Dr. José Maria de Oliveira Correia (Escola Médico Cirúrgica do Porto 1860)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Dr. José Maria de Oliveira Correia (Escola Médico Cirúrgica do Porto 1860)

#323369 | Mário R. C. S. Rocha | 17 fev 2013 21:07

Será que alguém já se cruzou com informações sobre o Dr. José Maria de Oliveira Correia?
Possuo o seu diploma de fim de curso em Medicina (1860) passado pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto e sei que o Dr. José Maria era natural de Lamego.

Sei também que depois de formado se estabeleceu em Pombal onde exerceu a sua profissão e que casou com uma senhora de Nespereira – Cinfães, Srª D. Amélia Augusta Teixeira de Carvalho e Oliveira Correia.
Pelo que consta teve 18 filhos… e a todos deu curso! Para Cinfães vieram 2 filhos: Dr. César Augusto Teixeira de Oliveira Correia (farmacêutico pela Univ. de Coimbra, 1882) e o Abade Francisco Teixeira de Oliveira Correia. Dos outros filhos nada sei.

Agradeço qualquer informação sobre o Dr. José Maria, sua esposa ou filhos.
Com os melhores cumprimentos,
MR

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Maria de Oliveira Correia (Escola Médico Cirúrgica do Porto 1860)

#323398 | nmadureira | 18 fev 2013 13:38 | Em resposta a: #323369

Caro Mário Rui,
Encontrei este registo de passaporte, filho de José Maria de Oliveira Correia:
http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1124552
Cumprimentos, NBM

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Maria de Oliveira Correia (Escola Médico Cirúrgica do Porto 1860)

#323400 | nmadureira | 18 fev 2013 14:33 | Em resposta a: #323369

Caro Mário Rui,
O Dr. José Maria de Oliveira Correia era sobrinho do Padre Francisco de Oliveira Correia, a quem dedicou a sua dissertação inaugural na Escola M+edico-Cirúrgica do Porto, a 27 de Julho de 1860. Esta tese, manuscrita, versava sobre cálculos vesicais e foi apresentada sob o título de "Sobre a talha hypogastrica, e principalmente sobre o methodo em dous tempos de Vidal (de Cassis)".
Pode ver uma cópia digitalizada em http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/17320
Cumprimentos,
NBM

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Maria de Oliveira Correia (Escola Médico Cirúrgica do Porto 1860)

#323421 | Mário R. C. S. Rocha | 18 fev 2013 19:46 | Em resposta a: #323400

Muito e Muito Obrigado Caro Amigo NBM! Fiquei muito feliz com tão valioso achado! Todas as informações que me forneceu são de grande valia e eram por mim desconhecidas.

VOu tentar encontrar mais pessoas desta família e tentarei encontrar a dissertação inaugural do Dr. César Augto Teixeira de Oliveira Correia, filho do Dr. José Maria de Oliveira Correia. Espero ser bem sucedido nessa tarefa. (o Dr. César Augusto estudou Farmácia em Coimbra tendo concluído estudos em 1882)

Mais uma vez agradeço,
Cumprimentos,

MR

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 16:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen