Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Cargos | Famílias | Genética | Heráldica

Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#323221 | lfdias1980 | 15 fev 2013 20:45

Olá,

Os trisavós da minha esposa tinha o nome de D. Adelaide Sousa Sanches natural de Moreira freguesia Penaverde, concelho de Aguiar da Beira. Sabemos também que ela casou com Francisco Corrêa de Noronha e Menezes de Castelões de Recezinhos. Este casal teve entre vários filhos o João Corrêa de Noronha e Menezes que foi pai de uma menina a 13 de Maio de 1886 natural de Moreira.

Alguém me sabe indicar quais as origens da família de ambos os ramos (pai e mãe) de João Corrêa de Noronha e Menezes?

Agradeço toda a informação que possam disponibilizar, inclusivé regras e como fazer uma pesquiza genealógica, e respectivos costados e heráldica.

Obrigado

Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#323223 | tmacedo | 15 fev 2013 21:25 | Em resposta a: #323221

Caro confrade Luciano,

João da Mesquita Pimentel [http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=190949] e sua mulher Maria de Noronha e Meneses são o tronco dos Correia de Noronha e Meneses.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#323251 | lfdias1980 | 16 fev 2013 11:28 | Em resposta a: #323223

Muito obrigado pela informação.
Relativamente ao lado da família Sousa Sanches não me sabe dar indicações se estes estão relacionados com a família Sousa do Prado?

Eu questiono isto, porque eles residiram num pequeno solar com o brasão dos Sousa do Prado perto de Penaverde, Aguiar da Beira. Sendo que ninguém nos sabe dizer se este imóvel foi adquirido pelo Francisco de Correia de Noronha e Menezes aquando da sua deslocação de Castelões de recezinhos para a zona de Penaverde.

Obrigado

Cumprimentos,

Luciano Dias

Resposta

Link directo:

Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#348981 | Pedro SP | 06 ago 2014 22:42 | Em resposta a: #323221

Caro confrade Luciano,

Estou a fazer uma investigação sobre as famílias de Pena Verde, incluindo a minha e já reuni algumas informações sobre a família Correia de Noronha. Estou muito no início mas posso partilhar consigo alguma coisa do que já descobri, mas antes deixe-me dizer-lhe que embora ainda não tenha a confirmação, tenho fortes indícios dos Souza Mattos, família de Capitões Mor, escrivões e Juízes de Pena Verde, durante os séculos XVII e XVIII serem a famíla da trisavó da sua mulher. A construção do solar dos Souza não está identificada mas sabe-se que eram seguramente dos Souzas do Prado, descendentes do Rei D. Afonso III.

Francisco Correia de Noronha e Menezes, filho de João Moreira Meirelles e de D. Ana Altina Corrêa de Noronha e Menezes, nascido em 1826, casou em 1851 com D. Josefa Adelaide de Souza, natural de Moreira de Pena Verde, filha de António de Souza Mattos e de Dona Ana Maxima Sanches Pacheco. Com este casamento os Correia de Noronha chegam a Pena Verde.

O senhor João Correia de Noronha casou-se com Dona Adelaide Azevedo Pinto de Mesquita e teve quatro filhos segundo consta num livro que li sobre Pena Verde, são eles o Adriano, o António, a Alexandra e a Maria dos Prazeres, não sei se está correcto ou não, se estiver uma desas será a avó da sua mulher.

Ainda não tenho dados concretos, só os registos onde aparecem como padrinhos e dos quais vou tirando as relações mas para além do João, havia uma senhora D. Maria Amélia, um António e um Luis (que era padre) que seriam irmãos do dito João Corrêa de Noronha. A D. Maria Amélia morreu em 1927, em Penafiel segundo me constou também.

Existe também nos registos que tenho comigo a referência a uma senhora, D. Cândida de Noronha, tia dos que referi anteriormente, o que me leva a quer que esta seja irmã do Senhor Francisco Corrêa de Noronha.

Havia também um Alexandre, não sei de que geração mas poderia ser neto deste João Correa de Noronha que vivia em Moreira ainda nos anos 30 do século passado pois o meu avô recordasse em garoto deste lhe ter dado um cartão para que entregasse a uma prima nossa que vivia no Sobral Pichorro, D. Emília Figueiredo de Souza, curiosamente muito amiga do António Corrêa de Noronha que entretanto se tinha casado e vivia na Matta, lugar da freguesia de Sobral do Pichorro.

Voltarei à Guarda em Setembro e só ai poderei aprofundar as minhas pesquisas, estou super entusiasmado em estudar a genealogia do meu avô paterno e tudo o que com ela se cruza. Gostava de também identificar as casas onde viviam em Moreira, apenas conheço o Solar dos Souzas do Mosteiro, em Pena Verde (aquele que referiu atrás). E segundo o mesmo livro que atrás referi era nesse solar que vivia o senhor João Corrêa de Noronha e no qual se passaram histórias curiosas segundo o livro.

Muito obrigado e foi um gosto saber está também à procura de saber mais dos Correia de Noronha.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Galegos - Penaverde

#348995 | LProjecto | 07 ago 2014 10:19 | Em resposta a: #323221

Caro Pedro,

Descendo de um Luís Fernandes, natural de Penaverde, nascido provavelmente entre 1670 e 1660 (casou em Bencatel em 1691), filho de Domingos Fernandes, n. Penaverde, e de Maria Galega, n. Mosteiro - Penaverde.

Caso, nas suas pesquisas, venha a depara-se com esta gente ficarei grato pela partilha de qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#349011 | Pedro SP | 07 ago 2014 19:49 | Em resposta a: #323221

Caro Luis,

Descendo também de Fernandes e Frias, que se cruzaram muito remotamente com Galegos, temos parentesco seguramente, contudo os meus Fernandes ainda não chegam ao séc. XVII, estou quase lá pois os avós de um avô meu nascido em Pena Verde, na Quinta da Urgueira, em 1769, são de Pena Verde também e terão nascido nos inícios de 1700. O nome desse antepassado Fernandes é António Fernades e casou-se com uma Maria Brás, ambos nascidos em Pena Verde. Para trás poderão estar esse Domingos Fernandes. No séc. XVIII eram bastante abastados por sinal.

Os Frias parei na minha 6ª Avó, Joaquina Josefa de Frias, nascida em 1756, natural do Mosteiro, possivelmente poderá ter ligação com os seus Frias que já referiu algures aqui no Geneall. São todos da mesma família certo?

Pelo que sei eram espanhois e vieram primeiramente para Valverde, mas gostava de saber mais. Vou lhe comunicando as descobertas também.

Muito obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#349012 | spsv | 07 ago 2014 20:46 | Em resposta a: #349011

Caro Pedro,

Reparei que anda a estudar famílias de Pena Verde, tenho antepassados também naturais desse lugar mas nunca cheguei a pesquisar esse ramo. Recentemente criei um tópico sobre os mesmos, que pode ver em: http://geneall.net/pt/forum/167184/familias-dias-e-andrade-de-pena-verde-aguiar-da-beira/#a349009 . Desde já grato por qualquer informação.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#349088 | Pedro SP | 09 ago 2014 16:03 | Em resposta a: #323221

Caro confrade Luciano,

Estou a fazer uma investigação sobre as famílias de Pena Verde, incluindo a minha e já reuni algumas informações sobre a família Correia de Noronha. Estou muito no início mas posso partilhar consigo alguma coisa do que já descobri, mas antes deixe-me dizer-lhe que embora ainda não tenha a confirmação, tenho fortes indícios dos Souza Mattos, família de Capitões Mor, escrivões e Juízes de Pena Verde, durante os séculos XVII e XVIII serem a famíla da trisavó da sua mulher. A construção do solar dos Souza não está identificada mas sabe-se que eram seguramente dos Souzas do Prado, descendentes do Rei D. Afonso III.

Francisco Correia de Noronha e Menezes, filho de João Moreira Meirelles e de D. Ana Altina Corrêa de Noronha e Menezes, nascido em 1826, casou em 1851 com D. Josefa Adelaide de Souza, natural de Moreira de Pena Verde, filha de António de Souza Mattos e de Dona Ana Maxima Sanches Pacheco. Com este casamento os Correia de Noronha chegam a Pena Verde.

O senhor João Correia de Noronha casou-se com Dona Adelaide Azevedo Pinto de Mesquita e teve quatro filhos segundo consta num livro que li sobre Pena Verde, são eles o Adriano, o António, a Alexandra e a Maria dos Prazeres, não sei se está correcto ou não, se estiver uma desas será a avó da sua mulher.

Ainda não tenho dados concretos, só os registos onde aparecem como padrinhos e dos quais vou tirando as relações mas para além do João, havia uma senhora D. Maria Amélia, um António e um Luis (que era padre) que seriam irmãos do dito João Corrêa de Noronha. A D. Maria Amélia morreu em 1927, em Penafiel segundo me constou também.

Existe também nos registos que tenho comigo a referência a uma senhora, D. Cândida de Noronha, tia dos que referi anteriormente, o que me leva a quer que esta seja irmã do Senhor Francisco Corrêa de Noronha.

Havia também um Alexandre, não sei de que geração mas poderia ser neto deste João Correa de Noronha que vivia em Moreira ainda nos anos 30 do século passado pois o meu avô recordasse em garoto deste lhe ter dado um cartão para que entregasse a uma prima nossa que vivia no Sobral Pichorro, D. Emília Figueiredo de Souza, curiosamente muito amiga do António Corrêa de Noronha que entretanto se tinha casado e vivia na Matta, lugar da freguesia de Sobral do Pichorro.

Voltarei à Guarda em Setembro e só ai poderei aprofundar as minhas pesquisas, estou super entusiasmado em estudar a genealogia do meu avô paterno e tudo o que com ela se cruza. Gostava de também identificar as casas onde viviam em Moreira, apenas conheço o Solar dos Souzas do Mosteiro, em Pena Verde (aquele que referiu atrás). E segundo o mesmo livro que atrás referi era nesse solar que vivia o senhor João Corrêa de Noronha e no qual se passaram histórias curiosas segundo o livro.

Muito obrigado e foi um gosto saber está também à procura de saber mais dos Correia de Noronha.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#349137 | pmcarreira | 11 ago 2014 00:54 | Em resposta a: #323221

Boa noite,

Antes de mais agradeço a informação prestada.
Sim tenho estado a fazer estes estudos, tendo terminado à pouco a vertente materna da Sra Adelaide Augusta Azevedo Pinto de Mesquita de Riodades, S João da Pesqueira.

Da vertente dos Corrêa de Noronha e Menezes apenas conheço o solar da família que se encontra em Castelões de Recezinhos, Penafiel e que infelizmente se encontra em elevado estado de degradação.

Pode por favor indicar-me qual é o livro onde verificou as histórias que menciona como curiosas que se teriam passado no dito solar em Pena Verde.

Não sei se conhece, mas ao lado do Solar dos Sousa do Prado existe um outro que era dos Nápoles.

No que precisar de informação e que eu possa ajudar, é só dizer.

Obrigado

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#352413 | Goimilmil | 23 nov 2014 15:50 | Em resposta a: #323221

Francisco Correa de Noronha Meirelles e Meneses e sua esposa Josefa (Ataíde?) Sousa Sanches (Rui?) e Menezes viveram na freguesia de Maureles, Concelho do Marco de Canaveses, no solar do Muro Velho (na época chamavam-lhe Moinho Velho).
Solar muito bonito e restaurado com muito gosto há poucos anos. Aliás conheço-o perfeitamente.
Tiveram lá um filho a que chamaram Eduardo, em 10 de Janeiro de 1856.
Conta do livro de assentos de baptismo da referida freguesia de Maureles.
Por outras razões, eu procuro saber os motivos que levou esta família a estabelecer-se em Maureles nessa época.
Na década de 50 do século passado existia lá um fidalgo dessa família, conheci-o bem, conheci os seus filhos e conheço os netos e até bisnetos. Na década de 50 eram muito ricos. Mudaram-se para um outro solar da família Em Vila Boa do Bispo, também do Marco de Canaveses

Resposta

Link directo:

Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#408720 | Beiral | 17 out 2018 21:07 | Em resposta a: #348981

Olá Pedro boa noite,
Apenas ontem tive conhecimento destes Foruns e como não sabia como entrar em contacto pedi a um colega de Forum para lhe transmitir o meu e-mail para podermos trocar ideias e esclarecimentos.
Eu sou neto de Maria dos Prazeres Corrêa, que às vezes tb assinava Noronha, filha de João Augusto Corrêa de Noronha e Menezes, e ainda ontem vim de Moreira de Penaverde, onde me desloco com alguma regularidade. Aproveito para esclarecer que a minha avó tinha 3 irmãos: Adriano, António e Alexandre e 1 irmã: Adelina.
Como já passou bastante tempo desde a sua publicação não sei se ainda terá algum préstimo esta minha informação. Para podermos contactar envio-lhe o meu e-mail: beiral05@gmail.com.

Os melhores cumprimentos,


Francisco C.Campos.-

Resposta

Link directo:

Familia Corrêa de Noronha e Menezes e Família Sousa Sanches

#408977 | Beiral | 25 out 2018 22:21 | Em resposta a: #323221

Afinal o e-mail estava incorrecto uma vez que é: beiral05@gmail.com.
As minhas desculpas,

FCampos.-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 04:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen