A aldeia tinha 1 vizinho em 1527, no termo de Alvoco da Serra e o primeiro que encontro é um Bartolomeu Alvares em 1640.

Agradeço a vossa inestimável ajuda.
Vejo hipótese de chegar à primeira família que por lá habitou o que seria fantástico.

Obrigado

Carlos Lima"

Caro Carlos Lima:
É quase impossível conseguir chegar tão longe pois, temos de procurar os assentos mais antigos das quatro freguesias envolvidas, relacionar esses assentos com Teixeira e tentar “adivinhar” as possíveis datas de nascimento dos residentes neles mencionados. No entanto é um desafio interessante e há muito bons investigadores quem podem ajudar, se assim o entenderem.
Começo por aqueles que tenho na minha base de dados e que me parecem anteriores a 1680

André Francisco - Teixeira 1648, casado com Maria Marques de Baloquinhas, filho de Manuel Francisco e Águeda Lopes.
Os pais teriam nascido entre 1610/1620 ?

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Francisco Álvares cc Mariana de Abranches

#327170 | Pursim | 12 abr 2013 22:13 | Em resposta a: #326693

Caro Carlos Lima
Na época de que fala Teixeira de Cima (e Barriosa), tinha uma dependência dúbia no que respeita aos serviçoa religiosos entre a Vide e Alvoco.
Da Teixeira de Baixo, Álvares tenho um, nascido cerca de 1640, João Álvares, casado com Ana Aparício e cuja filha Maria Aparício casou em Alvoco a 12 05 1682 com Domingos da Silva, filho de Fernando da Silva e Margarida Fds de Gouveia.
Mais antigo tenho um Afonso Álvares do Alvoco casado no Paul em 1593 com Maria Fernandes da Erada.
Há um João Álvares das Baloquinhas nascido cerca de 1525/30, casado com Maria Martins.
Não sei que relação poderão ter entre si e com Bartolomeu Álvares.
Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Álvares de Loriga

#327216 | Raquelis | 13 abr 2013 18:47 | Em resposta a: #326706

Caro Carlos Lima

Quem são esse três irmãos?

Os Álvares mais antigos que conheço na Loriga são:

- João Álvares (Fontão) que foi padrinho do sobrinho António Duarte em Março de 1619;

- João Álvares casado com Isabel Cardoso com 6 filhos na Loriga entre 1619/1633 - (pode ser o mesmo);

- Pedro Álvares (lavrador) eu morre na Loriga em 22,8,1633, casado que foi com Catarina Aparício;

- Rodrigo Álvares (1585?) casado com Ana Garcia, (F 1649) com 4 filhos entre 1612 e 1620 . Um deles, a Beatriz Rodrigues vem a casar em 1655 com António Luís de Canas de Senhorim;

- Simão Álvares (1615?) morre em Maio de 1651, casado com Antónia da Silva (f 1671) com dois filho conhecidos – Manuel Álvares cc Joana Aparício e Águeda da Silva cc Domingos Fernandes.

Cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327220 | Raquelis | 13 abr 2013 19:19 | Em resposta a: #326693

Caro Carlos Lima


Depois e verificar todos os casais que tenho como sendo da, ou tendo residido na Teixeira o que me pareceu mais antigo foi Manuel Fernandes/Maria João de aproximadamente 1630?

Manuel Lopes Fernandes (cerca de 1660)?, casado com Ana Lopes – Teixeira de Cima – São pais de, pelo menos António Silva, João Lopes e Manuel Lopes n. perto de 1690 ?– Teixeira de Cima, com descendência no Sobral , nos Trigais e Vasco Esteves.

A 1ª mulher de António Silva foi Catarina Silva, filha de Domingos Silva/Maria Aparício residentes na Teixeira de Baixo. Voltou a casar-se com Josefa Maria depois da morte de 1ª mulher.

No casamento de António Silva com Catarina Silva em 1722 na Vide (referida erradamente como Maria Silva) o pároco diz quem são os pais e os avós de ambos. António é filho de Manuel Lopes Fernandes de Teixeira de Cima e de Ana Lopes da Loriga.

Os pais de Manuel Lopes de Teixeira de Cima são Manuel Fernandes e Maria João (1630?).

Com os dados que tenho não consigo recuar mais.

Com os meus cumprimentos e votos de boa pesquisa,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Vide - Francisco Álvares cc Mariana de Abranches

#327327 | Carlos Lima | 15 abr 2013 10:22 | Em resposta a: #327170

Caro Gabriel,

Antes de mais grato pela sua resposta que além de ser muito útil, trouxe novas luzes e mais algumas duvidas.

Domingos da Silva é filho sim de Fernando da Silva e Margarida Francisca dos Vasco Esteves.
São o primeiro reisto que tinha da teixeira de baixo.
Agora por sua informação poderei considerar os "Alvares" daqui também.
No entanto a Maria Aparício surge como sendo da Barriosa??
É uma filha deste casal que casa com um António João (da Barriosa) e iniciam a "Ribeira de Balocas".

Os Alvares são ainda um mistério. Donde vieram e onde se fixaram.
Tenho que reconsiderar a Teixeira de Baixo como eventualmente mais antiga do que pensava se já existia uma família antes de Domingos/Maria.

António da Silva, irmão de Domingos, casou em 1673 com Maria Francisca e assentou na Teixeira (de cima).

Daqui conclui uma célebre história popular que a "de baixo" surgiu de uma zanga entre irmãos.

Vou procurar melhor os "Alvares".

Qualquer informação adicional será bem vinda.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327329 | Carlos Lima | 15 abr 2013 11:07 | Em resposta a: #327220

Cara Raquel,

Muita informação e muito útil também.

Vejamos:

Manuel Lopes Fernandes cc Ana Lopes
Tenho Manuel Francisco cc Ana Lopes em 1660
9 filhos entre os quais 3 com o nome João pelo que os 2 primeiros devem ter morrido em criança.
Não tenho registo do Manuel, vou procurar melhor.
Com filhos até 1697, duvido que seja o mesmo casal.
Aliás o Manuel tenho como do Piódão e a Ana da teixeira.
Ele morreu em 1697 e ela em 1712.

Manuel Lopes nascido em 1690 faz sentido porque casa para a teixeira e em 1708 tem lá descendência com Luisa Pinto dos trigais.

Maria João morreu realmente na teixeira em 1696 cc Manuel João mas eram da Barriosa.

Não cheguei ainda ao casamento da Catarina, que nasceu em Nov.1690 e em 1711 era viuva. Para ela seria também o 2º casamento.

Tenho que rever os registos, pois onde se lê fernandes estou a ler francisco, será?

Vou continuar a busca, tenho agora mais informação para confirmar/procurar.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais da Vide - Teixeira - André Francisco 1648

#327330 | Carlos Lima | 15 abr 2013 11:12 | Em resposta a: #327139

Cara Raquel,

Este é meu conhecido.

André era do Cide e Maria Marques da Vide.

Os pais dele eram do Piódão.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Vide - Álvares de Loriga

#327331 | Carlos Lima | 15 abr 2013 11:18 | Em resposta a: #327216

Cara Raquel,

O "meu" Bartolomeu foi casado com Maria Francisca na teixeira.
Ele morreu em 1656 e ela em 1658.
Morreu-lhes um filho, francisco em 1656 com mais de 30 anos
Não lhes conheço filhos.

Nos registos de Loriga não aparecem nascimentos Bartolomeu, daí a minha dúvida quanto à origem.

Os Alvares mencionados são os que conheço.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327377 | Raquelis | 15 abr 2013 20:10 | Em resposta a: #327329

Caro Carlos Lima,
Penso que andamos lá perto mas ainda não acertámos na muge. Os filhos do casal Manuel Lopes Fernandes ou só Manuel Fernandes/Ana Lopes têm de ser mais velhos, anteriores a 1690. Talvez 1670?

Veja o que diz "Raízes da Beira" de Eduardo Osório

"LUÍSA PINTO, b. na Vide a 25-10-1671, casou na Erada a 29-10-1703 com MANUEL
LOPES, n. de Teixeira de Cima onde f. a 02-02-1752, filho de Manuel Lopes
Fernandes e de sua mulher Ana Lopes. Viveram em Teixeira de Cima e tiveram:
10 Maria, f. em Teixeira de Cima a 07-05-1711.
10 Manuel Lopes, que casou na Vide a 03-06-1736 com Ana da Silva, filha de
Tomé Lopes, n. de Baiol, Vide, e de sua mulher Maria da Silva, n. de Teixeira de
Baixo. Com geração.
10 António Lopes, n. a 10-05-1711, casou na Erada a 12-01-1746 com Maria João
da Silva, filha de Domingos Lopes e de sua mulher Maria João da Silva.
10 Domingos Lopes, n. a 20-02-1715, casou em Alvoco da Serra a 25-10-1745 com
Maria da Silva, aí n. a 22-09-1720, filha de Mateus Gonçalves e de sua mulher
Joana da Silva. Com geração."

Se Luísa Pinto foi b- a 25-10-1671,o marido deveria ter idade aproximada. Logo, os pais do marido que apontávamos para 1660 serão de recuar até 1640 pelo menos e os pais de Manuel Lopes Fernandes ( Manuel Fernandes/Maria João) para perto de 1610?
Quem são as nove crianças que encontrou? Existe uma Águeda e uma Joana entre elas?
Se tem os registos de Vide digitalizados veja a imagem 578 de 20.1.1722- casamento de António Silva onde são referidos os pais e os avós.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327464 | Celia Martins | 16 abr 2013 17:55 | Em resposta a: #327329

Boa tarde

Alguns anos atras comecei uma pesquisa sobre as familias da aldeia de Balocas na TT, mas não tive tempo para aceder a toda a informação que queria.Saberiam informar-me se já é possível aceder aos registos paroquiais de Vide online, ou ainda só é possível consulta na TT?
Obrigada

Célia Martins

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327469 | Carlos Lima | 16 abr 2013 19:49 | Em resposta a: #327377

Cara Raquel,

Amanhã de manhã vou rever a matéria sobre as suas dicas.

No entanto veja só:

Tomé Lopes do Baiol sim cc Maria da Silva sim. Ela é filha de Domingos da Silva/Maria Aparicio, o tal casal que identifiquei como sendo o primeiro da Teixeira de Baixo.

O António da Silva é um nome que nesta altura tem que se ver com muita atenção.
Entre Loriga e Vide só conheço 2 Fernando da Silva, um de Vasco Esteves e outro da Vide.
Acontece que são contemporâneos e na altura os filhos seguiam quase uma cartola, todos tinham António, Manuel, João ou Domingos, representam mais de 3/4 dos nomes masculinos por volta de 1700 nestas bandas.

Ora o que vem de Vasco esteves irmão do Domingos (teixeira de baixo) assentou na teixeira.

O da Vide veio aqui juntar-se também, um pouco mais tarde.

Ambos com o mesmo nome, inclusivé de pai, mas Margarida Francisca para o de Vasco Esteves e Maria Duarte para o da Vide.

Sobre o da Teixeira descobri uma história muito curiosa:
Morreu em 1701, mas pouco antes casou uma filha com Domingos Gouveia de Alvoco da serra (sua origem).
Tinha mais filhos que casaram para fora da aldeia.
O curioso é que a menina tinha 14 anos.
Mais curioso ainda, só teve o primeiro filho com 21 anos.

Achei absolutamente lindo!!

Desculpe ser longo mas não resisti a escrever.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327505 | Carlos Lima | 17 abr 2013 10:54 | Em resposta a: #327377

Cara Raquel,

Em relação a Manuel Lopes cc Luisa Pinto, os seus dados batem certo com os meus.
Apenas não tenho o nascimento da filha Maria, que deve ter nascido na Erada e f. na teixeira após mudança e assento dos pais.

Em relação ao Domingos temos cc com uma filha de Mateus/Joana.
Estes casaram em 1707 e ela era filha de António Silva/Maria Francisca (O António filho do Fernando Silva dos Vasco esteves).

Os pais desta Maria Francisca são Manuel Francisco/Maria Lopes casaram em 1660.
Eu penso que estará a ler Fernandes onde leio Francisco.

Dos 9 filhos há 3 raparigas:
Maria única que n. ainda no Gondufo Out. 1669
Águeda que n. Abr. 1680, pensei ser Joana mas mais tarde confirmei ser Águeda.
Ana n. Maio 1685

A Águeda é mão solteira em Ago 1700 e casa em 1711 com António da Silva (f. Fernando da Silva da Vide)

Tenho que procurar este Manuel Lopes melhor.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327513 | Pursim | 17 abr 2013 12:20 | Em resposta a: #327469

Caro Carlos Lima

O Fernando da Silva da Vide, António da Silva e Domingos da Silva são irmãos e naturais de Vasco Eesteves, filhos de Fernando da Silva e Margarida Fernandes.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - António da Silva/Maria Francisca

#327518 | Raquelis | 17 abr 2013 13:40 | Em resposta a: #327327

Caro Carlos Lima

António da Silva (Capitão) irmão de Domingos e ambos filhos de Fernando da Silva de Vasco Esteves, casou-se, segundo me parece, não em 1673, como diz, mas em 2/2/1682 com Maria Francisca Lopes - imagem 142 da Vide.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Fernando da Silva de Vasco Esteves

#327544 | Raquelis | 17 abr 2013 21:04 | Em resposta a: #327469

Caro Carlos Lima

Pensava que já tinha tudo sobre estes dois "Fernando da Silva" mas vejo que me falta essa história que aqui está a narrar.

É que, segundo parece estes dois Fernandos da Silva são pai e filho.

Essa menina que se casou com Domingos de Gouveia aos 14 anos só pode ser filha de um e neta de outro. Qual era o seu nome? Não a tenho nos meus dados.É de facto uma história interessante...

Veja se esta listagem lhe diz alguma coisa:

Descendants of Fernando da SILVA

FERNANDO 3 DASILVAwasbornabout1620in*Alvoco-VascoEsteves.Hediedon26Jan1700inAlvocodaSerra-VascoEsteves.Hemarried MARGARIDA FERNANDESDEGOUVEIA.Shewasbornabout1625in*Vide-Gondufo.Shedied on21Feb1712inAlvocodaSerra-VascoEsteves.

Fernando da SILVA and Margarida Fernandes de GOUVEIA had the following children:

ANTÓNIO(CAP)SILVA 4 EGOUVEIA(sonofFernandodaSILVAandMargarida FernandesdeGOUVEIA)wasbornabout1650in*Alvoco-VascoEsteves.HemarriedMariaFranciscaLOPES(daughterofManuelFRANCISCOand ÁguedaLOPES)on02Feb1682in*Vide,.Shewasbornon01Jul1646in *Vide-TeixeiradeCima-.

FERNANDO(ALFERES)DASILVA(sonofFernandodaSILVAandMargarida FernandesdeGOUVEIA)wasbornabout1650inAlvocodaSerra-Vasco Esteves.Hediedon09Jul1731inVide.HemarriedMaria(Pedroso)Duarte (daughterofAntónioPedrosoandMariaJoãoDuarte)on08Oct1674inVide,138. Shewasbornon05Aug1654inVide.

MANUELDASILVA(sonofFernandodaSILVAandMargaridaFernandesde GOUVEIA)wasbornabout1650in*Alvoco-VascoEsteves.Hediedon 09Jan1717.Hemarried(1)MARIAMARQUESCARDOSO(daughterofDomingos CARDOSOandIsabelMARQUES)on03Nov1675in*AlvocodaSerra.She wasbornabout1650in*AlvocodaSerra.Shediedon12Mar1728in AlvocodaSerra-VascoEsteves.HemarriedISABELLUÍS.Shewasbornabout 1660in*Alvoco.Hemarried(3)C ATARINA F ERNANDES in(Nãocasados).She wasbornabout1655inVide-Barriosa.

MARIADASILVA(daughterofFernandodaSILVAandMargaridaFernandesde GOUVEIA)wasbornabout1655inAlvocodaSerra-VascoEsteves.Shemarried JoãoCardoso(sonofDomingosCARDOSOandIsabelMARQUES)on06Aug 1685inAlvocodaSerra.Hewasbornabout1655inAlvocodaSerra.

DOMINGASFRANCISCA(daughterofFernandodaSILVAandMargaridaFernandes deGOUVEIA)wasbornabout1655in*Alvoco-VascoEsteves.Shedied on01Nov1728inAlvocodaSerra.ShemarriedToméLOURENÇOon15Dec 1673in*AlvocodaSerra,.Hewasbornabout1645in*Alvoco-VascoEsteves-.Hediedon21Dec1703inAlvocodaSerra.

DOMINGOSDASILVA(sonofFernandodaSILVAandMargaridaFernandesde GOUVEIA)wasbornabout1660inAlvoco-VascoEsteves.HemarriedMaria Aparício(daughterofJoãoÁlvaresandAnaAparícioouCatarinaLuís)on12May 1682inAlvocodaSerra.Shewasbornabout1660inVide-TeixeiradeBaixo.

M ARIA D A S ILVA (daughterofFernandodaSILVAandMargaridaFernandesde GOUVEIA)wasbornabout1660inAlvocodaSerra-VascoEsteves.Shemarried Manuel(dapraça)deBrito(sonofDomingosdeBritoandMargaridaMarques Cardoso)on27Nov1700inAlvocodaSerra.Hewasbornabout1675inAlvocoda Serra.Hediedon11Aug1713.

Esta última Maria da Silva pode e deve ser a mesma que casa com João Cardoso.Pode e deve ser um segundo casamento desta senhora.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327547 | Raquelis | 17 abr 2013 21:19 | Em resposta a: #327464

Cara Célia Martins

Infelizmente não.
Eu tenho o CD digitalizado mas tive de o comprar para poder avançar com este ramo da minha árvore ....

Cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Fernando da Silva de Vasco Esteves

#327549 | Pursim | 17 abr 2013 21:35 | Em resposta a: #327544

Cara Raquel Diogo
Marria da Silva casou 1ª vez com João Cardos a 6 08 1685, disp 3º e 4º graus
Casou a 27 10 1700 com Manuel de Brito, disp nos mesmos graus.
Não lhe conheço nenhum casamento com alguém Gouveia
Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais - Maria da Silva

#327551 | Raquelis | 17 abr 2013 22:15 | Em resposta a: #327549

Caro Gabriel Santos

Antes de mais os meus cumprimentos,

Sempre me pareceu que esta senhora tinha dois casamentos mas não tinha a certeza.

Assim, do 1º marido, João Cardoso conheço-lhe 6 filhos e do 2º Manuel de Brito uma filha. Será assim?

Muito obrigada pela sua atenção e comentários.

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais - Maria da Silva

#327554 | Pursim | 17 abr 2013 22:47 | Em resposta a: #327551

Casra Raquel Diogo

Tem razão no nº de filhos. com uma diferença, eu só tenho 5 filhos do Cardoso; dois João, 1 Isabel
1 Maria e 1 Manuel. Deve-me ter escapado um filho.
Saudações
GSanto

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327572 | Celia Martins | 18 abr 2013 09:09 | Em resposta a: #327547

Cara Raquel

Obrigada pela resposta. Saberia indicar-me se esse CD ainda se encontra a venda e aonde? Na aldeia de Balocas, a comissão de melhoramentos, à qual pertenço, está a tentar fazer uma árvore genealogica para as diversas familias da aldeia, e penso que esse CD seria bastante útil, já que a nossa vida profissional não nos permite muitas deslocações à TT
Obrigada

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327646 | Carlos Lima | 19 abr 2013 10:15 | Em resposta a: #327464

Bom dia Célia,

Com efeito ainda não é possível.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327651 | Carlos Lima | 19 abr 2013 11:04 | Em resposta a: #327513

Caro Gabriel,

Já confirmei.

Absolutamente verdade!
Muito agradecido pela clarificação.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais - Maria da Silva

#327683 | Raquelis | 19 abr 2013 19:12 | Em resposta a: #327554

Caro Gabriel Santos,

Não lhe escapou nenhum. Tem absoluta razão. Eu estava a colocar mais um Maria da Silva que é neta, não filha.
Os filhos nasceram em:
-Manuel - 1686, João e João em 1688 e 1689, Maria em 1692 e Isabel em 1694.

Do 2º marido teve a Ana da Silva em 1703 que casou com o Manuel Mendes Lages.

À cerca dos dois maridos desta Maria da Silva tenho duas perguntas para lhe fazer, se não for incomodar muito:

1ª pergunta:
Quais são os seus ascendentes comuns de Maria da Silva com Manuel de Brito e com João Cardoso já que em ambos os casamentos são dispensados do 3 e 4º graus de consanguinidade?
Já vi ou parece-me que os maridos eram tio e sobrinho pelo lado dos Cardoso mas não vejo a relação dela com eles.

2ª pergunta:
O 1º Cardoso que tenho deste ramo é o Manuel Cardoso de Pomares (Soito da Ruiva) que casa Maria Cristóvão de Loriga onde nascem pelo menos quatro filhos.

Esta linha acaba aqui pois não consegui " apanhar" este Manuel Cardoso no levantamento que fiz de Pomares, onde terá nascido perto de 1590? Aliás, não encontrei Cardoso naquela Freguesia.Tem conhecimento de algo mais sobre estes Cardoso?

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo

#327690 | Raquelis | 19 abr 2013 21:03 | Em resposta a: #327572

Cara Célia Martins

Eis uma interessante iniciativa da Comissão de melhoramentos da Aldeia de Balocas. Saber que laços de sangue nos unem, descobrir as origens das nossas gentes não é um trabalho fácil mas é um trabalho louvável, surpreendente e cada vez mais entusiasmante conforme se vai recuando no tempo!

Não sei há alterações à forma de fazer o pedido mas, O CD foi adquirido à Torre do Tombo em Março de 2011 depois de troca de e mails e preenchimento de formulário, siga este link:

http://antt.dgarq.gov.pt/informacoes-uteis/formularios/reproducao-de-documentos/

Anteriormente era possível pedir a reprodução do rolo em microfilme cujo custo era de 21 € com leitura muito difícil mas muito menos dispendioso.

O material que adquiri é a reprodução do rolo mais antigo (número 894) da freguesia de Vide com 748 imagens que correspondem a igual nº de páginas e que começa em 1617.

Para o trabalho que pretende necessita primeiro entrar em contacto com o Arquivo Distrital da Guarda que é detentor dos registos da Freguesia de Vide que, por serem recentes, ainda não transitaram para a Torre do Tombo. Depois precisa dos rolos mais actuais até chegar aos mais antigos.

Em complemento, porque não abrir um novo tópico só para Balocas e pedir aos investigadores das Beiras que dêem uma ajuda?

Boas investigações!
Com os meus cumprimentos


Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais - Maria da Silva

#327694 | Pursim | 19 abr 2013 22:00 | Em resposta a: #327683

Cara Raquek Diogo
Vou-lhe responder para já à 2ª Pergunta. A visão não me permite uma grande concentração com luz artificial. E a 1ª pergunta merece uma rsposta mai detalhada.
Tem razão no que diz a respeito dos Cardosos de Pomar. Dá-me a ideia de Manuel Cardoso caiu de paraquedas nessa freguesia, não deixando rasto. Não deveria se natural de lá. Poderia ter tido um 1º casamento sem geração ou ter levado os filhos para Loria, Assim pode ser sua filha a Maria Cardoso casada em Loriga antes de 1665 com Maria de Gouveia, e a Catarina Cardoso casada cerca 1640 com Pedro Fernandes. (ou poderiam ser irmãs). Estas 3 pessoas estão na origem dos Cardosos de Loriga e, suponho, de Alvoco.
Eu aponto a data de nascimento do Manuel Cardoso para mais tarde, 1610, já que faleceu em 1685. Ora 1610 aponta para os primeiros registos de Pomares.
Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais - Maria da Silva

#327725 | Pursim | 20 abr 2013 13:10 | Em resposta a: #327683

Cara Raquel Diogo
As minhas desculpas por lhe ter estropiado o nome.

Segue a minha resposta à 1ª pergunta
1ª pergunta:
Quais são os seus ascendentes comuns de Maria da Silva com Manuel de Brito e com João Cardoso já que em ambos os casamentos são dispensados do 3 e 4º graus de consanguinidade?


1. Manuel Cardoso e Maria Cristóvão
--2. Domingos Cardoso e Isabel Marques
----3. Margarida Marques Cardoso e Domingos de Brito (fº de Manuel de Brito)
------4. Manuel de Brito e Maria da Silva
----3. João Cardoso e Maria da Silva
----3. Maria Marques Cardoso e Manuel da Silva, irmão de Maria e também dip. 3º e 4º graus

O parentesco é indiscutível entre os Silvas e Cardosos.
João Cardoso é, efectivamente, tio de Manuel de Brito
O Manuel de Brito, pai do Domingos acima não me parece que seja dos da Barriosa mas com origem nos Cáceres, filho de António Aparício e Maria Fernandes de Cáceres.

Qual o ramo que trará o parentesco a Maria da Silva? Pondo de parte o ramo Brito, é ineludível o parentesco através dos Cardosos. Pois o irmão tem os mesmos graus sem que haja Britos conhecidos na mulher.
Assim o parentesco virá de Domingos Cardoso e Isabel Marques.
Ora tenho Isabel Marques como filha de Manuel Marques e Margarida Fernandes. Não é um 1º casamento da mulher de Fernando da Silva pois esta faleceu em 1712 e aquela em 1697.

O parentesco em 3/4º indica que o bisaavô de um conjuge é 3º avô do outro conjuge.

O Manuel da Silva casado com Maria Marques Cardoso têm uma filha Domingas Marques casada com Manuel Galvão, dispensados em 2º e 3º graus. (avô/bisavô comuns)
Manuel Galvão é filho de Manuel Galvão e Domingas Marques; neto paterno de João Galvão e Margarida Fernandes (mais outra, agora de Loriga); neto materno de João Marques e Isabel da Silva.
Será a Margarida de Alvoco a mesma de Loriga? Os graus de parentes adaptavam-se. O mesmo aconteceria se João Marques fosse filho de Domingos Cardoso e Isabel Marques mas a cronologia não permitiria.
Temos que ter em conta que a contagem dos graus de parentesco não é a actual em que o 4º grau refere-se a primos direitos, 3º grau a tio/sobrinha e 2º grau irmão/irmã.

Parece-me que a ligação está nrsse Manuel Marques/Margarida Fernandes.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais - Manuel Cardoso

#327789 | Raquelis | 21 abr 2013 20:06 | Em resposta a: #327694

Caro Gabriel Santos,

Há em Loriga um casal a ter filhos entre Dezembro de 1619 e Março de 1633 que pode ter trazido o apelido "Cardoso" antes deste Manuel Cardoso de Pomares. Trata-se de João Álvares com Isabel Cardoso, nascidos perto de 1600?

Esta Isabel Cardoso pode ser irmã do Manuel de Pomares?
Os filhos que consegui apanhar deste casal são 6 : Ana, António, João, Margarida, Maria e Isabel.

A Maria Cardoso a que se refere tem filhos em Loriga (Cabeça) entre 1664 e 1670. Pode ser filha de João Álvares/Isabel Cardoso?

Também Manuel Cardoso de Pomares, casado com Maria Cistóvão têm uma filha com o nome da mãe (Maria Cristóvão) que casa em 1665 com João Mendes (do Amaral) do Tortozendo. Existindo já uma filha Maria (Cardoso), não seria comum repetir o nome de Maria (Maria Cristóvão).

Inclino-me mais para a possibilidade de Manuel, Isabel e a Catarina casada com Pedro Fernandes serem irmãos.

O que me intriga é que não encontro os baptizados dos filhos deste Manuel Cardoso com Maria Cristóvão.
1- Domingos Cardoso que casa com Isabel Marques do Alvoco e vai viver para o Alvoco; meus 8ºs e 9ºs avós;
2- Maria Cristóvão cc João Mendes do Amaral em 1665 e que terá ido viver para Tortozendo? ;
3- Inês Cardoso cc António de Figueiredo em 1679, pais entre outros do padre António de Figueiredo b. em 1682;
4- Ana Cardoso cc António Nunes em 1677 que não têm mais registos em Loriga.


Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais - Maria da Silva

#327834 | Raquelis | 22 abr 2013 19:22 | Em resposta a: #327725

Caro Gabriel Santos

Muito obrigada pela sua mensagem.
Isto é muito complicado! Este é um tema fascinante que exige ginástica mental e quase podemos imaginar a dança dos cromossomas semelhantes durante gerações...

Penso que tem razão, sobretudo neste último casal (Manuel Galvão/Domingas Marques) há, certamente, ligação através dos "Marques" de Manuel Marques/Margarida Fernandes e até dos "Fernandes" das duas Margaridas, a do Manuel Marques e a do João Galvão. Mas existe ainda um outro casal comum. Se os meus dados estiverem certos, Francisco da Silva/Maria da Serra, são pais de Isabel da Silva avó materna de Manuel Galvão e pais de Fernando da Silva, avô paterno de Domingas Marques. Será que estou a ver bem?

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais - Maria da Silva

#327839 | Pursim | 22 abr 2013 21:32 | Em resposta a: #327834

Cara Raquel Tem razão no que diz sobre os silvas. Estou mandandoa mensagm do telemovel o que é complicado. Cumprimentos. G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Francisco Álvares cc Mariana de Abranches

#330687 | Carlos Lima | 11 jun 2013 11:39 | Em resposta a: #327170

Caro Gabriel,

Após 2 meses de intenso trabalho a nível profissional, retomo a minha investigação.

Encontrei nos registos da Vide uma alusão a Bartolomeu Alvares, vou mais logo acrescentar aqui onde está.
Penso que a linha do João alvares de Baloquinhas é a que estará mais próxima do que procuro.
Tem seguimento da mesma?
Sobre a teixeira ou a teixeira de baixo tem mais indicações desta altura?

Como sabe, a minha busca não é a família A ou B, mas estas duas localidades apenas.
A partir de 1700 tenho quase tudo o que preciso até 1912, salvo lapsos dos próprios registos.
Quero construir desde o mais antigo que encontrar e só o poderei fazer quando chegar à conclusão que é impossível recuar mais.

Sobre o Sobral, por descendência directa, vou recorrer a si no início do sec. 19.

Agradeço desde já a sua inestimável ajuda.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Fernando da Silva de Vasco Esteves

#330691 | Carlos Lima | 11 jun 2013 11:45 | Em resposta a: #327544

Cara Raquel,

Após ausência por motivos profissionais, retomo a minha busca.

Já pedi ajuda ao confrade Gabriel e peço a sua também caso tenha dados que me possam ajudar.

Procuro apenas pessoas das teixeira e da teixeira de baixo.

Recuarei até ao limite antes de iniciar a base.
Após 1700 tenho quase tudo até 1912, excepto lapsos de registos.

Sobre esta história, vou pormenorizar mais logo com os registos à minha frente.

Muito agradecido pela sua inestimável ajuda.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Fernando da Silva de Vasco Esteves

#330699 | Carlos Lima | 11 jun 2013 14:08 | Em resposta a: #327544

Cara Raquel,

A história é a seguinte:

Maria da Silva é a filha mais velha de António da Silva/Maria Francisca
Maio 1786 - 1731
Casou Fev 1700 (14 anos) com Domingos Gonçalves de Brito (alvoco Serra)
O pai morreu em 1701 e deixou a Maria mais 3 irmãos, sendo ela a mais velha, casada no ano anterior.

Existindo na altura 3/ vizinhos e sem homens para assumir a herança, é possível que tenha padecido de uma doença prolongada. Ao querer perpetuar o seu trabalho e terras de família, é bem possível que tenha "forçado" o casamento em antecipação à sua morte.

Realizaram 9 batismos.

O primeiro foi o Manuel em Janeiro 1708, fazendo ela 21 anos em Maio desse ano.
Ela morreu eo 1731 e ele em 1736.

Para mim a Mãe (Maria Francisca) era filha de Manuel Francisco/Maria Lopes que casaram em 1651.
Esta seria filha de Pedro Lopes de Balocas.
Ele não consigo confirmar.

Será que me pode dar uma ajuda com estes últimos?

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Vide - João Francisco cc Maria João Tomé

#330842 | mariamoura | 13 jun 2013 12:34 | Em resposta a: #317298

Bom dia Raquel Diogo.

Ao ler este tópico, e como já verifiquei que se interessa pela genealogia das beiras, venho pedir-lhe um esclarecimento.Pertenço ao Concelho de Seia, mais propriamente Paranhos da Beira, onde estão concentrados grande parte dos meus antepassados.
O nome Vide tem-me chamado a atenção, porque tenho, no século XVII, em Mangualde, duas avós com esse apelido: Inês Da Vide ou Davide e talvez uma irmã que também é minha avó de nome Luísa Da Vide. Pensei que fossem da freguesia da Vide.Devem ter nascido por volta de 1640 a 1650, pois casam em 1667( uma delas).Como tem uma Ana João da Vide, pensei haver alguma relação.
Cumprimentos

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Fernando da Silva de Vasco Esteves

#330863 | Raquelis | 13 jun 2013 19:16 | Em resposta a: #330699

Caro Carlos Lima

Neste caso o casal mais antigo que tenho são os pais de Maria da Silva, António da Silva de Alvoco (Vasco Esteves?) e Maria Francisca de Teixeira de Cima, que terão nascido perto de 1650/60. Maria da Silva nasce em 1686, casa-se em 26/2/1700 com 14 anos, como bem diz, em 26/2/1700, imagem 218 de Vide, com Domingos Gonçalves de Brito,b 23/10.1678, filho de Mateus Gonçalves e Maria de Brito de Alvoco da Serra. Não consegui recuar mais.
Lastimo não poder ajudá-lo.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Fernando da Silva de Vasco Esteves

#330900 | Carlos Lima | 14 jun 2013 16:37 | Em resposta a: #327544

Cara Raquel,

Estes registos que transcreve posso vê-los onde?

Ascendentes/descendentes de João Alvares/Ana Aparico, é impossível certo?

Obrigado, não me canso de recorrer à sua inestimável ajuda.

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Vide - João Francisco cc Maria João Tomé

#330966 | Raquelis | 15 jun 2013 19:41 | Em resposta a: #330842

Cara Maria Amélia Moura

É muito possível (diria até altamente provável) que Luísa Da Vide e Inês Da Vide sugiram o local de nascimento das suas avós. Tanto Inês como Luísa eram nomes usados na família de Luís de Gouveia que viveu na Vide. D. Inês de Sá foi, até nora de um dos seus netos - António de Matos que faleceu em 1638. Para conseguir saber se há realmente uma relação terá de encontrar o casamento dessas senhoras. Seria muito interessante conseguir provas dessa relação com Mangualde.
Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - Fernando da Silva de Vasco Esteves

#330968 | Raquelis | 15 jun 2013 21:34 | Em resposta a: #330900

Caro Carlos Lima,

Quando eu puder ajudar será sempre um prazer.

Se não houver erro nos meus registos, Domingos Gonçalves de Brito é um dos filhos (o 2º que registei) de Mateus Gonçalves/Maria de Brito. O 1º é Manuel de Brito que casa com Ana Galvão. O terceiro é Maria de Brito que casa com Gregório João de Gouveia, a 4ª é uma Luísa, o 5º é Mateus Gonçalves que casa Joana da Silva e a 6ª uma Ana de Brito que casa com Domingos Cardoso.
Manuel de Brito/Ana Galvão e Mateus Gonçalves/Joana da Silva são costados meus, daí ter procurado o máximo de informação. Os registos foram tirados há alguns anos do microfilme de Alvoco da Serra que adquiri na Torre do Tombo. Penso que Alvoco da Serra já está on line. Vasco Esteves pertencia ao Alvoco.

Quanto a João Álvares/Ana Aparício não tenho ascendência. Vou ver o que tenho de descendentes.

Com os meus cumprimentos,
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Vide - João Álvares/Ana Aparício

#330999 | Raquelis | 16 jun 2013 16:29 | Em resposta a: #330900

Caro Carlos Lima

Não tenho ascendência de João Álvares/Ana Aparício mas posso arriscar a deixar aqui a descendência que conheço. No entanto pode haver erros ou deficiente interpretação e há certamente muitas lacunas. Esta listagem nunca foi conferida com nenhum dos possíveis interessados. Por outro lado penso que sairá desconfigura mas dá para ler:

Cumprimentos
Raquel Diogo

Outline Descendant Report for João Álvares

1João Álvares Abt. 1630 Vide - Teixeira de Baixo ...+ Ana Aparício ou Catarina Luís Abt. 1630 Alvoco da Serra ......2Maria Aparício Abt. 1660 Vide - Teixeira de Baixo, Abt. 1660 ......+ Domingos da Silva Abt. 1660 Alvoco da Serra - Vasco Esteves, Abt. 1660 .........3Maria da Silva 01 Nov 1683 Vide - Teixeira de Baixo .........+ Tomé Lopes Abt. 1675 Vide - Teixeira de Baixo, Abt. 1675 Vide - Baiol, Abt. 1675 Vide - Teixeira de Baixo, Abt. 1685 ............4Ana da Silva Abt. 1705 Vide - Teixeira de Baixo ............+ Manuel Lopes Abt. 1704 Erada -Trigais ...............5Maria da Silva 17 Jan 1738 Vide - Teixeira de Cima ...............+ Miguel Fernandes da Silva 1734 Casegas ..................6José da Silva 19 Mar 1763 Casegas ...............5Águeda Lopes 09 Feb 1741 Casegas ...............5Ana Lopes 12 Nov 1745 Casegas ...............5Josefa Lopes 10 Dec 1747 Erada ...............5Ana da Silva 08 Dec 1750 Erada ...............5Brísida Lopes 05 Sep 1754 Casegas ...............5Joana Maria da Silva 08 Dec 1755 Vide - Teixeira de Cima ...............+ João dos Santos Abt. 1750 Erada, Abt. 1755 ..................6Maria dos Santos 17 Jun 1778 Erada ..................+ Ildefonso João Abt. 1778 Erada ? ..................6João dos Santos 27 Apr 1780 Erada, 27 Apr 1780 ..................+ Florência Maria da Silva 18 Dec 1773 Erada -Trigais, 18 Dec 1773 .....................7Ana da Silva Abt. 1805 Erada ..................6Luísa dos Santos 19 Jun 1783 Erada ..................6José dos Santos 15 Feb 1786 Erada, 05 Dec 1786 ..................6Rita Maria dos Santos 03 May 1788 Erada ..................+ João Antunes 12 Jan 1786 Erada .....................7Antónia Maria Rita Antunes 27 Mar 1814 Erada .....................+ Xisto Simão Abt. 1814 Erada ........................8Luís Xisto Abt. 1850 Erada ........................+ Teresa Nunes Abt. 1860 Casegas ...........................9António Xisto 26 Feb 1889 Unhais da Serra .....................7José Antunes 21 Sep 1815 Erada .....................7Maria Rita dos Santos 09 Dec 1816 Erada .....................7Francisco Antunes 27 Dec 1819 Erada ..................6José dos Santos 21 Jan 1795 Erada ............4António da Silva Abt. 1709 Vide - Teixeira de Cima ............+ Ana Maria da Silva 27 Dec 1723 Vide - Balocas .........3Margarida da Silva 22 Oct 1684 Vide - Teixeira de Baixo .........3Catarina da Silva Abt. 1690 Vide - Teixeira de Baixo .........+ António da Silva Abt. 1681 Vide - Teixeira de Cima ............4Maria da Silva 15 Dec 1722 Alvoco da Serra - Vasco Esteves, 15 Dec 1722 ............+ Sebastião Galvão 27 Jan 1718 Alvoco da Serra - Vasco Esteves ...............5Bonifácio Galvão Abt. 1746 Alvoco da Serra - Vasco Esteves ...............+ Maria da Silva Abt. 1746 Vide ...............5Maria da Silva Abt. 1750 Alvoco da Serra ...............+ Manuel da Silva Abt. 1745 Vide ...............5Rita Maria Abt. 1750 Alvoco da Serra - Vasco Esteves, Abt. 1750 ...............+ João Lopes Abt. 1750 Vide, Abt. 1750 ..................6Margarida Maria Abt. 1800 Alvoco da Serra ..................+ António Marques Abt. 1800 Alvoco da Serra .....................7António Marques 1831 Alvoco da Serra


..................6Bárbara da Silva Abt. 1800 Alvoco da Serra - Vasco Esteves ..................+ Manuel Marques Reis Abt. 1800 Alvoco da Serra .....................7José Reis 1832 Alvoco da Serra ............4José da Silva Abt. 1723 Alvoco da Serra - Vasco Esteves ............4António da Silva 28 Jun 1725 Alvoco da Serra - Vasco Esteves ............4António da Silva 29 Apr 1729 Alvoco da Serra - Vasco Esteves ......2Manuel Álvares Abt. 1660 Alvoco da Serra ......+ Maria da Silva Abt. 1665, Abt. 1666 Alvoco da Serra .........3Maria Álvares 22 May 1690 Alvoco da Serra .........3Manuel Álvares 26 Jul 1691 Alvoco da Serra .........+ Ana Marques 13 Apr 1688 Alvoco da Serra, 13 Apr 1688 ............4Maria Álvares Abt. 1710, 11 Feb 1720 Alvoco da Serra, 11 Feb 1720 ............+ Manuel Galvão Abt. 1710 Alvoco da Serra, Abt. 1710 ...............5Manuel Galvão Abt. 1735, Abt. 1737 Alvoco da Serra ...............+ Maria de Brito da Silva 03 Jan 1735 Alvoco da Serra ...............5Sebastiana Marques Abt. 1737 Alvoco da Serra ...............+ Manuel Lopes da Silva Abt. 1737 Vide ...............5Isabel da Silva Abt. 1744 Alvoco da Serra, Abt. 1744 ...............+ Manuel João Abt. 1744 Alvoco da Serra ...............5Joana da Silva Abt. 1745 Alvoco da Serra ...............+ José Mendes Abt. 1745 Alvoco da Serra ...............5José Galvão da Silva Abt. 1755 Alvoco da Serra ...............+ Maria Marques da Silva Abt. 1755 Alvoco da Serra, Abt. 1755 ...............5Paula Maria Galvão Abt. 1756 Alvoco da Serra, Abt. 1756 ...............+ Feliciano de Brito Abt. 1756 Alvoco da Serra, Abt. 1756 ..................6Margarida Galvão de Brito 17 Mar 1791 Alvoco da Serra ..................+ Joaquim dos Santos 04 May 1805 Erada ...............5Maria Álvares Galvão Abt. 1755 Alvoco da Serra ...............+ Manuel Mendes Abt. 1755 Alvoco da Serra ...............5António Galvão Abt. 1760 Alvoco da Serra, Abt. 1760 ...............+ Rosa Maria Abt. 1775 Alvoco da Serra - Vasco Esteves, Abt. 1775 ..................6Manuel Galvão Abt. 1795 Alvoco da Serra ..................+ Maria Teresa Abt. 1795 Alvoco da Serra - Outeiro da Vinha .....................7Ana Galvão 1831 Alvoco da Serra - Outeiro da Vinha ..................6Maria Rosa Abt. 1800 Alvoco da Serra ..................+ Manuel José Pereira Abt. 1800 Alvoco da Serra - Vasco Esteves .....................7Manuel Pereira 1831 Alvoco da Serra ..................6Maria Luís Abt. 1801 Alvoco da Serra ..................+ José Galvão Abt. 1801 Alvoco da Serra .....................7António Galvão 1831 Alvoco da Serra - Vasco Esteves .........3Maria Álvares da Silva 13 Jul 1695 Alvoco da Serra, 13 Jul 1695 .........+ Pedro da Silva Abt. 1690 Alvoco da Serra - Vasco Esteves, 21 May 1697 Alvoco da Serra - Vasco Esteves, 21 May 1697 ............4Maria da Silva 10 Oct 1720 Alvoco da Serra ............+ Domingos Francisco Delgado Abt. 1710 Alvoco da Serra - Vasco Esteves ............4Ana Álvares da Silva 23 Sep 1723 Alvoco da Serra ............+ André Martins Francisco 07 Dec 1721 Alvoco da Serra, 07 Dec 1721 Tortosendo ............4Manuel Pedro da Silva 30 Nov 1726 Alvoco da Serra ............+ Catarina Lopes João 06 Aug 1719 Alvoco da Serra ...............5José Pedro da Silva Abt. 1765 Alvoco da Serra, Abt. 1765 ...............+ Maria da Silva Abt. 1765 Alvoco da Serra, Abt. 1765 ..................6Rosa Maria de Jesus Abt. 1791 Alvoco da Serra ..................+ António Luís de Brito Abt. 1780 Alvoco da Serra .....................7Brísida de Brito 1831 Alvoco da Serra


..................6José " o moço" Pedro da Silva Abt. 1791 Alvoco da Serra ..................+ Francisca Maria Abt. 1791 Alvoco da Serra - Outeiro da Vinha .....................7Maria da Silva Abt. 1831 Alvoco da Serra - Outeiro da Vinha ............4Josefa da Silva 16 Jun 1729 Alvoco da Serra, 16 Jun 1729 ............+ Nicolau Duarte 10 Sep 1723 Alvoco da Serra, 10 Sep 1723 ...............5Bernarda Maria da Silva Abt. 1750 Alvoco da Serra ...............+ Simão Garcia Abt. 1750 Alvoco da Serra ..................6José Garcia Abt. 1785 Alvoco da Serra ..................+ Joaquina Maria Abt. 1800 Alvoco da Serra .....................7Eufémia Garcia 1831 Alvoco da Serra ...............5Isabel Maria da Silva Abt. 1765 Alvoco da Serra ...............+ Manuel de Gouveia Abt. 1765 Alvoco da Serra ...............5Francisco Duarte Abt. 1770 Alvoco da Serra ...............+ Isabel Maria Abt. 1770 Alvoco da Serra ...............+ Maria Álvares Ferreira 16 Apr 1769 Alvoco da Serra ............4Isabel da Silva 30 Dec 1732 Alvoco da Serra ............+ Manuel Nunes Abt. 1738 Alvoco da Serra ............4Margarida da Silva Abt. 1735 Alvoco da Serra, Abt. 1735 ............+ José Francisco da Silva Abt. 1735 Valezim ...............5Maria da Silva Abt. 1765 Alvoco da Serra, Abt. 1765 ...............+ José Pedro da Silva Abt. 1765 Alvoco da Serra, Abt. 1765 ..................6Rosa Maria de Jesus Abt. 1791 Alvoco da Serra ..................+ António Luís de Brito Abt. 1780 Alvoco da Serra .....................7Brísida de Brito 1831 Alvoco da Serra ..................6José " o moço" Pedro da Silva Abt. 1791 Alvoco da Serra ..................+ Francisca Maria Abt. 1791 Alvoco da Serra - Outeiro da Vinha .....................7Maria da Silva Abt. 1831 Alvoco da Serra - Outeiro da Vinha ............4Maria da Silva 19 Mar 1737 Alvoco da Serra .........3Isabel Álvares 07 Jul 1699 Alvoco da Serra .........3João Álvares 26 Aug 1702 Alvoco da Serra

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Vide

#410720 | Armenito | 25 dez 2018 19:08 | Em resposta a: #317782

Caro confrade

A minha descendência provém de mathias lopes pereira, casado com Quitéria, filho de João lopes e catarina. Ja descobri o assento de batismo de João lopes em 1635 e só consta o nome do pai, também João lopes, tendo o espaço da esposa ficado com espaço em branco. Terá o padre se esquecido do nome da esposa e deixado para depois completar??

Gostaria de poder pesquisar mais acima sobre a minha familia, mas não esta facil. Se me pudesse ajudar, ficaria agradecido.

Cumt

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Vide

#410722 | Armenito | 25 dez 2018 19:14 | Em resposta a: #317747

Cara confrade

No assento de joao lopes, em 1635, só consta o nome do pai também João lopes, mas omite o nome da esposa. Tera sido engano do padre?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 01:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen