Os Azevedos de Famalicão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Direito | Eventos | Famílias

Os Azevedos de Famalicão

#317214 | mario0402 | 14 nov 2012 11:12

Tomando-se por base o apresentado neste Fórum e postados com referencia aos de Azevedo do Lugar do Loureiro em São Tiago de Gavião, é certa, então, a seguinte arvore:

Diogo de Azevedo, quarto Senhor de São João de Rey; Pai de Antonio de Azevedo, Eclesiástico, embaixador na questão das Molucas; Pai de Diogo de azevedo; pai de Gaspar de Azevedo da quinta da Bréa. O Antonio de Azevedo foi também pai de Maria Duarte de Azevedo, que veio a falecer em Real, São Tiago de gavião, que teve de Domingos Gonçalves a Maria Gonçalves, casada com João Fernandes do Lugar do Loureiro, que são os Pais de Antonio de Azevedo, morador no Lugar do Loureiro, o qual junto com seus irmãos continuaram o apelido dos de Azevedo.

Sendo, por tanto, esta Casa derivada dos de Azevedo de SãoJoão de Rey.

Mário joaquim Nogueira de azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Azevedos de Famalicão

#317245 | chartri | 14 nov 2012 20:47 | Em resposta a: #317214

Caro Máriop Joaquim Nogueira de Azevedo

Não entendo
Assim António de Azevedo, eclesiástico teve (!) Maria Duarte de Azevedo (que faleceu em Real (?) S. Tiago do Gavião) e que casada com Domingos Gonçalves teve Maria Gonçalves.
No entanto tal não aparece em : http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=12615

Se assim é a casa "derivada" dos Azevedo de S. João de Rei, tem como origem um eclesiastico o António de Azevedo.
Gostaria de saber como é que chega a esta conclusão

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Azevedos de Famalicão

#317246 | chartri | 14 nov 2012 20:51 | Em resposta a: #317214

(continuação)

A sua justificação advém do NFP (Azevedo) onde se afirma que este eclesiastico teve de "n" ou de "Ns), um Diogo, um Francisco, uma inês, uma Maria e um Duarte.
Em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=64476 diz-se que "alguns autores outra filiação, fazendo-o filho de Luis de Azevedo e de Brites da Fonseca" diferente do Felgueiras Gaio e da Corografia Portuguesa

Será assim

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Azevedos de Famalicão

#317290 | mario0402 | 15 nov 2012 19:05 | Em resposta a: #317246

Ilmo. Sr. Ricardo D'Azevedo

Quanto a ancestralidade dos Azevedos do Lugar do Loureiro de Cima ser dos Azevedos de São João de Rey tenho lido através destes anos de pesquisas e em comum acordo com os pareceres de vários descendentes, meus conhecidos e outros desconhecidos, inclusive neste mesmo Furum, como também, e o mais importante para mim, dizia-me o meu avô e minhas Tias-avós, suas irmãs que era como os antigos diziam. O meu propósito nesta pesquisa é a ligação entre estes e aquêles.

É uma pesquisa arqueológica e a arqueologia busca fatos, diria o poeta que quem busca "verdades" é a filosofia; Da minha parte, não me considero um Genealogista, tal como os senhores experimentados pesquisadores, mas, busquei datas e lugares e entendi que cronologicamente a hipótese da descendência de Luiz de Azevedo é praticamente impossível ao passo que se for estudado em datas e lugares a descendencia no Quarto Senhor de São João de Rey, Diogo de Azevedo, através do seu filho, Antonio de Azevedo (Eclesiástico) encaixa-se perfeitamente.

Quanto a presença dos de Azevedo em São tiago de Gavião, temos que:

Desde sempre algumas famílias coexistiam em ambas as freguesias (Vermoim e Gavião) os tinocos são um exemplo.

A presença de uma tia de Gaspar de Azevedo (acima citado), que ainda não achei outro se não o Gaspar de Azevedo proprietário da Quinta da Breia em Vermoim. Fez testamento da dita Quinta da Breia em 1654.

Obito de Gaspar de Azevedo da Breia, neste assentamento:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16338-41634-25?cc=1913410&wc=MMYP-X66:n1708446407

No assentamento de óbito de Maria Duarte vemos Gaspar de Azevedo, seu sobrinho, a encomendar-lhe tarefas religiosas:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16282-58860-37?cc=1913410&wc=MMYP-6HL:123405827


Ora, dos irmãos de Diogo de Azevedo não encontrei nenhum que tivesse uma esposa chamada Maria Duarte, tamém desconheço alguma irmã de sua esposa (Catarina Cotrim) que tenha este nome, restando então ser esta Maria Duarte irmã de Diogo de Azevedo, filhos B.B. de Antonio de Azevedo (acima citado)

Continuo as minhas pesquisas, do lado de cá do Oceano e peço-lhe que se vier a saber algo que possa ajudar-me nestas quetões, avise-me por este Forum ou pelo (mariopontoazevedoarrobaoipontocompontobr)

Obrigado,

Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Azevedos de Famalicão

#317293 | chartri | 15 nov 2012 19:17 | Em resposta a: #317290

Caro Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Muito obrigado pelas suas explicações que fez o favor de apresentar.
Mas as minhas perguntas tem razão de ser pois o apelido "azevedo" estava já nesses anos muito difundido. Eu no meu caso tenho uma Isabel de Azevedo, casada com um António Ferreira que circa de 1826 tem um tal Jerónimo de Azevedo e antes um tal António de Azevedo. Este vem a casar-se com uma Maria de Sá.
Todos eles estavam, nos inícios do século XVII na zona de Montemor-o-Novo e Coimbra

Como vê os nomes repetem-se e as confusões são possiveis

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Azevedos de Famalicão

#317303 | mario0402 | 15 nov 2012 21:18 | Em resposta a: #317293

Ilmo. Sr. Ricardo D'Azevedo

Em relação a Sra. D. Isabel de Azevedo o Sr. tem os dados dos seus antepassados? pois 1826 é uma data bastante rescente e pode-se conseguir muito mais se este for o ramo de Azevedo que troxe o seu Sobrenome!

Nos registros paroquiais busque saber as relações sociais em que a D. Isabel estava inserida, busque na mesma época em Montemor-o-novo e em Coimbra, jornais, peródicos da paróquia e principalmente os assentamentos paroquiais, preste bastante atenção nos registros, principálmente nos nomes neles relacionados como padrinhos e madrinhas, filho de uma pessoa, sobrinho de outra pessoa, irmão de outra pessoa filhos de alguém!

Se possivel for, erga uma árvore de toda a comunidade, eu fiz isto num Exel e nele comoquei todos os registros e depois apenas com o localizar identifiquei todas as relações familiares que não estavam aparentes numa leitura desatenta, pois, como disse, geralmente nós lemos os assentamentos atrás de alguém especificamente, porém há toda uma circunstância que pode e deve ser observada.

Obrigado e continuemos as nossas pesquisas.

Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Azevedos de Famalicão

#317309 | chartri | 15 nov 2012 21:56 | Em resposta a: #317303

Meu caro confrade

Ooops, enganei-me. Deveria ter indicado 1626. Assim são contemporâneos dos seus com os mesmos nomes.
O dos filhos, o Jer
onimo de Azevedo, irmão do António de Azevedo, combateu 22 anos na guerrra da Restauração nas fronteiras do Alentejo.
1826 foi um GRANDE engano, pois é, repito 1626

Cumprimentos e desculpe o meu engano
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Azevedos de Famalicão

#317321 | mario0402 | 16 nov 2012 02:14 | Em resposta a: #317309

"Manda-me o Rei, que conte, declarando, da minha gente a Gão genealogia, não me manda contar estranha estória, mas manda-me louvar dos meus a Glória"

Com toda certeza este Jerônimo é um grande cavaleiro e faz parte da estirpe dos de Azevedo, continuemos as nossas pesquisas, trabalho arduo, mas, muto prazeroso... levar para as nossas futuras gerações as grandes ações dos nossos avoengos.

Congratulações,

Mário joaquim Nogueira de azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 19:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen