Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação | Pessoas

Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317635 | PP | 22 nov 2012 00:18

Caros confrades,

Gostaria de saber se alguém tem dados sobre Gaspar Velho de Meireles, licenciado, que segundo Alão de Morais, foi médico no Porto; e foi casado com Sabina de Sousa.

Segundo outro confrade, poderá haver algo sobre ele na Universidade de Coimbra por volta de 1600, ou mesmo na Universidade de Salamanca.

Será que alguém pesquisa no arquivo da Universidade de Coimbra e poderá dar uma ajuda?

Os únicos dados que tenho são os acima referidos.

Agradeço a vossa atenção, cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317648 | RCCORREIA | 22 nov 2012 09:54 | Em resposta a: #317635

Meu caro

Sei dum homónimo igualmente médico filho dum casal de Penafiel André Velho e Masgarida Diniz da Mesquita, casado com D. Maria Barreto, moradores em S. João de Covas (Lousada) e pais de Gonçalo Velho Barreto, Capitão da honra de Louredo.

Cumpts
RCCORREIA

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317651 | PP | 22 nov 2012 11:10 | Em resposta a: #317648

Caro confrade,

Obrigado pela sua atenção.

Pelos vistos parece existirem dois Gaspar Velho de Meireles, julgo eu... É precisamente isso que estou a tentar deslindar.

O falecimento de Maria Velha, que ficou por herdeira do licenciado Gaspar Velho de Meireles, que não tinha filhos legítimos, segundo consta no assento de óbito, levanta a hipótese de existirem dois indivíduos com o mesmo nome.

Podia informar-me, por favor, em que fonte(s) retirou a informação onde Gaspar Velho de Meireles surge como médico?

Por acaso não sabe a data e local de nascimento/baptismo de Gonçalo Velho Barreto?

O Gonçalo Velho Barreto de que fala, tenho-o como capitão-mor de São João de Covas, Lousada.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317652 | Casimiro | 22 nov 2012 11:42 | Em resposta a: #317635

Caro PP,
Na separata "Inventário de los Bracarenses en la Universidade de Salamanca durante la Monarquia Dual" aparece um Gaspar de Meireles, natural de Samoeis, matriculado nas Faculdades de Cânones e Leis, no ano de 1625. Naturalmente, poderá não ser o mesmo e pelos vistos este não cursou medicina, aqui.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317654 | RCCORREIA | 22 nov 2012 13:38 | Em resposta a: #317651

Caro Pedro

Sugiro que veja "Reflexões sobre a origem dos Rocha..." de Manuel Abranches Soveral.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317655 | RCCORREIA | 22 nov 2012 13:44 | Em resposta a: #317654

Ainda do mesmo autor e no site em aditameto a artigo publicado no Raizes e Memórias nº14 sobre Meirelles Barretos diz

"Maria Barreto, casada com o médico Gaspar Velho e pais de Gonçalo Velho Barreto, capitão da Honra de Louredo, que por sua vez casou (a 2ª vez) com Maria Barbosa (nome e casamento que documento), que Gaio diz filha do mesmo Roque Coelho. Segundo esta informação de Gaio, Gonçalo Velho Barreto teria assim casado com uma tia! Mas isto não é verdade e documento esse erro no baptismo a 7.9.1626 em Mouriz de Jerónima, filha de Manuel Rebello de Barros e sua mulher Beatriz Coelho (que se documenta bem como filha do Roque Coelho a que nos vimos referindo), em que foram padrinhos "sua prima" Maria Barreto e o filho José, filho de seu marido Gaspar Velho, moradores em Lousada. Portanto, se Maria Barreto era prima de Beatriz Coelho não era filha do médico Roque Coelho. Tendo em conta a cronologia dos filhos, Maria Barreto terá nascido cerca de 1590, sendo portanto um tanto mais nova do que as filhas do médico Dr. Roque Coelho. Na verdade, como se documenta no processo de Gonçalo Velho Barreto para familiar do Stº Ofº (28.9.1665), este era filho de Gaspar Velho e de sua mulher D. Maria Barreto, sendo esta filha de João Monteiro Barreto e de sua mulher Isabel Coelho, moradores em S. João de Covas." - Manuel Abranches Soveral

Espero que ajude

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317667 | clfr | 22 nov 2012 16:38 | Em resposta a: #317652

Prezado PP,

Consegui cópia de vários documentos de um antepassado meu que se formou pela Faculdade de Direito da UC simplesmente mandando um e-mail para o arquivo da faculdade e os recebi em CD após pagar um valor nada elevado. Quem sabe a faculdade de medicina tem um arquivo que faça o mesmo...

Meus melhores cumprimentos.
Cláudio.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317679 | PP | 22 nov 2012 20:06 | Em resposta a: #317652

Caro confrade Casimiro Puga,

De facto, atendendo à naturalidade não é a mesma pessoa.

Obrigado pela sua atenção e ajuda.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317680 | PP | 22 nov 2012 20:12 | Em resposta a: #317667

Caro confrade Cláudio,

Agradeço a sua sugestão.

Já liguei para o Arquivo da Universidade de Coimbra, pois julgo que é nele que param os documentos, mas a pesquisa, pelos vistos, tem que ser presencial.

Tanto quanto fui informado, há um catálogo de pessoas que ali se formaram, mas está realizado cronologicamente e não por cursos.

Só tenho pena é que para mim vai ser quase impossível ir até lá.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317682 | PP | 22 nov 2012 20:15 | Em resposta a: #317655

Caro confrade,

Obrigado pela nota que desconhecia. Os únicos dados que tinha sobre Gaspar Velho de Meireles eram os seguintes:

1619-08-06 - Residente «em Freamunde» (freguesia de Freamunde), Paços de Ferreira.

1637-07-30 - «L.do» (licenciado).

1639-05-05 - «L.do» (licenciado). Segundo consta no assento de batismo de Manuel, filho de Miguel Carneiro e de Maria Garcia, residentes no Lugar do Bairral, freguesia de Sousela, Lousada, já tinha falecido nesta data; o seu filho Gonçalo Velho Barreto apadrinha o dito Manuel (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Sousela (1638-01-17 a 1651-04-20) (Sousela, Lousada, Porto, Portugal, Paróquia de Sousela, 1638-01-17 a 1651-04-20), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/12/3/6 - 24.4, fólio 4 e 4v, assento de 1639-05-05).

"Gonçalo Velho Barreto, natural de S. João de Covas, Lousada, obteve Carta de Familiar do Santo Ofício em 28 de Setembro de 1665. É filho de Gaspar Velho de Meireles e de Maria Barreto, moradores em S. João de Covas, Lousada, e neto paterno de André Velho e de Margarida Dinis de Mesquita, moradores em Arrifana de Sousa (Penafiel) e neto materno de João Monteiro Barreto e de Isabel Coelho de Moiena, moradores em S. João de Covas, Lousada" (Fonte: Habilitação de Familiar do Santo Ofício, Gonçalo, maço n.º 2, processo 48).

"N 28 D. Mª BARBOSA (1) f.ª de Mª Barbosa N 27 do § 47 casou com Goncallo Velho Barreto Cap.am Mor de S. João de Covas fº do Ld.º Gaspar Velho, e sua m.er Mª Barreto. (1) Asestião[sic] (Assistiam) na sua casa e q.ta de Riba fregª de S. João de Covas" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume V, § 130, pág. 75).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - médico provavelmente formado em Coimbra (1600).

#317693 | PP | 22 nov 2012 21:51 | Em resposta a: #317655

Caro confrade,

Uma pequena correção: Jerónima foi batizada a 17.09.1626. Julgo que antes do «7» existe um «1», conforme se depreende pela pinta distintiva sobre o algarismo.

Também discordo da leitura feita pelo autor sobre este batismo.

Não será que em vez de "(...) Maria Barreto e o filho José, filho de seu marido Gaspar Velho (...), está lá outra coisa, (até bem mais interessante para as minhas investigações), ou seja: no meu entendimento o que está no dito assento é: «(...) sua prima M.ª (Maria) bareta[sic] (Barreta) e Seu fº (filho) g.ar (Gaspar) Velho (...)».

Se fosse «José», então deveria estar «f.º de»... Para mim, onde o autor leu «José» é «Seu»; compare o desenho do «S» com o de «Setembro».

Conferir em (1.º assento do fólio direito): http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=31403&FileID=_1378792

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 jun 2024, 17:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen