Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de casamento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de casamento

#321688 | hmartins | 22 jan 2013 13:47

Boa tarde.

Este tópico constitui a reposição de uma questão/tópico meu que desapareceu recentemente devido aos problemas que têm ocorrido neste fórum.

Assim, solicito nova ajuda para interpretar o pouco que me resta interpretar deste assento curioso. O que falta está indicado com (..........).

http://foxcontents.no.sapo.pt/39.jpg

Aos vinte e tres dias do mes de Maio da era de mil e septe sentos e quarenta e sinco annos em presensa de mim o P.e Manoel Glz Moreno cura nesta freguezia e das testemunhas abaxo nomeadas e asignadas em face da igreja selebraram o Sacramento do Matrimonio conforme manda o Sagrado Concilio Tridentino e Constituiçam deste bispado Manoel Fernandes Marcelino natural do monte do Tripeiro freguesia da vila de Sam Vicente da Beira filho de M.el Fernandes Marcelino e de sua mulher Maria Martins nacturais do mesmo monte do Tripeiro e Izabel Lourensa solteira filha de Manoel Martins Boreguo e de sua mulher Maria Lourensa todos moradores no monte do Barbaido desta freguezia de Freixial do Campo Bispado da Guarda, e elles contraentes foram despensados em o primeiro grao de publica onestidade cuja sentensa fica em meu poder, foram denunciados em tres dias festivos (..........) da misa conventual que dice a meos freguezes (..........) impedimento algum (..........) e por ser verdade o selebraram o Santo Sacramento do Matrimonio em minha presensa e das testemunhas abaixo nomeadas fis este termo que asignei com os testemunhas. Freixial do Campo. Testemunhas Dominguos Vas de Cham da Vam e Manoel Frz do Cham da Vam q asignaram aqui comiguo dia mes hera ut supra.
O P.e Cura Manoel Glz Moreno
Da testemunha Dominguos + Vas, do Tripeiro
Da testemunha M.el + Frz, do C[h]am da Vam

Obrigado a todos que possam ajudar.
HM

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de casamento

#323265 | hmartins | 16 fev 2013 15:33 | Em resposta a: #321688

Boa tarde,

venho renovar este pedido, solicitando ajuda não só na conclusão da leitura do assento como também ajuda para entender correctamente a definição de "primeiro grao de publica onestidade" e ajuda para o sobrenome / alcunha "Boreguo".

Eu encontrei faz algum tempo uma definição que diz:

"Pública honestidade: existe impedimento em linha reta no primeiro grau entre um homem com qualquer das filhas de sua concubina, com quem vivia amasiado publicamente e vice-versa, entre uma mulher e os filhos do amante corresponde à afinidade ilegítima)"

Mas não a entendo. Isto significa isto que o noivo era amante da mãe da noiva?

Relativamente ao sobrenome/alcunha "Boreguo", terá origens em borregã, ou algo que indicie a ilegitimidade do seu nascimento?

Obrigado a todos pelas ajudas que (mais uma vez) possam prestar,
HM

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de casamento

#323279 | MJNFVC | 16 fev 2013 18:42 | Em resposta a: #321688

Com cumprimentos, eis o que apurei:

tres dias festivos a estaçam da misa conventual que dice a meos freguezes e não me sahio impedimento algum nem eu o tenho

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda a completar a leitura de assento de casamento

#323280 | MJNFVC | 16 fev 2013 19:08 | Em resposta a: #323265

"Boreguo" é apenas uma grafia deturpada do apelido Borrego e, portanto, nada tem a ver com o termo barregã nem tem quaisquer conoctações pejorativas...

Impedimento de afinidade:
A afinidade é a relação existente entre um dos cônjuges e os consangüíneos do outro cônjuge. Este impedimento torna sempre inválido o casamento entre um dos dois e os ascendentes ou descendentes do outro. Quer dizer que um viúvo/uma viúva não pode casar validamente com sogro/sogra nem enteado/enteada.

Impedimento de pública honestidade:
É parecido com o impedimento de afinidade. Só que o impedimento de pública honestidade se dá quando os dois convivem sem ter casado (concubinato notório ou público) ou convivem dentro de um matrimónio inválido. Nesse caso, não pode haver casamento válido entre o homem ou a mulher e eventuais filhos ou pais do companheiro/da companheira.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 01:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen