Familia Nascimento - Olivença

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Hispânia

Familia Nascimento - Olivença

#324346 | npires | 28 fev 2013 13:49

Boa tarde,
Um dos ramos da minha árvore genealógica, o Nascimento, deriva de Olivença a partir de finais do século XVIII.
O primeiro ascendente de que tenho informação é António Nascimento nascido na paróquia da Matriz de Olivença a 31/03/1791, filho de António Nascimento e Izabel Maria.
Este António Nascimento(pai) nasceu em 1767 na paroquia de Santa Maria Magdalena de Olivença, filho de Domingos Nascimento e Filomena Maria.
O Domingos Nascimento nasceu por volta de 1745 na paroquia da Matriz da Amieira, filho de Manoel Nascimento e Anna Joaquina.
O Manoel Nascimento nasceu por volta de 1720 na paroquia de São Domingos de Elvas.
Alguem tem alguma informação adicional sobre esta familia?
Obrigado

Cumprimentos
Nuno Pires

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#324360 | LProjecto | 28 fev 2013 17:31 | Em resposta a: #324346

Caro Nuno,

Não tenho dados concretos relativamente aos indivíduos que referiu, mas talvez possa contribuir com algumas referências que poderão ajudar à localização dos registos de casamento de António Nascimento e de Domingos de Nascimento.

Deste modo, posso adiantar que o primeiro terá casado com Isabel Maria, na Matriz de Olivença, em 1787 ou 1788. Relativamente ao segundo, Domingos de Nascimento, pai do primeiro, terá casado com Filomena Maria na Matriz de Olivença em 1752 ou 1753. Deste modo, a data aproximada do nascimento de Domingos deverá ser corrigida de 1745, como o Nuno alvitrou, para antes de 1733 (partindo do pressuposto de que terá casado com a idade mínima de 20 anos, o que nem sempre acontecia, como sabemos).

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#324365 | npires | 28 fev 2013 18:26 | Em resposta a: #324360

Caro Luis,
Mais uma vez muito obrigado. Tem-se revelado de grande ajuda!
Mas tem alguns registos destes casamentos?

Cumprimentos,
Nuno Pires

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#324400 | JCC | 01 mar 2013 10:27 | Em resposta a: #324360

Caro Luis Pojecto Calhau

Tenho estado a tentar localizar assentos relativos aos meus Cary que, a páginas tants, se mudaram de Lisboa para Olivença, ainda não sei quando, pois o António Carlos Cary (casado com Dona Inês Francisca Pancrácia Pimentel) foi oficial dos Dragões de Olivença (morreu como Capitão de Cavalos em 1762).

Comsegui já localizar os assentos dos irmãos mais velhos em Santos-o-Velho, Lisboa de 1720 a 1728 mas, depois desta data data, não encontrei mais nenhum. Faltam-me os seguintes:

D. Maria Inês Luzia Cary nasceu em 7 de Fevereiro de 1731
Onofre José Cary nasceu em 21 de Novembro de 1734
Miguel Xavier Cary nasceu em 27 de Agosto de 1736
Miguel Francisco de Assis Cary e Francisco Xavier Cary, gémeos, nasceram a 13 de Fevereiro de 1741
D. Margarida Madalena Cary, nasceu em 27 de Novembro de 1743

Será que, por acso, encontrou alguns deles em Olivença? Os livros de Olivença estõa em Elvas, correcto? Há alguma forma de os consultar remotamente? Eu tenho as datas de nascimentos (supostamente, pois já encontrei alguns lapsos).

Obrigado

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#324450 | LProjecto | 01 mar 2013 21:40 | Em resposta a: #324400

Caro João Cordovil Cardoso,

Se não estou em erro, os registos paroquiais de Olivença estarão (se não a totalidade pelo menos a maioria) depositados no Arquivo Histórico Municipal de Elvas. Não me parece que exista, na presente data, qualquer hipótese de consulta online dos mesmos, pois nada me constou estar a ser preparado pelo referido Arquivo em matéria de publicação.

Quanto ao baptismo dos seus “Cary”, gostaria de lhe ser útil mas, lamentavelmente, só disponho de algumas notas informativas relativas a casamentos de Olivença.

Sem outra informação complementar, encontro nos meus apontamentos as seguintes referências que, certamente, serão já do seu conhecimento:

1779 – Matriz de Olivença
Cas. D. Duarte Macedo Sotomayor c/ Margarida Gertrudes Marçal Cary

Entre 1750 e 1744 (não posso precisar a data) – Matriz de Olivença
Cas. Vicente Luís Marçal, filho de Luís Marçal e de Margarida Godinho Restolho, c/ Josefa Joaquina Xavier Cary, filha de António Carlos Cary e de Inês Francisca Pancrácia Pimentel.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#324471 | JCC | 02 mar 2013 00:26 | Em resposta a: #324450

Caro Luís Projecto Calhau

Muito obrigado pelas informações. Não tinha o 1º casamento.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#324479 | npires | 02 mar 2013 02:00 | Em resposta a: #324471

Caros,
Permitam-me informar que, de acordo com o noticiado na comunicação social local, os fundos paroquiais do Arquivo Municipal de Elvas estarão brevemente disponiveis no family search.
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#324487 | LProjecto | 02 mar 2013 09:33 | Em resposta a: #324479

Caro Nuno,

Excelente notícia! Fazemos votos para que sejam disponibilizados sem reservas de visualização... pois de outro modo, se não pertencermos à comunidade Mormon, pouco nos servem....!

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#324506 | npires | 02 mar 2013 14:07 | Em resposta a: #324487

Caro Luis,

Aguardemos então. Deixo-lhe o link da noticia.

http://www.portalalentejano.com/deliberacoes-tomadas-pela-camara-municipal-de-elvas/

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#325203 | npires | 12 mar 2013 09:31 | Em resposta a: #324487

Caro Confrade Luis Calhau,

Tendo em conta que possui tanta informação sobre casamentos desta região, Ciladas, Olivença...pergunto-me se não poderá ajudar-me a localizar o casamento dos meus bisavós Santiago Vasquez Calvo, natural de Mérida, e Mariana da Conceição Pires, natural de Santa Eulália-Elvas. Acredito que o mesmo tenha acontecido entre 1900 e 1907 mas não sei se em alguma paróquia de Elvas, se em Merida...
Consegue dar-me uma ajuda?
Obrigado

Cumprimentos,
Nuno Pires

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#325243 | LProjecto | 12 mar 2013 22:10 | Em resposta a: #325203

Caro Nuno Pires,

Lamento, mas não disponho de qualquer informação relativa a esse registo de casamento.
Recordo que os casamentos de Santa Eulália de 1832 a 1905 encontram-se publicados pelo ADP e disponíveis online. Já procurou na referida freguesia, da qual era natural a sua bisavó?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#325266 | npires | 13 mar 2013 09:07 | Em resposta a: #325243

Caro Luis,

Já procurei na freguesia de Santa eulalia, na de São Vicente que é vizinha, em algumas da cidade de Elvas...
Não se tem revelado tarefa fácil. Também já pedi ao registo civil de mérida mas eles ´não fazem pesquisas, teria de ter a data exacta.
Obrigado

Cumprimentos,
Nuno Pires

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#325641 | npires | 18 mar 2013 18:07 | Em resposta a: #325266

Caro Luis,
Relativamente a Elvas, tb tem dados sobre casamentos?
Obrigado

Cumprimentos,
Nuno Pires

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#325940 | LProjecto | 23 mar 2013 09:55 | Em resposta a: #325641

Caro Nuno,

Lamento, mas de nada disponho relativamente a Elvas.

Cumprimentos,
Luís Projecto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#325943 | pachancho | 23 mar 2013 10:24 | Em resposta a: #325940

Caro Luis,

tenho antepassados de Olivença, nomeadamente António, baptizado em Sta Maria do Castelo (+- 1791), filho de Vicente Inácio e Ana Joaquina. Será que já se cruzou com este casal?

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#325944 | LProjecto | 23 mar 2013 10:35 | Em resposta a: #325943

Cara Paula,

Só encontro nos meus apontamentos um Vicente Inácio Cordeiro da Mata, que casou cerca de 1793 na Matriz de Olivença com Próspera Luísa Carvalho Moutinho. Suponho que, apesar da coincidência dos nomes "Vicente Inácio", não seja esse o indivíduo que refere.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Olivença

#325981 | pachancho | 23 mar 2013 18:02 | Em resposta a: #325944

Caro Luis,
muito obrigada, infelizmente não são quem procuro, terei que aguardar que coloquem os livros online, para fazer a pesquisa.
Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 23:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen