Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#322245 | JoaoLCruz | 01 fev 2013 15:44

Boas Tardes,

Escrevo dos Estados Unidos. Sou completamente ignorante sobre assuntos de genealogia. Procuro informação sobre o meu avô e ficarei muito agradecido a quem me possar ajudar, ou encaminhar na direcção correcta para iniciar uma pesquiza.

Aqui vai o que pouco sei acera do meu avô cujo nome deve têr sido Luis Cruz (não tenho certeza absoluta). Terá vivido em Carrazedo de Montenegro e recebia a visita, durante as férias, dos seus dois filhos Maria do Carmo (nascida em 1915) e João Carvalho Cruz (o meu pai, nascido em 1917), ambos nascidos na cidade de Lourenço Marques, Moçambique. A mãe (minha avó) era a Maria do Carmo Carvalho Mendes, com quem provávelmente nunca casou.

Possívelmente, o Luis Cruz estava em Moçambique em serviço militar entre 1914 e 1918. Nada mais sei acerca do meu avô; ambos os seus filhos já faleceram.

Serão estes dados suficientes para lançar uma pesquiza? Muito obrigado pela atenção - João Luiz Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#322249 | HRC1947 | 01 fev 2013 16:10 | Em resposta a: #322245

Caro Confrade;
indique se o seu pai viveu algum tempo em Portugal
Se viveu indique p. favor nome completo, data de
nasctº- Freguesia, [localidade ] nome completo dos
pais dele { seus avós }.
Deve informar detalhadamente os locais onde o seu
Pai viveu.
Deve informar também em pormenor o restante que
sabe sobre o seu avô.
" O Confrade é, nesta altura os nossos olhos" ....
Ficamos a aguardar
Cumprimentos
HRC
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#322250 | JoaoLCruz | 01 fev 2013 16:26 | Em resposta a: #322249

Caro/a HRC,

Tenho muito pouca informação para satisfazer as sus perguntas.

O meu pai (João Carvalho Cruz), aínda pequeno foi matriculado no Instituto dos Pupilos do Exército, mas não sei em que cidade, durante quanto tempo, e em que ano/s, mas sei que não acabou o curso. Não sei onde viveu, se é que viveu algum tempo em Portugal enquanto não estave nos Pupilos.

O mesmo se passou com a sua irmã (minha tia) Maria do Carmo. Esta esteve a estudar em Odivelas.

Local de nascimento do meu pai foi Lourenço Marques, Moçambique. Data: 18 de Maio de 1917. A Conservatória de Registos em Lourenço Marques (hoje Maputo) sofreu um incêndio que destruíu muitos documentos antigos, entre eles aqueles que se referem à data de nascimento do meu pai. Portanto, no me é possível obter cópia do seu certificado de nascimento.

Infelizmente, nada mais tenho para oferecer. Muito obrigado pelo seu interesse e por têr respondido tão rápidamente.

JoãoLCruz

Resposta

Link directo:

Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#322257 | JoaoLCruz | 01 fev 2013 18:11 | Em resposta a: #322249

Os dados que tenho acerca do meu pai:

Nome Completo: João Carvalho Cruz
Nascido em: Lourenço Marques (hoje Maputo) Moçambique
Data de Nascimento: 18 de Maio de 1917
Faleceu em: Port Shepstone, Natal (South Africa)
Data de Falecimento: 23 de Março 1993

Nasa sei de concreto acerca do meu avô Kuis Cruz

Resposta

Link directo:

Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#322326 | JoaoLCruz | 03 fev 2013 00:37 | Em resposta a: #322257

A informação que procuro é acera do meu avô:

Nome: Luis Cruz
Residente em: Carrazedo de Montenegro
Era: Entre 1885 e 1942
Serviço Militar em Moçambique entre 1914 e 1919

Resposta

Link directo:

Renovo o Pedido: Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#322816 | JoaoLCruz | 10 fev 2013 19:36 | Em resposta a: #322326

Agradecerei muito a quem podér fornecer informação acerca do meu avô:

Nome: Luis Cruz
Residencia: Carrazedo de Montenegro
Nascido: 1885 (estimativa)
Faleceu: 1950 (estimativa)
Parceira: Maria do Carmo Carvalho Mendes (viúva)
Descendencia:
Maria do Marco Carvalho Cruz (nasceu em 1915 em Lourenço Marques, Moçambique)
João Carvalho Cruz (nasceu em 1917 em Lourenço Marques, Moçambique)

Possívelmente o meu avô terá casado subsequentemente com uma outra senhaora cujo nome desconheço.

Muito obrigado - João Cruz

Resposta

Link directo:

Renovo o Pedido: Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#323643 | JoaoLCruz | 21 fev 2013 16:42 | Em resposta a: #322816

Agradecerei muito a quem podér fornecer informação acerca do meu avô:

Nome: Luis Cruz
Residencia: Carrazedo de Montenegro
Nascido: 1885 (estimativa)
Faleceu: 1950 (estimativa)
Parceira: Maria do Carmo Carvalho Mendes (viúva)
Descendencia:
Maria do Marco Carvalho Cruz (nasceu em 1915 em Lourenço Marques, Moçambique)
João Carvalho Cruz (nasceu em 1917 em Lourenço Marques, Moçambique)

Possívelmente o meu avô terá casado subsequentemente com uma outra senhaora cujo nome desconheço.

Muito obrigado - João Cruz

Resposta

Link directo:

Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#324108 | JoaoLCruz | 26 fev 2013 13:25 | Em resposta a: #323643

Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro 23-02-2013, 11:35
Autor: MariaDavid [responder para o fórum]
Bom dia, João Cruz

Gostava muito de o poder ajudar, mas a escassez dos dados que apresenta dificulta-me qualquer tentativa. Para além de tudo o que já sabe, por ter lido aqui no forun, tem em seu poder a sua certidão de nascimento? Em caso afirmativo, se não quiser partilhar as informações da mesma aqui no forun, transcreva-me, por favor, tudo o que vem lá escrito, se há averbamentos ou não e mande-me para dsatreel seguido do sinal de arroba gmail ponto com.

Tentarei analisar tudo e responder-lhe de forma mais eficaz.

Sobre o link que lhe indicaram de Carrazedo de Montenegro, eu própria tentarei abrir e pesquisar, mas só depois de ver o que está escrito na sua certidão. O meu tempo é escasso e por muita boa vontade que tenha em o ajudar, não me é possível andar sem norte em busca de nem eu sei quem, entende? As certidões de nascimento trazem muita informação, a questão é saber "ver" o que está lá escrito.

Sobre arquivos de Moçambique, sinceramente não lhe posso dar qualquer ajuda. Mas estou convicta que alguém deste forum, depois de o João Cruz apresentar algo mais palpável, e que conheça minimamente a realidade africana, consiga dar uma mãozinha.

Não desanime nem interprete negativamente a falta de respostas quando colocou o seu pedido na sala das famílias de Carrazedo de Montenegro. Por vezes, a forma como fazemos os pedidos, por não ser clara, dificulta qualquer resposta.

Sempre ao dispor, tenha um bom fim de semana

Maria

Resposta

Link directo:

Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#324109 | JoaoLCruz | 26 fev 2013 13:35 | Em resposta a: #324108

Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro 26-02-2013, 13:16
Autor: JoaoLCruz [responder para o fórum]
Bons Dias D.Maria,

Em primeiro lugar quero agradecer-lhe a sua pronta resposta ao meu pedido de ajuda, e também pela extraordinária amabilidade com que se prontificou a revêr a minha situação.

A minha resposta vai um tanto tardia pois que estive fora de casa durante o fim-de-semana; ontem virei a palhota de pernas para o ar e sacudi a palheira, mas não caíram nenhuns papeis; daí não consegui encontrar cópia da minha certidão de nascimento. Hoje e amanhã a minha esposa está de folga de modo que me vai dar uma ajuda na procura. Assim que encontrar logo lhe darei uma lista dos dados.

Entretanto, dei-me a dirigir a pesquiza de maneira diferente; em vez de subir o tronco da ávore - pois que não tenho certeza absoluta que a Família Cruz tenha vivido em Carrazelo de Montenegro - fiz uma busca de documentação a partir do ano de 1800 por ordem descendente e encontrei o seguinte:

Data de 16/09/1872 - Registo de Passaporte - Requerente: João da Cruz - Idade: 27 anos; Residente em Avarento (lugar) na Freguezia de Carrazedo de Montenegro; Acompanhante: ninguém; Destino: Brasil.

Data de 10/06/1887 - Registo de Passaporte - Requerente: José da Cruz - Idade: 41 anos; Residente em Cubo (lugar) na Freguezia de Carrazedo de Montenegro; Acompanhante: ninguém; Destino: Brasil.

Data de 10/01/1887 - Registo de Passaporte - Requerente: José Ribeiro da Cruz - Idade: 31 anos; Residente em Silva (lugar) na Freguezia de Carrazedo de Montenegro; Acompanhante: ninguém; Destino: Brasil.

Data de 09/03/1891 - Registo de Passaporte - Requerente: José da Cruz - Idade: 45 anos; Residente em Cubo (lugar) na Freguesia de Carrazedo de Montenegro; Acompanhante: Manuel (filho, 11 anos); Destino: Brasil.

Data de 02/11/1894 - Registo de Passaporte - Requerente: José da Cruz - Idade: 43 anos; Residente em Cubo (lugar) na Freguezia de Carrazedo de Montemegro; Acompanhantes: Joaquim (filho, 10 anos) e Félix (filho, 7 anos). Destino: Brasil.

Esta informação foi obtida de uma base de dados com 1897 registos. Sómente consegui manusear cerca de 650 registos, pelo que será possível venha a encontrar mais com o apelido Cruz, na Freguezia de Carrazedo de Montenegro.

Assim, fico mais aliviado na certeza de que, pelo menos nos anos de 1800, existiram indivíduos com o apelido Cruz a residir na Freguezia; todavia, deve sêr mais difícil 'fixar' que todos eles sejam da mesma Família Cruz, e provávelmente muito mais difícil será provar qual deles sejam meus antepassados.

Muito obrigado por tirar do seu pouco tempo para revêr os últimos passos no meu projecto.

João L Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#324110 | MCNN | 26 fev 2013 13:46 | Em resposta a: #324109

Caro João Cruz

Como os baptismos de Carrazedo de Montenegro estão disponíveis para consulta online, eu procurei o baptismo de um Luís cujos pais tivessem apelido Cruz, numa intervalo de tempo considerável, e a verdade é que não encontrei.

Pelo que, ou eu li mal os livros ou Luís Cruz, apesar de numa fase posterior da sua vida ter acabado por vir a residir em Carrazedo de Montenegro, não é natural dessa localidade.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#324112 | JoaoLCruz | 26 fev 2013 14:04 | Em resposta a: #324110

Caro Sr. Mário César,

Fico-lhe muito grato por têr investido tempo para fazer uma tentativa de ajuda.

Conforme admiti anteriormente, não sei com certeza absoluta que o meu avô tivesse 'Luís' como o seu primeiro nome. Também não estou confiante que ele seja natural de Carrazedo de Montenegro, embora tenha realmente vivido algum tempo naquela Freguezia. Até aqui os resultados que o Sr. obteve concordam com as minha anotações.

Todavia, a julgar pelos registos de passaporte emitidos a favor de alguns requerentes domicilados na Freguezia de Carrezedo de Montenegro, que listei em mensagem anterior neste forum, penso que houve uma ou mais Família Cruz a residir nessa área, o que me leva a pensar que possívelmente tenham habitado por algum tempo, deixado descendencia embora alguns tenham emigrado para o Brasil.

Ocorreu-me também que pode sêr que o nome do meu avô fosse João Luis, porque o meu pai chamou-se João, e a irmã dele Maria do Carmo, tal como o nome da mãe deles. O primeiro descendente tomou o nome da mãe, e o segundo tomou o nome do pai. Coincidência?

Uma vez mais, o meu muito obrigado pela gentileza da sua colaboração. - João L Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#324133 | roz | 26 fev 2013 17:53 | Em resposta a: #324112

Caro Joao Cruz

Como o seu caso 'e "bicudo" precisamos pensar "outside the box". As ideias que lhe vou dar nao sao exactamente pistas mas que o poderao eventualmente levar a pistas.
- O ideal seria encontrar o seu assento de nascimento pois podera' (ou nao!) encontrar novidades mas se nao encontrar podera' pedir outra copia nao autenticada para o sitio onde nasceu.
- Diz que 'e casado. De^ uma vista de olhos tambem nesse certificado. Em ultimo caso podera' pedir onde casou para ver o processo de casamento que com certeza tinha a sua certidao de nascimento.
- Disse que seu avo fez o servico militar em Mocambique. Contacte o Arquivo Geral do Exercito com o nome dele e as datas que tiver(ponha a possibilidade de ele ser Joao ou Luis).
Largo de Chelas
1949-010 Lisboa
Portugal
E-mail: arqgex@mail.exercito.pt
Telefone 1: 218391600
Telefone 2: 218391619
Fax: 218391611

- O seu pai frequentou os Pupilos do Exercito. Que eu saiba so existem em Lisboa. O email 'e: impe@mail.exercito.pt
Estrada de Benfica, nº 374, 1549-016 Lisboa
Telefones 217 713 843 e 217 713 800

Se o seu pai faleceu como portugues e o obito foi participado ao consulado de Portugal na Africa do Sul este teve de enviar o registo para a Conervatoria dos Registos Centrais em Lisboa.
Rua Rodrigo da Fonseca, 198
1099-003 em Lisboa
Telef: 213817600
Fax: 213817698
E-mail: crcentrais@dgrn.mj.pt
O procedimento normal 'e eles depois comunicarem para a conservatoria do nascimento para ser ali averbado. Como o seu pai nasceu em Mocambique nao sei o que tera' sido feito.

Tudo isto pode nao dar em nada mas sem experimentar nunca vamos saber.....

Boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#324134 | JoaoLCruz | 26 fev 2013 18:24 | Em resposta a: #324133

Caro Rosário,

Muito obrigado por todas as suas sugestões; acho-as muito válidas e vou tentar obter a informação na maneira como recomendou. Realmente, é preciso utilizar métodos diferentes e depois capitalizar sobre as pistas que mais pareçam verosímeis.

Já dei vários pontapés em mim mesmo por não têr começado com uma revisão do meu próprio certificado de nascimento. Eu sei que o tenho em casa, portanto é só questão de tempo até que lhe ponha as mãos em cima.

Consultei também as páginas brancas de telefone de usuários em Carrazedo de Montenegro. Encontrei várias pessoas com apelido Cruz e atrevi-me a escrever-lhes pelo Correio, com um pedido de verificação dos seus ancestrais. Até este momento aínda não recebi respostas, mas também a correspondencia foi enviada muito recentemente.

Agradeço o interesse sobre o meu projecto e cá voltarei para dar novidades assim que aconteça qualquer coisa a merecer relato. Com cumprimentos.

João L Cruz

Resposta

Link directo:

Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#329579 | JoaoLCruz | 22 mai 2013 20:00 | Em resposta a: #324134

Boas Noites Da.Maria,

Finalmente consegui obter mais informação acerca do meu avô: o seu nome completo é Luis Carlos Lopes da Cruz.

Nada mais sei para além do que já mencionei aqui neste forum. Continuarei os meus esforços para obter copia da certidão de nascimento do meu pai na esperança que, na eventualidade desse documento estiver disponível, se possa discernir mais dados acerca do pai dele (meu avô).

Muito obrigado pelo seu interesse sobre este assunto e por qualquer direcção que me possa dar - João L Cruz

Resposta

Link directo:

Família Cruz - Carrazedo de Montenegro

#331262 | JoaoLCruz | 20 jun 2013 16:14 | Em resposta a: #329579

Após solicitação minha ao Registo Paroquial de Vila Real, recebi a seguinte resposta:

Ex.mo Senhor,
No seguimento do pedido de V.ª Ex.ª informo de que foi efetuada a pesquisa do registo de nascimento de Luis Carlos Lopes da Cruz, nos livros paroquiais da freguesia de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, relativos aos anos de 1885 a 1903, não tendo sido localizado. Os livros posteriores a 1903 ainda se encontram na Conservatória do Registo Civil de Valpaços.
Com os melhores cumprimentos, (assinado)

Fazendo um simples cálculo a partir da data de nascimento do meu pai (1917), recuando 30 anos o meu avô deve têr nascido próximo de 1887. Como nada consta nos arquivos de nascimento na freguezia de Carrazedo de Montenegro no período entre 1885 e 1903, chego à conclusão que ele não terá nascido ali, embora lá tenha residido por algum tempo.

Assim, fico a pensar que o passo seguinte seja tentar obtêr uma lista dos óbitos assumindo (1) que ele tenha falecido em Carrazedo de Montenegro, e (2) que tenha sido enterrado ali, também. Aposto que desta feita vai sêr muito mais difícil continuar.

Alguém tem outras ideias/sugestòes? Obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 04:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen