Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#321986 | loms | 26 jan 2013 22:52

Caros Confrades

Ana Maria Alves (casada em Braga, Vila Nova de Famalicão, São Salvador de Joane 07.05.1785) com António José de Magalhães, Maria (nascida em Braga, Vila Nova de Famalicão, São Miguel de Seide 24.04.1762) e Mariana (nascida em Braga, Vila Nova de Famalicão, Santa Maria de Landim 22.09.1759 e falecida em Braga, Vila Nova de Famalicão, Santa Maria de Landim 29.01.1761), são primos e filhos respetivamente de Páscoa Alves Pinheiro, José Pinheiro Alves e Mariana Pinheiro, sendo estes últimos filhos de André Alves Correia e de Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

Sendo certo que André Alves Correia nasceu em Braga, Vila Nova de Famalicão, São Miguel de Ceide 06.10.1688
, mas que, de acordo com os assentos referidos no primeiro parágrafo, sua mulher Leonor é referida como natural de São Paio ou de São Miguel de Seide, gostaria de saber algum dos confrades tem algum dado ou acesso ao assento de casamento deste último casal e/ou ao assento de nascimento de Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

Com os meus melhores cumprimentos,
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322068 | vbriteiros | 28 jan 2013 23:59 | Em resposta a: #321986

Caro Luís Moura Serra ,
Poderá encontrar uma Francisca Josefa Pinheiro de Lacerda nascida a 29.11.1754 ( fls 75) na freg de Bairro de Vila Nova de Famalicão.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322073 | loms | 29 jan 2013 01:52 | Em resposta a: #322068

Caro Confrade

Vou seguir a dica. Obrigado

Cumprimentos,
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322270 | loms | 01 fev 2013 21:10 | Em resposta a: #322068

Meu caro Confrade

Após aturadas pesquisas e com a ajuda de um grande amigo, já se encontra esclarecida a questão acima através da Inquirição de genére de um neto do casal referenciado! Porque pode interessar a alguém deste grupo aqui vai. Pelo ano em que foi feito, teria obrigatoriamente (se o escrivão a tivesse localizado, claro) de ter uma certidão do casamento dos avós. E vendo o processo, lá se encontrou.
Assim, André e Leonor casaram em 16.7.1713 na vila de Barcelos (freguesia de Santa Maria Maior). No que respeita à noiva, era filha natural do Reverendo Luís Pinheiro de Lacerda e de Ana João, já defunta, da freguesia de São Julião de Calendário. Quanto ao noivo, os costados estão a ser construídos com naturalidade.

Cumprimentos,
LOMS

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322285 | vbriteiros | 02 fev 2013 13:06 | Em resposta a: #322270

Caro LOMS.
A minha Francisca era filha de Rodrigo Pinheiro de Lacerda, senhor da Quinta de Pousada na freguesia de Bairro, casado que foi com D. Josefa Rosa Pinto de Azevedo.
D. Francisca era neta paterna de Clemente Pinheiro, natural de Pouve e de sua mulher D. Isabel Micaela de Carvalho e neta materna do Reverendo Padre André Pinto de Azevedo, Prior da Paróquia de S. Miguel do Bairro e de sua manceba Luisa Mendes; ambos da freguesia de S. João das Caldas( lugar do Monte).
Ainda não tive oportunidade de verificar a ligação de Rodrigo Pinheiro de Lacerda com a família do camiliano Solar de Pouve ( edifício que ainda hoje se pode apreciar da via pública que o circunda).
É provável que o seu Luís tenha parentesco com este Rodrigo.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322288 | loms | 02 fev 2013 14:00 | Em resposta a: #322285

Meu caro Vasco Briteiros

Aqui no Genea consegue provar essa ligação: o seu Clemente era irmão da minha Leonor.
O Solar sim é muito giro, fui fotografa-lo ontem, apesar do temporal que caía lá em Pouve. Também visitei o lugar onde fica a Casa da Pousada, que está muito bem conservada.

Cumprimentos e até breve
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322304 | vbriteiros | 02 fev 2013 17:22 | Em resposta a: #322288

Caro Luís Moura Serra,
Obrigado pela sua resposta e mais ficaria se me pudesse facultar uma das fotos do Solar de Pouve e da Casa de Pousada para o meu mail - nome do utilizador seguido de arroba no servidor net cabo.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322305 | loms | 02 fev 2013 17:38 | Em resposta a: #322304

Caro Vasco Briteiros

Facultarei com toda a certeza as fotos do dia de ontem.
Durante a próxima semana irá te-las no email que facultou.

Cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322311 | vbriteiros | 02 fev 2013 18:50 | Em resposta a: #322305

Caro Luís Moura Serra,
Muito obrigado. Cá fico à espera.
O meu interesse na Francisca P.L. é facto de eu ter encontrado uma foto antiga que no verso tinha o nome de " D. Angélica Marcelina madrinha da Mª Augusta".
Como conhecia a Mª Augusta , procurei o assento de baptismo e apareceu o nome completo de D. Angélica que por sua vez me levou ao nome do marido, por sinal Manuel Clemente, que pelos vistos seria uma homenagem aos seus antepassados de Pouve.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322428 | loms | 04 fev 2013 23:31 | Em resposta a: #322311

Meu caro Vasco Briteiros

As fotos que tenho, de momento, disponíveis já foram enviadas.
Depois por email podemos explorar melhor as relações familiares.

Cumprimentos,
LMS

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322486 | vbriteiros | 05 fev 2013 22:40 | Em resposta a: #322428

Caro Luís Moura Serra.
Já vi as fotos, muito obrigado. Vou ver o que tenho sobre este tema e depois escrevo-lhe
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Pimenta Pinheiro de Lacerda.

#322489 | loms | 05 fev 2013 23:19 | Em resposta a: #322486

Meu caro Vasco Briteiros

Fico então a aguardar as novidades que tenha.

Cumprimentos,
LMS

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 19:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen