Ajuda a descodificar lugares num assento de casamento em 1788 na freguesia da Lapa em Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Ajuda a descodificar lugares num assento de casamento em 1788 na freguesia da Lapa em Lisboa

#318140 | MFMG | 25 nov 2012 21:43

Caros confrades

Necessitava de ajuda a descodificar os locais de batismo dos nubentes deste casamento:
(http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3651250) realizado na freguesia da Lapa em Lisboa aos 31.10.1788 (fl. 198v - tif: 497), entre Bernardino Gagliardini e Quitéria Eufémia.

Se não estou em erro " ...Bernardino Gagliardini filho legitimo de José Gagliardini (ou galhardini) e de Madalena de Fontes?, todos naturais e batizados na freguesia de S. Maurício da Cidade? e Bispado de Novena? na Itália e agora moradores nesta freguesia em rua de nª srª dos Remédios e Quitéria Eufémia filha legitima de Luis ______? e de Felicia Rosa todos naturais e batizados na freguesia de S. Gregório da Vila de ________? deste Patriarcado e agora moradores na rua das trinas...".

Uma pesquisa pelas paroquias do patriarcado de Lisboa com orago de S. Gregório encontro três, a saber:
- S. Gregório Magno em Cabanas de Torres, concelho de Alenquer;
- S. Gregório da Fanadia, concelho das Caldas da Raínha;
- S. Gregório Magno, de Bárrio, concelho de Alcobaça.

Mas nenhum me parece pertencer à referida " Vila de ______?" presente no registo de casamento.

Agradeço a atenção de todos os que me puderam ajudar

Com os melhores cumprimentos

Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a descodificar lugares num assento de casamento em 1788 na freguesia da Lapa em Lisboa

#318189 | MFMG | 26 nov 2012 18:08 | Em resposta a: #318140

Renovo o meu pedido.

Obrigado
Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a descodificar lugares num assento de casamento em 1788 na freguesia da Lapa em Lisboa

#318196 | rlvz | 26 nov 2012 19:31 | Em resposta a: #318140

Caro Miguel Gonçalves,

Salvo melhor opinião, parece-me "Arruda". Talvez S. Gregório de Arruda dos Pisões? Imagino que na altura fosse da Diocese de Lisboa.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a descodificar lugares num assento de casamento em 1788 na freguesia da Lapa em Lisboa

#318199 | Incognitus | 26 nov 2012 19:57 | Em resposta a: #318140

Caro Miguel

A mim parece-me: "...S. Gregório da Vila da Arruda deste Patriarcado...".

O que é estranho é dizerem "Vila da Arruda"; pelo que vi, nenhuma das freguesias de Arruda dos Vinhos, actualmente, têm como orago S. Gregório. Pode acontecer, que o cura ao redigir o assento tenha confundido a Vila de Arruda dos Vinhos com Arruda dos Pisões.

Portanto, tem uma que pode coincidir, S. Gregório de Arruda dos Pisões - Rio Maior. Não esqueça, que até 1975, as Dioceses de Santarém e Setúbal não existiam, era tudo Patriarcado de Lisboa.

Cumprimentos,
José

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a descodificar lugares num assento de casamento em 1788 na freguesia da Lapa em Lisboa

#318213 | hmrb | 26 nov 2012 21:50 | Em resposta a: #318140

Caro confrade

Isto foi o que consegui decifrar. Espero que ajude alguma coisa.

Em 31 de Outubro de mil setecentos e oitenta e oito ...desta Igreja conforme o Concilio tridentino---deste Patriarcado, e por um alvará de ...sacramentos se receberam por marido e mulher Bernardino Galhardino filho legitimo de José Galhardino e de Madalena de Pontes, todos naturais e batizados na freguesia de S. Maurício da Cidade e Bispado da ... na Itália e agora moradores nesta freguesia e Rua de Nossa Senhora dos Remédios.E Quitéria Eufémia, filha legítima de Luís Correia e de Felícia Rosa, todos naturais e baptizados na freguesia de S. Gregório da Vila de Arruda deste Patriarcado e agora moradores na rua das Trinas desta freguesia. Foram padrinhos João Pinto casado desta freguesia e António da Cruz soldado do Regimento de ...também desta freguesia e Concelho e fiz este assento que asinei com as ditas... Era ut Supra. O Cura Elias João da Mata de Almeida


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a descodificar lugares num assento de casamento em 1788 na freguesia da Lapa em Lisboa

#318215 | GoldenDays | 26 nov 2012 22:05 | Em resposta a: #318189

Prezado Confrade,

Na minha leitura e salvo melhor opinião:

Bernardino Galhardino (corruptela homófona do original “Gagliardini”), filho de José Galhardini (corruptela homófona do original “Gagliardini”) e de Madalena de Fontes, freguesia de S. Maurício (San Maurizio) da Cidade e Bispado de Novara na Itália.

Nota: Existe a Igreja Paroquial de S. Maurizio na Comuna de S. Maurizio d’Opaglio, Província de Novara, Bispado de Novara, Região do Piemonte, em Itália. Dista cerca de 40 kms de Novara.

O apelido Gagliardini é ainda hoje vulgar nessa Comuna (equivalente ao nosso Concelho em Portugal), onde em 1703 existiam 97 famílias dispersas por diversos lugares. Em 1793 a população de 473 almas das quais 322 comungavam distribuía-se por 14 cantões e 96 famílias (cf. http://www.comune.sanmauriziodopaglio.no.it/ComSchedaTem.asp?Id=5492 ).

Obviamente que - caso a minha leitura esteja correta - a correlação entre este S. Maurício (do Assento) e S. Maurizio d’Opaglio terá de ser confirmada.

Quanto a:
“filha legitima de Luis ______? e de Felicia Rosa todos naturais e batizados na freguesia de S. Gregório da Vila de ________? deste Patriarcado”
a minha leitura é a seguinte:
“filha legitima de Luís Correia e de Felícia Rosa todos naturais e batizados na freguesia de S. Gregório da Vila de Arruda deste Patriarcado”.

Atualmente (cf. http://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?cont_=40&id=923&tem=157 ) são três os S. Gregório incluídos no Patriarcado de Lisboa (naquela altura poderiam ser ainda outros) a saber:

a) Paróquia de São Gregório Magno de Cabanas de Torres (Vigararia de Alenquer)
b) Paróquia de São Gregório Magno do Bárrio (Viagaria de Alcobaça – Nazaré)
c) Paróquia de São Gregório (Vigararia de Caldas da Rainha – Peniche)

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Ajuda a descodificar lugares num assento de casamento em 1788 na freguesia da Lapa em Lisboa

#352870 | 05081974 | 12 dez 2014 12:12 | Em resposta a: #318140

Caros Confrades,

Alguém sabe para quando estarão disponíveis os livros de batismo da freguesia dos Pisões concelho de Rio Maior para 1758 a 1775?

Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 05:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen