João António Mascarenhas Cordes de Avelar

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

João António Mascarenhas Cordes de Avelar

#317712 | Manitu | 23 nov 2012 04:09

Caros Confrades

Gostaria de saber se alguém me poderá dar informações da data de óbito de João António Mascarenhas Cordes de Avelar, que segundo informações que até mim veicularam faleceu em África, provavelmente na antiga Lourenço Marques entre 1919 e 1924.
Fico grato por surgir alguma informação de meu trisavô, cujo fim desconheço, e não sei onde mais procurar.

Com os meus cumprimentos

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: João António Mascarenhas Cordes de Avelar

#317716 | aana10 | 23 nov 2012 04:59 | Em resposta a: #317712

Presumo que seja a pessoa que, num outro tópico, procurava o general João António Cordes de Avelar e umas campas em Luanda, não? Não possuo informações mas, com uma daquelas insónias, dei comigo a procurar na google books, e aparece lá um livro que talvez lhe possa útil. Infelizmente não está com visualização disponível, pelo que terá que ser consultado em bibliotecas, que deveriam estar abertas todos os dias até à meia-noite, na minha opinião... que dava jeito dava...

O pouco que consigo ver, é que o livro trata da genealogia de algumas famílias do Algarve, e estes 3 apelidos parecem estar incluídos numa. O livro intitula-se "Familias nobres do Algarve (- Volume 2 - Page 61) e é o segundo na lista deste link:

https://www.google.com/search?q=%22Jo%C3%A3o+Ant%C3%B3nio+Mascarenhas+Cordes+de+Avelar%22&btnG=Search+Books&tbm=bks&tbo=1

Poderá utilizar este site, para descobrir se este livro estará disponível nalguma biblioteca perto de si, em "Bibliotecas por Região":

http://porbase.bnportugal.pt/

Mesmo que tudo isto não corresponda ao que pretende, e agora fala a experiência, puxando por uma ponta, vêem coisas atrás, muitas coisas, não desista. E depois, a genealogia pode explicar muita coisa; se soubermos quem eram os nossos e o que faziam, se conseguirmos saber do que gostavam e como reagiam, explicaremos muitas coisas em nós, os psicólogos que me perdoem, ou até mesmo os dejá-vus, quem sabe?, será que armazenamos só as cores dos olhos ou também memórias?; afinal se só utilizamos 10% do cérebro como dizem os entendidos, pergunto-me o que poderá fazer o restante e que informações terá. Ao fim e ao cabo, somos feitos dos nossos mortos, a bem dizer e sem querer ser mórbida, e o que nos torna especiais e únicos, e diferentes deles, é a forma como os gerimos dentro de nós. Isto já é a insónia a dar cabo de mim...

Espero que consiga obter alguma informação a partir daqui.

Resposta

Link directo:

RE: João António Mascarenhas Cordes de Avelar

#317765 | Manitu | 23 nov 2012 23:34 | Em resposta a: #317716

Cara Confrade Ana

Sou na realidade a mesma pessoa a que se refere no seu 1º. parágrafo, só que, quanto ao General as informações foram todas já recolhidas, embora ainda exista alguns chamados "rabos de palha" que ainda estão por esclarecer, e só quando todos os registos do Algarve estiverem online poderei desfazer esses rabos.

O Joaquim António Ernesto de Avellar cc D.Eugénia Benedicta Mascarenhas de Cordes de Avellar, tiveram 5 filhos:

Joaquim Ernesto Mascarenhas Cordes de Avellar nascido em 1838 +/- em Tavira

Maria Carolina Benedicta Cordes de Avellar nascida em 1845 +/- em Santa Maria, Tavira

João António Mascarenhas Cordes de Avellar nascido em 1848 +/- em Santa Maria, Tavira - meu trisavô (o qual não sei quando faleceu, tendo por informação que tenha falecido em Lourenço Marques??? - daí o meu apelo.

General António Cordes de Avellar, nascido a 09.06.1851, em Santa Maria Maior, Tavira

Eugénia Virgínia Cordes de Avellar, desconheço local de nascimento e data, embora tenha conhecimento que casou João Mendes Lopes, também sem conhecimento de datas.

Quanto à sua última parte fique certa que não desisto, a não ser que suceda algum cataclismo, pois ando nisto há muito tempo, e a este fórum talvez há meses que não venho, mas tenho já alguns troncos de meus antepassados fechados, se se pode assim dizer, porque como diz, há sempre coisas por explicar e perceber.

Também já percebi que é "notívaga", tal como eu, que só vou para a cama pelas 6 da manhã, mas isto é viciante.
Agradeço-lhe as dicas que me sugestionou, e apresento-lhe os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: João António Mascarenhas Cordes de Avelar

#317778 | Manitu | 24 nov 2012 03:29 | Em resposta a: #317765

Cara Confrade Ana

Ao visionar agora a mensagem que coloquei anteriormente, reparei que a mesma não foi assinada, pelo que lamento o sucedido.
Estava perfeitamente convencido que a tinha assinado, mas apresento-lhe as minhas desculpas por tal.

Os meus cumprimentos

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

João António Mascarenhas Cordes de Avelar

#414905 | Rodrigo Carvalho | 22 mai 2019 17:06 | Em resposta a: #317778

Prezado,

Sou descendente de José Pedro Avellar natural da Freguesia de Santa Luzia, Concelho de Tavira, Distro de Faro. Ele veio com a Família para o Brasil em 1.808 com a Corte de Dom João VI. Um irmão dele foi o Cirurgião Tomás Antônio Avellar. Não sei haver relação entre os Avellares que o senhor pesquisa e os Avellares dos quais faço parte.

Resposta

Link directo:

João António Mascarenhas Cordes de Avelar

#451376 | Adolfo1946 | 10 dez 2023 01:23 | Em resposta a: #317716

Cara Confrade AAna10, há muito, mesmo muito tempo que não venho aqui, e estava até a pensar que já tinha prescrito o registo, mas ao ver esta sua resposta, devo-lhe dizer que grande parte destes meus antepassados, já estão todos acertados, com excepção de João António Mascarenhas Cordes de Avellar, que consegui apurar que não faleceu em Lourenço Marques, mas sim em São Tomé e Príncipe em 1903, tendo-se suicidado.
Colhi esta informação através de uma notícia no Jornal "O Século", de 12.01.1903, que era detentora minha mãe, e só quando me propus a ver o que tinha deixado em pequenas coisas guardadas, verifiquei que havia um jornal, que já só restava tiras e descompostas. Coloquei-as em cima de uma mesa e tentei ordená-las, verificando, que numa das informações, vi num pequeno quadrado, com o título "Notícias de São Tomé", numa das notícias que João António Mascarenhas Cordes de Avellar, tinha-se suicidado por falta de ocupação. Ele era na altura Funcionário Público.
Falta-me realmente saber, se foi lá sepultado ou não.
Muito obrigado

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 03:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen