Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de Freixial do Campo (Castelo Branco), 1745

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de Freixial do Campo (Castelo Branco), 1745

#319997 | hmartins | 01 jan 2013 18:32

Venho solicitar ajuda aos caríssimos confrades para completar a leitura que fis ao assento abaixo.

http://foxcontents.no.sapo.pt/39.jpg

Julgo ter conseguido interpretar o seguinte:


"Aos vinte e tres dias do mes de Maio da era de mil e septe sentos e quarenta e sinco annos em presensa de mim o P.e Manoel Glz Moreno cura nesta freguezia e das testemunhas abaxo nomeadas e asignadas em face da igreja selebraram o Sacramento do Matrimonio conforme manda o Sagrado Concilio Tridentino e Constituiçam deste bispado Manoel Fernandes Marcelino natural do monte do Tripeiro freguesia da vila de Sam Vicente da Beira filho de M.el Fernandes Marcelino e de sua mulher Maria Martins nacturais do mesmo monte do Tripeiro e Izabel Lourensa solteira filha de Manoel Martins Boreguo e de sua mulher Maria Lourensa todos moradores no monte do Barbaido desta freguezia de Freixial do Campo Bispado da Guarda, e elles contraentes foram despensados em o (primeiro grao de publica onestidade ?) cuja sentensa fica (.....) foram denunciadas em tres dias festivos (nesta Sanct.ª misa ?) (.....) e por ser verdade o selebraram o Santo Sacramento do Matrimonio em minha presensa e das testemunhas abaixo nomeadas fis este termo que asignei com os testemunhas. Freixial do Campo. Testemunhas Dominguos Vas de Cham da Vam e Manoel Frz do Cham da Vam q asignaram aqui comiguo dia mes hera ut supra.
O P.e Cura Manoel Glz Moreno
Da testemunha Dominguos + Vas, do Tripeiro
Da testemunha M.el + Frz, do C[h]am da Vam"


Obrigado antecipado pela ajuda. E um bom ano para todos.
HM

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de Freixial do Campo (Castelo Branco), 1745

#320041 | Lourval | 02 jan 2013 19:19 | Em resposta a: #319997

Caro H.Martins,

....cuja sentença fica "em meu poder" ......

Você está com os microfilmes de Freixial do Campo?

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de Freixial do Campo (Castelo Branco), 1745

#320042 | Lourval | 02 jan 2013 19:25 | Em resposta a: #319997

A proposito, sei que os pais de Manuel Fernandes Marcelino (o velho) são Pedro Fernandes e Maria Gonçalves Marcelino, ambos de Almaceda, e que os pais da esposa dele, Maria Martins, são Manuel Fernandes Gordo e Isabel Martins, ambos de São Vicente da Beira, ele do lugar do Mourelo e ela do lugar do Tripeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de Freixial do Campo (Castelo Branco), 1745

#320108 | hmartins | 03 jan 2013 21:16 | Em resposta a: #320041

Caro Lourval,

Obrigado pela ajuda.

Consegue decifrar mais alguma coisa do que me ainda falta no texto? E as questões que coloquei com parêntesis, lê o mesmo que eu? Onde eu li "primeiro grao de publica onestidade", o que significa esta frase?

Relativamente aos microfilmes, eu apenas os pesquisei 1x, faz agora cerca de 3 meses, no Arquivo Distrital de Lisboa, à procura deste preciso casamento. A imagem que apresentei é já uma digitalização que fiz da fotocópia que trouxe do Arquivo.

Sem mais,
HM

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de Freixial do Campo (Castelo Branco), 1745

#320336 | hmartins | 08 jan 2013 10:46 | Em resposta a: #319997

Bom dia.

Alguém consegue decifrar mais alguma coisa do que me ainda falta interrpretar neste assento?

E onde eu li "primeiro grao de publica onestidade", o que significa esta frase?

Obrigado pela ajuda que possam dar.
HM

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de Freixial do Campo (Castelo Branco), 1745

#320337 | hmartins | 08 jan 2013 10:55 | Em resposta a: #319997

Eu tenho uma definição que diz:

"Pública honestidade: existe impedimento em linha reta no primeiro grau entre um homem com qualquer das filhas de sua concubina, com quem vivia amasiado publicamente e vice-versa, entre uma mulher e os filhos do amante corresponde à afinidade ilegítima)"

Percebi bem? Isto significa isto que o noivo era amante da mãe da noiva?

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de Freixial do Campo (Castelo Branco), 1745

#320569 | hmartins | 11 jan 2013 20:22 | Em resposta a: #319997

Venho reiterar a pergunta que fiz relativa ao seguinte assento:

http://foxcontents.no.sapo.pt/39.jpg

Onde se lê "primeiro grao de publica onestidade", o que significa esta frase?

Eu encontrei uma definição que diz:

"Pública honestidade: existe impedimento em linha reta no primeiro grau entre um homem com qualquer das filhas de sua concubina, com quem vivia amasiado publicamente e vice-versa, entre uma mulher e os filhos do amante corresponde à afinidade ilegítima)"

Percebi bem? Isto significa isto que o noivo era amante da mãe da noiva?

Obrigado pela ajuda que possam dar sobre este tema.
HM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 03:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen