Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#318622 | Gonçalo Frutuoso | 03 dez 2012 21:05

Boa noite,

Tendo em conta que retiraram da net os paroquiais da extinta freguesia da Pederneira da Nazaré, gostaria de saber se algum dos confrades tem dados sobre a família Almeida e Silva da vila da Pederneira da Nazaré da segunda metade do século XVIII.

Procura, nomeadamente, a ascendência de João de Almeida e Silva e de sua mulher Inácia Maria de São José, pais de António de Almeida e Silva, de Miguel de Almeida e Silva e de José de Almeida e Silva.

António de Almeida e Silva casou na freguesia de S. Nicolau de Lisboa com Catarina Maria de Jesus de Sousa Basto, em 01.01.1777, c.g;

e

Miguel de Almeida e Silva terá casado na freguesia do Santíssimo Sacramento da vila de Alcobaça, em data desconhecida, com Helena Inácia da Conceição. Foram pais de António de Almeida e Silva, Tenente de Artilharia, que nasceu na referida freguesia do Santíssimo Sacramento no ano de 1783.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#318632 | chartri | 04 dez 2012 01:04 | Em resposta a: #318622

Caro Gustavo Frutuoso de Almeida
Posso lhe indicar que no dia 24 de Fevereiro de 1811 na Igreja do Bom Sucesso das Freiras Irlandesas em Lisboa casou o sargento-mor [major] do Regimento do Real Wagon [dos transportes ingleses na guerra Peninsular] natural de Londres com Maria José de Sousa de Almeida e Silva, filha de Tomás de Almeida e Silva e de sua mulher Muicaela de Sousa Bolhões natural da cidade de Leiria.
Claro que o casamento foi feito em Lisboa pois Leiria estava ocupada pelas forças francesas e ela e seus pais deveriam ter-se refugiado por de traz das Linhas de Torres Vedras.

Talvez isto não ajude, mas dá-lhe mais uma informação.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#318659 | Gonçalo Frutuoso | 04 dez 2012 21:05 | Em resposta a: #318632

Caro Ricardo Charters d' Azevedo,

Agradeço a informação.

De facto, não sei se as pessoas que menciona estão relacionadas com estes Almeida e Silva, uma vez que tenho pouca informação sobre os antepassados do meu 6.º avô Miguel de Almeida e Silva.

De qualquer forma fica o registo.

O meu 5.º avô António de Almeida e Silva, filho do referido Miguel de Almeida e Silva, veio de Alcobaça para combater os franceses em Torres Vedras, onde foi Tenente de Artilharia, e por lá casou e deixou geração.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#326843 | A. Varela Remígio | 07 abr 2013 23:25 | Em resposta a: #318622

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida,

No livro "Nazareth: Pederneira, Sítio, Praia" de João Goodinho Granada, tem os assentos transcritos desta freguesia.

Entre vários assentos referentes a Almeidas e Silva, encontro o seguinte:

Concelho de Lisboa, Freguesia de São Julião, 6.4.1790

Teodora nascida a 21.3.1789 f.a de António de Almeida bapt. na freg. da Pederneira deste Patriarchado e de Catarina Maria de Jesus nat. de Santa Engracia desta cidade e mor.s na Rua Augusta n.p. de João de Almeida e Silva e de Ignacia Maria de sam Joseph bapt.s na dita freg. da Pederneira n.m. de Manoel de Sousa basto bapt. na freg. de S. Miguel da Cidade de Aveiro e de Joaquina Maria de Jesus bapt. na de Santo Estevão desta cidade p.p. Manoel de Sousa Basto mor. na freg. de S. Cristovão e do Rev.do Nicolau de Almeida e Silva Conego Prebendado na Sé de Elvas em fé do q. fiz este assento q. assignei o Prior Joaquim da Nobrega Cão e Aboim.



Concelho da Pederneira, Freguesia de Nossa Senhora das Areias

26.2.1741 Bapt. Jose f. do Alferes João de Almeida e Silva e de Ignacia de Sam Jose do Sitio.

21.4.1753 Bapt. Joaquim f. do Alferes João de Almeida e Silva e de Ignacia de Sam Jose do Sitio n.p. Manoel de Almeida de mayorga e...? Sousa do Sitio n.m. Domingos de Almeida e Isabel maria de Torres de Leiria.



Chamo a atenção para o facto de até ao século XX, a freguesia chamar-se Nossa Senhora das Areiras e o concelho da Pederneira, com um curto intervalo em que este concelho foi integrado no de Alcobaça.

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#326879 | Gonçalo Frutuoso | 08 abr 2013 16:35 | Em resposta a: #326843

Caro André Varela Remígio,

Antes de mais boa tarde.

Acabou por me dar parte da ascendência do meu 5.º avô António de Almeida e Silva, filho de Miguel de Almeida e Silva e neto do Alferes João de Almeida e Silva.

Desconhecia por completo a ascendência do Alferes João de Almeida e Silva e de Inácia Maria de São José. O facto dos paroquiais da Pederneira da Nazaré não estarem on line tem levado a que este ramo da minha família tenha ficado por estudar.

Em relação a António de Almeida e Silva, cc Catarina Maria de Jesus, tenho parte da sua descendência, mas só os filhos baptizados em S. Nicolau. A Teodora é mais uma descendente a acrescentar aos 6 filhos que já tinha registados.

Sabe-me dizer se o livro "Nazareth: Pederneira, Sítio, Praia" de João Goodinho Granada, está à venda?

Agradeço as informações prestadas.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#326899 | A. Varela Remígio | 08 abr 2013 20:09 | Em resposta a: #326879

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida,

Sim, o referido livro está à venda e não é caro, principalmente tendo em conta a informação que tem. Não sei de onde é, mas em Lisboa penso que está à venda na Ferin. A partir dele, poderá conseguir avançar muito.

Está interessado em que mais famílias nazarenas?

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#326902 | Gonçalo Frutuoso | 08 abr 2013 20:44 | Em resposta a: #326899

Caro André Varela Remígio,

Agradeço a informação. Eu sou de Torres Vedras, mas trabalho em Lisboa. Ainda esta semana vou ver se consigo encontrar o livro.

Nos meus costados nazarenos ainda tenho um Santos Lopes, n. no Sitio por volta de 1735 - 1740, filho de António Lopes e de Eugénia do Santo António. N.p de Jerónimo Lopes e de Teresa ? e n.m de Sebastião Cordeiro e de Maria Henriques.

Tem alguns dados sobre estes meus avoengos?

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#326915 | A. Varela Remígio | 09 abr 2013 00:49 | Em resposta a: #326902

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida,

Não, não encontro quaisquer referências a esses nomes e não me parecem corresponder a pessoas de famílias nazarenas. Possivelmente estariam apenas de passagem. De qualquer modo, aconselho o livro. Apesar de ter muita informação, está um pouco desorganizado o que requer uma leitura mais atenta.

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#326963 | Gonçalo Frutuoso | 09 abr 2013 18:27 | Em resposta a: #326915

Caro André Varela Remígio,

Na minha base de dados consta que António Lopes, n. no Sitio, casou a 10.01.1735 na Nazaré com Eugénia do Santo António, n. no Sitio. Ambos os nubentes foram baptizados na Pederneira da Nazaré.

Em relação ao livro que me aconselhou, foi hoje à Ferin e não têm, apesar de o já terem tido no passado.

Não sabe de outro local onde o possa adquirir?

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#326964 | A. Varela Remígio | 09 abr 2013 18:36 | Em resposta a: #326963

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida,

Não, no livro não aparece esse ou qualquer outro assento referindo essas pessoas. Penso que não estará completo.

Na Nazaré, o livro estará à venda. Se quiser, poderá escrever-me para o meu email pessoal: a.v.remigio @ sapo.pt

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#432885 | A. Varela Remígio | 16 abr 2021 01:14 | Em resposta a: #326964

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida,

Passados alguns anos, já cheguei aos seus Lopes que afinal também são meus. Também eu descendo de António Lopes e Eugénia do Santo António, mas pelo seu filho Miguel Lopes. A avó paterna chama-se Teresa Rodrigues.

Ainda não tenho dados mais recuados.

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

Pederneira da Nazaré, família Almeida e Silva

#436110 | Portellafr | 06 set 2021 22:14 | Em resposta a: #432885

Boa noite caro André,

peço desculpa pela demora na resposta à sua mensagem, mas só hoje é que me apercebi da notificação.

Portanto, ainda somos parentes.

Eu do António Lopes, apenas tenho o nome dos pais:
Jerónimo Lopes, natural de Pataias, fal. a 26.10.1729 no Sítio;
Teresa Rodrigues - sem mais dados;

Em relação à Eugénia de Santo António tenho os seguintes dados:
Filha de Sebastião Cordeiro Ferreira, natural da cidade de Leiria, fal. no Sítio em 2.2.1727, e de Maria Henriques, nat. do Sítio, onde casaram a 1.8.1700.

Sebastião Cordeiro Ferreira foi filho de João Cordeiro e de Joana Ferreira e Maria Henriques filha de Manuel Henriques "Derreado" e de Isabel Domingues.

Creio que o Manuel Henriques foi filho de outro Manuel Henriques e de Ana Fernandes, a Derreada, do Sítio da Nazaré.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
Gonçalo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen