Família Abranches

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Património | Pessoas

Família Abranches

#322625 | saraiva | 07 fev 2013 18:43

Agradeço informações sobre a famíla Abranches do Paul e de Unhais da Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Abranches

#322630 | f4b2 | 07 fev 2013 20:51 | Em resposta a: #322625

Caro(a) Confrade

Deixo este nome que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- JOSÉ dos SANTOS ABRANCHES - Vinhos em Unhais da Serra,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Abranches

#322645 | saraiva | 08 fev 2013 12:01 | Em resposta a: #322630

Caro João Barroca, agradeço a sua informação.Curiosamente, Joaquim dos Santos Abranches é também o nnome de um famoso cónego e ilustre jurista natural da vizinha (de Unhais) Alvoco da Serra, que morreu em 1926. Eram certamente parentes.Cordialmente,
Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Abranches

#322648 | f4b2 | 08 fev 2013 13:45 | Em resposta a: #322645

Caro Saraiva

No Anuário de Portugal de 1909 vêm muitos Abranches no Concelho de Seia,logo envio esses nomes.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Abranches

#322681 | f4b2 | 08 fev 2013 19:19 | Em resposta a: #322645

Caro Saraiva

Deixo os nomes,cito Anuário de Portugal de 1909:

- JOÃO de ABRANCHES MARTINS - Pároco em Paranhos(Seia),1909

- FRANCISCO MANOEL d'ALMEIDA ABRANCHES - Proprietário e Juiz de Paz de Paranhos em 1909

- FRANCISCO MANOEL ABRANCHES - Comissão de Beneficiência de Paranhos em 1909

- FRANCISCO da SILVA ABRANCHES - Capitalista em Torrozello(Seia),1909

- JOSÉ ABRANCHES da COSTA BRANDÃO (viúva de) - Proprietário em Torrozello,1909

- ANTÓNIO CARDOSO OLIVEIRA ABRANCHES LIZ - Livraria em Seia,1909

- ARTHUR de ALMEIDA ABRANCHES - Pároco de Travancinha(Seia),1909

- JOSÉ FREIRE ABRANCHES - Comissão de Beneficiência de Vide(Seia),1909

- MARIA JOSÉ ABRANCHES - Parteira em Vide,1909

- JOSÉ ABRANCHES CARNEIRO de GUSMÃO - Contador no Tribunal Judicial de Ponte de Sôr em 1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Abranches

#322856 | saraiva | 11 fev 2013 15:05 | Em resposta a: #322681

Prezado João Barroca
Agradeço o seu novo e precioso contributo para a "localização" dos Abranches serranos. Nas vizinhas (de Seia ou Unhais) Loriga e Alvoco havia ou há outros.Cordialmente,
Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Abranches

#322860 | MarquesDoColcurinho | 11 fev 2013 15:36 | Em resposta a: #322625

Caro Senhor

Tenho alguma informação, pois descendo de
Abranches que, idos da Vide para o Paul, aí
casaram no séc XVII, e passadas 2 gerações
regressaram a Vide, embora outros aí tenham
permanecido.
Posso acrescentar que nesse século,
"vários Abranches" foram para o Paúl idos
do outro lado da serra (Seia, Vide, Loriga).
Assim, concretamente o que pretende saber?
Tem alguém específico?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Abranches

#322868 | saraiva | 11 fev 2013 17:03 | Em resposta a: #322860

Caro Sr.MarquesDoColcurinho
Agradeço a sua atenção.Eu gostava de saber exactamente qual foi o "centro" dos Abranches serranos (incluindo os de Alvoco); se foi a Vide, de onde uma vez me escreveu Esther Abranches, gostaria de saber os nomes e tempos dos que daí partiram para Unhais da Serra e para o Paul.Antecipadamente grato,
Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Abranches

#332972 | Raquelis | 25 jul 2013 12:18 | Em resposta a: #322868

Caro Saraiva
Não sei se a sua pergunta já foi respondida particularmente.
A questão é muito interessante mas sem nomes concretos torna-se difícil chegar a uma conclusão.
A forma mais lógica é pegar nos nomes que temos e subir o tronco.

Excluindo a minha família só tenho registos anteriores a 1860 retirados do que se encontra na Torre do Tombo.

Desconheço quem são os actuais Abranches do Paúl e, se os houver se descenderão dos que aqui menciono. Podem ser mais recentes, ter entrado no Paúl depois de 1860 e/ou ter origem noutras freguesias. Podem, ainda, descender destes, de qualquer filho que escapou à leitura. De qualquer forma o apelido destes ( com origem em S. Romão) foi perdido:

Segue por ordem de pai, avô, bisavô etc...

1-CATARINA DE ABRANCHES COELHO - Torrezelo - 8.4.1663, 2ª mulher de Genésio Pinto de Abreu Castelo-Branco natural do Paúl;

2-ANTÓNIO DE ABRANCHES HOMEM FERRÃO b. em Torrozelo a 01-09-1622/ MARIA QUARESMA COELHO b. a 03-04-1626;

3-ANTÓNIO DE ABRANCHES HOMEM (about 1580)/MARIA NUNES FERRÃO CASTELO-BRANCO, f. a 11-09-1628;

4-JOANA LOURENÇO DE ABRANCHES (about 1560) -S.Romão/JOÃO HOMEM, n. de Sandomil;

5-JOÃO DE ABRANCHES (about 1520)-S.Romão/Isabel de Sequeira Quaresma n. de São Romão. Viveram em S.Romão;

6-LICº FERNANDO LOURENÇO DE ABRANCHES, n. cerca de 1480, fidalgo da casa de D. João III, parece ser descendente – filho natural – do 2º conde de Abranches, D. Fernando de Almada (1430-1496), Casou com ISABEL MENDES, natural de Celorico
da Beira, Parece terem vivido em São Romão.

7 -D.FERNANDO DE ALMADA OU ABRANCHES - pode seguir na Wikipédia.....

Filhos de Genésio Pinto de Abreu Castelo-Branco/CATARINA ABRANCHES COELHO:

a) Teresa de Abranches Quaresma - b. Paúl 10.10.1694 - Ignoro com quem casou;
b) Isabel de Abranches Quaresma - b. Paúl 05.07.1696 - cc Domingos Duarte da Trindade - Loriga.
b -1 ) Filha Maria Bárbara Pinto de Abreu Castelo-Branco .....(segue o patronímico)
c) Boaventura (padre) de Abranches Pinto b.8.11.1698 -Paúl. Páraco em Unhais da Serra??

Há ainda, nascidas no Paúl duas filhas de António Abranches de Gouveia da Vide e Maria Fernandes do Paúl:
a) Maria de Abranches nascida perto de 1700 que casa com o Cap. Manuel Gonçalves do Alvoco da Serra em 1727 mas os filhos nascem na Vide;
b) Paula de Abranches b. Paúl em 4,2,1691 que casa na Vide com João Lopes do Alvoco das Várzeas - não encontrei qualquer registo de filhos no Paúl.

O tronco, conhecido, destes Abranches começa em Cecília de Abranches (cerca de 1550) em Seia - Macieira- Segundo "Raízes da Beira" de Eduardo Osório.

E ainda, um João de Madeira de Abranches de Vila Cova cc Catarina Pinto e Castelo Branco do Paúl cujos filhos, nascidos no Paúl também perdem o patronímico o que nos leva a acreditar que não é deste casal que derivam os Abranches actuais.
Este João de Madeira de Abranches tem origem conhecida em Aleixo Afonso de Abranches (por vota de 1510 em Anceriz).

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Abranches

#332978 | peninha | 25 jul 2013 16:14 | Em resposta a: #332972

Cara Raquel Diogo,

Do casamento, em 19/1/1785, na freguesia de St.ª Maria (Maior) da Covilhã, de Guilherme José da Fonseca Pinto, que também usou Guilherme José da Fonseca Pinto de Abreu Castelo Branco, (proprietário do ofício de escrivão dos Órfãos da vila Covilhã, por carta de 2/3/1787, habilitado a 25/5/1786), nasceu em 4/5/1768, na freguesia de St.ª Maria, da Covilhã, filho de António da Fonseca Barroca e de D. Maria Bárbara Pinto de Abreu Castelo Branco, com D. Máxima Maria Rita Benevenuto Serra, (faleceu em 7/12/1799), filha de Domingos José do Rego e de sua 1ª mulher D. Barbara de Jesus Fonseca, houve três filhos:

- José Paulo Pinto Serra, casou em S. Bartolomeu, em 18/11/1811, com D. Antónia de Fonseca Pinto, sua tia, filha de António da Fonseca Barroca e de D. Maria Bárbara, C G;

- Plácido Joaquim Pinto Serra, nasceu em 5/10/1789 na freguesia de S. Bartolomeu da vila da Covilhã, casou em 16.11.1814, na Igreja do Convento de Santa Cita, na freguesia da Asseiceira, concelho de Tomar, com D. Rita Angélica da Purificação, natural deste lugar de Santa Cita, (meus 4.º avós);

- João José da Fonseca Pinto, nasceu em 10/5/1786, casou duas vezes; - 1º Casamento, em S. Martinho, Covilhã, a 28/5/1804, com D. Maria Gertrudes Jacinta de Mendonça, de S. Bartolomeu, filha de Joaquim Inácio Teixeira de Mendonça Corte Real e de D. Maria Angélica de Mendonça. Com geração no Teixoso; - 2.º Casamento, em S. João Mártir, Covilhã, em 6/11/1809, com D. Maria Bárbara Máxima, filha de João Alvares dos Reis e de Maria da Assunção. Com geração em S. Pedro da Covilhã;

Relativamente à descendência de José Paulo Pinto Serra, ou de João José da Fonseca Pinto, tem alguma notícia?

À data do casamento de Plácido Joaquim Pinto Serra, era religioso Franciscano, no Convento de Santa Cita, Frei José de Santa Máxima Serra, o qual teve intervenção neste casamento e nos baptismos de filhas deste casal. Porque possuo o seu autógrafo num livro religioso, sei que o mesmo também usou Frei José Bernardo de S. Máxima da Serra (da Covilhã).

Nos assentos de baptismo das filhas deste casal há referência a Francisco de Paula Serra, da vila da Covilhã, e a sua mulher D. Maria Bárbara Moura Barata, sendo referido num deles que por D. Maria Bárbara Moura Barata, tocou seu cunhado Frei José de Santa Máxima Serra.

Parece-me que Frei José de Santa Máxima Serra, D. Máxima Maria Rita Benevenuto Serra (mãe de Plácido Joaquim Pinto Serra) e Francisco de Paula Serra são irmãos. Será que me pode confirmar este parentesco?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Abranches

#333029 | Raquelis | 26 jul 2013 19:09 | Em resposta a: #332978

Caro António Pena Monteiro

Lastimo não poder ajudar. Tenho poucos registo da Covilhã.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Família Abranches

#383146 | cnoble | 26 jul 2017 16:24 | Em resposta a: #322625

Curioso encontrar este topico passados tantos anos.
Sou neta de Joao dos Santos Abranches de Unhais da Serra nascido em 1898.
Sei que todos os Abranches pertencem a um mesmo ramo da familia por uma vez ter encontrado um medico de apelido Abranches que estudava genealogia e me disse.
Na altura era muito nova e nao liguei mas agora gostaria de saber mais sobre a familia...

Resposta

Link directo:

Família Abranches

#435901 | Pedro Fernandes | 25 ago 2021 15:06 | Em resposta a: #383146

O que lhe disseram sobre os Abranches serem do mesmo tramo, não tem sentido. Conheço muitos Abranches que são Abrantes, e outros que não têm qualquer parentesco com os originais do nome. O nome Abranches é um enigma que não vou fazer aqui discussão. No Século XVI houve muitas pessoas que se baptizam com esse apelido, e muitos sao filhos bastardos de Abranches que nem vêm nos livros de famílias Nobiliárias. Eu conheço 31 famílias e tenho conhecimento dos Abranches da Beira que são originais de D. Beatriz , filha bastarda de um famoso titular Abranches. Esta senhora que nunca foi ABRANCHES, e que o tomou como apelido , espalhou Abranches por Maceira, Sandomil, Seia, S. Romão e Vila Cova.
Estive por dentro do estudo de Victor Aparício sobre os Abranches

Resposta

Link directo:

Família Abranches

#435903 | joaocarreira | 25 ago 2021 15:31 | Em resposta a: #322625

Caros Confrades,

Embora seja interessante a afirmação, como o confrade Pedro Fernandes afirmou, existem imensas famílias Abranches e Abrantes que nada têm em comum para além de se assinarem como tal.
Lembro também que neste precioso Fórum ou na obra "Raízes da Beira (...)", o Senhor Arquitecto Osório, chama a atenção para o facto de mesmo dentro da família Abranches existirem baptizadas várias pessoas com o apelido Abrantes, ou por mau registo, ou para distinguir a importância da pessoa na família ou clã.
Eu próprio descendo de vários Abranches e Abrantes que nada têm em comum entre si e também tive uma tia por afinidade, descendente de João dos Santos Abranches do Paúl, que nasceu em Alvoco da Serra e casou em Loriga.
Apesar de não ter a certeza, creio que esse ramo e um dos meus ramos Abrantes, entroncam com o ramo Abranches do Senhor Consúl Aristides de Sousa Mendes, mas é algo que não tenho a certeza e limita-se a uma tese, tendo em conta as localidades comuns a tantos, no conselho de Seia, pois "na Beira somos todos primos", como bem lembra uma preciosa obra sobre as famílias da região de Seia.

Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Família Abranches

#435904 | joaocarreira | 25 ago 2021 15:36 | Em resposta a: #435903

Post Scriptum: Corrijo, João dos Santos Abranches, de Unhais da Serra e não do Paúl; bem como, 'Consul' e não 'Consúl'.

Resposta

Link directo:

Família Abranches

#435907 | cnoble | 25 ago 2021 17:30 | Em resposta a: #435903

Caro Confrade

Como se chamava a tia por afinidade, descendente de João dos Santos Abranches?

Clara Noble

Resposta

Link directo:

Família Abranches

#435920 | joaocarreira | 26 ago 2021 01:28 | Em resposta a: #322625

Cara Confrade Clara Noble,

A minha tia por afinidade, cunhada da minha avó materna Alice Lages, chamava-se Maria do Carmo (ou Carminda) Cabral dos Santos Abranches, era filha de João Baptista dos Santos Abranches e de Maria do Carmo de Gouveia Cabral. João Baptista dos Santos Abranches foi filho de Domingos José de Abranches Mascarenhas e de Brísida Maria da Piedade e neto paterno de António José Nobre dos Santos Garcia de Mascarenhas e de Maria Bárbara de Abranches e neto materno de Martinho Cardoso e de Martinha de Brito Fernandes.
Espero que algum destes nomes lhe possa ser útil para encontrar algum laço familiar.

Com os melhores cumprimentos e votos de sucesso na construção da sua árvore,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Família Abranches

#435923 | cnoble | 26 ago 2021 10:58 | Em resposta a: #435920

Caro Confrade

Obrigada. O meu Avô materno era João dos Santos Abranches de Unhais da Serra, nascido em 1898 (julgo), mas é coincidência com o João Baptista dos Santos Abranches de que fala.

Interessante o cruzamento com a família Cabral, que pode estar ligada a Loriga, de onde era o meu Pai. Já tinha conhecimento de que havia familiares comuns às 2 famílias de Unhais e Loriga que viviam em Alvoco da Serra.

Cumprimentos,
Clara Noble

Resposta

Link directo:

Família Abranches

#435938 | joaocarreira | 27 ago 2021 16:06 | Em resposta a: #435923

Cara Confrade Clara Noble,

...Pelo lado materno, Cabral, a tia Carminda tem ligações a Loriga, terra onde eu vivi dos 3 meses aos 10 anos de idade.

A tia era filha de Maria do Carmo Gouveia Cabral, neta materna de José Mendes de Gouveia Cabral e Maria Lopes de Brito. O avô materno era filho de Manuel Duarte dos Santos e de Luzia Mendes de Gouveia, filhos estes respectivamente de José Duarte dos Santos e Maria Nunes e de Custódio Mendes de Gouveia Lobo e Águeda Mendes de Gouveia.
Loriga é uma terra em que quase todas as famílias têm laços de parentesco entre si; pelo que, dos mencionados, só Custódio Mendes de Gouveia Lobo é que tem apenas um dos progenitores em comum com ascendentes meus. Todos os restantes têm ascendentes em comum comigo.

É também curioso que o apelido Cabral não existe em Loriga, antes de 1820; resultará de uma alcunha - à semelhança do meu apelido Carreira, que é fruto de uma alcunha de um antepassado meu de apelido Quina -, ou será um apelido 'recuperado', pelo lado de Maria Nunes, com origens em Pomares, Arganil e cujos antepassados não tenho em comum e desconheço.

Talvez esta família Cabral, de Loriga, lhe seja próxima.
Com os melhores cunprimentos e votos de um excelente fim-de-semana,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 19:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen