Família Pina de Mangualde

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Pina de Mangualde

#323007 | JohnJ | 13 fev 2013 10:23

Gostaria de saber mais sobre a minha família, o meu pai nasceu em Mangualde(Viseu), filho de Marcos de Pina, também ele nascido em Mangualde mas, como ambos já faleceram não consigo ir mais atrás. Se alguém puder ajudar ficaria muito agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323009 | PatriM | 13 fev 2013 11:46 | Em resposta a: #323007

Bom dia JohnJ,

a maneira mais fácil será começar por pedir uma certidão de nascimento do seu pai onde certamente vai constar o nome dos seu avós e local de nascimente. Através destes nomes poderá depois pedir certidões dos seus avós onde por sua vez vai constar o nome dos seus bisavós e local de nascimento. Depois é só repetir o processo até onde se encontre informação.

De qualquer maneira encontrei alguma informação com nome Marcos de Pina e Marco de Pina ambos em Mangualde. Sabe em que ano aproximado nasceu o seu avô? Tem ideia de ter ouvido alguma vez os nomes dos seus bisavós?

Cumprimentos,

Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323018 | JohnJ | 13 fev 2013 14:22 | Em resposta a: #323009

Antes de mais muito obrigado pela ajuda. O meu avô chamava-se Marcos e nasceu em 14 de Agosto, quanto ao ano de nascimento terá sido entre 1890 e 1900. Os nomes dos meus bisavôs não tenho ideia de alguma vez ter ouvido.
Mais uma vez obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323055 | PatriM | 13 fev 2013 21:37 | Em resposta a: #323018

Caro JohnJ,

Habitualmente para "descansar" da minha quase impossivel pesquisa tento sempre fazer algumas pesquisas para quem necessita de ajuda, não só porque gosto mas também porque já fizeram o mesmo por mim e nestes casos qualquer ajuda é preciosa (ou assim o foi para mim).

Se quiser posso pesquisar à medida que vou intervalando o meu trabalho, mas para isso necessito da seguinte informação para poder relacionar com a que está disponivel:

Freguesia de nascimento do seu avô, freguesia do óbito e ano aproximado.
Nome da sua avó freguesia de nascimento e óbito e respectivos anos.
Nome do seu pai e a mesma informação.

Se tiver algum dado adicional também será útil... nome de um tio-avô ou tia-avó por exemplo.

Cumprimentos,

Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323057 | f4b2 | 13 fev 2013 22:05 | Em resposta a: #323018

Caro JohnJ

Deixo-lhe estes nomes que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- ALBERTO PINA - Comerciante em Quintella de Azurara(Mangualde),1909

- JOSÉ PINA - Comissão de Beneficiência da Varzea de Tavares(Mangualde),1909

- JOSÉ PINA CABRAL - Fazendas e Miúdezas,Lavrador ou Agricultor em Mangualde,1909

- JOSÉ DIOGO PINA CABRAL - Lavrador ou Agricultor em S.João da Fresta(Mangualde),1909

Espero que ajude?
Boa sorte.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323058 | NISGM | 13 fev 2013 22:13 | Em resposta a: #323018

já agora leia leia http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236 e www.ionline.pt/portugal/luis-amaral-ideia-genealogia-nobreza-irrita-me

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323321 | Miranda 1 | 17 fev 2013 07:42 | Em resposta a: #323057

Caro João Barroca

Venho pidir se me podia ajudar a encontrar os Avós de Manuel Domingos. Este nasceu em Mangualde a 18-04-1907 é filho de José Domingos e de Antónia do Couto.

Assim como os Avós de Maria do Rosário, nasceu no Canedo do Chão -Mangualde a 11-09-1907 filha de António do Couto Pina, e de Margarida do Rosário.

Se os livros de Assento estivessem em online eu já tinha feito a pesquisa, também já escrevi para Mangualde e não obtive resposta. É pena que a biblioteca regional de Viseu não esteja em sintonia com as outras bibilotecas rejionais do resto do País.
desde já agradeço todas as ajudas que me possa prestar.

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323340 | f4b2 | 17 fev 2013 16:28 | Em resposta a: #323321

Caro Manuel Miranda

Apenas vi este nome,cito Anuário de Portugal de 1908:

- JOSÉ JOAQUIM DOMINGOS - Alfaiataria em Mangualde,1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323341 | HRC1947 | 17 fev 2013 16:37 | Em resposta a: #323058

Caro Manuel Miranda;
Boa tarde;
Envio este link do arquivo Distrital de Viseu, veja
o que consegue.
Outra coisa; vc. está no br?
ttp://www.ad-viseu.com/paroquiais.php
atentamente
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323342 | HRC1947 | 17 fev 2013 16:42 | Em resposta a: #323341

--

http://www.ad-viseu.com/paroquiais.php
Ana
.
-

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323399 | Miranda 1 | 18 fev 2013 14:25 | Em resposta a: #323341

Caros confrades e Confreiras


Venho agradecer as Vossas prontas e simpáticas respostas.
Bem Hajam a todos.
Os meus agradecimentos também vão para Si Ana pelo link, mas com grande pena minha não o consigo abrir, penso que tenho que ter um programa adicional, ou aprender mais qualquer coisa.
Lamento que o Arquivo Distrital de Viseu não esteja no- Etombo.com- como estão quase todos os Arquivos.

Com grande pena minha não estou no Brasil, mas sim num País muito frio, longe de Portugal mas na Europa.

Receba os meus cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323404 | HRC1947 | 18 fev 2013 16:03 | Em resposta a: #323399

Caro Manuel Miranda;

... Antes que me esqueça, diga se faz favor quais são as
Freguesias de Mangualde a que pertencem os seus familiares....
Segue novamente o link sobre o arquivo Distrital de Viseu, espero
que consiga abrir.
Segue também --Coordenadas.de Canedo do Chão, para você se
orientar, e assim nos poder informar a que localidade pertencem os
seus familiares, pois a partir daí, já se torna mais fácil ....
--
http://www.coordenadas.de/viseu/mangualde/canedo_do_chao/
http://www.ad-viseu.com/paroquiais.php
--
Outra coisa;-- Se você não conseguir abrir estes links, então solicite
ajuda a alguém que perceba de informática, dado que o Confrade está
nalgum Pais de Leste!!, pode haver dificuldades acrescidas !!!.
Não desanime, faça pela vida, vai ver que consegue....
--
http://www.dailymotion.com/video/xx4ky2_herman-jose-quem-e-que-tu-pensas-que-es_lifestyle?start=32#.UQxIVR1EEYQ
--
Sobre o video de Herman José, agradeço que me informe se o consegue abrir e ver!...
Ficamos à espera da sua resposta.
Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323411 | MCNN | 18 fev 2013 16:47 | Em resposta a: #323321

Caro Manuel Miranda

As duas pessoas cujos avós procura nasceram em 1907, presumivelmente na paróquia de Mangualde (Canedo do Chão fica na paróquia de Mangualde).

Sendo assim, creio que deverá começar por procurar os respectivos assentos de baptismo, os quais muito provavelmente conterão a identificação dos avós dos baptizados. Além disso, os assentos de baptismo devem igualmente confirmar onde é que os pais dos baptizados casaram, o que facilitará a busca do respectivo assento de casamento.

Fui consultar o site do Arquivo Distrital de Viseu e constatei que, para a paróquia de Mangualde, de acordo com o site o Arquivo só teria os baptismos até 1903, pelo que os baptismos de anos posteriores estariam ainda na Conservatória do Registo Civil de Mangualde.

Mas, pelo sim pelo não, resolvi telefonar para o Arquivo Distrital de Viseu para confirmar este dado e em boa hora o fiz, pois disseram-me do Arquivo que tinham acabado de receber livros de Mangualde, e os baptismos de 1907 encontram-se entre os livros que receberam. Eles estão neste momento a dar entrada a estes livros.

Sendo assim, o que eu o aconselho a fazer é, a partir da próxima semana, fazer o pedido de uma cópia simples (creio não ser necessária certidão, que não contém mais informação do que a cópia simples e é muitissimo mais cara) de cada um dos assentos de baptismo na seguinte página do Arquivo Distrital de Viseu:

http://www.ad-viseu.com/fundos_paroquiais.php

Forneça, para cada um dos pedidos, os dados que conhece (data de nascimento, nome do pai e da mãe, paróquia de nascimento).

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323516 | Miranda 1 | 20 fev 2013 09:36 | Em resposta a: #323404

Olá Ana Simões

Mais uma vez venho agradecer as suas , assim como dos restantes confrades o trabalho e as simpáticas respostas.
Os nomes que procuro ficam todos na Freguesia de Mangualde, mesmo Canedo do Chão pertencem à Freguesia de Mangualde.
Obrigado pelos Links, o Link de Hermano José consegui abrir, mas os outros nada, que pena que tenho de os Livros de Assento de Viseu não estarem no ETOMBO com estão das outras Bibliotecas Regionais. Esses sim consigo abrir e fazer as minhas pesquisas que é uma blesa.
Estes nomes que procuram estão relacionados com um caso pouco comum. Vou descreve-lo quando responder ao confrade Mário Cesar Navarro.

Sem mais recebam todos os meus agradecimentos.

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323542 | HRC1947 | 20 fev 2013 17:11 | Em resposta a: #323516

Caro Manuel;
Recebi o endereço enviado por uma Confreira no Reino Unido relativamente a
mais um episódio sobre Genealogia, e que envio.
Assim, espero que o consiga ver, e se divirta, apesar do frio!
http://www.youtube.com/watch?v=shoFXGwd9rg
--
Boa sorte
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323661 | Miranda 1 | 21 fev 2013 19:52 | Em resposta a: #323542

Olá Ana


Desculpe de a tratar assim, mas o nome Ana, desde a minha infância que me muito querido e familiar.
Mais uma vez venho gradecer os links. Este último da Maria João Abreu é apenas fantástico.


O link do Herman José por pouco entrava-me pela porta dentro, as pesquisas na Alemanha foram
muito perto da Cidade aonde moro.
Bem haja pela lembrança. Como é que Ana sabes que eu gosto destas coisas?...
Não me diga que a confrade do Reino Unido é a Rosário???
Eu tenho uma Rosário que cruza com a minha árvore genealógica, seria bom ser a mesma pessoa.

Obrigado pelo calor dessa linda Terra, em que tenho o meu tio-avô sepultado. Em contraste desta, vestida de branco .

Boa sorte também para si.
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323662 | HRC1947 | 21 fev 2013 20:26 | Em resposta a: #323661

Caro Manuel;
Bom, não me passava pela cabeça que você estivesse tão perto de onde foram feitas as filmagens
para o programa H. José!
Já agora quando enviar nova mensagem, me diga p. f. se as filmagens foram feitas umas semanas antes
do Natal, claro de 2012.
Caro Manuel, nós que lidamos todos os dias com Confrades a solicitar ajuda etc, quando recebemos a
segunda mensagem, já temos uma base de informação, que nos ajuda a " conhecer minimamente a sua
personalidade "... às vezes até nos enganamos, mas é raro. Qual é o emigrante que não gosta de rever o
que se passa no seu Portugal! ..." Saudade ... Saudade " !..
Envio endereços de dois tópicos, onde você pode tirar algumas dúvidas sobre o Reino Unido, etc....
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=323469
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=322332#topo
--
Bom, por agora é tudo, espero que a vida
lhe corra bem.
Cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323676 | HRC1947 | 21 fev 2013 23:32 | Em resposta a: #323662

Caro Manuel;
Por esquecimento tinha ficado por enviar.
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=GsqfWVmywiQ
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323702 | Miranda 1 | 22 fev 2013 08:58 | Em resposta a: #323411

Caro Mário

Como sempre nao consegui abrir o link que me enviou, mas prometo que vou tentar de novo.

Obrigado pelo seu trabalho e as informações que me fez chegar. irei fazer essas pesquisas pessoalmente dentro
em breve, talvez no início da primavera me desloque a Mangualde.

A curiosidade que lhe cria contar a si e aos restantes confrades é que nesta família aconteceu um caso raro:

No Canedo do Chão Mangualde, três irmão de uma família casaram com três irmãs de outra família!...
Tenho os nomes desses dos três casais, só me falta os antecedentes.
Se me poderem ajudar em alguma coisa seria bom para bem da genealogia, desta região.

1°- António do Couto Pina, casou com Margarida do Rosário, tiveram Maria do Rosário, Nasceu 11-09-1907
2°- Manuel do Couto Pina, C/c Ana do Rosário. Tiveram entre outros, Francisco do Couto Pina.
3°- Casomiro do Couto Pina. C/c Guilhermina do Rosário. Tiveram: António Couto Pina.

Sei que vai ser um trabalho interessante porque estou rodeado de confrades muito simpáticos.

Cumprimentos Para todos.

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323875 | Miranda 1 | 23 fev 2013 18:54 | Em resposta a: #323662

Olá Ana

Muito obrigado pelos links que me enviou, são muito lindos alguns já os conhecia outros não.

Sobre as Filmagens do Herman José, não tenho a mínima ideia, mas vendo bem a paisagem, podemos chegar algumas conclusões.
Se olharmos bem, as árvores já tinham pouca folha, isto quer dizer que estávamos no fim de Outubro, ou princípio de Novembro. Como havia algum Sol, pouco frio, vê-se pelas roupas leves, tudo leva a crer que estávamos no goldoktober, ( Outubro dourado) Verão de S. Martinho para os Portugueses.
Inclino-me mais que as filmagens foram feitas ainda em Outubro de 2012.

Também espero que tenha muita sorte e que consiga tudo o espera alcançar na Vida.

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina de Mangualde

#323878 | HRC1947 | 23 fev 2013 19:22 | Em resposta a: #323875

Caro Manuel;
Relativamente às filmagens; " a paisagem e toda a envolvência ",
creio que seria mesmo em meados de Outubro. Se reparar no video
da Mª.J.Abreu, quando esta está em conversa com os pais, pode
ver-se em cima da mesa, um bolo-Rei, portanto as coisas parecem
encaixar. [mais mês, menos mês].
O tempo creio que para aí não dá tréguas, ainda ontem, salvo erro,vi
um video em que o n/ 1º ministro andava por esses lados...[Viana de
Áustria], e achei graça, pois o jornalista de tv. estava a fazer a reportagem,
com a neve a cair-lhe literalmente em cima, e em grande quantidade...
Caro Manuel, tudo de bom para si, e até a uma próxima oportunidade.
atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 12:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen