O Marquês de Pombal e o vinho do Porto: depêndencia e subdesenvolvimento em Portugal no século XVIII

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas

O Marquês de Pombal e o vinho do Porto: depêndencia e subdesenvolvimento em Portugal no século XVIII

#322619 | abribas | 07 fev 2013 16:53

Caros confrades,
Alguém possuidor do Livro:

O Marquês de Pombal e o vinho do Porto : dependência e subdesenvolvimento em Portugal no século XVIII / Susan Schneider ; trad. de Jorge Oliveira Marques
PUBLICAÇÃO:
Lisboa : A Regra do Jogo, 1980

Me poderá ajudar na pag 254, a completar o seguinte texto:

....(M) Cerca de 1780, a Companhia mandou um dos seus funcionários, Manuel Francisco Medina, a França para estudar os seus métodos de fabricar aguardente de vinhos semelhantes aos do Minho, ANTT, MR, maço 641. A falta de ...

Antecipadamente grato
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

O Marquês de Pombal e o vinho do Porto: depêndencia e subdesenvolvimento em Portugal no século XVIII

#336841 | JRuella | 16 out 2013 19:28 | Em resposta a: #322619

Estimado António

Não sei se ainda precisará da informação mas de qualquer modo completo a frase pedida.


"A falta de aguardentes vem mencionada pelo Cônsul Whitehead em BM, MS 29:922."

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

O Marquês de Pombal e o vinho do Porto: depêndencia e subdesenvolvimento em Portugal no século XVIII

#336852 | abribas | 16 out 2013 21:26 | Em resposta a: #336841

Caro Confrade, muito obrigado
Procurava informações complementares sobre Manuel Francisco Medina, que posteriormente soube ter casado em Bayonne, em 1782, com Jeanne Dauphine Dutilh.
A sua ida e casamento em Bayonne ficou assim justificada.
Saberá por acaso me dizer a que fonte se refere BM, MS 29:922
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

O Marquês de Pombal e o vinho do Porto: depêndencia e subdesenvolvimento em Portugal no século XVIII

#339655 | JRuella | 17 dez 2013 15:10 | Em resposta a: #336852

Olá novamente

Peço desculpa pelo lapso de tempo mas só agora tive oportunidade de responder.
O BM refere-se ao British Museum. Já o MS não posso precisar mas cruzei-me com uma designação semelhante no livro de Rui Manuel de Figueiredo Marcos "As companhias pombalinas - Contributo para a história das sociedades por acções em Portugal", pensando que se refere a Manuscripts, com o número respectivo à frente, não pondo de parte a possibilidade de se referir também a Fundo Geral, Fundo de Manuscritos mas penso que não fugirá muito a isso.

Espero ter sido ainda útil

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

O Marquês de Pombal e o vinho do Porto: depêndencia e subdesenvolvimento em Portugal no século XVIII

#339665 | abribas | 17 dez 2013 19:12 | Em resposta a: #339655

Mais uma vez, muito obrigado pela informação.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 07:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen