Preciso de Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Preciso de Ajuda

#324171 | nunovix | 26 fev 2013 21:33

Boa noite a todos.
Eu gostaria de começar a minha arvore genealógica.
Gostaria de saber se há algum sitio online (para Portugal) onde eu possa começar a investigar a minha descendência, nomeadamente tentar descobrir os nomes dos meus bisavós?
Isso pode-se fazer pesquisando algum arquivo na internet ou temos mesmo de nos dirigir aos registos civis, torre do tombo e afins?

Muito obrigado a quem me puder ajudar

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de Ajuda

#324178 | roz | 26 fev 2013 22:00 | Em resposta a: #324171

Caro Nuno

Leia com atencao o seguinte link: http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236
Ja ha muitas freguesias que estao on-line mas nem todas por isso depende de onde sao naturais os seus ascendentes.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de Ajuda

#324182 | nunovix | 26 fev 2013 22:16 | Em resposta a: #324178

E onde se procuram por freguesias de lisboa online?

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de Ajuda

#324184 | roz | 26 fev 2013 22:25 | Em resposta a: #324182

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/
Escrever: paroquia ...... (nome da paroquia) e clicar. Nao necessita de escrever mais nada. Pode tambem usar http://etombo.com/concelho/lisboa.html que embora seja mais facil de usar nao esta' tao actualizado mas por um ou por outro chegara' la

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de Ajuda

#324186 | MariaDavid | 26 fev 2013 22:38 | Em resposta a: #324171

Boa noite Nuno

Antes de mais, acho que está a procurar os seus ascendentes, aqueles que estão para trás de si, como pais, avós, bisavós, etc. Quando diz "investigar a minha descendência", isso significa que procura pelos filhos, netos, bisnetos. Pode parecer-lhe algo de menor importância este reparo mas os termos correctos ajudam a que obtenha mais facilmente as informações que pretende. Claro que todos nós entendemos o que pretende mas o reparo é só para o ajudar a trabalhar segundo as regras. Espero que não tenha levado a mal esta chamada de atenção.

Sobre o seu pedido, o Nuno não referiu as origens da sua família, tornando difícil uma resposta concreta. Assim, tente responder a estes pontos:

1 Tem em seu poder as certidões de baptismo de si, seus pais e seus avós?

2 Se não tem, o primeiro passo é obtê-las. Através delas vai saber de onde são naturais todos os principais personagens que lhe vão permitir avançar nas pesquisas. Repare: na sua, entre outros dados importantes, aparecerá o nome dos seus pais, de onde são/eram naturais e os nomes dos seus avós, com as respectivas terras de origem. As certidões dos pais vão-lhe permitir a confirmação dos avós e mais os nomes dos seus bisavós. Nas certidões dos seus avós, hão-de aparecer os nomes dos seus bisavós e, com alguma sorte, os dos seus trisavós, etc.

3 Na posse desses dados, coloque aqui no forun as respectivas terras e deste modo poderá obter informações de outros pesquisadores que trabalhem sobre as mesmas origens; se a pesquisa pode ser feita através da net, não esquecendo que de si até cerca de 100 anos para trás, os documentos encontram-se nas respectivas Conservatórias de Registo Civil e depois disso nos respectivos Arquivos Distritais. Vou dar-lhe um exemplo: imagine que seus avós nasceram em 1917, em Penamacor. Terá que se deslocar à Conservatória de lá, pois ainda não se encontram no Arquivo Distrital de Castelo Branco. Não podendo deslocar-se, terá que escrever para lá, dando os dados deles e pedindo que enviem as respectivas certidões por correio.

4 Ainda não estão todos os registos paroquiais digitalizados e colocados na net para pesquisa. Por exemplo, os de Castelo Branco estão muito atrasados. Como desconhecemos de que terras são os seus antepassados, não é possível dar-lhe orientações concretas.

Espero ter contribuído para os seus esclarecimentos. Mais tarde, se precisar de ajuda, coloque aqui as suas dúvidas e alguém se prontificará em dar uma mãozinha.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de Ajuda

#324207 | da2el | 27 fev 2013 11:57 | Em resposta a: #324186

Aproveito o mesmo tópico para pedir ajuda.
Iniciei a construção da minha árvore genealógica e do lado do meu pai consegui chegar aos meus bisavós (familia em Satão/Viseu e Luso) e do lado da minha mãe aos tetra-avós (família na Guarda)
Os nomes que tenho são todos "de boca"...

Como moro (e trabalho) no Porto fica-me difícil deslocar aos arquivos locais.
É a unica solução que tenho ou há outras ajudas?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de Ajuda

#324214 | nunovix | 27 fev 2013 12:52 | Em resposta a: #324186

Obrigado Roz e MariaDavid

Em relação aos sites online eu procurava registos da minha Avó(materna) que sei que nasceu em 1927 em Alcântara. E da minha Mãe que nasceu em 1954 na pontinha, freguesia de odivelas e concelho de loures, mas nesses sites (digitarq lisboa e torre do tombo) não consigo encontrar nada relativo a essas freguesias e datas...não sei se não existe mesmo ou se sou apenas eu com a minha inexperiência que não os consigo localizar.

Quanto á correcção feita pela MariaDavid relativa á palavra ascendentes e não descendentes, está correctíssima e agradeço por me ter corrigido.

Em relação ás suas perguntas MariaDavid:
1-Não, não tenho certidões de baptismo de ninguêm, mas sei a data e local de nascimento da minha mãe e da minha avó materna...será que isto chega para começar a pesquisa?
Isso é uma dúvida que tenho, normalmente fala-se sempre em registos de baptismo, mas uma certidão de nascimento não serve igualmente?(desculpem a minha ignorância mas estou a tentar compreender e aprender)

2- E onde posso pesquisar\requesitar essas certidões de baptismo?

3- Em relação ás Conservatórias de Registo Civil, há conservatórias onde se encontrem as informações gerais(todo o distrito de lisboa, por exmplo) ou tenho que me dirigir a uma conservatória na localidade específica?(alcântara por exemplo)

4- Em relação ao meu avô paterno tenho um problema. Porque o meu pai é do Zaire e não tenho registos oficiais de nada. No entanto sei que o meu Avô paterno se chama 'Manuel Gonçalves Coelho da Silva' original de 'Terras de Bouro'(distrito de Braga) e que deve ter nascido entre 1914 e 1920. Sendo assim pergunto, onde me deslocar neste caso? É á conservatória do registo cícil de Terras do Bouro? Braga?

Desde já muito obrigado ás pessoas que tiveram a amabilidade de ajudar.
Desculpem o texto tão grande, mas como me estou a iniciar ainda não percebo bem todo o processo. No entanto depois de ver esclarecidas estas dúvidas espero conseguir ficar mais consciente dos sitios onde me posso deslocar.

Obrigado a todos
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de Ajuda

#324225 | MariaDavid | 27 fev 2013 14:32 | Em resposta a: #324214

Caro Nuno

Vou tentar ser objectiva para rentabilizar a ajuda:

1 Sua avó materna nasceu em 1927 em Alcântara (Lisboa), logo a sua certidão de nascimento encontra-se na Conservatória de Registo Civil de Alcântara, porque ainda não decorreram 100 anos para que os livros transitassem para o Arquivo Distrital de Lisboa. Penso que neste momento, todos os pedidos relacionados com certidões das várias conservatórias de Lisboa podem ser efectuados num único local, em Lisboa, na Av.Fontes Pereira de Melo. É melhor informar-se.

Av. Fontes Pereira de Melo, 7(Lisboa)
1050-115 Lisboa
Concelho: Lisboa
Tel. 213566250 - 707 201 122


Sua mãe nasceu na Pontinha, freguesia de Odivelas, concelho de Loures. Neste caso, a mesma coisa, a respectiva certidão de nascimento encontra-se ainda na conservatória, penso que de Loures.

Conservatória do Registo Civil de Loures
R. Manuel A Pacheco
2670-450 Loures
Telefone: 219835165
Loures – Lisboa – Portugal
crc.loures@dgrn.mj.pt


2 Sobre as suas dúvidas em relação a registos de baptismo e certidões de nascimento, é muito simples:
(transcrição textual da net).

"O registo civil em Portugal é oficialmente instituído pelo "Código do Registo Civil" de 18 de fevereiro de 1911 (alguns meses antes da promulgação da Constituição portuguesa de 1911). Em 20 de abril de 1911, a "Lei da Separação da Igreja do Estado" radicaliza o Estado laico e determinou que todos os registos paroquiais (baptismos, casamentos e óbitos) anteriores a 1911 gozassem de eficácia civil e fossem transferidos das respectivas paróquias para as recém-instituídas Conservatórias do Registo Civil."

Antigamente não havia conservatórias e as entidades que procediam aos registos, quer de baptismo, casamento ou óbito, eram as igrejas. Daí, as informações serem disponibilizadas nos Registos Paroquiais, feitos pelos párocos das respectivas freguesias.

3 Sobre o seu avô paterno Manuel Gonçalves Coelho da Silva com origens em Terras de Bouro (distrito de Braga) e que deve ter nascido entre 1914 e 1920, a pesquisa vai ser mais demorada pois tem um leque vasto de anos e vai desenbolsar algum dinheiro para que façam a pesquisa por si. Deve entrar em contacto com a Conservatória respectiva (veja através da net o endereço) e faça o seu pedido com os elementos que tem.

Desejo-lhe sucesso!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de Ajuda

#324229 | nunovix | 27 fev 2013 14:58 | Em resposta a: #324225

Muito obrigado por toda a ajuda MariaDavid, foi muito esclarecedora e de grande ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de Ajuda

#324263 | roz | 27 fev 2013 19:08 | Em resposta a: #324207

Caro/a da2el

Sem ter ideia das datas que procura 'e um pouco dificil fazer sugestoes mas aqui vao algumas informacoes. Para as paroquias de Satao pode pesquisar aqui http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/results?t=paroquia+satao se ja estiverem disponiveis on-line.

Luso pertence ao Arquivo de Aveiro que ainda tem pouca coisa on-line mais va' vendo este topico onde de vez enquando dao algumas noticias http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=310746

Para a Guarda tambem depende das freguesias e de datas mas pode pesquisar aqui http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/

Se for mais especifico nas informacoes podera' receber melhor ajuda.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de Ajuda

#324399 | da2el | 01 mar 2013 09:49 | Em resposta a: #324263

Amigo roz
Obrigado por estas dicas.

Já é um local por onde começar a procurar mas vou precisar eu próprio de mais informações.
Vou ter de me informar sobre as datas e paróquias dos meus avós para iniciar a pesquisa.

Não vou publicar aqui outros dados mas se alguém me poder dar mais alguma ajuda deixo o meu email: da2el_ml@hotmail.com

Obrigado. Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 04:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen