Família Correia

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Heráldica

Família Correia

#324046 | carloweb | 25 fev 2013 11:48

Família Correia de Santa Maria Maior - Funchal - Caminho do Terço - Boa Nova

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#324071 | HRC1947 | 25 fev 2013 21:21 | Em resposta a: #324046

Caro Carloweb;
O que pretende saber?
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#324221 | carloweb | 27 fev 2013 13:26 | Em resposta a: #324071

Olá Ana, eu estou a fazer a minha árvore genealógica, e preciso de saber quantas correntes da família Correia conhecidas existe aqui na Ilha da madeira, conheço uma de Álvaro Afonso Correia que foi um dos primeiros povoadores da Ilha da madeira desde 1420 morreu em 1490, construiu a Igreja de Nossa Senhora do Calhau.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#325438 | carloweb | 15 mar 2013 13:29 | Em resposta a: #324221

Boa Tarde alguém me pode ajudar sobre a possibilidade de haver só duas correntes da família Correia na Madeira, se esta informação está ou não correta.

Desde já agradeço a vossa amabilidade em ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#325446 | HRC1947 | 15 mar 2013 15:04 | Em resposta a: #325438

Caro Confrade;

... A sua pergunta terá várias respostas!.
Assim, como vc, poderá ver neste link que envio,
no Funchal-Madeira, existem cerca de 60 assinantes
das p. b. i., com telefone fixo, cujo apelido é " Correia".
Se imaginarmos que isto só representará 10% daquele apelido,
já se pode ficar com uma ideia da grande quantidade de pessoas,
cujo apelido vai a Correia, [ portanto existirão mais do que Duas
{ 2 } famílias Correias....
Caro Confrade, isto é só uma pequena amostra.
Está nas suas mãos desenvolver o tema, e chegar a dados concretos!.
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Santa%20Maria%20Maior%2C%20Funchal%20%28Madeira%29/who/Correia/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Boa sorte.
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#325569 | RCCORREIA | 17 mar 2013 19:38 | Em resposta a: #324221

Caro Carlo

Por certo haverá alguma confusão pois o Correia ligado à Igreja de Nossa Senhora do Calhau (já existente e onde ergueu a capela do Espirito Santo) era João Afonso que possivelmente aportaria à Madeira na década de 1440 e não com Zarco como alguns quiseram fazer.

Diz-se que dele houve generosa descendência não só na Madeira como nos Açores.

Haverá por isso várias linhas familiares daquele apelido e por vários lugares.

Enquanto descendente duma dessas linhas tenho compilado alguma informação relativa a Correias na Madeira mas não tenho presente ninguém dos que fala na abertura deste tópico. Se me der datas talvez consiga mais qualquer coisa

Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#325610 | carloweb | 18 mar 2013 12:39 | Em resposta a: #325569

Caro Rui

Desde já agradeço a sua amabilidade em prontificar-se em ajudar, em relação ao assunto sou da sua opinião também por isso que quando vi aqui a informação de João Afonso correia, fiquei com duvida sobre realmente era a mesma pessoa ou não. eu tenho informação de que Álvaro Afonso Correia era Pai de João Afonso Correia, distinto senhor de farelães.

Agora eu sou novo nestas andanças e é normal que cometa alguns erros, estou a fazer a minha árvore genealógica e ainda vou em 1792 do lado paterno e materno 1807, agora tenho andado com dificuldades em ir mais alem, daqui para a frente, embora sabendo que até aqui a minha família não saiu da Ilha, entre 1419 e 1792 sei que são muitos anos. Se realmente a minha família não saiu da Ilha talvez se torne mais fácil. embora tenha muitas duvidas.

Uma pergunta: João Afonso Correia quantos filhos teve? será possível saber isto?

Famílias Correia das freguesias de São Gonçalo; São Pedro; Porto da Cruz; Santa Maria Maior.
Apelidos convergentes: Fernandes; Gonçalves; Ferreira; com Correia

Cumprimentos
Carlo Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#325615 | RCCORREIA | 18 mar 2013 13:40 | Em resposta a: #325610

Caro Carlo

Não saindo da ilha é bem possível que se consiga recuar bastante e no que poder ajudar terei o prazer de o fazer.

As fontes principais estão no Funchal no Arquivo Regional mas a sua boa organização e resposta a pedidos facilita imenso o progresso mesmo daqueles, como eu, que estão fora da Madeira.

Dê-nos os nomes dos seus antepassados mais antigos e o que deles sabe. Logo se verá por onde prosseguir.

Entretanto estou a escrever um texto sobre a "origem dos Correia na Madeira" que logo esteja pronto lhe poderei disponibilizar e que poderá vir a responder a algumas das questões que tem.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#325840 | carloweb | 21 mar 2013 13:05 | Em resposta a: #325615

Caro Rui.

Muito obrigado pela sua ajuda e se não for incomodo agradeço a disponibilização do texto sobre a "origem dos Correia na Madeira" que de certeza irá me ajudar muito.

email: ruben14correia@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#327044 | carloweb | 10 abr 2013 22:11 | Em resposta a: #325615

Caro Rui,

Quando puder irei disponibilizar-lhe informação que tenho sobre os meus antepassados mais remotos por enquanto em termos paternos estou no ano 1792 e do lado materno estou em 1807, portanto ainda estou mais ou menos no principio da minha árvore. mas já tenho muita informação, vou usar o scanner para lhe enviar a informação.

cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#327106 | RCCORREIA | 12 abr 2013 00:06 | Em resposta a: #324046

Algumas notas

1. Nesta paróquia entre 1805 e 1910 achamos cerca de 200 casamentos em que um dos noivos usa o apelido Correia, estando presentes algumas linhas ilustres deste apelido. Antes de 1805 a área desta paróquia deveria estar integrada noutra.

2. Relativamente à origem do apelido na Madeira temos 2 ou 3 linhas no século XV e pelo menos mais 3 no século XVI (conforme está no texto que estou a ultimar). Até 1600 teriam vivido na Madeira já mais de 200 Correias.

Rui

Resposta

Link directo:

Família Correia

#352910 | MiguelCaldeira | 13 dez 2014 20:54 | Em resposta a: #324046

Olá a todos,

Comecei a fazer a minha árvore. Sou Correia de Freitas pela parte da minha mãe.
Comecei pelos Correias (de Santa Cruz, ilha da Madeira) apesar de, pelo menos, a minha ascendência direta ter "emigrado" para a ilha de Porto Santo (arq. da Madeira) entre 1750 e 1900. Consegui chegar de forma inequívoca a 01.10.1627 e de forma ainda não confirmada a 1542 (tenho seis casamentos candidatos).

Estou disponível caso alguém queira partilhar a sua árvore e informações sobre a(s) familia(s) Correia deste arquipélago.

Cumprimentos
Miguel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 03:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen