Família Pinto Mesquita

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Genética

Família Pinto Mesquita

#324683 | pmcarreira | 04 mar 2013 22:25

Boa noite,

Alguém me sabe dizer algo sobre a família Pinto Mesquita. Sou descendente de D Anna Marina (ou Maria) Pinto Mesquita de Caíde de Rei (Lousada).
A única referência que tenho em termos temporais é que teve uma neta em 1886. Já estive a investigar nos dados disponíveis dos Pinto Mesquita da casa de Vila Verde da mesma localidade e não consigo encontrar este nome lá.

Será que alguém me pode ajudar?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Mesquita

#324739 | HRC1947 | 05 mar 2013 16:42 | Em resposta a: #324683

Caro pmcarreira;

Familia Pinto Mesquita:

x... descendente D Anna Marina Pinto Mesquita
Localidade:- Caíde de Rei- Lousada
Referências temporais:-
Teve uma neta em 1886
--
Já esteve a investigar,,, mas não encontrou nada!
----
Caro Confrade, para poder receber ajuda, terá que f.f.
de se explicar convenientemente.
Esperamos aqui por si.
Saudações Genealógicas
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Mesquita

#324755 | pmcarreira | 05 mar 2013 19:27 | Em resposta a: #324739

Olá boa tarde,

Desde já obrigado pela resposta.

Esta senhora casou com Alexandre Azevedo Botelho (de Riodades de São João da Pesqueira), foi mãe de D Adelaide Augusta Azevedo Pinto Mesquita (ainda estou a investigar a data de nascimento, mas como os registos paroquiais de São João da Pesqueira ainda não estão digitalizados é um pouco mais difícil...). A D Ana Marina (ou Maria), teve uma neta chamada de D Adelina Corrêa de Noronha e Menezes a 1886 (natural de Pena Verde, concelho de Aguiar da Beira).

Quando digo que estive a investigar, estou-me a referir à análise da árvore genealógica dos senhores da casa de Vila Verde (família que tem o apelido Pinto Mesquita e cuja localização também é a mesma).

Dado o ano em que nasceu a neta da dita senhora, efectuei a pesquiza na árvore genealógica entre 1830 e 1850, sem sucesso. Daí o pedido de ajuda para saber se se trata da mesma família (e consequentemente a árvore disponível na base de dados encontra-se incompleta), ou então trata-se de outra família diferente.

Cumprimentos,
PMC

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Mesquita

#324802 | f4b2 | 06 mar 2013 00:36 | Em resposta a: #324755

Boa Noite

Deixo este nome que retirei do Anuário de Portugal de 1908,cito:

- Conselheiro JOSÉ PINTO MESQUITA GOUVEIA - Advogado,Proprietário e Productor de Azeite em Ervedosa do Douro(S.João da Pesqueira),1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Mesquita

#324878 | lfdias1980 | 06 mar 2013 22:15 | Em resposta a: #324755

Pode clarificar por favor o que pretende indicar com esta pista?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Pinto Mesquita

#349090 | Pedro SP | 09 ago 2014 18:08 | Em resposta a: #324683

Caro confrade Luciano,

Estou a fazer uma investigação sobre as famílias de Pena Verde, incluindo a minha e já reuni algumas informações sobre a família Correia de Noronha. Estou muito no início mas posso partilhar consigo alguma coisa do que já descobri, mas antes deixe-me dizer-lhe que embora ainda não tenha a confirmação, tenho fortes indícios dos Souza Mattos, família de Capitões Mor, escrivões e Juízes de Pena Verde, durante os séculos XVII e XVIII serem a famíla da trisavó da sua mulher. A construção do solar dos Souza não está identificada mas sabe-se que eram seguramente dos Souzas do Prado, descendentes do Rei D. Afonso III.

Francisco Correia de Noronha e Menezes, filho de João Moreira Meirelles e de D. Ana Altina Corrêa de Noronha e Menezes, nascido em 1826, casou em 1851 com D. Josefa Adelaide de Souza, natural de Moreira de Pena Verde, filha de António de Souza Mattos e de Dona Ana Maxima Sanches Pacheco. Com este casamento os Correia de Noronha chegam a Pena Verde.

O senhor João Correia de Noronha casou-se com Dona Adelaide Azevedo Pinto de Mesquita e teve quatro filhos segundo consta num livro que li sobre Pena Verde, são eles o Adriano, o António, a Alexandra e a Maria dos Prazeres, não sei se está correcto ou não, se estiver uma desas será a avó da sua mulher.

Ainda não tenho dados concretos, só os registos onde aparecem como padrinhos e dos quais vou tirando as relações mas para além do João, havia uma senhora D. Maria Amélia, um António e um Luis (que era padre) que seriam irmãos do dito João Corrêa de Noronha. A D. Maria Amélia morreu em 1927, em Penafiel segundo me constou também.

Existe também nos registos que tenho comigo a referência a uma senhora, D. Cândida de Noronha, tia dos que referi anteriormente, o que me leva a quer que esta seja irmã do Senhor Francisco Corrêa de Noronha.

Havia também um Alexandre, não sei de que geração mas poderia ser neto deste João Correa de Noronha que vivia em Moreira ainda nos anos 30 do século passado pois o meu avô recordasse em garoto deste lhe ter dado um cartão para que entregasse a uma prima nossa que vivia no Sobral Pichorro, D. Emília Figueiredo de Souza, curiosamente muito amiga do António Corrêa de Noronha que entretanto se tinha casado e vivia na Matta, lugar da freguesia de Sobral do Pichorro.

Voltarei à Guarda em Setembro e só ai poderei aprofundar as minhas pesquisas, estou super entusiasmado em estudar a genealogia do meu avô paterno e tudo o que com ela se cruza. Gostava de também identificar as casas onde viviam em Moreira, apenas conheço o Solar dos Souzas do Mosteiro, em Pena Verde (aquele que referiu atrás). E segundo o mesmo livro que atrás referi era nesse solar que vivia o senhor João Corrêa de Noronha e no qual se passaram histórias curiosas segundo o livro.

Muito obrigado e foi um gosto saber está também à procura de saber mais dos Correia de Noronha.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 02:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen