Francisco de Brito Vidigal, Físico-Mor na Índia,: parente de S. João de Brito?

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Património | Pessoas

Francisco de Brito Vidigal, Físico-Mor na Índia,: parente de S. João de Brito?

#324568 | rmfrp | 03 mar 2013 16:13

Caros Colegas:

Procuro informações sobre a família de Francisco de Brito Vidigal, médico que teve em 1723 a mercê de Físico-Mor no Estado da Índia. Era filho de João de Brito.

É mencionado numa acta da Câmara Municipal da Golegã (de 12-09-2012), relativa a uma reunião em que se discutiu a classificação de um solar construído pelo Dr. João Pereira de Brito, filho de Francisco de Brito Vidigal, que este seria parente de S. João de Brito.

Desde já agradeço qualquer dado que me possam facultar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Brito Vidigal, Físico-Mor na Índia,: parente de S. João de Brito?

#324572 | LProjecto | 03 mar 2013 16:48 | Em resposta a: #324568

Caro Rui Pereira,

Tenho notícia dos seguintes "Brito Vidigal" (provavelmente não relacionados):

João de Brito Vidigal, n. Montemor-o-Novo, tomou Ordens Menores em 1727. Era filho de Manuel Luís de Brito e de Inês Vidigal. O pai era FSO e a mãe também estava habilitada.

Certamente o mesmo Pe. João de Brito Vidigal que testou em 1760 (embora neste caso seja referido como natural de Évora) fazendo testamenteiro José de Brito Vidigal.

Em 1762 fez testamento Inês Vidigal, n. Évora, a favor do Pe. João de Brito Vidigal.

Em 1782 fez testamento José Rodrigues Vidigal, n. Montemor-o-Novo (Santa Sofia) a favor de António Luís de Brito e de Manuel de Brito.

Em 1793 testa António de Brito Vidigal, n. Graça do Divor, a favor de Manuel Luís de Brito. Provavelmente o mesmo António de Brito Vidigal, solteiro, lavrador da Herdade da Oliveira, na Graça do Divor, que testou em 1803 fazendo testamenteiro seu sobrinho Manuel Luís de Brito, lavrador na Herdade da Comenda Grande, na freguesia de Santa Justa (Arraiolos).


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Brito Vidigal, Físico-Mor na Índia,: parente de S. João de Brito?

#324576 | rmfrp | 03 mar 2013 17:14 | Em resposta a: #324572

Caro Luís Projecto Calhau:

Muito obrigado pelos dados que me facultou.

Talvez não se trate da mesma ligação Brito/Vidigal mas é provável que haja parentesco por um ou outro apelido, atendendo ao que passo a indicar.

Encontrei nos índices das habilitações das ordens militares a habilitação da Ordem de Cristo, datada de 1778, de Francisco José Marçal Arouca de Brito, n. freg. São Lourenço, Lisboa, filho do Dr. José Pereira de Brito, n. Golegã, e sua mulher D. Margarida Teresa Perpétua da Silveira; neto paterno do Dr. Francisco de Brito Vidigal, n. Montemor-o-Novo, e D. Ventura Maria, n. Matriz de Tomar; neto materno do Dr. Francisco Martins de Oliveira, n. freg. Nossa Senhora do Bispo, Montemor-o-Novo, e D. Maria Antónia da Silveira, n. freg. Santa Justa, Lisboa.

Portanto, face a estes dados, os Brito Vidigal que investigo provêm, tal como os que refere, de Montemor-o-Novo. O facto de João de Brito Vidigal ter tomado ordens menores em 1727 sugere que terá nascido cerca de 1700-1710, enquanto o Dr. Francisco de Brito Vidigal, seguramente mais velho, não pode ser seu irmão (pelo menos inteiro...) pois é filho de um João de Brito e não de Manuel Luís de Brito.

Se houver parentesco pelo ramo Brito, talvez pela habilitação para FSO de Manuel Luís de Brito o mencione.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Brito Vidigal, Físico-Mor na Índia,: parente de S. João de Brito?

#324641 | JC | 04 mar 2013 12:54 | Em resposta a: #324568

Caro confrade Rui Pereira
Tenho poucas informações sobre Francisco de Brito Vidigal, filho de João de Brito, e seu filho o Dr. José Pereira de Brito (e não João).
Não tenho agora comigo as referências da Torre do Tombo. Aos filhos de Francisco Brito Vidigal, José Pereira de Brito e Pedro da Silveira de Brito, foram passadas Cartas de Padrão em 1720, para seu sustento e também uma Tença para sustento da sua família. Em 1723 foi nomeado Físico-Mór da Índia.

A casa referida na acta da Câmara Municipal é de minha mãe, onde eu vivo, e foi mandada construir pelo Dr. José Pereira de Brito em 1776.

Existe uma informação oral de que seriam parentes de São João de Brito, mas que ainda não consegui confirmar. Aquando do processo de beatificação de João Pereira de Brito, a minha família foi contactada pelos Jesuítas que estavam a instruir o processo para saber se haveria cá alguma documentação sobre São João de Brito, o que não se confirma.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Brito Vidigal, Físico-Mor na Índia,: parente de S. João de Brito?

#324643 | JC | 04 mar 2013 13:50 | Em resposta a: #324568

Caro confrade

Ainda ainda em aditamento à mensagem anterior, o Dr. José Pereira de Brito era natural da Golegã, foi bacharel formado em Leis a 09.06.1729, na Universidade de Coimbra, conforme informação que me foi dada aqui pelo confrade Pedro França.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Brito Vidigal, Físico-Mor na Índia,: parente de S. João de Brito?

#324680 | rmfrp | 04 mar 2013 21:48 | Em resposta a: #324643

Caro José de Castro Canelas:

Muito obrigado pelas suas informações.

Tem razão quanto ao nome do filho, que é José e não João. Foi gralha minha ao escrever a mensagem.

A linha específica que eu estou a estudar é a de um Francisco de Brito Vidigal casado com D. Luísa Joana Inácia de Figueiroa. Este casal teve um filho chamado José Joaquim Figueiroa e Brito, nascido cerca de 1746/1747 na Golegã. O assento de baptismo, reformado em 1763, indica que foi padrinho seu tio Dr. José Pereira de Brito, da cidade de Lisboa.

Com este dado parece claro que o Francisco em causa será mais um filho do Físico-Mor do mesmo nome e de D. Ventura Maria.

Consultando o que consta na base de dados sobre a família próxima de São João de Brito verifica-se que há a utilização constante dos apelidos "Brito Pereira" e "Pereira de Brito". Considerando adicionalmente que se trata de uma família do Alto Alentejo com ligações à Índia, tudo parece de facto indicar um parentesco mais ou menos próximo.

Voltarei a este tópico caso encontre algum dado adicional.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Brito Vidigal, Físico-Mor na Índia,: parente de S. João de Brito?

#324682 | JC | 04 mar 2013 22:08 | Em resposta a: #324680

Caro Rui Pereira

Agradeço a informação que me dá. Realmente tudo parece indicar serem irmãos. Agradeço desde já qualquer informação que possa acrescentar.

Segundo uma planta da casa, contemporânea, esta foi mandada construir pelo Dr. José Pereira de Brito no ano de 1776. Creio no entanto que terá sido uma reconstrução, pois identifiquei recentemente uma data anterior que me leva a concluir isso.
Infelizmente os arquivos da Câmara da Golegã arderam nos anos 50 do séc. passado pelo que não me foi possível encontrar mais elementos sobre esta casa ou esta família.
Também segundo se crê São João de Brito terá estado aqui numa quinta vizinha, que pertenceu à Ordem de Jesus, a Quinta da Labruja, e terá também ligações a uma família Pereira de Brito que viveu no Pinheiro Grande, Chamusca, aqui perto.

Com os melhores cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Brito Vidigal, Físico-Mor na Índia,: parente de S. João de Brito?

#324687 | A.Godinho | 04 mar 2013 23:13 | Em resposta a: #324568

Creio q com origem em Vila Viçosa e Alter do Chão.

De memoria creio que S. João de Brito descende de um Fernão de Brito Pereira.

VASCONCELOS, Manuel Rosado Marques de Camões e
- O Beato João de Brito e a família Freme. Algumas linhas continuadas até ao presente, Lisboa, 1941.

Cumprimentos
Antonio Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Brito Vidigal, Físico-Mor na Índia,: parente de S. João de Brito?

#324692 | rmfrp | 04 mar 2013 23:57 | Em resposta a: #324687

Caro António Godinho de Carvalho:

Muito obrigado pela sua informação.

Para mim esta pesquisa tem sido bastante difícil pois envolve famílias e regiões com que não estou minimamente familiarizado. O que vi da genealogia de São João de Brito foi o que está na base de dados, que parece basear-se essencialmente em nobiliários:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=16820

De acordo com a BD os apelidos seculares de São João de Brito, assim como os de seu pai e avô paterno, eram Brito Pereira, enquanto o bisavô por varonia consta como Fernão Rodrigues de Brito mas, sendo pai e filho de pessoas de apelido Brito Pereira, não será surpresa se se documentar também com esses apelidos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 23:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen