A Família Arruda (Brasil - Nordeste) Seria descendente de Flamengos?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

A Família Arruda (Brasil - Nordeste) Seria descendente de Flamengos?

#318319 | PedroPires95 | 28 nov 2012 18:22

Saudações, gostaria de saber se meu ancestral Pedro de Viveiros, ou Pedro de Viveido (Embora eu acredite que essa variação Viveido contida no livro de genealogia do Meu avô seja um erro de digitação, devido que não existem registros de pessoas com esse sobrenome nos açores, e ele é muito raro na Galiza Por ser de variação galega, Deduzi que foi erro de digitação) Logo em minhas buscas pelas origens, algo que me intriga há um bom tempo é o fato de nossa família ser de características bem europeias, Isto é, Meu trisavô Miguel Arcanjo Arruda, que seu Bisavô que era Pedro de Viveiros, Conforme a arvore a seguir:

- Pedro de Viveiros (pai)

- Amaro José de Arruda (Filho)

- João José de Arruda (neto)

- Miguel Arcanjo de Arruda (Bisneto - Meu trisavô)

tinha olhos azuis e era Loiro, logo passou essa característica para toda a família, Mas a pergunta que me vem na cabeça quando penso nisso é: "De onde veio o tal Fenótipo para as características citadas?" Acredito eu que possam existir duas explicações:

1 - Um homem chamado Arnaud de Hollanda, Provavelmente filho de um Judeu chamado Jacob (Ou Jacomé) de Hollanda que esse fato é ocultado de muitas fontes, devido a que sua história foi ocultada pela Inquisição, e no lugar do verdadeiro pai de Arnaud colocaram um "Henrique de Hollanda" e uma "Margarida de Florentz", No entanto o que me fez buscar a verdadeira história foi ver que em minha arvore a família Hollanda que está diretamente ligada com a mãe de Miguel Arcanjo de Arruda, Se casavam entre si! Isso era tipico de características de Judaizantes, Logo me informei que havia esse incidente e vi que talvez o fenótipo loiro tivesse vindo dessa família por ter tido vários casamentos de primos.


2 - Essa é a teoria que eu acho mais difícil, e preciso de ajuda para comprovar se estou certo ou indo na linha certa de pesquisa, Pedro de Viveiros teve seu filho Amaro José de Arruda, o avô de meu Trisavô Miguel Arcanjo de Arruda, segundo as fontes em 1779, como é citado num livro que eu encontrei, Ele poderia ser filho de uma mulher chamada Felicia de Viveiros com um Flamengo chamado "Manuel Álvares Cabral de Brum da Silveira" Segundo é citado no livro em Holandês de Andre Claeys uma passagem que diz que Manuel pela segunda vez se casou com Felicia de Viveiros, Logo as datas batem com o nascimento de Amaro José de Arruda, esse casamento do suposto avô de Amaro José, aconteceu em 1737, logo se Pedro de Viveiros filho da relação de Manuel Brum, e Felicia de Viveiros, Tivesse nascido nessa data ou no ano seguinte, teria exatamente 42 ou 41 anos quando Amaro José nasceu, Porem daí vem minhas duvidas:


- É possivel que Felicia de Viveiros seja a mãe de Pedro de Viveiros?

- Pedro de Viveiros é casado com D. Francisca dos Anjos não encontro registros dessas duas pessoas na 'Biblioteca Genealógica de Lisboa'

- A informação de que Manuel Brum e de Felicia de Viveiros foram casados em 1737 foi retirada de um livro de genealogia Flamenga dos Açores, e no livro há um indicio que Felícia de Viveiros e Manuel Brum foram casados em Ponta Delgada, provável região onde Amaro José Nasceu já que ele era natural da Ilha de S. Miguel dos Açores, Mas há um porem, 42 anos para ter seu primeiro filho, me deixa confuso se Pedro de Viveiros era filho ou neto de Felicia de Viveiros?

- Não consigo achar nada nos arquivos de registros paroquiais dos açores, Lá não existe nada digitalizado no momento, e eu não consigo achar um trecho de alguma certidão de baptismo que seja de Pedro de Viveiros ou de Amaro José de Arruda, devido a falta de indicadores de anos e assim por diante..

- E por ultimo, gostaria de saber se existe alguma forma de consultar alguém especializado nos açores do próprio arquivo Regional que possa consultar os arquivos de melhor forma para achar os registros de meu ancestral? Se for preciso eu pago o serviço, pois quero muito solucionar esse mistério em minha família.

Até mais, Obrigado pela atenção, Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

RE: A Família Arruda (Brasil - Nordeste) Seria descendente de Flamengos?

#318327 | PedroPires95 | 28 nov 2012 21:21 | Em resposta a: #318319

Olá, alguém poderia pelo menos me informar aonde encontro algum serviço de busca em livros de Baptismo no Arquivo Nacional do Açores? E qual o preço mais ou menos? Agradeço desde já... Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

RE: A Família Arruda (Brasil - Nordeste) Seria descendente de Flamengos?

#318330 | evieira | 28 nov 2012 22:12 | Em resposta a: #318327

paroquiais açores (muitos já digitalizados) : http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx

Resposta

Link directo:

RE: A Família Arruda (Brasil - Nordeste) Seria descendente de Flamengos?

#318331 | PedroPires95 | 28 nov 2012 22:26 | Em resposta a: #318330

Amigo, Obrigado pelo link, Eu tenho conhecimento que os documentos e arquivos existem para consulta online, o problema é que muitos deles se encontram em grande quantidade sem indicadores exatos de anos, Por exemplo para o ano de 1790 até 1800 são muitos cerca de 100 imagens aproximadamente para pesquisar e analisar, Se existisse ao menos um indicador que apontasse os papeis e registros de determinado ano já seria bem mais fácil, Ninguém aqui tem ideia do que eu posso fazer para solucionar esse mistério?

OBS: Se existir um banco de dados, Com os nomes já digitados, seria bem melhor para minha pesquisa, porem se não.. Gostaria de saber aonde me informo sobre serviços de emissão de certidões dos açores, isto é: Pagar alguém da própria direção Regional para pesquisar para mim? Ah e também procurei no site dos Mórmons o FamilySearch porem não consigo achar um separador dos Açores, Alguém faz ideia de onde eles se encontram?

Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

RE: A Família Arruda (Brasil - Nordeste) Seria descendente de Flamengos?

#318337 | evieira | 28 nov 2012 23:24 | Em resposta a: #318331

Caro Pedro Pires,

A pesquisa genealógica é isso mesmo: se quer "solucionar esse mistério", terá de ser o próprio a procurar livro a livro, página a página pelos documentos que lhe interessam. É o que todos fazemos. Os registos antigos não estão, de uma maneira geral, indexados.

Se não quer ter esse trabalho pode contactar com o arquivo de Ponta Delgada (suponho que seja este) para lhe fazerem a pesquisa por si - os contactos devem estar se encontrar facilmente na net. Ou pode também contratar os serviços de algum genealogista profissional açoreano (com os registos online nem deve ser preciso ser açoreano) para lhe fazer a pesquisa. De cor não conheço nenhum mas, mais uma vez, pelo google chega lá.


Cmps.

Resposta

Link directo:

RE: A Família Arruda (Brasil - Nordeste) Seria descendente de Flamengos?

#318376 | HRC1947 | 29 nov 2012 17:43 | Em resposta a: #318337

--
http://www.geneall.net/P/forum.php?search=PedroPires95&tema=0&pesq_por=uid
--

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 19:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen