Tavares Cavaleiro de Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Tavares Cavaleiro de Portalegre

#317106 | NISGM | 12 nov 2012 14:08

Caros confrades,

Alguém tem informação sobre


N0. Manuel Tavares Cavaleiro (São Martinho, Portalegre)
Mulher: Maria Dias (Sé, Portalegre)
1.Luís Tavares Cavaleiro SEGUE
1. Maria Tavares (madrinha do sobrinho António)
1.Inês (São Lourenço, Portalegre, 21.01.1727, fl. 26)

N1. Luís Tavares ou Luís Tavares Cavaleiro (São Lourenço, Portalegre)
Mulher: Bárbara Maria (São Lourenço, Portalegre), filha de António de Santo António (Madalena, Monforte) e de Maria Rodrigues (São Lourenço, Portalegre). Casamento em São Lourenço, Portalegre, a 28.08.1754, fl. 156. É irmã de Francisca Josefa que teve uma Maria (São Lourenço, Portalegre, 22.09.1760, fl.194-195) e outra Maria (São Lourenço, Portalegre, 20.01.1764, fl.353), com André Rosado, filho de António de Almeida (Mesquitela, bispado da Guarda) e de Maria Rosa (São Tiago de Caiola).
2.Miguel Tavares SEGUE
2. Manuel (São Lourenço, Portalegre, 20.XX.1761, fl. 250)
2. António (São Lourenço, Portalegre, 28.07.1764, fl. 383)

N2. Miguel Tavares (São Lourenço, Portalegre, 10.10.1758, fl. 72),
Mulher: Micaela Antónia, filha de Domingos Gonçalves Mourato e de Maria Dias (todos da Ribeira de Nisa, Portalegre)
3.Manuel Tavares c.g.

Na base de dados existem uns quantos, mas estes não entroncam lá.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Cavaleiro de Portalegre

#317240 | ant.perestrelo | 14 nov 2012 18:57 | Em resposta a: #317106

Caro Nuno,

Descendo de uns Tavares Cavaleiro de Portalegre, mas não deste que refere. Tenho apanhado muitos Tavares Cavaleiro em Portalegre e tenho tentado entroncá-los todos mas tem sido difícil. No entanto consegui recuar gerações em relação a este Manuel Tavares Cavaleiro cc com Maria dias.

Envio o que tenho:

ANTÓNIO TAVARES cc INES FERNANDES (não estou seguro quant ao nome de inês, ois no assento de casamento da filha em baixo)

FILHOS:

MARIA TAVARES CAVALEIRO cc FRANCISCO RODRIGUES em 15 de Maio de 1685, filho de Sebastião Fernandes e de N...Rodrigues:

FILHO:

MANUEL TAVARES CAVALEIRO, bp, S.Martinho em 15 Fev. 1683. Padrinhos, Miguel Tavares e Maria Martins. Casou na freguesia da Sé em 3, Fev, 1783, com MARIA DIAS DA FONSECA, filha de Manuel Martins Areia e de Mari dias, natual da S+e. Testemunhas, o coronel, Manuel da Costa de Brito e Jorge Velez Juzarte de Campos.

Cumpriemtos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Cavaleiro de Portalegre

#317266 | NISGM | 15 nov 2012 11:12 | Em resposta a: #317240

Caro António Perestrelo,

Agradeço a pronta resposta que me faz saltar mais um pedaço, mas deixe-me tirar algumas dúvidas.

António Tavares e Inês Fernandes são pais de Maria Tavares Cavaleiro que casou com Francisco Rodrigues, filho de Sebastião Fernandes e de N... Rodrigues.

Aqui começam as minhas dúvidas: Esta Maria Tavares Cavaleiro casou com Francisco Rodrigues a 15 de Maio de 1685. É isso, certo?

E Manuel Tavares Cavaleiro é irmão desta Maria Tavares Cavaleiro ? É que a data de baptismo dele não bate com o casamento dela. E depois há a data do casamento dele que não estou conseguir confirmar, pois o meu browser está a falar a ligação ao arquivo de Portalegre.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Cavaleiro de Portalegre

#317406 | ant.perestrelo | 17 nov 2012 18:51 | Em resposta a: #317266

Car Nuno,

de facto enganei-me nas datas.
Estas são as correctas:

ANTÓNIO TAVARES casou com INÊS FERNANDES
filha

MARIA TAVARES CAVALEIRO,da freguesia de S.Martinho.(nao encontrei bapt )casou com FRANCISCO RODRIGUES,defunto em 1723, filho de Sebastião Fernandes e de N.....Rodrigues, na freguesia de S.Lourenço em 15 de Maio de 1689. Foram testemunhas, Manuel Gonçalves presumido e João Fernandes Tavares.
Tiveram:

I MANUEL TAVARES CAVALEIRO, baptizado na freguesia de São Martinho, Portalegre em 15 de Fevereiro de 1693. Foram padrinhos,Miguel Tavares e Maria Martins. Foi muitos anos “...viuvo no hospital desta cidade assistindo aos pobres doentes com muito zello e cristandade...Manuel Tavares Cavaleiro e...Maria Dias...em exercicio de hospitaleiros no hospital desta cidade de Portalegre...”. (Casou na freguesia da Sé em 3 de Fevereiro de 1723, com MARIA DIAS DA FONSECA, filha de Manuel Martins Areia e de Maria Dias, natural da Sé.(bap em 21 jan 1706)Foram testemunhas, o Coronel Manuel da Costa de Brito e Jorge Velez Juzarte de Campos.
Tiveram

LUÍS TAVARES CAVALEIRO, nasceu na freguesia de São Lourenço a 15-VI-1735. Casou com BÁRBARA MARIA, filha de António de Santo António, natural da freguesia da Madalena, Monforte, e de Maria Rodrigues, natural da freguesia de São Lourenço, Portalegre.


Cumprimentos

António perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Cavaleiro de Portalegre

#317505 | NISGM | 19 nov 2012 21:19 | Em resposta a: #317406

Caro António Perestrelo,

De facto poderia ter confirmado datas, mas deixei de conseguir usar o firefox e agora os ficheiros desformatam noutros browsers. Não sei que se passa.

De qualquer forma, não lhe querendo tirar mais tempo, consegue dizer-me a a que tipo de documentação pertence a informação referente à função de hospitaleiro no hospital?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Cavaleiro de Portalegre

#317571 | ant.perestrelo | 20 nov 2012 21:15 | Em resposta a: #317505

Caro Nuno,

a fonte é a seguinte:

Arquivo distrital de Évora, habilitação de genere nº 998, maço 125, de Francisco Tavares Respeitado, descendente do Manuel Tavares Cavaleiro

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Cavaleiro de Portalegre

#317617 | NISGM | 21 nov 2012 16:50 | Em resposta a: #317571

Caro António Perestrelo,

Agradeço a referência. Consegui entretanto desbloquear noutro computador os paroquiais referidos e gabo-lhe o esforço de leitura do casamento de Maria Tavares Cavaleiro, de tinta sumidíssima.

Tentarei recuar mais nesses António Tavares, Inês Fernandes, no casal Areias e no monfortino António de Santo António. Se der com outros Tavares Cavaleiros direi.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 06:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen