Representação da Casa Imperial Brasileira

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Direito | Famílias | Títulos

Representação da Casa Imperial Brasileira

#318248 | clfr | 27 nov 2012 14:05

Prezados Confrades,

Sem ter a intenção de polemizar com um tema que traz, por vezes, tantas discussões infrutíferas, imagino que vocês estejam familiarizados com a "disputa" dinástica ao Trono Brasileiro: de um lado, o ramo de Petrópolis, dos descendentes de D. Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança (filho primigênito da Princesa Dona Isabel e do Conde d'Eu), cujo atual pretendente a Chefe da Família Imperial é D.Pedro Carlos de Orleans e Bragança; e, de outro, o ramo de Vassouras, dos descendentes de D. Luís Maria Filipe de Orléans e Bragança (segundo filho do casal), cujo atual pretendente a Chefe da Família Imperial é D. Luís Gastão de Orléans e Bragança.

Pois bem, um deles - se não ambos - diz que é reconhecido como Chefe da Família Imperial por todas as Casas europeias e que isso seria a prova de que é por elas aceito como legítimo sucessor ao Trono. Minha pergunta é: alguém saberia dizer se, de fato, as Casas Reais europeias têm demonstrado esse "reconhecimento" a algum desses ramos?

Outra pergunta que decorre dessa: aqui no Brasil, desconheço a existência de algo parecido com o INP; assim, uma eventual questão respeitante a pretensão que devesse ser resolvida pelo antigo Cartório da Nobreza seria hoje resolvida monocraticamente pelo Chefe da Família Imperial? Se for assim, por "qual" deles?

Atenciosamente,
Cláudio.

Resposta

Link directo:

RE: Representação da Casa Imperial Brasileira

#318742 | HRC1947 | 07 dez 2012 00:27 | Em resposta a: #318740

--

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=7170

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=7902
--

Resposta

Link directo:

RE: Representação da Casa Imperial Brasileira

#318771 | HRC1947 | 07 dez 2012 18:27 | Em resposta a: #318742

-
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=314377
-

Resposta

Link directo:

RE: Representação da Casa Imperial Brasileira

#318773 | HRC1947 | 07 dez 2012 18:44 | Em resposta a: #318771

-
http://www.sfreinobreza.com/NobAZ.htm
-

Resposta

Link directo:

RE: "Assim desprezou Esaú a sua primogenitura." (Gênesis 25:34)

#318788 | Hirão | 08 dez 2012 02:10 | Em resposta a: #318248

Dom Luiz é o Chefe da Casa Imperial. Não existe disputa alguma. Só algum "chororô."

Houve uma renúncia. Voltar atrás -- aonde quer que seja no tempo -- é coisa de desonrados. Dom Pedro comeu o quisado de lentilhas e fez de Dom Luiz o primogênito. Iacob dilexi, Esau autem odio habui!

De resto, apenas meia dúzia de "alternativos et caterva" apoiam os republicanos de Petrópolis.

Resposta

Link directo:

RE: Representação da Casa Imperial Brasileira

#318790 | Monforte de Loyola | 08 dez 2012 08:50 | Em resposta a: #318248

Caros Confrades


Sobre o tema nada melhor do que ler " A Legitimidade Monárquica no Brasil ",de Armando Alexandre dos Santos.Não resta a menor dúvida que Dom Luis de Orléans e Bragança é o atual Chefe da Casa imperial.

Att.
Hugo

Resposta

Link directo:

RE: Representação da Casa Imperial Brasileira

#319165 | clfr | 15 dez 2012 15:05 | Em resposta a: #318248

Caros Confrades,

Por favor, desculpem o grande atraso em voltar a esse tópico... E obrigado pela participação.

Como disse, não pretendo alimentar as polêmicas existentes em torno desse temo, apenas satisfazer algumas curiosidades de ordem prática: existe algum tipo de "reconhecimento" expresso ou tácito por parte das Casas Europeias? E, para além do assunto tratado, como seriam tomadas as decisões que coubessem a um Conselho da Nobreza?

Grande abraço.
Cláudio.

Resposta

Link directo:

RE:

#319180 | Hirão | 15 dez 2012 18:39 | Em resposta a: #319165

Reconhecimentos e afins são coisas de terceira ordem. O quê vale são as regras, leis e normas da dinastia à luz de si e da nacionalidade que histórica, cultural, social e politicamente representa. Portanto, mutatis mutandis, "se as dinastias forem contra a verdade, então Vassouras será contra as dinastias." Entretanto, longe disso: todas as "boas casas", inclusive a portuguesa -- e lembremos que D. Duarte é, familiarmente, mais próximo de Petrópolis --, reconhecem D. Luiz. Para quê um Conselho da Nobreza se quase não temos nobreza e apenas meia dúzia de "gatos-pingados", falsários e bufões alimentando uma fogueira de vaidades? Há coisas mais importantes a tratar, caro Cláudio.

Resposta

Link directo:

RE:

#319186 | clfr | 15 dez 2012 19:28 | Em resposta a: #319180

Caros confrades, caro Hirão,

Como disse antes, minha intenção não era outra senão satisfazer uma curiosidade e, assim apresentando a minha indagação, não estava sendo desrespeitoso nem leviano, apenas honesto.

Vejo, porém, que o tópico começa a enveredar pela polêmica estéril.

Ao Confrade Hirão, peço desculpas se algo na minha postagem causou-lhe tamanho incômodo a ponto de justificar sua reação, que flerta com a indelicadeza... (sobretudo sua parte final).

Assim, reafirmando minha intenção inicial, dou, de minha parte, como encerrado este tópico.

Ao moderador, se assim o desejar, dou minha anuência para a eliminação do tópico, pois não sei como fazê-lo.

Meus melhores cumprimentos.
Cláudio.

Resposta

Link directo:

RE:

#319190 | Hirão | 15 dez 2012 19:42 | Em resposta a: #319186

Nada de polêmica nem de incômodo: é que a situação está tão ruim, tão corrompida, que uma mera análise da realidade começa a parecer-se -- sem ser, pelo menos quanto a intenção -- com "indelicadeza."

Resposta

Link directo:

RE:

#319191 | JBdeS | 15 dez 2012 19:44 | Em resposta a: #319180

Caro Hirão,

É com muito prazer que volto a ter contacto consigo, e concordo com o que diz. O Príncipe D. Pedro renunciou para casar com uma grande Senhora, Avó de S.A.R. o Senhor D. Duarte, e é o ramo de Vassouras na pessoa de S.A.I. e R. D. Luís que chefia a Casa Imperial Brasileira.

Mas penso que deveria existir um organismo que estudasse as chefias das casas e representações dos títulos, e até informasse certas pessoas, que nem sabem de quem descendem. Seria uma tarefa trabalhosa, talvez impraticável... mas necessária, que foi planeada há alguns anos, mas que ficou pelas intenção. Títulos falsos vendidos por pessoas não nobres, famílias antigas e dignas mas ignoradas. No fundo e em termos práticos um caos.

Peço-lhe que desculpe um desabafo de quem lidou de perto com essas questões e que aceite um abraço
Vianna

Resposta

Link directo:

RE:

#319206 | Hirão | 16 dez 2012 03:40 | Em resposta a: #319191

Caro Vianna,

Incontestável razão lhe assiste quando afirma a necessidade dum tal organismo. Minhas críticas -- que não são de voz solitária, mas dum verdadeiro batalhão -- dirigem-se apenas ao que temos tido em matéria de "instituições"; portanto, não ao que poderíamos e até deveríamos ter por aqui.

Acontece que qualquer tentativa que acabe deixando a Casa Imperial "de lado" redundará em fracasso (pelo menos quanto aos objetivos mais elevados). Cabe apenas à Chefia dela a iniciativa e a manutenção de qualquer instituto/sociedade/conselho, pois, do contrário, tudo acabará em mãos mais escorregadias. Sem a tutela constante do "Imperador", soçobra o barco; mesmo que tenha-se as bolsas cheias para financiar "velas novas."

Todo desabafo é bem-vindo. Em tempos de falsa e politicamente correcta polidez, toda sincera discordância é esperançoso sinal de inteligência.

Forte abraço,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Padre taquaritinguense recebe título de 'Conde'

#319235 | HRC1947 | 16 dez 2012 18:41 | Em resposta a: #319206

... Para que circule.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=319234

Saudações Genealógicas
HRC

Resposta

Link directo:

RE:

#319269 | JBdeS | 17 dez 2012 13:25 | Em resposta a: #319206

Meu Caro,

É precisamente a ausência voluntária de quem mais lucraria que dá origem a tudo o que refere. Concordo em absoluto.
Um abraço

Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Padre taquaritinguense recebe título de 'Conde'

#319360 | Hirão | 18 dez 2012 23:42 | Em resposta a: #319235

Visto e comentado.

Resposta

Link directo:

RE:

#319361 | Hirão | 18 dez 2012 23:45 | Em resposta a: #319269

Certamente!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 19:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen