Rio de Janeiro - arquivo de carteiras de identidade sec xx

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Rio de Janeiro - arquivo de carteiras de identidade sec xx

#322870 | ts | 11 fev 2013 17:15

Boa tarde.

O meu trisavô, Henrique Pereira dos Santos, foi para o Brasil em 1904, e sei que em 1921 ainda era vivo, porque tenho uma procuração passada no Rio de Janeiro.
Como não tenho nenhuma fotografia dele, pensei que a poderia encontrar no bilhete de identidade.
A onde é que no Brasil existe o arquivo das carteiras de identidade? É possível solicitar uma cópia?

Melhores cumprimentos,

Teresa Silva

Resposta

Link directo:

Rio de Janeiro - arquivo de carteiras de identidade sec xx

#322874 | Lourval | 11 fev 2013 18:07 | Em resposta a: #322870

Teresa,

A partir de um certo ano, acho que 1938, todos os estrangeiros mais novos que "uma certa idade" (acho que 65 anos) foram obrigados a se cadastrar junto à polícia federal. Estes prontuários, dependendo da região que o estrangeiro vivia, poderão estar no Rio de Janeiro, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Muitos dos prontuários que pedi, vieram com fotografia. O serviço deles é gratuito. Só cobram as cópias e os selos.

Uma outra possibilidade é uma foto que se encontre em empresas que ele trabalhou. Consegui uma foto de um avô meu desta maneira.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - arquivo de carteiras de identidade sec xx

#322875 | PatriM | 11 fev 2013 19:02 | Em resposta a: #322870

Teresa,

pode experimentar nos Cartões de Imigração aqui: https://familysearch.org/search/collection/1932363

Após o botão de pesquisa pode ver mais de dois milhoes de imagens. Infelizmente estas não estão ordenadas nem por data nem por nome.

Sorte,

Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - arquivo de carteiras de identidade sec xx

#322914 | mila1000 | 12 fev 2013 02:10 | Em resposta a: #322875

Teresa,
Encontrei no familysearch,seria o que você procura?Se for,peça uma cópia a Igreja dos Mormons da sua morada .


Brazil, Civil Registration, 1870-2012
other 12 Jan 1901 04ª Circunscrição, Rio de Janeiro, Brazil
birth 1848
parent Firmino Antonio Dos Santos, Felismina Antonia Dos Santos
spouse Clarinda Pinheiro De Oliveira
name Henrique Pereira Dos Santos
event date 12 Jan 1901
event type Matrimônios
event place 04ª Circunscrição, Rio de Janeiro, Brazil
residence
gender Male
age 53
estimated birth year 1848
father Firmino Antonio Dos Santos
mother Felismina Antonia Dos Santos
spouse Clarinda Pinheiro De Oliveira
spouse's age 32
spouse's estimated birth year 1869
spouse's father Francisco Antonio Pinheiro
spouse's mother Joaquina Bezerra De Oliveira
digital folder number 004151611

Cumprimentos,
Mila
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - arquivo de carteiras de identidade sec xx

#322924 | ts | 12 fev 2013 10:58 | Em resposta a: #322914

Agradeço a todos a ajuda, mas há muitos anos que pesquiso sobre o meu trisavô, que foi para o Rio de Janeiro e até hoje, não consegui saber nada além do que já sabia.
Os pais eram Vicente Pereira dos Santso e Margarida de Almeida de Jesus e nasceu em Seixezelo, Vila Nova de Gaia, em 1877. Foi para o Brasil em 1904 e pela procuração sei que em 1921, vivia na Praia de Botafogo, 442. Foi sem a família, mas era casado com Maria Rodrigues de Araújo, de V.N.Famalicão.
No Familysearch não encontrei o cartão dele, por isso vou tentar novamente o Arquivo Nacional, pois gostava muito de ter uma fotografia dele e obter mais dados. Como em Portugal existe o arquivo dos bilhetes de identidade, pensei ir por essa via.
Teresa Silva

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - arquivo de carteiras de identidade sec xx

#322925 | PatriM | 12 fev 2013 12:03 | Em resposta a: #322924

Teresa,

na base de dados encontrei esta imagem https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-12842-61026-74?cc=1932363&wc=MM1F-MS3:n149888341 que poderá ser um familiar. Este cartão foi emitido pelo Consulado Geral do Brasil no Porto... Com as datas que tem possivelmente pode solicitar a informação também no Consulado.

Depois da caixa de pesquisa pode clicar em "Browse through 2,678,121 images" conforme aparece em baixo e vai aparecer uma serie de links para pesquisar cartões que ainda não entraram na base de dados mas já se encontram digitalizados.

Link para pesquisa https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/records/collection/1932363/waypoints


View Images in this Collection
Browse through 2,678,121 images
Source Information

Sorte!

Patrícia

Resposta

Link directo:

Rio de Janeiro - arquivo de carteiras de identidade sec xx

#322995 | Lourval | 13 fev 2013 01:18 | Em resposta a: #322924

Teresa,

Você já tentou o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro?

Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 10:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen