Família Babo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Família Babo

#323225 | BABO | 15 fev 2013 22:13

Boa noite

Estou a fazer o meu levantamento genealógico (nos tempos livres da minha dissertação de mestrado), porém deparei-me com um contratempo não consigo avançar para além da 6ª geração, embora saiba quem foram os pais e os avós dela.

A família é originária, até ver, de Caíde-de-Rei, Lousada. Será que alguém me pode dar uma ajuda a desvendar as 'brumas da memória'?
Para facilitar e para ajudar num eventual cruzamento de dados indico os nomes que tenho até agora:

4ª « Aurora de Jesus Babo (nascida em 1887) cc Manuel Ribeiro da Silva (nascido em 1882)
5ª « Lino Pinto de Babo (nascido em 1857) cc Maria Joaquina de Freitas
6ª « José Pinto de Babo (nascido em 1810) cc Antónia Maria de Campos
7ª « Simão Pinto [de Babo] cc Anna Maria de Sousa
8ª « Joam de Babo [Reis] cc Maria Pinto

Os dados que compilei vão, somente, até à 6ª geração, a contar de mim, para trás, a 7ª e 8ª tenho referências a elas por meio da certidão de nascimento de José Pinto de Babo (6ª geração). Sei igualmente que na mesma aldeia, há vários Babos, mas não consigo estabelecer ligação entre eles e o José, visto não encontrar dados para Simão.
Se alguém me conseguir ajudar a decifrar esta charada, ficaria imensamente grato

Resposta

Link directo:

RE: Família Babo

#323312 | MCNN | 16 fev 2013 23:39 | Em resposta a: #323225

Boa noite


Se não encontra dados para o Simão em Caíde de Rei, isso quererá dizer muito provavelmente que ele não seria natural de Caíde de Rei, pelo que terá de procurar noutra paróquia.

Já procurou e encontrou o assento de casamente de Simão Pinto com Ana Maria de Sousa ? Já agora, onde é que nasceu José Pinto de Babo ? Foi mesmo em Caíde de Rei em 1810 ? Pergunto porque dei uma vista de olhos aos baptismos de 1810 e não encontrei esse baptismo. Mas a letra é tão difícil que não excluo a hipótese de eu não ter interpretado bem esses assentos.

Também procurei o baptismo de Simão e não o encontrei, Mas apercebi-me que, na época em que Simão terá presumivelmente nascido, existiam duas pessoas com o nome João de Babo a baptizarem filhos em Caíde de Rei. Um deles era aparentemente de Caíde de Rei, mas o outro muito provavelmente seria natural da paróquia de Mancelos (concelho de Amarante). Dei uma pequena e muito rápida vista de olhos pelos livros de Mancelos e apercebi-me que também existiam pessoas de apelido Babo por aquelas bandas ...

Se ainda não tentou, procure o casamento primeiro. Obviamente que as pessoas podiam ser de um local e irem casar a outro (em particular na paróquia de onde a noiva era natural). Por exemplo, o Lino Pinto de Babo foi casar a Nogueira porque a esposa era de lá natural.

Encontrei os óbitos quer do Simão quer da esposa, ambos em Caíde de Rei, mas infelizmente não tinham a idade com que faleceram.

Passando agora a outro aspecto completamente diferente, mas porque julgo que será também do seu interesse, queria dar-lhe conta dos variadíssimos pedidos de passaporte para o Brasil que encontrei por parte de filhos das pessoas que mencionou.

Em primeiro lugar, alerto-o para o facto de que a sua antepassada que identificou como Aurora de Jesus Babo foi baptizada como Ana e não como Aurora. E que quando casou usou o nome de Ana de Jesus Babo. E que quando dois filhos dela pediram passaporte para o Brasil, afirmaram que a sua mãe se chamava Ana de Jesus Babo. Será que não se enganou no nome dela ?

Para cada pedido de passaporte que encontrei junto-lhe o respectivo link para poder vê-lo. Os pedidos que anexo de 1928 em diante têm o aliciante adicional de conterem as fotografias das pessoas em questão. Se clicar com o rato em cima da imagem, abre uma nova janela só com a imagem.

Os primeiros pedidos de passaporte que encontrei foram feitos em 21/01/1926 por

Maria Ribeiro da Silva, de 17 anos, filha de Manuel Ribeiro da Silva e de Ana de Jesus Babo

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56769&FileID=_2470093

Na mesma data, pediram passaporte para o Brasil

Eva da Assunção Babo (de 28 anos de idade) e José Pinto Babo (de 43 anos de idade) , ambos filhos de Lino Pinto Babo e de Maria Joaquina de Freitas

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56769&FileID=_2470093


Em 25/09/1928, o mesmo José Pinto de Babo volta a pedir passaporte para o Brasil

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56786&FileID=_2475022


Em 28/09/1931, Manuel Pinto de Babo (31 anos de idade), filho de Lino Pinto Babo e de Maria Joaquina de Freitas, pede passaporte para o Brasil

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56620&FileID=_2433480

Na mesma data, também pede passaporte José Ribeiro da Silva (de 15 anos de idade), filho de Manuel Ribeiro da Silva e de Ana de Jesus Babo

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56620&FileID=_2433482

Em 18/09/1936, pede passaporte um António Ribeiro da Silva, que penso que será também filho de Manuel Ribeiro da Silva e de Ana de Jesus Babo

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56627&FileID=_2437209

Finalmente, em 14/06/1937, José de Pinto Babo volta a pedir passaporte para o Brasil.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56628&FileID=_2437957

Um aspecto curioso é que este José Pinto de Babo usava também o apelido Franqueira.


Claro está que o facto de que uma pessoa tivesse pedido passaporte para o Brasil não implica que tenha feito a viagem, mas o mais provavel é que o tivesse feito. E, mesmo tendo feito a viagem, isso não quer dizer que não tenha regressado a Portugal. Pelo menos a Eva da Assunção Babo regressou, pois faleceu em 28/04/1977 na freguesia de Nogueira.

Por agora é tudo, espero não ter trocado as mãos com tanto link, tanto nome e tantas datas !!!!!

Boa sorte e boa dissertação.


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Babo

#323316 | BABO | 17 fev 2013 00:31 | Em resposta a: #323312

Muito boa noite Mário César Navarro,
Desde já o meu muito obrigado pela ajuda que me deu.
E o muito obrigado da minha mãe, que é outra entusiasta como eu,

Quanto à Aurora que aparece como Ana, foi um lapso meu, ela é, como muito bem disse, Ana de Jesus Babo, avó da minha mãe, a Aurora era a minha avó, troquei a mãe com a filha.

Já tentei procurar o casamento de Simão Pinto, mas não consegui encontra-lo, um pouco devido à letra dos assentos, mas irei focar-me novamente nesse ponto. Os óbitos de Simão e de sua mulher deram-se em que ano?

No que respeita a José Pinto de Babo, ele nasceu mesmo em Caíde de Rei, porém o ano de 1810 foi-me dito por uma amiga minha, quando lhe pedi que desse uma vista de olhos na certidão de baptismo. Tenho-a em PDF, posso enviar-lha por e-mail.

Sabia que alguns dos meus antepassados tinha emigrado para o Brasil, pelo que a minha mãe me conta, mas não sabia que era possível ver os pedido de passaporte. Fiquei muitíssimo satisfeito ao ver as fotos deles. E a minha mãe nostálgica, pois conheceu alguns deles.

Cumprimentos

Duarte de Babo

Resposta

Link directo:

RE: Família Babo

#323384 | MCNN | 17 fev 2013 23:56 | Em resposta a: #323316

Boa noite Duarte


De facto é uma sorte quando conseguimos fotografias dos nossos antepassados. Uma imagem vale bem por mil palavras !!!!

Sobre a pergunta que me faz sobre os óbitos de Simão e de sua mulher, temos que:

Ana Maria de Sousa faleceu em Caíde de Rei em 30/04/1848

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=17203&FileID=_628296

Já Simão Pinto faleceu, também em Caíde de Rei, em 14/01/1845

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=17203&FileID=_628286

Se quiser, pode enviar-me a cópia do baptismo de Jpsé Pinto de Babo para

marioc.navarro@gmail.com

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Babo

#333513 | Lourval | 07 ago 2013 00:00 | Em resposta a: #323225

Caro Babo,

Estava pesquisando os casamentos de Sobretâmega quando o ADP ´caiu´. Você conhece o casal Nicolau de Babo e Rosa Maria. Tiveram pelo menos José e Albina, nascido cerca de 1790 e 1795, respectivamente.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Babo

#383139 | marisasantos | 26 jul 2017 11:39 | Em resposta a: #323225

Eu tenho os Babo de Constance, e de Recezinhos, há alguém?

Resposta

Link directo:

Família Babo

#429098 | Remabeca | 24 nov 2020 14:09 | Em resposta a: #323312

Bom dia
Meu avô José Pinto nasceu em Cahide em 29/02/1920, mas veio para o Brasil em Abril/1939
Seguindo a árvore genealógica da família ele é filho de Antonio Pinto e Maria Lopes
Maria Lopes por sua vez é filha de Domingos Lopes com ANA JESUS BABO

Infelizmente, não tive acesso para abrir os links enviados, são negados para eu abri-los

Gostaria de saber se tenho familiares ainda em Portugal?
E se houver, se há alguém em Cahide?

Resposta

Link directo:

Família Babo

#429107 | franc.andrade | 24 nov 2020 17:52 | Em resposta a: #323225

Boa tarde,
Não sei se vos interessa, mas ao consultar registos em Santo Tirso, deparei-me com o casamento de 4ºs Avós do Prof. Salazar, Manuel Francisco e Fabiana Correia ( pais de Manuel Francisco Coimbra, trisavô de Salazar) que casaram em Santo Tirso em 6 de Maio de 1728, sendo Manuel Francisco indicado como filho legítimo de Bento de Babo e de Catarina Francisca, de Salvador de Travanca (Amarante). O que talvez interesse a quem tenha ascendentes Babo entre o Sousa e o Tâmega...

Resposta

Link directo:

Família Babo

#429114 | BABO | 25 nov 2020 00:41 | Em resposta a: #429098

Remabeca, os meus pais são naturais de Caíde de Rei. Aliás, toda a minha família é de Caíde. Possivelmente é meu familiar. Irei consultar os meus levantamentos genealógicos e mal tenha alguma informação digo-lhe!!

Resposta

Link directo:

Família Babo

#429115 | BABO | 25 nov 2020 01:02 | Em resposta a: #429098

Em relação aos links: os documentos online já não se encontram nesse "endereço".
Actualmente pode encontrar os documentos neste link: http://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=411567

Resposta

Link directo:

Família Babo

#436157 | Singulariedade | 09 set 2021 00:45 | Em resposta a: #323225

Olá, sou da família babo também. Mais perto do que a maioria provavelmente, tenho ideia de alguns parentes de Portugal e Itália porém minha família é muito separada e uma das pessoas que eram importantes pra ela Floriano Babo e Lamartine Babo estão mortos.

Minha bisavó não sei de que geração mas também não está viva.

Resposta

Link directo:

Família Babo

#436189 | natercia7 | 10 set 2021 15:42 | Em resposta a: #429107

Bom dia a todos,

Lendo ràpidamente as mensagens, parece-me que os BABO que bem conheci no PORTO, nos anos 50, nao estao presentes. Falo da familia do Dr. Alexandre FEIO dos SANTOS BABO, filho de Carlos BABO. Ele era advogado, defendendo principalmente os presos politicos do salazarismo.Era uma figura bem conhecida no Porto e foi uma des pessoas que mais trabalhou, com o Antonio PEDRO, para a criaçao do Teatro Experimental do Porto, obra em que eu também " mergulhei". Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Família Babo

#445033 | soliv | 30 dez 2022 10:49 | Em resposta a: #323225

Bom dia

Alguém tem dados sobre Joaquim de Babo, filho de Francisco de Babo e Rosa Maria, natural de Travanca ou arredores (julgo) ?
Não lhe consigo encontrar o rasto.
Aparecem mencionados no registo de nascimento de Margarida Rosa, em 06/01/1863, em Varziela (filha e neta).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 08:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen