Qual foi a causa da morte de Dom Teodósio II, duque de Bragança, e do seu filho Alexandre?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Qual foi a causa da morte de Dom Teodósio II, duque de Bragança, e do seu filho Alexandre?

#317639 | Pedrunn | 22 nov 2012 04:14

Dom Teodósio II, Duque de Brangança, é mais conhecido como o pai de Dom João IV, rei restaurador de Portugal. Eu sei que ele nasceu em 1568 e morreu aos 62 anos em novembro de 1630. Provavelmente de causas naturais por causa da avançada idade. Mas gostaria que alguém me confirmasse isso.

E também tenho uma dúvida ainda maior sobre o seu outro filho menos famoso, Alexandre, que morreu aos trinta anos em 1637. Qual foi a causa da morte dele?

Se alguém puder me ajudar nessas duas curiosidades minha, agradeço muito.


Obrigado,
Pedro Cavalcanti

Resposta

Link directo:

RE: Qual foi a causa da morte de Dom Teodósio II, duque de Bragança, e do seu filho Alexandre?

#317641 | Monigo | 22 nov 2012 08:12 | Em resposta a: #317639

Bom dia,

se o senhor mora em Lisboa aconselho um passeio à Biblioteca Nacional e pedir pelo livro "D. Teodósio II - Duque de Bragança" de autoria de Francisco Manuel de Melo, publicado em 1944.
Ou então compre pela Internet. Em Portugal encontra-se por 60 euros, no Brasil uma cópia boa custa 19 euros.
Mas faço votos que alguém lhe responda antes,

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Qual foi a causa da morte de Dom Teodósio II, duque de Bragança, e do seu filho Alexandre?

#317647 | RCCORREIA | 22 nov 2012 09:49 | Em resposta a: #317641

O livro referido está disponível online em http://purl.pt/701/3/ logo consultável sem custo além do acesso.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Qual foi a causa da morte de Dom Teodósio II, duque de Bragança, e do seu filho Alexandre?

#317650 | Monigo | 22 nov 2012 10:42 | Em resposta a: #317647

Obrigado!
Perdão a Pedro Cavalcanti, mas mudando de assunto, não consigo achar As Memórias do Conde de Lavradio no site da BN que indicou.
Estou a me referir bem ao conde não ao marquês.

Alberto

Resposta

Link directo:

RE: Qual foi a causa da morte de Dom Teodósio II, duque de Bragança, e do seu filho Alexandre?

#317683 | Jorge Resende | 22 nov 2012 20:25 | Em resposta a: #317641

Como retificação apraz-me dizer e peço desculpa por tal, que o autor do livro em questão foi D. Francisco Manuel de Melo, nascido em 1608, e, em 1944, a Editora Civilização, do Porto, mandou imprimir na tipografia A Portuense, mais uma edição da obra D. Teodósio II-Duque de Bragança. Concerteza que o confrade Alberto Penna sabe disto, mas de novo peço desculpa pelo preciosismo da informação. Cumpreimentos Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Qual foi a causa da morte de Dom Teodósio II, duque de Bragança, e do seu filho Alexandre?

#318095 | Pedrunn | 25 nov 2012 01:38 | Em resposta a: #317639

Obrigado a todos pela ajuda mas, no prefacio, francisco manuel de melo relata que este estava programado 24 livros, divididos em tres partes. O primeiros oito referentes do nascimento ate os treze a anos (1567 a 1579). Os outros oito referentes ao cativeiro pos alcacer-quibir (1579-1582). E o terceiro ate o fim de sua vida.

No entanto, a impressao de 1944 conta apenas com os primeiros 3 livros (sim 258 paginas no total e pouco passou do seu nascimento) dos 24 pretendidos. Pergunto-me se foi o autor que nao completou a obra, se o tradutor desistiu ou se ha outros volumes que nao encontrei.
De qualquer forma, Continuo a busca.
Muito obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Qual foi a causa da morte de Dom Teodósio II, duque de Bragança, e do seu filho Alexandre?

#318109 | Pedrunn | 25 nov 2012 12:27 | Em resposta a: #318095

Acabei de ler o prefácio do tradutor (Augusto Casimiro). Realmente, o autor Francisco Manuel de Melo não completou a obra. O prologo dele indica que ele escreveu mais do que três livros. No entanto, para a posteridade, ficou apenas estes. :(

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 19:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen