Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Património

Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#319989 | Manuel Cunha | 01 jan 2013 14:05

Caros Confrades

Gostaria de saber a origem, quer do brasão, quer da casa, da Quinta da Póvoa e respectiva casa Cor de Rosa, que atualmente serve e apoia a Faculdade de Arquitectura do Porto.
Sei, que o seu brasão representa um escudo de fantasia, esquartelado, com os seguintes apelidos: I- Teixeira; II - Coelho; III - Pinto; e IV - Pereira. o seu timbre é do I e contém elmo de frente.
Até á data não consegui obter qualquer informação dessa familia e/ou casa.
Agradecia apoio na obtenção de dados que me permita acrescentar mais alguma informação sobre este património.
Grato

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#320059 | abribas | 02 jan 2013 23:02 | Em resposta a: #319989

Caro MCunha
O que encontrei foi o seguinte http://sigarra.up.pt/reitoria/pt/publs_pesquisa.show_publ_file?pct_gdoc_id=44298 , quanto à FAUP.
A mim interessa-me saber mais sobre a Quinta da Esperança que confrontava a poente com os terrenos da atual Faculdade de Arquitetura, Quinta de Golgotá, que desconhecia se chamar também Quinta da Povoa, eventual referencia à Povoa de Vilar.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#320113 | Manuel Cunha | 03 jan 2013 21:55 | Em resposta a: #320059

caro António

De facto esse documento também foi o unico que encontrei. Mesmo no livro O Índice Geral d' O Tripeiro (1908 a 2006) nada menciona sobre esta quinta e por isso gostaria de obter mais informação sobre nomes de familia ou das mercês referentes ao brasão lá existente no portão de entrada.
Sobre a Quinta a que se refere também não existem referencias nessa obra d'O Tripeiro e da qual também nunca ouvi ou li.
Grato pela sugestão

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#320314 | MFerros | 07 jan 2013 21:34 | Em resposta a: #320113

Caro confrade,
segundo Armando de Mattos, no seu "As Pedras de Armas do Porto", Porto, Publicações da Câmara Municipal do Porto, 1953, podemos encontrar este brasão da Rua de Entre-Campos, nº 27 repetido no jazigo da família Teixeira Coelho, no cemitério de Agramonte.
Pode ser que lá encontre mais alguma informação.
Sem outro assunto, e com os votos de um bom 2013 para si todos os confrades, os melhores cumprimentos,

Manuel Ferros.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#320368 | Manuel Cunha | 08 jan 2013 19:09 | Em resposta a: #320314

caro Manuel Ferros

Agradeço o seu cuidado e no documento que refere. De facto os unicos dados que tenho foram obtidos nessa obra (adquiri-a), bem como da obra notável que é "Portas e Casas Brasonadas do porto e seu termo" da Gouveia Portuense.
Em ambas poucas referencias fazem sobre a familia e respetiva casa.
O motivo que me prende é que me encontro a elaborar um livro sobre todos os brasões de familia que existem na cidade do Porto, incluindo os tumulares e os desaparecidos ou recolhidos em espaços museulógicos/igrajas e pretendo incluir uma breve referencia sobre a familia e casa que envolve cada um do brasão.
Neste caso e ainda em outros nada tenho sobre eles a não ser a descrição heráldica obtida nessas obras.
Assim, insisto a todos os confrades e confreiras que me possam dar mais alguma informação sobre este brasão e quinta.
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#321333 | Manuel Cunha | 19 jan 2013 14:50 | Em resposta a: #320368

Renovo pedido.
Lamentavelmente há poca informação sobre esta quinta que actualmente faz parte integrante da Fac. de Arquitectura do Porto.

Obrigado
MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#321334 | coimbra | 19 jan 2013 15:20 | Em resposta a: #321333

Confrade Manuel Cunha
Parece que nos anos sessenta vivia aí um dos Caria.Se é a mesma casa (Gólgata) deve tratar-se do 5º conde de Caria, casado com uma inglesa (consta no Geneall) que viveram no Porto.
Esta informação foi-me dada por um amigo.
Cumprimentos
Carlos Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#321420 | Manuel Cunha | 19 jan 2013 17:42 | Em resposta a: #321334

caro Coimbra

É mais uma dica que me dá e que lhe agradeço.
Vou explorar esse caminho.
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#321427 | valboa | 19 jan 2013 18:24 | Em resposta a: #321420

Caro M Cunha

Na casa que hoje é a Faculdade de Arquitectura do Porto na Rua de Golgota, viveu desde os anos sessenta e até ao principio dos anos oitenta o Drª Bernardo Lancastre Mendes de Almeida ( Conde de Caria )
A casa era pertença da Sociedade Comercial C. Santos ( Mercedes Benz ) ou da holding EMINCO, e foi vendida nessa altura aos actuais proprietários ( julgo que o Estado ).

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#321429 | Manuel Cunha | 19 jan 2013 19:27 | Em resposta a: #321427

Caro Jorge Albuquerque

Agradeço-lhe a sua colaboração pelos dados fornecidos, contudo sobre a origem da casa e família inicial (do brasão) nada se sabe.
Caso obtenha mais informação ficar-lhei-ei grato.
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#321458 | valboa | 20 jan 2013 09:59 | Em resposta a: #321429

Caro MCunha

Julgo que o modo mais rápido de ver o que deseja será consultar os Registo de Propiedade na Conservatória ou os mais antigos que o levarão seguramente ao Arquivo Distrital do Porto.
Aí consta de carteza tudo desde o primeiro proprietário até aos dias de hoje.

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#321474 | Manuel Cunha | 20 jan 2013 15:53 | Em resposta a: #321458

caro Jorge Albuquerque

Muito obrigado. Irei brevemente ao Arquivo e lá analisarei essas minhas duvidas.
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#334679 | Manuel Cunha | 01 set 2013 17:10 | Em resposta a: #321474

caros Confrades,

Venho renovar o pedido sobre a quinta e brasão, embora não tivesse possibilidade de me deslocar ao arquivo distrital do Porto a saber a sua titularidade.
Contudo, hoje, no Jornal de Noticias e na crónica de Germano Silva, faz referência a uma quinta do Bonjardim, pertencente a Gonçalo Cristóvão que terá dado parte dessa quinta para abertura de arruamentos, nesta cidade.
Ao verificar o seu nome completo, Gonçalo Cristóvão Teixeira Coelho de Melo Pinto de Mesquita, me ocorreu a possibilidade de existir alguma ligação a esta casa e respectivo brasão.
Pois conforme se pode verificar os I, II e II quadrantes de Teixeira, Coelho e Pinto se equiparam, sendo apenas diferente do IV - Pereira e que num outro forum mencionam esse apelido como pertencente a sua avó materna.
Questiono a possibilidade de alguma correlação dos mesmos. Fica a minha duvida, mais uma vez.
Agradeço a vossa atenção

grato

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#340828 | Manuel Cunha | 12 jan 2014 14:42 | Em resposta a: #334679

caros Confrades

Renovo pedido de mais informação sobre esta casa e respectivo brasão.
Obrigado
MCunha

Resposta

Link directo:

Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#419253 | Rui Osorio | 08 nov 2019 17:01 | Em resposta a: #319989

Caro Senhor
A quinta da Póvoa teve como seu ultimo proprietário Eydio Teixeira Duarte Coelho Pinto Pereira, meu bisavô, que foi casado com Leonor Freitas Velloso. Seu filho, meu avô, que também teve o nome de seu Avô, chamava-se Januário Teixeira Duarte e foi casado, em com Laura Ortigão Miranda. Desse casamento nasceram duas filha; Leonor Ortigão Miranda Teixeira Duarte Osório casada com Alberto Almeida Marques Osório, coronel de artilharia - minha Mãe e Teresa Ortigão Miranda Teixeira Duarte Espregueira Mendes casada com João Espregueira Mendes médico ortopedista da cidade do Porto.
O brasão de família que se encontra no actual portal da casa e igual ao que se encontra no jazigo de família do cemitério de Agramonte. O anel de brasão que tem sido transmitido nas diversas gerações está agora legitimamente na minha posse. e terá continuidade no meu filho Tiago Duarte Rocha Leite Ortigão Osório

Resposta

Link directo:

Quinta da Póvoa ou casa Cor de Rosa - Porto

#451022 | Miguel Costa Padrão | 15 nov 2023 22:51 | Em resposta a: #419253

Januário Teixeira Duarte casou com Laura de Ortigão Miranda a dez de Novembro de 1902 na Igreja Paroquial do Salvador de Moreira (Igreja ou Mosteiro de Moreira), na freguesia de Moreira da Maia, Concelho da Maia.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 02:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen