Custódio de Almeida Vilalobos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Custódio de Almeida Vilalobos

#324460 | paguiar | 01 mar 2013 22:29

Caro Luis Martins

Para chamar a atenção de eventuais colaboradores que o possam ajudar, transcrevo aqui o seu pedido no tópico "Nossa Senhora do Peso":

"Caro Confrade

sem ter que ver com este Topico, mas porque sei que tem certamente muita informação sobre a Familia Vilalobos, venho pedir-lhe sobre o mesmo se tem alguns dados sobre Custódio de Almeida Vilalobos, que tem sepultura na Igreja da Misericórdia de Arraiolos, os nome de seus Pais, Avós etc. Sei que o ref. Custódio é neto de João de Almeida mas necessitava de conhecer um pouco mais sobre esta ascendencia, em particular sobre João de Almeida.

Se for possivel uma ajuda agradeço.
Cumprimentos,
Luís Martins"

Respondendo agora:

Consultei todos os trabalhos que tenho sobre os Vilalobos, incluindo alguns publicados em bibliografia dispersa, e confesso que nada encontrei.
No entanto fiz uma rápida busca na NET e, correndo o risco de lhe contar aquilo que provàvelmente já é do seu conhecimento, passo a descrever as referências que encontrei:

1 - Na Biblioteca Digital do Alentejo - bdalentejopontonet - catálogo - História - Rivara, Joaquim Heliodoro da Cunha - Memórias da Villa de Arrayolos, parte III - Capítulo IV "Questões do Reino", pp. 73 e 74, encontrei que - Depois da aclamação de D. João IV, logo em 5 de Dezembro de 1640 e reunidos em câmara na Vila de Arraiolos, convocados pelo juíz de Fora, com comissão d' El-Rei ordenou aquele Juíz por capitães na mesma vila a Martim do Valle de Moura e a Custódio de Villalobos de Almeida, ordenando a este os oficiais seguintes: alferes Custódio de Villalobos do Casal e sargento Álvaro Godinho. Mais determinou que "a vila se repartirá pelo meio, a metade a um e a metade a outro... e houveram juramento todos..."

Não sei se este Custódio de Villalobos de Almeida é o mesmo de que procura a ascendência, mas pode ser uma ajuda. Também não sei se o Custódio de Villalobos do Casal nomeado alferes para servir com este capitão seria seu filho ou apenas parente...

2 - No blog "Genealogia do Alentejo" (alengenea), sob o título "Botelho de Pina", lê-se que Custódio de Villalobos de Almeida, irmão de sua própria cunhada D. Ana de Villalobos falecida em 1773 em Évora, Santo Antão, casou nesta Igreja de Santo Antão em 1670 com Maria Botelho de Aragão, irmã de Jacinto Botelho de Vilhena (entre outros), casado com aquela D. Ana.

E é tudo o que encontrei, que penso não ser nada do que me pedia. De quaquer forma fica a informação.

Talvez a partir do conhecimento da data do casamento e da freguesia em que o mesmo foi celebrado consiga chegar onde pretende, se é que estamos a falar da mesma pessoa.

Esperemos que algum frequentador deste Forum tenha mais a acrescentar.

Cumprimentos do António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Custódio de Almeida Vilalobos

#324475 | luisjrm | 02 mar 2013 01:02 | Em resposta a: #324460

Caro Confrade

agradeço as informações e a criação de um novo Tópico, todas as informções são uteis.

Em relação a informação na vossa mensagem, referente a 1ª, será certamente o mesmo pela data 1640, já o do mesmo nome "do Casal" desconhecia! O do Blogue Alengenea é mais recente.

O Custodio de Vilalobos em causa, deverá ser o que tem sepultura na Igreja da Misericórdia em Arraiolos, falecido a 5-10-1643 (junto foto da net)

https://picasaweb.google.com/lh/photo/fe8z6xu4kQUlGu7-HRHVy9MTjNZETYmyPJy0liipFm0


o mesmo individuo que em Julho de 1643 é testemunha numa Inquirição realizada na Vila de Arraiolos, diz ter 53 anos de idade, é referido de homem nobre, no qual afirma ser neto de João de Almeida.

Sucede que nos Livros Paroquiais de Arraiolos não consegui encontrar o casamento deste, encontrei apenas um casamento de um Gregório de Vilalobos, a 1-2-1616, filho de Bartolomeu Soares e de Victória de Vilalobos, com Francisca Fernandes, filha de Gaspar Gonçalves e de Francisca Martins.

No artigo publicado na revista Almansor nº 11, "Lobos de João Lobo da Silveira", pag. 108, certamente do vosso conhecimento, refere que D. Mariana da Silveira Lobo, descendente dos Lobos da Silveira, filha do fidalgo Nuno de Antas de Brito e de D. Jerónima de Brito Lobo, que casou com António Rodrigues de Almeida, o mesmo que instituiu Morgado a 15-7-1573, sepultado na Misericórdia de Arraiolos em dezembro de 1608.

Conforme se pode ver na imagem, parece-me (corrija-me por favor se estiver errado, não entendo nada de Heráldica), nesta sepultura existem armas de Almeidas e de Vilalobos, portanto (se a minha dedução estiver correcta!), o Avo, João de Almeida poderá ser familiar proximo de António Rodrigues de Almeida (já referido), pelos Almeidas!

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Custódio de Almeida Vilalobos

#324489 | JBMalta | 02 mar 2013 10:38 | Em resposta a: #324475

Caros Confrades O refº António de Almeida ou Rodrigues de Almeida está sepº na ig. da Misericórdia de Arraiolos com sepultura com armas de Almeidas plenas e tenho fotocópias da genealogia de uns Almeidas (parte do arq. dos Lobos da Silveira) muito vagas, mas que irei tentar encontrar, para ver se referem Villalobos. abr. João Malta

Resposta

Link directo:

RE: Custódio de Almeida Vilalobos

#324537 | JBMalta | 02 mar 2013 21:56 | Em resposta a: #324489

vi algumas fotocópias que tenho referentes a Almeidas que por um lado dizem serem dos de Guimarães e por outras informações dizem serem os que dão o D.Lopo de Almeida e o Alcaide de Abrantes, e estes que depois se casam com senhora de apelidos Perestrelo e Botelho. Também os vi no Geneall, durante várias gerações, mas que depois param. Assim nada adianto ao tema, pois que a pista de Almeidas (que consta de parte do arq. dos Lobos da Silveira) não deu. abr. João Malta

Resposta

Link directo:

RE: Custódio de Almeida Vilalobos

#324581 | luisjrm | 03 mar 2013 17:49 | Em resposta a: #324537

Caros Confrades, João Malta e Arq. Pimenta de Aguiar

de facto esta linha não se apresenta nada facil de resolver, na minha pesquisa, algumas horas nos Livros de Arraiolos, também não resultaram em quase nada!

Alem dos dados já mencionados anteriormente, encontrei uma referencia num baptismo, a um Diogo de Vilalobos no ano de 1582.

Em Évora, tenho nos meus apontamentos, na freguesia de Santo Antão, um casamento a 30-6-1573, de António de Vilalobos, filho de Cristovão de Vilalobos e de Filipa Palha, com Maria da Veiga, filha de R..?) Fernandes Barbada e de Catarina da Veiga. em São Mamede tenho também alguns dados, relacionados com este apelido e os Rosados, mas também nada que aparentemente tenha a ver com os em causa.

De qualquer forma sobre o mesmo quero agradecer a ajuda relativa aos Almeida Vilalobos em causa.

Cumprimentos,
Luis Martins

Resposta

Link directo:

RE: Custódio de Almeida Vilalobos

#324931 | luisjrm | 07 mar 2013 17:48 | Em resposta a: #324537

Caros Confrades

consegui encontrar o casamento de Custodio de Almeida Vilalobos, na Matriz de Arraiolos a 17-11-1624, filho de Custódio de Vilalobos e de Ana de Almeida, com Victória Caldeira, filha de Manuel Carneiro da Veiga e de Maria Caldeira, testemunharam Martim do Vale, Francisco de Almeida Varela, Filipe do Casal, Paulo Dias e o Juiz Fernão Barreto.

Com estes dados confirma-se que a sepultura existente na Misericórdia pertence a este Custódio agora referido, que casou com Victória Caldeira.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Custódio de Almeida Vilalobos

#324994 | JBMalta | 08 mar 2013 18:26 | Em resposta a: #324931

Caro Luis É bem visivel agora a identidade do tumulado e conhecida a razão das suas armas. Cump. João Malta

Resposta

Link directo:

Custódio de Almeida Vilalobos

#358339 | S.João de Rei | 05 jun 2015 18:35 | Em resposta a: #324931


Boa tarde a todos,

Acredito que os Almeida Vilalobos ou Vilalobos Almeida, de Arraiolos e de Lagos de onde provenho, são os mesmos. Já agora, se tiverem mais elementos tanto dos Vilalobos como dos Almeida, é muito bem vindo.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Descendants of Gaspar de Vilalobos I

Generation No. 1

1. Gaspar de1 Vilalobos He married Inês Gonçalves.

Child of Gaspar Vilalobos and Inês Gonçalves is:
+ 2 i. Gaspar de2 Vilalobos.


Generation No. 2

2. Gaspar de2 Vilalobos (Gaspar de1) He married Maria de Brisses 19 Setembro 1596, daughter of Lázaro Rodrigues and Elvira Dias.

More About Gaspar Vilalobos and Maria Brisses:
Marriage: 19 Setembro 1596

Child of Gaspar Vilalobos and Maria Brisses is:
+ 3 i. Ana de3 Vilalobos, born 15 Outubro 1607; died 4 Outubro 1686.


Generation No. 3

3. Ana de3 Vilalobos (Gaspar de2, Gaspar de1) was born 15 Outubro 1607, and died 4 Outubro 1686. She married Manuel de Almeida 7 Fevereiro 1633.

Child of Ana Vilalobos and Manuel Almeida is:
+ 4 i. Gaspar de4 Vilalobos, born 14 Maio 1635 in Lagos, (St.ª Maria); died in Sagres.


Generation No. 4

4. Gaspar de4 Vilalobos (Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Foi Escrivão dos Órfãos de Lagos, alvará de 12/06/1679. Foi também Juíz da Alfandega da mesma cidade, Tenente Governador da praça de Sagres, de 16/01/1672 a 8/08/1704, de 1/01/1656 a 15/01/1672 foi Ajudante da cidade de Faro, Sargento Mor de Lagos, prestando assinalados serviços, nomeadamente; indo em 1657 com um Terço auxiliar em socorro do Alentejo; achando-se na campanha de Olivença; no sítio de Badajoz e em muitas outras acções da Guerra da Restauração; ajudando a defender a fortaleza de Sagres contra as armadas e navios de Castela, Turcos, Franceses e Ingleses como se pode ver de um atestado passado a 4/03/1682 por Simão Rodrigues Moreira, capitão e governador da mesma fortaleza e que está incorporado na habilitação de seu irmão Luís de Vilalobos, para professar na Ordem de Cristo e se acha na Torre do Tombo, nas habilitações da ordem de Cristo, letra L, maço 16, numero 9) was born 14 Maio 1635 in Lagos, (St.ª Maria), and died in Sagres. He married Maria da Veiga Correia, daughter of Afonso Marreiros and Catarina Correia. She was born in Budens, Cabo de S. Vicente, and died 22 Outubro 1738.

Child of Gaspar Vilalobos and Maria Correia is:
+ 5 i. Simão Manuel de5 Vilalobos, born 14 Agosto 1698 in Lagos, (S. Sebastião); died 5 Maio 1765 in Lagos, (S. Sebastião).


Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 10:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen