cidadania portuguesa e localização de documentos

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

cidadania portuguesa e localização de documentos

#321239 | ivanilda ferraz | 17 jan 2013 23:28

Prezados,
Estou em busca da certidão de nascimento de minha avó, e junto ao cartório brasileiro onde ela se casou me informaram que nenhum documento instruiu o processo de casamento, sendo que as únicas referencias constantes do livro são o ano de nascimento e o local de batismo.
Contudo, como o documento tem mais de 100 anos não é possível compreender a grafia das palavras, sendo que a cartorária me informou que o local de batismo tem como nome algo parecido com Lealdade Mulido de Reim, e o ano de nascimento é 1886.
Será que algum de vocês conhece alguma localidade em Portugal cujo nome se pareça com Lealdade Mulido de Reim? Ou alguma Paróquia cuja grafia lembre lealdade mulido de reim, ou me ajudaria a compreender esses termos e chegar a algum lugar?
Conto com vossas preciosas colaborações e desde já agradeço.
Saudações,
Ivanilda

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#321244 | HRC1947 | 18 jan 2013 00:21 | Em resposta a: #321239

Cara Confreira;

Indique o nome da sua avó, nome dos Pais, data nascimento,
quando foi para o Brasil.... Conte tudo o que sabe. mesmo
que julgue não ter importância.
Entretanto a indicação de:--[ Lealdade Mulido de Reim ],
em principio até parece alguma localidade de Espanha,ou
determinada frase em Português arcaico.... Lealdade ao Rei
etc...http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/RevMunicipal/N85/N85_master/N85.pdf
Bom, ficamos à espera da sua mensagem.
Cumprimentos
HRC
.

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#321260 | hpinto | 18 jan 2013 08:36 | Em resposta a: #321239

Cara Ivanilda:
Tem fotocópia desse documento? Se sim, faça um "scan", coloque-o na internet e ponha aqui o "link". Será mais fácil decifrar o que diz o documento.
Helena.

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#321272 | HRC1947 | 18 jan 2013 13:38 | Em resposta a: #321260

--
http://www.geneall.net/P/forum.php?search=%3A+ivanilda+ferraz&tema=0&pesq_por=uid
--
HRC

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#321280 | HRC1947 | 18 jan 2013 14:38 | Em resposta a: #321272

Cara Confreira;

....Pelo sim, pelo não... dê uma vista de olhos a este tópico, [frases chamam atenção..]
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=321274

[ "Descendentes dos Lordelos e Monterrosos de Vila Boa do Bispo, em Rosém, no início do séc. XVII
Autor: joham_mac [responder para o fórum]
Tendo em conta que o conteúdo do tópico “Descendentes dos Lordelos e Monterrosos, em Rosém, no início do séc. XVII” "]
Cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#321296 | HRC1947 | 18 jan 2013 20:14 | Em resposta a: #321280

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos 18-01-2013, 20:07
Autor: ivanilda ferraz [responder para o fórum] Prezados Confrades,

Agradeço a atenção de todos que estão me ajudando neste processo de busca, e gostaria de dizer que cada sugestão dos senhores é mais um degrau no caminho, pelo que agradeço a colaboração de todos.

Eu solicitei todos os documentos de minha avó, como certidão de casamento e óbito, de minha mãe, nascimento e casamento, porém os documentos ainda não me foram entregues, porque dependiam de ordem judicial para serem liberados. As informações que obtive foram através de telefone, pela cartorária.

Como disse anteriormente foi localizado o nome do local de batismo de minha avó, algo como "LEALDADE MULIDO DE REIM", razão pela qual pedi ajuda dos senhores para decifrar tal enigma.

Mas creio que achei uma pista, depois de muito estudar a história de Portugal, e gostaria de saber se estou certa.

Acredito que "MULIDO" seja o mesmo que MOLEDO, ou seja, o sotaque português fez com que o cartorário brasileiro entendesse "MULIDO".

Então, a partir desta suposição, creio que minha avó tenha sido batizada na Freguesia de Moledo, Concelho de Caminha, em 1886, embora ela dissesse ter vindo da região de Trás os Montes, razão pela qual ainda falta compreender muita coisa.

Os documentos localizados me serão entregues na próxima semana, inclusive cópia do documento que se refere ao local de batismo, cuja grafia encontra-se como 'LEALDADE MULIDO DE REIM', a qual terá que ser decifrada, vez que foi escrita conforme entendida pelo cartorário, mas não corresponde à realidade, mas então já terei mais dados para fornecer.
Por hora, sou muita grata à colaboração de todos.
Saudações,
Ivanilda
---

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#321617 | HRC1947 | 21 jan 2013 16:32 | Em resposta a: #321296

--

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#321811 | HRC1947 | 23 jan 2013 23:47 | Em resposta a: #321617

.

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#321840 | Sandra Floriano | 24 jan 2013 16:05 | Em resposta a: #321811

Boa tarde, preciso localizar dados do meu bisavó de nome Joaquim de Brito teixeira foi manjor no exercito portugues nos anos 1880 veio para Angola .

Solicito a vossa ajuda para obter mas dados

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#321841 | HRC1947 | 24 jan 2013 16:12 | Em resposta a: #321840

Cara Sandra;
-----
Seu bisavô:
Joaquim de Brito Teixeira
Posto: Major exército português
1880: Foi para Angola
-----
Pretende ajuda ; para obter dados?
... Possivelmente não irá aparecer nada, em
virtude de vc. não fornecer elementos suficientes.
atentamente
HRC
.

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#322071 | ivanilda ferraz | 29 jan 2013 01:11 | Em resposta a: #321841

Prezados Confrades,

Preciso de ajuda para localizar a certidão de batismo de minha avó MARIA ADELAIDE TEIXEIRA, nascida no ano de 1886, e batizada em Caldas de Moledo, Freguesia de Fontelas, Conselho de Peso da Régua, Distrito de Vila Real, na Província de Trás os Montes.

Já tentei fazer a pesquisa junto ao Arquivo Distrital de Vila Real, considerando que a Certidão tem mais de 100 anos, mas não sei como navegar no site.

Peço que me ajudem a localizar a certidão e que me orientem como devo proceder para solicitar a mesma.

Agradeço a atenção.

Ivanilda

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#322089 | cardosodoamaral | 29 jan 2013 16:40 | Em resposta a: #322071

Cara confreira Ivanilda

Neste link aparece-lhe todas as paróquias do Distrito de Vila real http://www.advrl.org.pt/documentacao/pesquisa_navv2.html

De seguida terá que procurar a paróquia de Fontelas e achar o que pretende.

É fácil navegar no Arquivo Distrital de Vila Real e como é óbvio uma boa dose de paciência.

Espero ter ajudado

Cordiais cumprimentos e disponha

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#322092 | roz | 29 jan 2013 18:57 | Em resposta a: #322071

Cara Ivanilda

Primeiro necessita de fazer download do sistema Java, se 'e que nao o tem no seu computador. Sem isso nao pode ver os documentos.
Depois quando abrir o link que o outro confrade lhe deu clique no quadrado amarelo ao lado de "paroquiais" e na pagina que abrir procure Fontelas (NAO estao por ordem alfabetica!!) e clique sempre no quadrado amarelo ao lado. Clique entao em baptismos (ou o que quiser ver) e aparece uma lista grande de "livros de baptismo" de varios anos. Aqui ja tem de clicar em cima das palavras e nao no quadrado branco ao lado, no ano que quiser procurar. Aparece outra pagina onde ao meio tem escrito "Codigo de referencia" e por baixo uma serie de letras e numeros e mesmo ao lado dois simbolos (uns quadradinhos). Clique no que fica mais 'a direita e entao aparece o livro! 'E so ir clicando para passar as folhas.

Boa sorte!
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: cidadania portuguesa e localização de documentos

#322093 | MCNN | 29 jan 2013 19:11 | Em resposta a: #322071

Boa noite Ivanilda


Infelizmente os baptismos de 1886 da paróquia de Fontelas ainda não estão disponíveis para consulta online.

O melhor será pois contactar directamente o Arquivo Distrital de Vila Real e pedir-lhes uma cópia do assento.

Forneça-lhes a informação de que dispõe (nome da sua avó, nome dos pais dela, ano de nascimento, paróquia em que nasceu, etc).

O mail do Arquivo Distrital é o seguinte:

correio@advrl.org.pt

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen