pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#324183 | evieira | 26 fev 2013 22:16

Caros Confrades,

Alguém habitualmente frequenta o AUC com prática de pesquisa no fundo da Câmara Eclesiástica de Coimbra? Precisava das informações constantes em dois processos de inq. de génere;

para troca posso retribuir com pesquisas na torre do tombo ou nos livros digitalizados dos mórmones (restritos).

Procuro os processos dos Padres:

-JOSÉ RODRIGUES BICHO e ANTÓNIO RODRIGUES BICHO, ambos da freguesia de Paços da Serra/Gouveia, ao tempo bispado de Coimbra. Data: por volta de 1700.

Há um hiato de 20 anos nos paroquiais de Paços da Serra que só estes processos, se existirem, permitirão ultrapassar.

Agradeço a atenção.
Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#324235 | Pedro França | 27 fev 2013 16:02 | Em resposta a: #324183

Caríssimo:

Hoje já não, mas amanhã estarei no AUC o dia todo e posso ver-lhe isso. Apesar de levar a agenda cheia, como são só dois casos, vê-se bem e depressa.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#324284 | evieira | 27 fev 2013 21:04 | Em resposta a: #324235

Caro Pedro França, agradeço a gentileza. Fico a aguardar.

Cpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#324673 | evieira | 04 mar 2013 20:20 | Em resposta a: #324235

Caro Pedro França,

Conseguiu saber alguma coisa? Estes processos encontram-se no AUC?

Cps,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#324699 | Pedro França | 05 mar 2013 02:56 | Em resposta a: #324673

Caríssimo:

Localizei apenas estes mas penso que num verbete há alguma gralha na localidade de origem:

- José Rodrigues Bicho, de S. Cosme, 1790;
- António Rodrigues Bicho, de S.Paio, 1733;
- idem, Paços de Cima, S. Miguel, 1705.

Reparei que o orago de Paços da Serra é precisamente S. Miguel e é capaz de ter havido aqui erro de leitura e registo de verbete: em vez de Paços de Cima ser Paços da Serra...
A julgar pelas referências que deu da última vez, creio que só o último é que se ajusta "às medidas". Se assim for, esta 5ª feira vejo-lhe o processo - já tenho o nº da caixa onde este se encontra.

Aguarde-me aqui, p.f..
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#324966 | evieira | 08 mar 2013 00:28 | Em resposta a: #324699

Efectivamente, Paços de Cima é uma localidade da fregª de Paços da Serra.

Fico a aguardar por notícias do confrade.

Obrigado,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#324975 | jlaz | 08 mar 2013 09:37 | Em resposta a: #324183

Caro confrade E.Simões,

Verifiquei, através desta sua mensagem, que tem acesso aos livros restritos dos mórmones. Seria possível, por favor, pesquisar nos livros de baptismos da freguesia de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, distrito de Leiria (que ainda não estão em linha e, por esse facto, são uma lacuna difícil de ultrapassar) os assentos de baptismo de: Joaquim, nascido em 1892, fº de Joaquim Gregório e de Emília ou Mariana.
E de: Guilherme, nascido em 1896, fº de Pafúncio dos Santos e de Cláudia da Silva ou Cláudia de Jesus da Silva.

Agradeço desde já toda a atenção que me possa dispensar.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#325032 | evieira | 09 mar 2013 02:30 | Em resposta a: #324975

Por favor coloque o seu pedido no tópico "posso ajudar - livros restritos dos mormons" que eu respondo aí. Cps

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#325038 | jlaz | 09 mar 2013 08:53 | Em resposta a: #325032

Caro confrade E.Simões

Muito obrigado por me ter respondido, já coloquei o meu pedido no tópico que refere.

Cumprimentos!

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#325329 | jpm2353 | 13 mar 2013 23:51 | Em resposta a: #324235

Caro Pedro,

Espero que se encontre tudo bem consigo.
Por favor veja este tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=325199
Lá o espero!

Abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#327456 | evieira | 16 abr 2013 16:25 | Em resposta a: #324699

Caro Pedro França,

Não voltou a dar notícias. Renovo o pedido de ajuda. É o processo de Ant. Rodrigues Bicho, natural de Paços de Cima, de 1705.

Agradeço a atenção.
Cmps
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#327492 | Pedro França | 16 abr 2013 23:05 | Em resposta a: #327456

Olá, Edmundo. Boa-noite.

Houve um hiato entre as nossas comunicações.
Tudo bem, eu vou ver-lhe isso esta semana. Já sei que o processo de ordenação existe, já o localizei.
Aguarde-me aqui, p.f., para 5ª feira.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#327625 | evieira | 19 abr 2013 00:34 | Em resposta a: #327492

Caro Pedro França,

Ok, fico a aguardar. As informações desse processo são importantes pois permitirão ultrapassar uma falha de 20 anos nos a.p.

Cps
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#327921 | Pedro França | 24 abr 2013 00:21 | Em resposta a: #327625

Caro Edmundo:

Então vamos lá com S. Miguel de Paços da Serra (Gouveia), lugar de Paços de Cima:
- António Rodrigues Bicho foi batº a 20.06.1679, nessa freguesia.
Era filho de outro António Rodrigues Bicho e de Maria Gomes.
Neto patº de João Rodrigues Bicho e de Maria Fernandes.
Neto matº de Manuel João e de Marta Gomes.
São todos de Paços de Cima.
O processo de ordenação é de 1705 (cxª 235).

Espero que seja isto.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere

#327945 | evieira | 24 abr 2013 13:37 | Em resposta a: #327921

Caro Pedro França,

É isso. Muito obrigado.

Estou ao seu dispor no que puder ajudar.
Cps
E.Simões

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#343218 | jaferro | 04 mar 2014 02:10 | Em resposta a: #324183

Caros Confrades,

Aproveitando o tópico aberto pelo confrade Edmundo Simões - ao qual agradeço, desculpando-me por esta mensagem -, peço ajuda aos confrades que frequentam o AUC, no sentido de consultarem e transcreverem a informação genealógica/familiar do processo de inq. de génere do Padre Manuel Antunes, da Benfeita (Arganil), de 1678. (Ordens menores?)

Agradeço a atenção.

Os meus melhores cumprimentos,

José fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#343234 | Pedro França | 04 mar 2014 14:49 | Em resposta a: #343218

Olá, José:

Eu estou neste momento no AUC e vou cá estar amanhã também.
Já localizei o verbete do ordinando que procura e tudo se confirma.
Se não lhe fornecer hoje os dados que pede amanhã será. Agora estou com uma documentação em mãos que não me convem nada largar.
Calhou surfar neste site agora porque esta mensagem não me foi parar à caixa de correio.
Então, vá. Aguarde-me aqui, sff.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#343236 | jaferro | 04 mar 2014 15:26 | Em resposta a: #343234

Estimado Pedro França,

Muito obrigado pela atenção. A sua ajuda é sempre inestimável.

Disponha, se necessitar de algum préstimo da minha parte.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

PS - Uma curiosidade/necessidade: sabe alguma coisa sobre a diponibilização das habilitações da CE da Guarda? Com várias dezenas de presbisteros, conégos, etc., na família, estas serão certamente uma fonte inestimável... ;)

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#343256 | Pedro França | 04 mar 2014 21:17 | Em resposta a: #343236

Boa noite, José:

Sobre a CE da Guarda, não sei exatamente o que poderia encontrar. Sei que no AUC há diversos ordinandos que provêm da diocese da Guarda e os seus processos integram a CE de Coimbra. Aqui, só indo pelo nome de cada um.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#343258 | jaferro | 04 mar 2014 22:19 | Em resposta a: #343256

Caro Pedro França,

Obrigado pela resposta. A lista é grande e não havendo um índice geográfico, a pesquisa um a a um implicará certamente uma boa estada em Coimbra!! O que não é nada desagradável... Fica para a Reforma! :)

Em relação à CE da Guarda a seguinte notícia de 2009 - http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=68348 -, abria agradáveis horizontes de pesquisa, mas já passaram 5 anos e ... Nada!

No verão passado fui até lá - CE da Guarda - e... Não deixam consultar, pois não tem pessoal, não tem instações, etc... E assim, continuamos à espera para podermos consultar os 4.949 processos prometidos!

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#343293 | lmgp | 05 mar 2014 17:57 | Em resposta a: #343258

Caro José Rodríguez,

Obrigado por esta noticia.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#343305 | Pedro França | 05 mar 2014 20:51 | Em resposta a: #343258

Boa noite, José.

Olhe, infelizmente vai ter de ser segunda-feira. Eu cheguei a requisitar o processo do "seu" ordinando mas, a data de 1678 foi interpretada pelo funcionário como sendo a caixa onde aquele se encontra. Ora, este ordinando não tem verbete no catálogo novo na sala de leitura (trabalho esse que ficou interrompido faz anos e, com a falta de pessoal...pior.). De modo que, dei os dados para a requisição que constam do verbete do catálogo antigo. Resultado: confiei, e, ao pegar na caixa é que vi que se tratava da caixa nº 1678 mas não para "Manueis" e sim "Teotónios". Como já era tarde e eu precisava de ir embora deixei ficar para segunda-feira, apesar de o funcionário se prontificar de imediato a desfazer o engano... Consultarei o processo então, logo que chegar, de manhã ao AUC - primeira coisa a fazer.

Peço desculpa pelo azar, não foi minha intenção.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#343307 | jaferro | 05 mar 2014 21:38 | Em resposta a: #343305

Estimado Pedro França,

Os meus mais profundos agradecimentos e desculpas pelo tempo que lhe estou a tomar! Uma boa "estória" para contar sobre as nossas aventuras e desventuras nos arquivos... :)

Bom fim de semana e até segunda!

Abraços,

Zé Rodríguez

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere - Arrabal-Leiria

#343321 | JoaoSO | 06 mar 2014 10:57 | Em resposta a: #343305

Caro Pedro França,

Bom Dia,

Estou a elaborar a árvore genealógica da minha família, mas como a maior parte dos livros paroquiais da zona de Leiria anteriores ao séc.XIX foram destruídos durante as invasões francesas cheguei a um beco sem saída!
Mas talvez o confrade me possa ajudar a recuar um pouco mais se conseguir descobrir a habilitação de génere dos meus seguintes antepassados:

- Padre Cura Manuel Marques Pereira ( óbito a 23/9/1796) e o seu irmão Padre José Marques Pereira filhos de Teodósio Pereira ( óbito a 13/10/1801) e Maria Marques (óbito a 11/5/1798),nascidos no lugar dos Cardosos, freguesia de Santa Margarida do Arrabal, concelho de Leiria.
Infelizmente só tenho a data dos óbitos, mas sei que o Manuel Marques Pereira foi o Cura da paróquia do Arrabal e o seu irmão José era o seu coadjutor.

Agradeço desde já qualquer informação que me possa prestar,
Com os melhores cumprimentos,
João Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#343662 | roz | 12 mar 2014 10:12 | Em resposta a: #343305

Caro Pedro Franca

Queria pedir-lhe um favor se for possivel ja que 'e o meu ultimo recurso sobre este ramo. Sera' que consegue encontrar a IG do padre Francisco Roiz, natural de Ourem, ja' falecido em 1706 e que foi padre na igreja de N. Sr.a dos Murtinhos em Porto de Mos (anexada 'a freguesia de S. Joao Baptista no sec. XIX)?
Como nao ha paroquiais nestas datas tanto para Ourem como para Porto de Mos, muito lhe agradecia se me pudesse dar uma ajudinha.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#343959 | jaferro | 18 mar 2014 17:23 | Em resposta a: #343305

Estimado (...e Inestimável!) Pedro França,

Entretanto, nas minhas andanças com os párocos, cónegos, freis, etc., lembrei-me de lhe perguntar se alguém já fez a listagem alfabética dos habilitados existentes no AUC? A comparação desta lista com a minha poderia abrir novos caminhos... :)

Em relação aos cónegos, tenho um 11º tio-avô, António Álvares, que em 1609 era beneficiado em Coimbra. Em Outubro de 1614, era cónego, integrando o cabido da Guarda e faleceu em 1648, como cónego, em Coimbra. Quais as fontes ligadas à Sé de Coimbra que permititiriam desvendar um pouco da sua vida?

Abraços,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#344968 | Pedro França | 11 abr 2014 16:31 | Em resposta a: #343959

Caro Zé Fernandes:

Finalmente, consegui recuperar o tempo perdido e espero não ter perdido mérito face à sua paciência. Já estive para descarregar esta mensagem mas, como sabe, muitas vezes eu descarrego em catadupa: de um tópico passo logo a outro e agora há regras que impõem um danoso atraso nessa descarga pois obriga a intervalos de 5 minutos entre cada mensagem e eu não tenho tempo a perder. O site está com dificuldade de absorção de informação - dificuldades de gestão da informação.
Bem, vamos ao que interessa:
Pe. Manuel Antunes, natural de Benfeita/Arganil, procº de 1678, cxª 1176/doc. nº 6.
Foi batº a 20.10.1660.
Era fº de Simão Antunes e de Águeda Nunes.
Neto patº de Simão Antunes, do Caratão/fregª de Teixeira, e de Antónia Nunes, de Benfeita.
Neto matº de Agostinho Manuel, de Benfeita e de Ana Nunes, de Moura, fregª de Avô.

Era parente de uns Beltrões, pintores, de Souto da Casa, Fundão, por parte do avô materno, sobre os quais paira alguma cristã-novice.
Este processo envolve alguma dificuldade em ser consultado porquanto tem cosidas inquirições de um ou outro homónimo que nada têm a ver com este Manuel Antunes. É preciso algum espírito crítico e seletivo para não embarcarmos nas primeiras recolhas feitas dessas inquirições ou devassas.

Acerca dos cónegos, para essa altura, inícios do séc. XVII, sem saber a naturalidade, é complicado procurar nas ordenações. Uma fonte bastante plausível é a dos "Acórdãos do Cabido" da sé de Coimbra.

Bom, diga coisas. Boa Páscoa.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#344988 | jaferro | 11 abr 2014 22:23 | Em resposta a: #344968

Caro Pedro França,

O meu muito obrigado! Nem imagino, pelo "pouco que me conta", o trabalho que teve! Bem-haja!

De acordo com os dados que me transmitiu, confirmei uma das hipóteses que tinha na minha BD. Deixo a árvore conhecida do 1. Pe. Manuel Antunes, meu parente por quatro ramos, esperando que seja útil a algum confrade:

2.Simão Antunes
3. Águeda Nunes, b.08.09.1625, Benfeita.
[Uma filha deste casal e irmã do Padre Manuel Antunes, Ana Nunes, casou com Manuel Quaresma, filho do capitão Manuel Quaresma, de Coja e de Ana Nunes, de Anceriz, em 21.02.1677, na Benfeita. Esta relação com os Quaresma de Coja/Benfeita, nasceu certamente com o casamento do avô de Manuel Quaresma, o já conhecido Marcos Quaresma, de Coja, com uma filha do 12. Manuel Gaspar e da sua 2ª mulher, Paula Dias, chamada Cecília Dias, que falece em 14.11.1631. A possível natureza cristã-nova deste ramo (6. Agostinho Manuel/12. Manuel Gaspar), estará certamente relacionada com algum poder económico… Também espelhado na relação de outros descendentes do referido 12. Manuel Gaspar, com os ramos Pereira e Correia, ambos de Coja, com descendentes na Benfeita.]

4. Simão Antunes, do Caratão/Fregª de Teixeira cc
5. Antónia Nunes, de Benfeita, em 15.11.1609, Benfeita.
6. Agostinho Manuel, de Benfeita, cc
7. Ana Nunes, de Moura (da Serra), Avô, em 10.10.1621, Avô.
8. Mateus Antunes, Caratão/Freg.ª de Teixeira, cc
9. Isabel João, Praçais (Cabril), Pampilhosa da Serra (P.S.), em 27.01.1585, P.S.
10. João Pires, Benfeita
11. Inês Lopes, Benfeita
12. Manuel Gaspar, Benfeita
13. Ana Dias
14. Jorge Duarte, Piodão, Arganil, cc
15. Vitória Nunes, Moura (da Serra), em 18.09.1594, Avô.
16. Simão Antunes, Caratão/Freg.ª de Teixeira.
17. Isabel Pires, Caratão/Freg.ª de Teixeira.
18. João Gil Praçais (Cabril), Pampilhosa da Serra (P.S.)
19. Domingas Agostinho, Praçais (Cabril), Pampilhosa da Serra (P.S.)
(…)
28. Álvaro Anes, Piodão, Arganil
29.Catarina Duarte, Piodão, Arganil
30.Nuno Álvares, Moura (da Serra)
31. Susana Nunes, Moura (da Serra)
(…)
60. Nuno Álvares (?),Moura (da Serra)

Em relação aos Beltrões é uma pista interessante… O caminho pode ser pelos Dias (13. Ana Dias), por exemplo, através do Manuel Dias da rua, também da Benfeita, com descendentes associados ao Barco (Covilhã); Fajão e Dornelas do Zêzere (P.S.) e Orvalho (Oleiros), que utilizaram o apelido Fonseca. Neste caso, as inquirições do Padre Manuel Simões, f.24.11.1649, na Benfeita, permitiriam desbloquear esta relação, mas ainda nada se encontrou nos AUC.
Tenho um antepassado do século XVIII, Manuel Gonçalves Beltrão, de Bogas de Cima, Fundão, mas sem justificação aparente… Um lindo Beltrão! :)

Obrigado pela informação sobre os cónegos. Os "Acórdãos do Cabido" da Sé de Coimbra estão no AUC?
O referido Cónego António Álvares era natural de Dornelas do Zêzere, foi baptizado em 23.03.1578, filho de Álvaro João, do Fajão, e de Perpetua Simão, de Dornelas do Zêzere.

Estes são os frutos da sua amabilidade! Disponha sempre!

Cumprimentos e Boa Páscoa!

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUCoimbra - habilitações de génere do Padre Manuel Antunes, Benfeita, 1678

#344997 | Pedro França | 12 abr 2014 01:11 | Em resposta a: #344988

Caro Zé Fernandes:

Ainda bem que ficou satisfeito. No entanto, note, o Agostinho Manuel não foi posto em causa na sua cristã-velhice, apesar de ter parentesco colateral com um ramo que, tudo indica, pudesse padecer de cristã-novice.
Afinal, até parece que há mesmo um fundo de verdade quanto aos Beltrões, eles já constam na sua árvore...

Os acórdãos do cabido da sé de Coimbra estão no AUC; eu já tive de os consultar, em tempos, por causa de uns trabalhos que levei a efeito sobre uns cónegos que foram da sé de Coimbra e estão sepultados na sé velha.

Abraço e disponha,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 00:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen