José Pereira Palha de Faria Guião

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas

José Pereira Palha de Faria Guião

#323246 | peninha | 16 fev 2013 09:33

Caros Confrades,

Algum Confrade, eventualmente, um seu descendente, consegue identificar o prédio na Rua dos Fanqueiros, da cidade de Lisboa, que foi de José Pereira Palha de Faria Guião.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323255 | J.G. | 16 fev 2013 13:44 | Em resposta a: #323246

Caro Antonio Pena Monteiro

Tenho muito interêsse em possivel informação s/ este assunto.
Meu arquivo de familia é vasto , e no caso ref. êste meu 4º Avô, com inventarios, testamentos etc..
nada que me lembre refére prédio na R. dos Fanqueiros.... existe porém pequêna referência ao L. do Caldas
e R. da Madalena, ou freguesia. Isto de memória, e no imediato..

Se por acaso lhe vier á mão alguma info. mais, muito agradeçia comunicação

Meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323258 | f4b2 | 16 fev 2013 14:27 | Em resposta a: #323246

Caro António Pena Monteiro

Qual o ramo de actividade que exercia José Palha de Faria Guião?
Pode ser que que exista alguma referência nos Anuários?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323268 | J.G. | 16 fev 2013 15:53 | Em resposta a: #323258

José Pereira Palha de Faria Guião, foi Juiz Dezembargadôr do Paço
como final de carreira como jurista.
Porém desenvolveu larga actividade agricola no Alentejo e Ribatejo tendo aumentado
de forma consideravel patrimonio herdado em morgadio de avoengos, cujos vinculos
subsistiram quase até a actualidade, etccc...

Cumprimentos

J.G.

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323272 | HRC1947 | 16 fev 2013 17:19 | Em resposta a: #323258

Caro João Barroca;

Veja se a planta baixa pombalina ajuda!
O Largo do Caldas, creio que passou a
Largo Adelino Amaro Costa.
http://goo.gl/maps/cRfls
Cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323295 | peninha | 16 fev 2013 21:17 | Em resposta a: #323268

Caros Confrades Ana, J.G, e João Barroca

A todos agradeço o interesse.

Tenho notícia do arrendamento de dois andares, na Rua dos Fanqueiros, a José Pereira Palha de Faria Guião.
O primeiro arrendamento, que terá tido o seu início aquando da 1ª invasão francesa, pagava 50$000 reis, por semestre (ou seja, 100$000 reis/ano).

O segundo arrendamento, que coexistiu com o primeiro, teve o seu início no ano de 1817, e pelos anos 1817 e 1818 pagou 160$000 (ou seja, 80$000 reis/ano).

O assunto que agora vou referir nada tem com o anterior. Mas uma vez que perguntar não custa…. E o Confrade J. G. referiu o Largo do Caldas, largo este que eu associo a uma longa, complexa e intrigante pesquisa.

Tem alguma informação sobre Januário Vicente Ferreira, seu filho José Vicente Ferreira, ou D. Teodora Umbelina Ferreira, os quais em 1812 eram moradores no Largo do Caldas …?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323307 | J.G. | 16 fev 2013 22:57 | Em resposta a: #323295

Caro Antonio Pena Monteiro

Interessantissimo !!! pergunto-me porque razâo terá a personagem arrendado estes dois andares ??
pois não habitava lá. Seria para outra pessoa, a seu cargo ou talvez não??

Os valôres de arrendamento não sei se seriam elevados na época , ou não; mas ao mênos conseguiu
uma bôa redução, de 20$000 ano !!!

Em 1815, no mês de Março, comprou/ arrematou em hasta publica, o Palacio do morgado de Pancas o qual havia
morrido em1802, e a Senhora viúva--D. Balbina de Sosa Coutinho, Noronha p'lo casamento, estava em grandes dificuldades
pois a Casa de Pancas ( original na familia Costa Freire, em vinculo) estava altamente endividada havia décadas. Etc..etc..
O valôr desta transacção foi de 15 contos e 350.000 reis, a que acrescêram outros encargos, nomeadamente os foros
em atraso ao Mosteiro de Santos -o-Nôvo, que tinha o dominio real sôbre a propriedade,e que durante anos tinha inviabilizado
q.q. transacção sôbre a propriedade. Enfim... rapido apontamento de uma longa historia...

Sôbre os nômes que refere, nada poderei adiantar, pois nada sei açêrca, e não constam ( de memoria) nos meus documentos.
Se julgar conveniente ou oportuno, estarei disponivel para q.q. pesquisa, ou outra forma de colaboração.

Os melhores cumprimentos

J.G.

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323381 | peninha | 17 fev 2013 23:16 | Em resposta a: #323307

Caro Confrade J. G.

O primeiro arrendamento resultou da necessidade de assegurar uma residência disponível em Lisboa para duas filhas. Basicamente, o raciocínio terá sido que Lisboa era mais seguro.

O que teve aplicação prática, pelo menos, na 1ª e 3.ª invasão dos franceses. Aliás, na última a casa de família foi ocupada pelos franceses.

O segundo arrendamento foi uma mudança de casa de outro filho, que era morador na mesma Rua dos Faqueiros, num prédio de D. Florinda Rosa Caetana da Costa.

Agradeço a sua disponibilidade, a da minha pesquisa conduziu-me a José Vicente Ferreira (filho de Januário Vicente Ferreira), e a D. Teodora Umbelina Ferreira, que eram moradores em 1812 no Largo do Caldas. Prossegui-la é saber quem era esta família. Muito tenho procurado, e ainda não encontrei rasto. Nem se pode dizer que seja um período difícil.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323383 | peninha | 17 fev 2013 23:35 | Em resposta a: #323381

Rectifico: Rua dos Fanqueiros e não dos Faqueiros como por lapso escrevi.

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323387 | J.G. | 18 fev 2013 00:38 | Em resposta a: #323381

Caro Antonio Pena Monteiro
Primeiro, uma rectificação: a aquisição em hasta publica do palacio de Sta. Apolonia não foi em 1815
como escrevi antes, mas sim 1818, a 5 de Maio.

Interessantes as suas informações áçêrca dos arrendamentos na R. dos Fanqueiros !! mas terei de perguntar-lhe
se terá alguma documentação relevante, que justifique a necessidade de assegurar residencia a duas das filhas (??).
Poderá indicar quais filhas, pois eram três ??
O outro arrendamento destinado a um filho, poderá indicar qual dêles, pois eram cinco ??
No Geneall,a informação está deficiente... ainda não tive tempo de corrigir...
Tambem pergunto qual casa de familia terá sido ocupada p'los franceses; a de Evora ? a dos sogros na R. S. Filipe de Nery?
a da Vidigueira?
Para mim, que estudo ha anos a documentação existente, estas vossas informações são novidade!!e mto me interessam.

Quanto aos nômes para a sua pesquisa, tenho pêna mas defacto não encontrei nada nos meus papeis, no entanto pode sêr
que surja.

Os meus cumprimentos

Jorge G. vanZeller

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323396 | peninha | 18 fev 2013 10:50 | Em resposta a: #323387

Caro Jorge vanZeller

Na minha anterior mensagem refiro-me à família do inquilino do prédio na rua dos Fanqueiros de que era senhorio José Pereira Palha de Faria Guião, e não à família deste.

A casa de família a que aludi – ocupada pelos franceses na 3.ª invasão – é a do inquilino. Casa esta, sita na margem direita do Tejo.

As explicações que adiantei foram em resposta à curiosidade manifestada relativamente ao porquê de tantos arrendamentos.

A freguesia da Madalena compreende a rua dos Fanqueiros. Se no património de José Pereira Palha de Faria Guião encontrar referência a prédio nesta freguesia, bem pode ser o prédio da rua dos Fanqueiros.

Que José Pereira Palha de Faria Guião teve um prédio na rua dos Fanqueiros não tenho dúvida nenhuma.

Bem como, também não tenho qualquer dúvida de que D. Florinda Rosa Caetana da Costa também teve um prédio nesta mesma rua dos Fanqueiros. E, estando certa a data do seu casamento indicada na base de dados do Geneall, este prédio era seu em data anterior à do seu casamento.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: A ideia com que fiquei dos registos paroquiais da época é a de que a freguesia da Madalena também compreendia o Largo do Caldas.

Resposta

Link directo:

RE: José Pereira Palha de Faria Guião

#323420 | J.G. | 18 fev 2013 19:39 | Em resposta a: #323396

Caro Antonio Pena Monteiro

Agradeçido por todas estas infos.

De facto não encontro nos meus papeis ninguem com estes nômes, nem em inventarios
consta predio na R. dos Fanqueiros. No entanto continuarei a busca...

Melhores cumprimentos

J.G.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 22:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen