Família Pereira de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Brasil

Família Pereira de Lima

#16374 | vbriteiros | 29 jan 2002 02:02

Procuro a descendência de Manuel Pereira de Lima e de D. Ana Pereira de Lima que viveram em Pernanbuco cerca de 1800 e posteriormente se fixaram no Porto.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: FamíliaPereira de Lima

#16395 | vbriteiros | 29 jan 2002 22:45 | Em resposta a: #16374

Manuel José e D. Ana Joaquina tiveram:
1 -Gertrudes Felizarda da Graça
2 -Manual José
3 -Ana Germana
4 -Joaquim José
5 -Francisca ( foi 1ª Viscndessa de Godim cg.)
Os 1, 2, 3, casaram em Braga no oratório particular dos Gomes Briteiros em 05.02.1834.
4 teve como descendente o insigne Wenscelau Pereira de Lima ( faltam ainda elementos).
Agradeço mais informações
Vasco

Resposta

Link directo:

Bento Félix Brandão Pereira

#16400 | vbriteiros | 29 jan 2002 23:10 | Em resposta a: #16395

ou Bento Felix Brandão Ribeiro(segundo Ignacio Peixoto, pág,154) casou no Boyro (?) com D. Francisca Josefa Pinheiro de Lacerda e tiveram a D. Josefa Rosa Pinheiro de Lacerda Brandâo Pereira. Esta senhora casou com Gabriel Salgado de Araújo Carneiro Chaves (Sarg.-Mor) e teve : Francisca Josefa, Maria, Manuel Clemente, António ´Máximo e Matilde.
Destes filhos só descobri Maria Angélica filha de Manuel Clemente, que casou com D. Pedro de Nápoles filho do 1º Barão de Alenquer com geração ????
Em Braga ? Guimarâes?
Agradeço desde já qualquer informação.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Lima

#16423 | Vasco Jácome | 30 jan 2002 21:05 | Em resposta a: #16374

Caro Vasco Briteiros

Os Pereira de Lima estão referidos no Anuário da Nobreza de Portugal, de 1950, pg 540, onde pode ver a “origem” da família e alguma descendência do casal que refere.

A ligação de um ramo aos Brito e Cunha está tratada na árvore nº 84 dos “Costados Nobres de Portugal”, de D. Gonçalo Vasconcelos e Sousa e José da Costa Reis (CNP – nas fontes do GP).

A Casa do Sargento-mor Gabriel Salgado de Araújo Carneiro Chaves, em Esporões, Braga, está nas “Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga”, de Artur Vaz Osório da Nóbrega, no volume respeitante às freguesias rurais de Braga, onde pode ver informações sobre actuais proprietários (pelo menos, ainda o eram há não muitos anos atrás).

Também existe qualquer coisa em www.monumentos.pt (Casa da Quintã / Quintão).

Sobre esta família é a árvore Nº 84 do Tomo IV de costados de Felgueiras Gayo.

Relativamente à descendência de Gabriel Salgado e de D. Josefa Rosa Pinheiro de Lacerda Brandão Pereira, o que tenho num manuscrito de José de Sousa Machado é:

- D. Francisca Josefa Salgado Brandão Pinheiro Pereira de Lacerda, n. 18-10-1801
- D. Antónia, n. 27-1-1808
- Manuel Clemente, n. 22-2-1811 em Esporões
- D. Ana, n. 17-06-1813
- António Máximo, n. 11 de Junho de 1818
- D. Maria
- D. Matilde, que segue

- D. Matilde Cândida Pinheiro Salgado de Lacerda, n. 24-07-1822 em Esporões e f. em S. Tiago de Prazins a 27-05-1857, m.er de Manuel Saraiva de Carvalho, que faleceu em Prazins a 6-11-1888. Filhos:

- José Saraiva de Carvalho, que segue
- D. Maria José Saraiva de Carvalho que n. em Prazins a 9-9-1851 e cc António José Antunes Machado, Sr. da Casa de Moreira em S. Lourenço de Sande. Tiveram pelo menos um filha, solteira à data do manuscrito.

- José Saraiva de Carvalho, herdou a casa de Levandeira em S. Tiago de Prazins e cc D. Maria de ??? Bezerra do Rego Cardoso, fª de José Luís Cardoso e m.er D. Maria Isabel do Rego Melo e Lima, da Casa da Lage, em Sande(?). Filhos:

- Manuel, actual Sr. da casa (à data do manuscrito)
- D. Maria m.er de Arnaldo Borges de Araújo, da Casa da Aldeia em Vila Nova de Sande.
- D. Matilde, solteira à data do manuscrito.

Tenho ideia que os actuais donos da casa de Esporões são descendentes deste ramo. Julgo que com as “Pedras de Armas” se completa a ligação, mas não tenho a obra aqui comigo.

O acima citado Manuel Clemente, fº de Gabriel Salgado, foi capitão de Voluntários Realistas de Braga (D. 4-05-1829) e Sargento-mor de Braga (1830) c. em S. Victor a 30-06-1849 c D. Angélica Marcelina Carneiro, que f. a 27-08-1907, fª do Major José Ribeiro de Sousa e m.er D. Maria Marcelina de Carneiro da Silva Furtado, fª de José Teixeira da Cunha Carneiro, capitão, Sr. da Casa da Corredoura em Felgueiras e m.er D. Angélica Margarida da Silva Furtado de Bulhões. Filha legitimada por subsequente matrimónio:

- D. Maria Angelina da Conceição (b. na Sé como fª de pais incógnitos) n. 8-01-1840, f. 26-11-1912. C.c. D. Pedro de Nápoles de Noronha e Veiga (n. 4-01-1844) Fidalgo da CR fº do 1º Barão de Alenquer e irmão do Visconde de Alenquer. Passou a segundas núpcias, em Dezembro de de 1881, c. José Bernardino Alvares Pereira da Silva, alferes de Infantaria 15, capitão de Infantaria 8, reformado em Tenente-Coronel, que f. repentinamente em Junho de 1912. SG.
Do 1º matrimónio só terá n. D. Beatriz Angelina, que m. menina.

Ter-se-á então extinto este ramo. Em nota lateral é dito: Sucedeu nesta casa D. Maria José Saraiva de Carvalho m.er de António José Antunes Machado, da freguesia de S. Lourenço de Sande.

Quanto à sua pergunta, do outro tópico, se o Salgado da pg 270 das “Memórias” é o Gabriel Salgado, julgo que sim, quer pelo cargo, quer pelo facto de essas notícias serem de 1797, e se dizer que era solteiro. Ora, embora não tendo a data do casamento, pelo nascimento da filha mais velha 1801, é provável que tenha ocorrido em 1800 ou muito pouco antes.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Lima

#16436 | vbriteiros | 31 jan 2002 00:46 | Em resposta a: #16423

Caro Vasco Jácome
Muitissimo obrigado pela resposta que me proporcionou e que me vai ajudar imenso a conferir alguns dados que já possuia
Não sabia de todo que o Dr José Machado se tinha debruçado sobre esta familia.
Melhores cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Lima

#62650 | Alves dos Santos | 16 abr 2004 12:17 | Em resposta a: #16374

Caros confrades,

A quem estiver interessado nesta familia, gostaria de informar que se encontra a venda ate dia 17 de Abril no site da EBAY uma carta manuscrita, cuja desacricao e a que segue, faca a busca com palavra chave "Lamego" e "Porto":

"GOOD BLUE "25" & CLEAR BLUE LAMEGO. 1 PAGE LETTER IN PORTUGUESE FROM ANTONIO MARGUEY TO MANOEL PEREIRA LIMA... ",

datada de 1848.

Respeitosamente

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Lima

#62666 | vbriteiros | 16 abr 2004 14:42 | Em resposta a: #62650

Caro Alves dos Santos.
Poderá concretizar melhor o assunto para o meu correio elect. vbriteirosarrobanetacabopontopt?
Cumprimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#370012 | tjcn | 29 mai 2016 12:33 | Em resposta a: #16395

Caro Vasco Briteiros

Reparei que tem algo sobre estes Pereiras de Lima nos seus apontamentos ao do seu conhecimento , tem alguma referencia quem são os pais do MANUEL JOSÉ PEREIRA DE LIMA E DA DONA. ANA JOAQUINA PEADADE

obrigada

Cumprimentos

T nunes

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#414072 | crviana | 22 abr 2019 00:53 | Em resposta a: #16374

Prezados o nome do meu Bisavô era Joaquim Pereira Lima de Barcelos.
Agradeço se alguém tiver alguma pista, pois não estou achando nada.

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#416503 | crviana | 23 jul 2019 02:58 | Em resposta a: #16374

Prezados estamos procurando qualquer dado sobre:
Joaquim Pereira Lima de Barcellos e Clara Maria Alves Valério.
Filho de Antonio Joaquim Pereira Lima de Barcellos e Maria Pereira Lima de Barcellos.

Agradeço se alguém tiver alguma pista, pois não estou achando nada.

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#423996 | Shayane17 | 07 mai 2020 03:55 | Em resposta a: #16374

Meus Deus ele é irmão do meu bisaavô

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#423997 | Shayane17 | 07 mai 2020 03:56 | Em resposta a: #370012

Manuel é o irmão do meu bisaavô

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#423999 | Shayane17 | 07 mai 2020 03:57 | Em resposta a: #416503

Olá,Eu também estou a preucura de alguns familiares da minha avó,e esse é o nome de um tio dela,se você puder me passar seu whatsapp,para trocarmos informações eu agradeço

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#424000 | Shayane17 | 07 mai 2020 03:59 | Em resposta a: #16395

Eu acho que essa é a família que estou preucurando por favor me passa seu whatsapp,g mail ou qualquer rede social

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#424021 | Vasco Briteiros | 07 mai 2020 23:44 | Em resposta a: #370012

Só agora 4 anos depois voltei aqui. Ainda pretende a informação?
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#424025 | Shayane17 | 08 mai 2020 01:37 | Em resposta a: #424021

Olá,Eu quero muito informações sobre o Manuel Pereira de Lima (irmão do meu bisaavô) se você quiser entre em contato pelo meu whatsapp
+55 22 999672419

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#431471 | quipov | 22 fev 2021 21:16 | Em resposta a: #16374

Estou a procura de informações sobre o meu tetravô que também se chama Manuel Pereira de Lima. Ele deve ter nascido na segunda metade do século XVIII (1751 - 1799) e falecido na primeira metade do século XIX (1801 - 1850).

Era casado com Narcisa Maria de Carvalho, e tinha como filha Maria Luísa de Carvalho Pereira (minha trisavó), casada com Joaquim Bernardino Pereira.

Acredito que tenham nascido em Campos dos Goytacazes/RJ, mas podem ter nascido em Portugal.

Se alguém puder me ajudar, agradeço

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Lima

#431535 | Vasco Briteiros | 24 fev 2021 02:49 | Em resposta a: #370012

Procuro os familiares de D. Ana da Piedade, porque suponho que são de Pernambuco e que posteriormente regressaram a Portugal e foram benfeitores do templo do Bom Jesus do Monte em Braga, onde existem dois quadros a óleo na Sacristia.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen