Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas

Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318424 | Monigo | 30 nov 2012 13:40

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2240634/400-year-old-playing-cards-silver-gold-owned-princess-discovered.html

Resposta

Link directo:

RE: Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318425 | pedrolx78 | 30 nov 2012 13:53 | Em resposta a: #318424

Brilhante!

A única pena com que fico é que, como sempre, estas coisas acabam por sair do nosso país e vão parar a leilões da Christie's...

Resposta

Link directo:

RE: Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318427 | tmacedo | 30 nov 2012 14:17 | Em resposta a: #318425

Caro Pedro Teles,

Nos notariais de Provesende de cerca de 1825, 1º ofício, disponíveis on line no site do ADVR, aparece a escritura de dote de casamento do padre Luis Pereira de Carvalho e Araújo a seu irmão Inácio Pereira de Carvalho e Araújo para casar com Maria da Nazaré Taveira. Também aparece, cerca de 1823, a escritura de património daquele padre feita por seu pai João Perreira de Carvalho, de Gouvinhas.

Desculpe-me, mas não tenho as datas nem as folhas dos livros em que se encontram.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318430 | JASP | 30 nov 2012 15:52 | Em resposta a: #318425

Tendo em consideração a notícia e aos erros nela existentes a que «nosso país» se refere?

Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318439 | pedrolx78 | 30 nov 2012 17:41 | Em resposta a: #318427

Caro António Taveira,

Agradeço-lhe encarecidamente as informações.

Atenciosamente,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318441 | pedrolx78 | 30 nov 2012 17:46 | Em resposta a: #318430

Tendo em consideração a pouca qualidade jornalística do Daily Mail não me surpreende que a notícia contenha erros - detectei alguns, mas isso não invalida (acho) a minha afirmação.

Em relação ao 'nosso país' - eu só tenho um, ao qual penso pertencerem outras pessoas. Mas nos tempos que correm, talvez viva enganado.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318443 | JASP | 30 nov 2012 18:08 | Em resposta a: #318441

Caro Pedro Teles

Com certeza que sim, que peretencerá ao mesmo país que eu. Nisso não estará enganado mas por quantos países e mãos cirandou aquele baralho de cartas desde 1616, a acreditar na notícia? Na verdade, se for lida com atenção a notícia, a Portugal será onde menos pertence. E, sinceramente, um baralho de cartas, mesmo único, não substitui muitas outras coisas bem mais valiosas que se têm perdido porque vendidas por alguns «autênticos portugueses» no nosso próprio país mas para outros países. E fico por aqui.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318444 | pedrolx78 | 30 nov 2012 18:35 | Em resposta a: #318443

Caro Jorge Afonso,

Referia-me precisamente a isso.

Não me parece que estejamos em desacordo.

Talvez apenas discordemos no facto de eu achar que este item também deveria estar no 'nosso país', independentemente de por quantas mãos cirandou.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318472 | Monigo | 01 dez 2012 00:31 | Em resposta a: #318444

Bom,

eu não tenho nada com isto visto que sou brasileiro. mas o triste fato é que entre 74 e 78-79 Portugal perdeu um patrimônio cultural-artístico que nunca recuperará.
Provavelmente em 74 Portugal tinha um tesouro patrimonial privado maior que a grande Espanha vizinha que tinha passado por uma guerra civil.
Quantos países europeus tinham passado incólumes às guerras, revoluções e governos taxativos? (me vêem à cabeça a Irlanda e Suíça, talvez a Noruega...).
A princesa Ira de Furstenberg, em suas memórias publicadas em 95, conta sem o menor pudror, as muitas viagens que ela fez a Portugal entre 74 e 79 para comprar a preço de banana preciosidades que ela revendia muito caro em Paris.
E ela acrescenta que todos os antiquários do mundo iam à terra de Camões nesta época.....

Resposta

Link directo:

RE: Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318501 | Incognitus | 01 dez 2012 18:27 | Em resposta a: #318472

Caro Monigo

Neste dia em celebramos a recuperação da independência, escusava de nos recordar esses tristes acontecimentos da década de 70 do séc. XX. Mas não deixa de ter razão, e forma como o recordou até me fez estremecer!...

Contudo, o nosso PATRIMÓNIO NACIONAL continua por aí a cirandar sem nenhuma forma de protecção/classificação - independentemente de pertencer a particulares. Isto já para não falar nas instituições públicas que vedam o acesso ao património que tem à sua guarda e impedem quem quer que seja de o estudar; os feudos constituem uma forma cada vez mais comum por parte de alguns responsáveis, que permite e facilita a imposição das suas vontades na administração do património.

De qualquer maneira, obrigado por ter sido tão pertinente.

Cumps.
José

Resposta

Link directo:

RE: Encontraram o baralho de Carlota Joaquina!!!

#318570 | HRC1947 | 02 dez 2012 22:44 | Em resposta a: #318501

-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlota_Joaquina_de_Bourbon

HRC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen