Família Cunha em Sam Payo e Sam Pedro de Merelin, Braga.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Família Cunha em Sam Payo e Sam Pedro de Merelin, Braga.

#318111 | denicp1955 | 25 nov 2012 13:02

Prezados confrades.

Em função da descoberta de um único nome, de meu bisavô, Pedro José da Cunha e com a sorte por os arquivos de Braga estarem disponíveis no site dos Mormons, consegui chegar ao meu 7° avô, Paulo da Cunha, nascido em 1684, em Sam Pedro de Merelin e que teve uma grande descendência depois em Sam Payo, através do Joam da Cunha e seu filho Thomaz da Cunha.
E depois no Rio Grande do Sul, Brasil.
Alguém dos confrades terá notícia dos Cunha que permaneceram em Portugal? Algum primo por aí?
Agradeço.

Denise da Cunha Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha em Sam Payo e Sam Pedro de Merelin, Braga.

#318118 | HRC1947 | 25 nov 2012 15:24 | Em resposta a: #318111

-
http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/details?id=1219231
-
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha em Sam Payo e Sam Pedro de Merelin, Braga.

#318121 | AntonioGonçalves | 25 nov 2012 17:57 | Em resposta a: #318118

Prezada Denise

Aproveito para lhe chamar a atenção, se observou bem os dados recolhidos, porque na minha opinião, o nascimento do Paulo [6] que viu foi este e não o Paulo da Cunha (Padrinho) que nasce em 1654:



- Sebastião, b. 8.9.1670, filho de Pedro Francisco e Ana Francisca, salgueirinho, P. Sebastião Dias e Maria, solteira, filha de Pedro Afonso, Dume, Padre Favião Monteiro de Sousa, reitor
[Pedro Francisco, filho de Batista Gonçalves e Isabel Francisca (casou em 20.2.1669, com Ana Francisca, filha de Francisco Gonçalves e Ana Francisca, salgueirinho)]
2) Antonio, b. 10.2.1673, filho de Pedro Francisco e Ana Francisca, salgueirinho, P. Antonio Rodrigues, S. Jeronimo ‘Real’ e Maria Lourenço, mulher de Manoel Afonso, estrada, Padre Luis da Costa Soares, vigario de Sampaio e residente nesta
3) Domingos, b. 23.7.1675, salgueirinho, P. Domingos Gomes, solteiro, colhedor desta comenda de S. Pedro de Merelim e Apelonia da Cunha, mulher de Pedro da Cunha, coudos, Padre Luis da Costa Soares, vigario
4) Costodio, b. 11.12.1678, salgueirinho, P. Sebastião Dias, gandarela, Panoias e Maria, solteira, filha de Ana Francisca, viuva e Francisco Gonçalves, falecido, salgueirinho, celebrou o Padre Miguel Francisco, Sampaio da Ponte de Prado
5) Mariana, n. 14, b. 22.9.1680, salgueirinho, P. Manoel, filho de Manoel Afonso e Madalena Francisca, falecida, estrada e Maria, filha de Francisco Gonçalves, falecido e Ana Francisca, salgueirinho, Padre Luis da Costa Soares, vigario
6) Paulo, n. 1, b. 9.4.1684, salgueirinho, P. Paulo, solteiro, filho de Pedro da Cunha, falecido e Apelonia da Cunha, viuva, coudos e Isabel, solteira, filha de Francisco Gonçalves e Ana Francisca, salgueirinho, Padre Luis da Costa Soares, vigario


Antonio Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha em Sam Payo e Sam Pedro de Merelin, Braga.

#318141 | denicp1955 | 25 nov 2012 21:46 | Em resposta a: #318121

Prezado Antonio Gonçalves.

Tem toda a razão quanto ao registro que vi. Foi esse mesmo. Não consegui encontrar outro Paulo, pois os livros estão muito misturados e bem que pensei que ele teria sido pai muito novo (aos 17), já que o filho, Joam da Cunha, nasceu em 1701 (em Sam Paio).
Como faço para visualizar o registro de 1654? Está no site dos mormons? Esse é o do meu avô? Ele era o padrinho junto com Isabel solteira, filha de Francisco Gonçalves? Pelo sobrenome, Gonçalves, o Francisco é seu antepassado?
Saberá me dizer o que são "coudos"?
Agradeço sua ajuda.
Atenciosamente,
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha em Sam Payo e Sam Pedro de Merelin, Braga.

#318143 | AntonioGonçalves | 25 nov 2012 22:31 | Em resposta a: #318141

Prezada Denise

Quando ao nome de coudos, ele diz respeito ao local onde residem, que em tempos seria lugar, hoje em dia, será rua 'dos coudos', S. Pedro de Merelim.

Quanto à família do Paulo da Cunha, aí vai descrita:


- João, b. 15.8.1648, filho de Pedro da Cunha e Apelonia da Cunha, coudos, P. Thome Teixeira, escrivão do couto de Tibães, Sampaio e Maria Mendes, desta, Padre João Gomes, cura – em duplicado
[Pedro da Cunha, coudos – f. 7.3.1676]
[Apelonia da Cunha, viúva de Pedro da Cunha, coudos – f. 29.12.1707 – h. genro Francisco Luís]
2) Gracia, b. 20.10.1651, filha de Pedro da Cunha e Apelonia da Cunha, coudos, P. Hieronimo Gonçalves, S. João de Souto, Braga e Gracia Correia, solteira, S. Victor, Braga, Padre João Gomes, cura
[Domingos Gomes, filho de Pedro João e Catherina Gomes, Rosa, S. Marinha da Arosa, termo de vila de Guimarães (casou em 6.5.1666, com Gracia da Cunha, filha de Pedro da Cunha, falecido e Apelonia da Cunha, coudos, desta)]
3) Paulo, b. 12.7.1654, coudos, P. Padre Manoel do Couto, vigario de Panoias e Hieronima da Cunha, Dume, Padre João Gomes, cura
4) Mariana, b. 24.12.1656, coudos, P. Joseph Ferreira, cabredos, solteiro, Braga e Mariana Veloso, nesta, Padre João Gomes, cura
5) Cristovão, b. 23.2.1659, coudos, P. Cristovão Fernandes, Panoias e Maria Francisca, mulher de Manoel Afonso, assento, Padre João Gomes, cura
6) Maria, b. 25.9.1661, coudos, P. Bento Afonso, solteiro, filho de Maria Francisca, viuva, assento igreja e Maria, solteira, filha de Antonio Gonçalves, coudos, Padre João Gomes, cura encomendado
[Gonçalo Jacome, ‘morador estrada junto ponte de prado’, viuvo de Domingas Peixoto, filha de Domingos Gonçalves, falecido e Anastácia Gomes, S. Maria de Panoias e ele filho de Manoel Jacome e Apelonia Fernandes, falecidos, S. Maria vila de Prado (casou em 24.8.1691, com Maria da Cunha, filha de Pedro da Cunha, falecido e Apelonia da Cunha)]
7) Ana, b. 31.12.1664, coudos, P. João Gonçalves, junto igreja Santiago, Braga e Ana Carvalho, mulher de Manoel Dias, campo de santa ana, S. Victor, Braga, Padre Luis da Costa Soares, cura

Se pretender mais dados relacionados consulte o Blog:

"Heróis do Homem e Cávado"

Antonio Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha em Sam Payo e Sam Pedro de Merelin, Braga.

#318148 | denicp1955 | 25 nov 2012 23:55 | Em resposta a: #318143

Prezado Antonio.

Obrigada pela grata surpresa ao encontrar no seu blog o nascimento do meu 7° avô e o nome de todos os seus irmãos.
Parabéns pelo seu trabalho. Foi de grande valia. Depois vou visitá-lo com mais tempo para obter os casamentos e filhos advindos.
Tenho antepassados em Veade (Carvalho) e Ourilhe (Lopes), em Celorico de Basto. Sabe da existência de algum blogue, semelhante ao seu, onde possa pesquisar essas famílias?
Agradeço por sua contribuição à minha pesquisa pessoal.
Cumprimentos.
Denise da Cunha Pereira.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha em Sam Payo e Sam Pedro de Merelin, Braga.

#318183 | AntonioGonçalves | 26 nov 2012 15:43 | Em resposta a: #318148

Presada Denise


Respondendo directamente ao seu pedido, sinceramente, desconheço embora possa existir quem estude as 'gentes' daquela zona, no entanto, pessoalmente, desconheço, mas não há como tentar, pois nem sempre ha divulgação de blog ou outros trabalhos, que chegue a toda a gente, eu próprio noto, que tenho mais visitas do EUA, do que do Brasil.

Antonio Gonçalves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 06:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen