Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#319892 | jjoliveira | 29 dez 2012 21:31

Gostava de saber informações sobre os antepassados de meu bisavô Manuel José de Magalhães Teixeira de Basto, nascido em 21.3.1833, na Casa de Alvações, Freguesia de Refojos de Basto, Concelho de Cabeceiras de Basto. Agradecia, pois, aquem possua essas informações o favor de me as enviar através deste Forum. Obrigado.

José Joaquim Mesquita Teixeira de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#319911 | MCNN | 30 dez 2012 06:55 | Em resposta a: #319892

Bom dia

No link que mais abaixo reproduzo poderá consultar o assento de baptismo de um Manuel baptizado em Refojos de Basto o qual, atendendo aos apelidos os pais e avós (o pai chamava-se Manuel José Teixeira, o avô paterno chamava-se Manuel António Teixeira e o avô materno chamava-se Manuel de Magalhães) e atendendo igualmente à data de nascimento (21/03/1833), corresponderá muito provavelmente ao baptismo o seu bisavô.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16373-28485-29?cc=1913410&wc=MMYP-7LW:n1868718382

De notar que o padrinho de baptismo foi um irmão do baptizado, de nome António Teixeira.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#319914 | maluaze | 30 dez 2012 11:04 | Em resposta a: #319911

Bom dia Sr. Mario.
Moro no Brasil e pesquiso a família de minha avó, que também era Teixeira, de Arco de Baúlhe, Cabeceira de Bastos.Seu nome era Rosa Teixeira, filha de Francisco Teixeira e Maria Rosa Teixeira.Nasceu em 1884.Nas suas pesquisas dos Teixeiras consta algo sobre eles?Seria de grande ajuda.Obrigada.
Maluaze.

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#319919 | MCNN | 30 dez 2012 13:44 | Em resposta a: #319914

Bom dia

Não tenho conhecimento algum sobre a sua avó e/ou a sua família, e infelizmente os baptismos de 1884 de Arco de Baúlhe ainda não foram disponibilizados para consulta pelos Mormons.

Após consulta ao site o Arquivo Distrital de Braga, conclui-se que o referido Arquivo tem à sua guarda o livro de baptismos de 1884 de Arco de Baúlhe.

Assim, e a menos que encontre alguém que possa ir ao Arquivo consultar presencialmente esse livro (eu não me ofereço pois resido em Lisboa), pode optar por contactar o Arquivo Distrital de Braga. Mais abaixo está um link com uma página que lhe explica o que fazer. Preencha a requisição, digitalize-a e faça o seu envio para o mail que é indicado. Aconselho-a a pedir uma cópia simples, que para os efeitos que pretende deve servir, em vez de pedir uma certidão que é muitíssimo mais cara e não contém mais informação do que a cópia.

http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabid=10&pageid=36&lang=pt-PT

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#319920 | maluaze | 30 dez 2012 14:22 | Em resposta a: #319919

Muitíssimo obrigada.Vou fazer o que me indica!
Bom 2013!
Malu.

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#319926 | MCNN | 30 dez 2012 16:57 | Em resposta a: #319920

Boa tarde Malu

Queria apenas referir-lhe mais um aspecto.

Não sei como é que chegou à conclusão de que a sua avó nasceu em 1884. Não sei se foi por se tratar de um dado que era conhecido na família, ou se chegou ao ano de 1884 por simples cálculo através da idade com que a sua avó faleceu e o ano em que faleceu (atenção, se foi este último caso, ela terá nascido em 1884 ou em 1883). E, caso ela tenha nascido no final de 1884, pode ter sido baptizada só em 1885.

De qualquer forma, o que eu queria alertá-la é para o facto de, com bastante frequência, os nossos antepassados não nascerem no ano em que julgávamos que tinham nascido ou que um simples cálculo nos apontava como o ano do seu nascimento. As razões serão diversas para essas discrepâncias acontecerem tantas vezes, mas a verdade é que acontecem.

Claro está que não quero com isto dizer que se vá passar o mesmo com a sua avó. O mais provável é ela ter mesmo nascido em 1884 ou 1883.

Mas, se por acaso no Arquivo Distrital não encontrarem o baptismo da sua avó, lembre-se que o ano pode estar errado, e ela pode ser mais velha (ou mais nova) do que aquilo que julga que ela era.

Boa sorte e desejo-lhe também um excelente 2013.

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#319932 | maluaze | 30 dez 2012 18:59 | Em resposta a: #319926

Obrigada mais uma vez, mas o ano me foi passadopor parentes.Vou pesquisar os anos próximos, como você sugeriu.
Um abraço.
Malu.

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#320004 | jjoliveira | 01 jan 2013 22:02 | Em resposta a: #319911

Sr. Mário César Navarro

Agradeço a informação prestada. De facto, trata-se do assento de nascimento do meu bisavô. Vou ver se, a partir dos nomes do pai e dos avós, consigo chegar mais longe na "descoberta" da família.

Cumprimentos

José Teixeira de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#337461 | janpsil | 30 out 2013 23:51 | Em resposta a: #319892

Sou Filho do actual dono da Casa de Alvações e Trineto de Manuel José Teixeira Bastos seu bisavô e terei muito gosto em ajudá-lo a conhecer mais elementos desta família que ainda habita a casa de Alvações que a viu nascer. Trabalho no Porto (sou Engenheiro) e tenho lá residência (Aldoar). Fico a aguardar o seu contacto. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#337468 | jjoliveira | 31 out 2013 00:12 | Em resposta a: #337461

Caro "Primo", também sou residente no Porto e nascido e criado nesta maravilhosa Cidade. O meu nome é José Joaquim Mesquita Teixeira de Oliveira e o contacto pode ser feito pelo tlm 917508144 ou pelo correio electrónico: josejoliveira@hotmail.com. Fico a aguardar o seu contacto. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#350781 | maria engracia | 01 out 2014 17:43 | Em resposta a: #319892

Caros amigos.
Pesquiso meu trisavo Domingos Teixeira Basto , vieram com ele para o Brasil mais tres irmão Manoel Teixeira Basto , Francisco Teixeira Basto, e Jose Antonio Teixeira Basto este ainda criança.
A familia conta que eram de Cabeceira de Basto em 1862 Domingos batizou o primeiro filho ja aqui no Brasil/ em Recife Pernambuco.
Gostaria muito de encontrar a familia ai , ja tenho todos os seus descendentes pesquisados aqui no Brasil .
Com com a colaboração de todos ..
Mara Engrácia Basto

Resposta

Link directo:

Família Teixeira da Casa de Alvações em Cabeceiras de Basto

#377849 | AAF | 17 fev 2017 19:33 | Em resposta a: #337461

Também descendo da família Teixeira de Alvações, embora de gerações mais recuadas. Não terá, por acaso, uma foto da "Casa de Alvações" que possa ilustrar o ramo "Teixeira" dum livro de família que estou a concluir?
Grato.
António Franco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 03:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen