Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322668 | roz | 08 fev 2013 15:56

Caros Participantes

Encontrei em um assento de casamento que o noivo tinha sido baptisado "..... na igreja de S. Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu", contudo nao consigo encontrar vestigios de tal na internet. Alguem conhece ou sabe onde 'e? Gostava de pesquisar os baptismos dessa igreja/paroquia.

Desde ja agradecida por algum esclarecimento.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322673 | JC | 08 fev 2013 17:39 | Em resposta a: #322668

Boa tarde

Uma sugestão: poderá ter sido baptizado na Capela de São Pedro, na Igreja de Canas de Senhorim. Se assim for a pesquisa será nos assentos dessa paróquia. Por vezes há baptismos em capelas particulares que estão registados junto com os da paróquia, constando no assento o local onde foi baptizado.

Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322674 | mariamoura | 08 fev 2013 17:51 | Em resposta a: #322668

Procure neste forum o tópico . «são joão de areias: viseu.» Encontrará um link com imensas freguesias de Viseu, entre elas, canas de senhorim.Nesta vila, já pesquisei alguns antepassados até ao século XVII.

Boa Sorte

Maria Moura

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322675 | HRC1947 | 08 fev 2013 17:53 | Em resposta a: #322674

-
http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1059253
http://www.ad-viseu.com/paroquiais.php
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322676 | MCNN | 08 fev 2013 17:54 | Em resposta a: #322668

Olá Rosário

Então como vai ? Muito frio e neve pelas suas bandas ?

Para além da sugestão do confrade José de Castro Canelas, eu queria deixar-lhe outra.

A paróquia de Santar, que tal como Canas de Senhorim também faz parte do concelho de Nelas, pertenceu ao antigo concelho de Senhorim e tem como orago precisamente São Pedro.

Já existem para consulta online alguns livros de Santar:

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADVIS%2fPRQ%2fPNLS04%25


e já existem também alguns livros para consulta online de Canas de Senhorim

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADVIS%2fPRQ%2fPNLS01%25


O que procura deve estar numa destas duas paróquias. Esperemos é que os livros que lhe interessam estejam já digitalizados e disponibilizados para consulta online.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322687 | roz | 08 fev 2013 20:19 | Em resposta a: #322673

Caro Jose de Castro Canelas

Agradeco a sua sugestao. Acho que terei de pesquisar em varios sitios ja que parece que ninguem esta' muito certo onde sera', assim quanto mais sugestoes melhor.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322688 | roz | 08 fev 2013 20:26 | Em resposta a: #322674

Cara Maria Moura

Muito obrigada pelo seu conselho. Ja la fui ver. O site de momento esta' em baixo mas continuarei a tentar.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322692 | f4b2 | 08 fev 2013 20:40 | Em resposta a: #322687

Cara Rosario

Seguindo o que o confrade Mário César Navarro escereveu,deixo mais esta indicação,segundo o Anuário de Portugal de 1909 em Santar,existia,não sei se actualmente ainda continua a existir,a Santa Casa da Misericórdia de Santar com a Igreja de Sao Roque.
O provedor em 1909 era António dos Santos Lima.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322693 | roz | 08 fev 2013 20:40 | Em resposta a: #322676

Boa noite Mario

Neve de momento so mais para o Norte mas frio esta'! Aqui se nao 'e frio, 'e chuva, bom tempo 'e que nao se pode ter!!

Muito obrigada pelos links que enviou e a explicacao das paroquias. Ja tentei mas infelizmente o site esta' em baixo. Esperemos que amanha esteja a funcionar e irei investigar.
Cordiais saudacoes.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322697 | roz | 08 fev 2013 20:53 | Em resposta a: #322675

Cara Ana
Obrigada pelos links que enviou. Espero que amanha o site ja esteja a funcionar e irei ver o que encontro.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322881 | roz | 11 fev 2013 20:37 | Em resposta a: #322676

Boa noite Mario,

Se nao se importa venho com outra pergunta que desta vez 'e de uma amiga minha. Num assento diz que o antepassado foi "baptisado na freguesia de S. Miguel de Souza, bispado de Aveiro". Na net so encontrei uma freguesia de Sousa, concelho de Felgueiras mas o orago da igreja de la' 'e S. Vicente! E de resto acho que fica longe demais para ter pertencido ao bispado de Aveiro.
Tambem ha Paço de Sousa mas igualmente nao creio que seja.

Muito lhe agradecia se nos pudesse dar uma ajudinha.
Rosario

Resposta

Link directo:

Sosa

#322882 | evieira | 11 fev 2013 20:41 | Em resposta a: #322881

Cara Rosario,

"S.Miguel de Sousa, bispado de Aveiro" corresponde à freguesia de Sosa, concelho de Vagos.

Cmps.

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322887 | MCNN | 11 fev 2013 21:19 | Em resposta a: #322881

Olá Rosário

Tal como o confrade evieira já lhe respondeu, deve tratar-se da paróquia de Sosa, concelho de Vagos, cujo orago é precisamente São Miguel.

Um abraço


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Sosa

#322903 | roz | 11 fev 2013 23:53 | Em resposta a: #322882

Caro evieira

Agradeco imenso a sua informacao. Agora esperemos ate que estejam acessiveis!

Melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322905 | roz | 12 fev 2013 00:04 | Em resposta a: #322887

Mario, muito obrigada pela confirmacao. Vamos a ver quando 'e que Aveiro se resolve a por os registos on-line.

Abracos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322906 | MCNN | 12 fev 2013 00:07 | Em resposta a: #322905

Olá Rosário

Por acaso de Vagos ainda não há nada online no site do Arquivo Distrital de Aveiro, mas não deve faltar muito.

Tinha acabado de lhe enviar um mail relacionado com a pergunta que me tinha feito ...

Um abraço


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322918 | RCCORREIA | 12 fev 2013 09:36 | Em resposta a: #322668

Do site do IGESPAR

"Dedicada ao Salvador, a igreja matriz de Canas de Senhorim, tal como hoje a conhecemos, é uma edificação setecentista, que veio substituir um outro templo, de origem medieval, que se encontrava num estado de avançada ruína (ALVES, 1995, p. 260). As primeiras referências conhecidas remontam ao século XII, mas nada resta desta primitiva igreja românica (IDEM). Sabemos apenas que, em 1675, a relação das igrejas do Bispado enviada para a Sagrada Congregação de Roma referia que a igreja possuía dois altares colaterais, dedicados a Nossa Senhora do Rosário e

São Pedro Apóstolo,

bem como um capela de São Bernardo, na nave, pertença de um particular (esta última manteve-se na intervenção do século XVIII, desaparecendo posteriormente, IDEM, p. 259).
A primeira grande campanha de obras de remodelação da igreja ocorreu na década de 30 do século XVIII, incidindo, no essencial, sobre a capela-mor e a sacristia. A obras estava concluída em 1735, ano em que o altar foi benzido. Inclui-se nesta campanha, para além do tecto em caixotões, pintados com temática hagiográfica, o retábulo-mor, que se integra no denominado barroco pleno ou joanino, apresentando colunas pseudo-salomóicas com pilastras nos intercolúnios, remate contracurvado, e tribuna com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, no trono.
Cerca de 40 anos mais tarde, teve início a segunda campanha de obras, responsável pela remodelação da nave. É conhecido o contrato de 1 de Dezembro de 1777, pelo qual os mestres pedreiros João Luís Gonçalves Pegas, Domingos Francisco, João Manuel e João da Silva se comprometiam a executar o corpo da igreja e a torre, segundo o risco de Manuel de Oliveira, natural da vila. A fachada, possivelmente concebida pelo mesmo mestre, é muito semelhante à da igreja de São Francisco, da Ordem Terceira, de Viseu, concebida por António Mendes Coutinho (discípulo de Nasoni), que lhe terá servido de modelo (IDEM; p. 261). É delimitada por pilastras nos cunhais, com a torre sineira do lado do Evangelho, rematada por cúpula. O portal principal é encimado por frontão curvo, e as janelas que enquadram o óculo, apresentam moldura muito recortada, como aliás, os vãos que se abrem nos restantes alçados, decorados com conchas.
Os trabalhos decorreram com grande rapidez, e em 1779 acordava-se, com José Simões, a obra de carpintaria. O pavimento, lajeado e com sepulturas, ficou a cargo do mestre pedreiro Domingos Rodrigues, de Magueija, em 1783. Os retábulos colaterais, da autoria do mestre escultor Luís de Araújo, foram executados em 1784, a expensas da confraria da Senhora do Rosário e do Santíssimo Sacramento. Ainda nesse ano foi concedida a licença para se benzer a nova igreja, então considerada concluída.
Já na década de 1960, a igreja foi objecto de nova intervenção, sob projecto do arquitecto Keil do Amaral, a quem se deve a abóbada em caixotões de madeira de castanho, da nave.
(Rosário Carvalho)"

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322928 | roz | 12 fev 2013 12:51 | Em resposta a: #322692

Caro Joao Barroca

Desculpe nao ter agradecido antes a sua informacao mas como ha imenso tempo deixaram de me avisar das respostas que recebo, de vez em quando passam-e algumas!
Muito obrigada.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322932 | roz | 12 fev 2013 13:52 | Em resposta a: #322918

Caro Rui Correia

Muito obrigada pelas informacoes que teve a bondade de me enviar. Sao este tipo de detalhes que muito enriquecem as nossas "arvores".
Nao querendo abusar, por acaso nao conhece nada sobre a igreja de S. Salvador (depois conhecida por do Divino Salvador) em Louredo, Lanhoso? Ja procurei bastante na internet mas nem sequer encontro mencao da igreja, somente o nome de uma rua nessa localidade. Tenho antepassados de la' e um ate' foi Vigario dessa Igreja de 1660 a 1689.

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#322980 | RCCORREIA | 12 fev 2013 23:19 | Em resposta a: #322932

Cara Rosário

Trata-se da Igreja Paroquial de Louredo - Paróquia do Divino Salvador - pertencente ao Arcebispado de Braga e cujo presbitero é atualmente Domingos Ribeiro Gonçalves.

Apesar de não haver muita informação da freguesia é possível obter a morada e contatos da igreja no espaço da arquidiocese.

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#323006 | RCCORREIA | 13 fev 2013 10:23 | Em resposta a: #322980

Rosário

Veja uma imagem aqui

http://www.igogo.pt/igreja-de-louredo/

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Igreja de Sao Pedro de Canas de Senhorim, Bispado de Viseu?

#323023 | roz | 13 fev 2013 14:59 | Em resposta a: #323006

Caro Rui Correia

Que maravilha! Era isso mesmo que eu queria. Sempre que posso gosto de por uma fotografia da igreja que cada nucleo familiar frequentava junto com os apontamentos, ou pelo menos alguma informacao. Como ha varios "Louredo" pelo pai's, nao devo ter notado esta foto. Muito lhe agradeco.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 17:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen