Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#324411 | HelenaB | 01 mar 2013 14:45

Boa tarde,

Gostaria de perguntar aos confrades que se deparam com este nome de família, se conhecem referências a esta minha Pentavó.
Neste momento, está difícil encontrar mais dados, como o seu nascimento, que penso ter ocorrido na mesma terra onde casou.

ANGÉLICA MARIA CABRAL

- casada no Soutinho, em Vale de Azares, Celorico da Beira, a 26.08.1824 c/ Francisco Antunes Umbellino (2º casamento deste).
- filha de António Cabral e Maria Alves.
- Teve pelo menos 3 filhos: Francisco Antunes Cabral (Umbellino) / Josefa da Paixão / Manoel Antunes Cabral, meu Tetravô.

Muito grata,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#324418 | silvestre | 01 mar 2013 16:38 | Em resposta a: #324411

Helena,
Sei que me cruzei algures com uma Angélica filha de Cabrais. Seria na Ratoeira?...

Vera

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#324431 | silvestre | 01 mar 2013 18:04 | Em resposta a: #324411

Helena,
Tenho o casamento dos que penso serem os pais, em vale de Azares, Dezembro de 1796 e que poderei enviar-lhe.

Vera

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#324462 | f4b2 | 01 mar 2013 22:39 | Em resposta a: #324411

Cara Helena B.

Não sei se tem interesse para si? Deixo-lhe estes nomes que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- JOSÉ ANTUNES CABRAL - Proprietário e Agricultor em Valle de Azares(Celorico da Beira),1909

- FRANCISCO CABRAL - Director dos Correios e Telegraphos de Celorico de Beira em 1909

- CARLOTA CABRAL - Ajundante dos Correios e Telegraphos de Celorico da Beira em 1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#324477 | HelenaB | 02 mar 2013 01:18 | Em resposta a: #324431

Cara Vera, ficar-lhe ía mto grata! Passei a noite de hoje a estudar possíveis ligações entre Cabrais do mesmo lugar/freguezia e contemporâneos. Falta-me recuar no tempo, mas na internet só está um livro de Vale de Azares digitalizado (por enquanto). Deixo-lhe o meu endereço: helena_r_b@mailpt. Mto obrigada e uma boa noite.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#324494 | silvestre | 02 mar 2013 12:05 | Em resposta a: #324477

Cara Helena,

O mail foi devolvido. Envie-me uma mensagem para o meu, por favor. juzarte . vera @ gmail . com

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#324514 | HelenaB | 02 mar 2013 15:48 | Em resposta a: #324494

Cara Vera,
Respondi-lhe mesmo agora para o endereço que me deixou.

Att,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#324515 | HelenaB | 02 mar 2013 16:07 | Em resposta a: #324462

Boa tarde,

Claro que me interessam! O 1º indivíduo é meu Tetravô e foi de facto proprietário nesta freguesia.

Muito Obrigada,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#325292 | HelenaB | 13 mar 2013 16:39 | Em resposta a: #324411

Graças à prestável busca da Confrade Vera "Silvestre",descobriu-se que:

- Angélica Cabral é filha de António Cabral e de Maria Alves, do lugar do Grichoso, Vale de Azares, Celorico da Beira

- António Cabral, nascido a 16-09-1775, é filho de Ana Saraiva, do Grichoso.

- Ana Saraiva, nascida a 21-08-1743 (não tenho certeza do ano, por dificuldade de leitura do assento), é filha de Bonifácio Saraiva e de Maria João, do Grichoso.

- Bonifácio Saraiva, é filho de José Mendes Fraga e de Maria de Andrade/Saraiva, do Grichoso.

- os pais de Bonifácio estão neste link do Geneall: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=994858

- um pormenor interessante está no facto de uma sobrinha de Bonifácio, filha do irmão António Saraiva, chamada Maria Josefa Saraiva ter casado com Alexandre José Pereira de Sampaio, com linhagem demonstrada pelo Geneall. Ambos nasceram no Grichoso.


Felizmente, tenho estudado este ramo com outras pessoas.
Se mais alguém estiver a debruçar-se sobre esta região, pode ser que mais dados se cruzem.

Atentamente,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326516 | acartaxog | 01 abr 2013 15:05 | Em resposta a: #325292

Boa tarde

Por coincidencia vi a sua mensagem ao efectuar uma pesquisa acerca da família Leitão Manso de Pedrógão Grande da qual descendo.

Na década de 40, o meu pai adquiriu uma secretária em 2ª mão. No fundo de uma gaveta, estava um manuscrito escrito por um estudante em Coimbra em 1925. O estudo genealogico intitulava-se "Os dois Saraivas", julgo que o autor se chamava Adrião e versava sobre a famíla a qual pertence, de Vale de azares. esse manuscrito está com a minha mãe. Se pretender mais informações contacte-me.

Cumpriementos

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326519 | Samuel C O Castro | 01 abr 2013 15:27 | Em resposta a: #326516

Prezad acartaxog,

Se por acaso no manuscrito a que referiste, fizer referência de algum/a elemento da família Castro e puder fazer a gentileza de me informar os dados que ali contém, ficarei muitíssimo agradecido.

Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326522 | acartaxog | 01 abr 2013 15:44 | Em resposta a: #326519

Boa tarde

o manuscrito nomeia uma série de elementos, vou verificar se tem alguem com esse nome. Como referi, foi elaborado por um membro da família Cabral que era estudante em Coimbra em 1925 e que provavelmente perdeu-lhe o rasto, até ser encontrado pelo meu pai, no fundo de uma gaveta de uma secretária em 2ª mão que adquiriu num antiquário. Foi sempre vontade do meu pai, restituir o manuscrito à família, contudo nunca o fez, por falta de tempo. O manuscrito, com um selo em lacre, está com a minha mãe. Assim que puder digo mais alguma coisa.

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326563 | HelenaB | 02 abr 2013 00:47 | Em resposta a: #326516

Caro Acartaxog,

Devo dizer-lhe que fiquei muito entusiasmada com a sua mensagem! Assim de repente, o nome Adrião nada me diz. Talvez por eu ser nova... E nessa altura (1926), a minha recém falecida Avó tinha 4 anos. Tinha primos, mas nada mais sei. Talvez as minhas tias se lembrem...

Gostaria muito de saber o conteúdo desse achado manuscrito, pois também eu me encontro a fazer a genealogia dos meus Saraiva :)... Quase 100 dps.
Fui guardando outros dados de Cabrais do mesmo local. Com sorte, consigo entroncar esse Adrião. E tentar descobrir a actual família, para lhes entregar um "tesouro".

Se preferir, pode contactar-me para este endereço: helenaboia(arroba)gmail(ponto)com Talvez fosse bom ser a actual família a torná-lo público.

Agradeço-lhe muito, desde já.
Helena S. A. R. P. B.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326573 | acartaxog | 02 abr 2013 10:04 | Em resposta a: #326563

O manuscrito além da árvore genealogica, contém a história dos dois saraivas, se bem me lembro reporta ao sec xviii.

Eu gostaria de entregar o manuscrito a descendentes do estudante em coimbra que o elaborou.

É de Coimbra?

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326576 | HelenaB | 02 abr 2013 11:16 | Em resposta a: #326573

Bom dia.
Sou de Aveiro, mas costumo ir a Coimbra, onde tenho tios, parentes e amigos.

Como lhe disse atrás, acho muito digna a sua atitude.
Eu própria não gostaria de ficar com o manuscrito, sabendo que não me pertence.

Mas só realmente olhando para os dados do estudo é que poderei saber se o estudante Adrião seria da minha família ou de outra. Sei que há uma grande probabilidade dos Cabrais de Vale de Azares serem da mesma família.

Trabalho a "meio caminho" entre Aveiro e Coimbra. Se tiver disponibilidade, podemos combinar um encontro, eu mostro-lhe o meu arquivo/estudos desta freguesia, que estou a construir desde há 10 anos.

Esteja à vontade. Pode usar o meu endereço de email.

Atentamente,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326582 | acartaxog | 02 abr 2013 14:28 | Em resposta a: #326576

Vou falar com a minha mãe no sentido de entrar em contacto consigo.

Cumprimentos

Ana Gouveia

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326583 | HelenaB | 02 abr 2013 14:30 | Em resposta a: #326522

Aproveitei e fui ver o Anuário de Estudantes da Universidade de Coimbra e encontrei 2x "Adrião".
(ANUÁRIO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA: ANO LECTIVO DE 1925-1926. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1933)


- o nome de um aluno de Direito "Adrião Quirino Saraiva do Amaral", na página 38;
- e uma outra menção à terra de Santo Adrião.

Veja aqui o PDF:
https://bdigital.sib.uc.pt/republica/UCBG-8-118-1-3/UCBG-8-118-2-1925-1926/UCBG-8-118-2-1925-1926_item2/UCBG-8-118-2-1925-1926_PDF/UCBG-8-118-2-1925-1926_PDF_24-C-R0120/UCBG-8-118-2-1925-1926_0000_Obra%20Completa_t24-C-R0120.pdf

Também tenho dados sobre a Família Saraiva do Amaral Cabral, de Vale de Azares. Quiçá, descende deste ramo!
Veja pf no seu manuscrito se tem o nome "Maria Amália" ou "José Feliciano" como Avós/Bisavós/Trisavós do Autor?

Atentamente,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326584 | acartaxog | 02 abr 2013 15:06 | Em resposta a: #326583

Deve ser esse Adrião, porque me lembro que era estudante de direito e recordo-me do nome Quirino..Será que ele teve filhos??

A minha mãe tem o manuscrito, são várias páginas. Assim que estiver com ela, digo mais pormenores.

Cumps

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326586 | HelenaB | 02 abr 2013 15:19 | Em resposta a: #326584

Pode ser que sim... Pode ser que sim.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326587 | Samuel C O Castro | 02 abr 2013 15:47 | Em resposta a: #326522

Prezada Ana Gouveia,

Tudo bem, ficarei a aguardar.

Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326640 | HelenaB | 03 abr 2013 15:11 | Em resposta a: #326584

Por acaso recorda-se se o autor mencionou ter nascido em Vale de Azares? Não parece estar nos livros de baptismos 1903-1906 desta freguesia (uma data estimada).

Cumps,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326907 | HelenaB | 08 abr 2013 22:26 | Em resposta a: #326519

Caro Samuel de Castro,
Boa noite.

A minha mãe recorda-se de o meu Bisavô Abel David de Albuquerque ter como vizinho da casa em frente um Sr. Castro.
Creio que ainda lá mora uma filha chamada Dulce.
As casas ficam no Soutinho, em Vale de Azares.

Terá alguma relação consigo?

Atentamente,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326929 | Conde | 09 abr 2013 11:37 | Em resposta a: #324411

Existem duas ou três brochuras sobre polémicas de familia, uma das quais é "Como se faz um monstro". Conhece?

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326931 | Samuel C O Castro | 09 abr 2013 12:07 | Em resposta a: #326907

Prezada Helena,

Para se saber se o Sr. a que referiste, tem alguma ligação com os Castros que estou a elaborar minhas pesquisas, só teria condições para isso, se os familiares dele, tiverem algum estudo da ancestralidade da família, que me fosse informada.

De qualquer forma, deixo o meu muito obrigado pela informação. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326937 | HelenaB | 09 abr 2013 12:51 | Em resposta a: #326929

Boa tarde,

Não estou a associar o conteúdo da sua mensagem a este tópico. Pode especificar, pf?
Desconheço tal ou tais brochuras.

Atentamente,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326943 | Conde | 09 abr 2013 14:08 | Em resposta a: #326937

A família de Vale de Azares (Amaral Cabral Saraiva) teve no século passado uma polémica enorme com litígio judicial. Saíram vários pequenos livros de parte a parte. Eu tenho dois deles. Mas há mais.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326978 | HelenaB | 09 abr 2013 21:54 | Em resposta a: #326943

Agradeço a sua resposta. Desconheço tal facto, mas mais por curiosidade gostava de saber pormenores sobre o assunto que menciona. Até ao momento só tenho pesquisado os paroquiais para descobrir dados sobre a minha ascendência. Não tenho tanta disponibilidade para as pesquisas, mas vai-se fazendo... Sei que a minha família tinha propriedades em 1900 e estou a tentar relacionar o que encontro. Até porque a minha Avó Cabral falava na casa dos Amaral Saraiva Cabral como sendo "dos primos Cabrais". E ainda é só o q sei... Cumpts, HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#326979 | HelenaB | 09 abr 2013 22:00 | Em resposta a: #326943

Agradeço a sua resposta. Desconheço tal facto, mas mais por curiosidade gostava de saber pormenores sobre o assunto que menciona. Até ao momento só tenho pesquisado os paroquiais para descobrir dados sobre a minha ascendência. Não tenho tanta disponibilidade para as pesquisas, mas vai-se fazendo... Sei que a minha família tinha propriedades em 1900 e estou a tentar relacionar o que encontro. Até porque a minha Avó Cabral falava na casa dos Amaral Saraiva Cabral como sendo "dos primos Cabrais". E ainda é só o q sei... Cumpts, HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#327060 | HelenaB | 11 abr 2013 10:51 | Em resposta a: #326582

Prezada Ana Gouveia,
por acaso terá novidades?

Obrigada,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#327094 | HelenaB | 11 abr 2013 22:23 | Em resposta a: #326943

Pesquisei em pessoas aqui no Geneall, enquanto procurava por uma avoenga minha, e encontrei uma Maria Amélia Quirino Saraiva do Amaral e a sua descendência. Será que temos aqui mais qualquer coisa???

Cumpts

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#327118 | acartaxog | 12 abr 2013 10:40 | Em resposta a: #327060

Sim, por favor entre em contato com a minha mãe

Terese Gouveia t.ruivogouveia@gmail.com

Cumps

Resposta

Link directo:

RE: Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#327649 | HelenaB | 19 abr 2013 10:50 | Em resposta a: #327118

Bom dia,

Já entrei em contacto com a sua mãe que pede para também alinhavar um dia/hora consigo.
Seria possível contactar-me por email para tratarmos mais em privado? helenaboia(arroba)gmail(ponto)com

Muito Obrigada,
Helena B.

Resposta

Link directo:

Cabral - Vale de Azares, Celorico da Beira

#413316 | Luisfcbavelar | 21 mar 2019 22:26 | Em resposta a: #326584

Caro confrade
Vi aqui no fórum esta curiosissima aparição de uma história de dois saraivas q presumem ser escrita por um Adriao Quirino Saraiva. Os Quirino Saraiva do Amaral são no sec xix uma família estabelecida em Freixedas, Pinhel, e desta gente saíram vários bacharéis e doutores em leis. Um deles o meu bisavô António Maria Monteiro Saraiva, cuja casa é hj minha. Estes Saraivas descendem de dois irmãos Tomé e jacinto, filhos do Capitão mor de freixedas. Serão os dois irmãos? Na altura do meu bisavô eram conhecidos nas tertúlias estudantis dois saraivas: um o Saraiva das forças notibilizadopor ser hercúleo, o outro o Saraiva berrão que se ouvir bem ao longe - o meu bisavô!
Abraço
Luís Avelar (Saraiva)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 09:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen