Família Gonçalo e Família Caldeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Hispânia | Pessoas | Regiões

Família Gonçalo e Família Caldeira

#323287 | Teresa Caldeira Reis | 16 fev 2013 20:24

Boa noite.
Vivo em Oleiros, Castelo Branco.
Os meus bisavós são Gonçalo, da parte da minha avó. Segundo a minha mãe me contou, descende-mos de um nobre Espanhol que para cá veio. Por mais que procure, ainda não consegui saber nada a seu respeito... o que lamento...
Também gostaria de saber sobre a familia Caldeira, da qual descendo pela parte do meu avó.
Alguém me poderá ajudar? Posso dar mais informações acerca de nomes.
Obrigada,
Teresa Caldeira Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#323305 | HRC1947 | 16 fev 2013 22:20 | Em resposta a: #323287

Cara Teresa;

Para saber acerca de seus ancestrais:

Familia Caldeira:
Nome do seu avô:
data nasc.
morada:
Filho de:--- Pai
e de ......---- Mãe
--
Avó;
Nome
data nasc.
Morada
Filha de:-- Pai
e de ------- Mãe
--
Nobre Espanhol:
Nome.... etc....
Assim, terá que começar a colocar estes dados no tópico, e entretanto
logo se vê!.
Esperamos aqui por si.
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#323618 | Teresa Caldeira Reis | 21 fev 2013 13:51 | Em resposta a: #323305

Olá!

Familia Caldeira:

Nome do meu avô: Manuel Caldeira
data nasc. 18 Maio 1912, em Vale dos Pinheiros, Oleiros
Filho de: José Caldeira e Maria de Jesus
Casou com Eulália de Jesus Caldeira (Eulália do Nascimento / Eulália Gonçalo = em vários documentos, utiliza nomes diferentes), do ribeiro de Peso, Oleiros.


Familia Gonçalo:

Nome do meu bisavô: João Gonçalo (pai de Eulália, acima referida)
Nasc. em Ribeiro de Peso.
Filho de: António Gonçalo e Maria Joanna.
Casou com Carolina Nascimento.

Este nome Gonçalo, segundo me disseram, vem de um nobre Espanhol. Não sei se Gonçalo seria nome próprio ou apelido. O nome perpetuou-sem aos descendentes, mas uma delas, minha avó paterna, irmã de Eulália (as minhas avós eram irmãs), por engano no registo de nascimento, colocaram Gonçalves.

Aguardo boas noticias!!! :)
Obrigada,
Teresa Caldeira Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#323669 | hmrb | 21 fev 2013 21:59 | Em resposta a: #323618

Cara Teresa

Tenho alguns Caldeiras dessa zona que muito provavelmente terão ligação com os seus. Vou fazer um apanhado e vou colocar aqui, pois pode ser que a ajude. Eu estudo essa zona já há algum tempo.

Cumprimentos
Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#323741 | Teresa Caldeira Reis | 22 fev 2013 14:04 | Em resposta a: #323669

Fantástico!
Muito obrigada, Herminia.
Aguardo noticias.
Cumprimentos,
Teresa Caldeira Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#323932 | hmrb | 24 fev 2013 12:49 | Em resposta a: #323741

Cara Teresa

Aqui lhe deixo alguns dados que tenho. No entanto para os ligar vai precisar de fazer ainda alguma investigação. Sugiro-lhe que comece por pedir às conservatórias respectivas cópia não certificada dos assentos de nascimento dos seus pais, e depois dos seus avós. Com esses dados então será mais fácil para si conseguir estabelecer ligações familiares.

Martinho Caldeira casado com Sebastiana Maria, ambos naturais de Borralhal, Oleiros
tiveram

- Joaquim Caldeira casado com Maria de Jesus, moradores no Borralhal
- Carolina Maria


O Joaquim Caldeira e a Maria de Jesus tiveram

- Maria de Jesus casada com António Antunes do Borralhal que tiveram a Maria (23SET1891 - 14JUL1963) Casada com João Boaventura (1888)

- Joaquim Caldeira de Oleiros (1877-02NOV1933) casado com Martinha Caldeira do Fernão Porco (28FEV1883 - 18AGO1960)

- Clementina do Borralhal (12JAN1888 - 17MAR1983)

Para além desta família tenho mais Caldeiras mas em épocas mais recuadas, nomeadamente os Caldeira de Brito, os Temudo Caldeira e Torres Caldeira Leitão.


Boas pesquisas e se precisar ajuda não hesite em pedir.

Cumprimentos
Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#323960 | Teresa Caldeira Reis | 24 fev 2013 17:38 | Em resposta a: #323932

Olá, Herminia.
Muito lhe agradeço pelos dados que me forneçeu, mas não sei se teem ligação com a minha familia.
O meu bisavô José Caldeira era filho de José Caldeira, do Borralhal e de Maria Joana de Vale dos Pinheiros. Terá alguma ligação com o Joaquim Caldeira de que fala? Serão irmãos? Mas se Martinho e Sebastiana, só tiveram 2 filhos: Joaquim e Carolina, não devem ser... :( Talvez Martinho seja irmão de pai do meu bisavô José...
Dados mais recuados não tenho.
se me puder continuar a ajudar, agradeço-lhe. Muito obrigada.
Cumprimentos
Teresa Caldeira Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#323987 | hmrb | 24 fev 2013 22:19 | Em resposta a: #323960

Cara Teresa

Se diz que o seu Bisavô era do Borralhal estamos falando da mesma família concerteza. Quanto ao Martinho e Sebastiana poderão não ter tido apenas 2 filhos, eu é que até agora não encontrei mais nenhum.

Para podermos estabelecer relações com segurança aconselho-a a pedir à Consevatória da naturalidade dos seus pais o assento não certificado, pois assim só terá de pagar 1 Euro por folha. Cada assento tem normalmente 1 ou duas folhas. Pode fazer tudo por correio se quiser. Com esses dados terá já dados concretos sobre os seus avós. Para estes terá que voltar a fazer a mesma coisa mas para o Arquivo Distrital de Castelo Branco. Se tiver possibilidade de lá ir melhor ainda. Após estes passos importantes terá então maior facilidade em estabelecer ligações.

Pode ser que entretanto o Arquivo Distrital de Castelo Branco disponibilize os dados online e aí já poderá fazer a sua pesquisa mais facilmente e até eu a poderei ajudar.

Cumprimentos
Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#324113 | Teresa Caldeira Reis | 26 fev 2013 14:19 | Em resposta a: #323987

Ok. Muito obrigada, Herminia.
O certificado de batismo do meu avó Manuel Caldeira, já o tenho. Foi de lá que cheguei aos bisavós e trisavós. Para trás, tenho mesmo que ir a Castelo Branco. Quando lá for, vou tentar saber ir ao Arquivo Distrital. Obrigada.
Já afgora, sabe alguma coisa sobre o lado Gonçalo da minha familia? Na primeira msg que mandei para o forum, estão lá os dados.
Cumprimentos,
Teresa Caldeira Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#324165 | hmrb | 26 fev 2013 20:56 | Em resposta a: #324113

Olá Teresa. Dos vários livros e microfilmes da zona que já vi não me lembro de ver o apelido Gonçalo. Tem mesmo a certeza de ser Gonçalo? Não será possível ser Gonçalves? Estes vi muitos mesmo e tenho alguns na minha base de dados.

Cumprimentos
Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#324269 | Teresa Caldeira Reis | 27 fev 2013 19:38 | Em resposta a: #324165

Olá Herminia!
É Gonçalo, sim. Só uma das minha avós (eram irmãs), é que tem Gonçalves, mas por engano no registo.
Onde posso ver esses microfilmes?
Obrigada,
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalo e Família Caldeira

#324299 | hmrb | 27 fev 2013 23:01 | Em resposta a: #324269

Olá Teresa

Uma parte encontra-se no Arquivo Distrital de Castelo Branco e a outra na Torre do Tombo em Lisboa.

Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 20:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen