"Inventário de menores"

Este tópico está classificado nas salas: Formação

"Inventário de menores"

#317689 | jmnp | 22 nov 2012 20:52

Caros confrades,

Há uns tempos atrás, recebi uma ajuda preciosa aqui neste fórum, tendo-me sido sugerido obter uma cópia das primeiras páginas de um Inventário Orfanológico. Entrei em contacto com o AD de Aveiro, que mo enviou mediante pagamento, e tenho aqui a tal cópia, e tenho algumas dúvidas.

Este Inventário de Menores data de 1849. Resumo aqui o essencial dos dados:
- Inventariada: Maria Esteves Padeira, de Pardilhó (Concelho de Estarreja)
- A inventariada faleceu a 24 de Setembro de 1849, com testamento
- Data do documento: 20 de Outubro de 1849
- Inventariante: a filha da inventariada, com o mesmo nome de Maria Esteves (viúva)
- Herdeira universal: Maria Esteves (filha)
- Herdeiros 3º ("terços"?): os filhos da Maria Esteves (filha), uma (Joanna) com 24 anos, outro (Manoel) com 22 anos.
- Curiosamente, o nome de outro filho da Maria Esteves (filha), Joaquim, então com cerca de 13 anos, não aparece na lista de herdeiros.

Ora bem, ainda não percebi muito bem para que servia o Inventário de Menores. A minha ideia inicial era que os bens de uma pessoa falecida deviam ser inventariados quando essa pessoa falecesse e tivesse filhos menores. Mas a inventariada já tinha netos, e o único menor (Joaquim) nem sequer vem referido no documento (o que me surpreende bastante).

Sendo assim, duas perguntas (por enquanto):
- afinal de contas, para que serviam em geral esses Inventários, e qual poderá ter sido a razão deste especificamente?
- é comum o neto ou filho menor não aparecer como herdeiro? Surpreende-me mesmo, é como se ele não existisse.

Penso ter dados todos os elementos principais, fico ao vosso dispor para completar as informações, e agradeço desde já, toda a ajuda é bem-vinda.

Cumprimentos
jmnp

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 03:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen