Condes de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Títulos

Condes de Aveiro

#324717 | JFHPereira | 05 mar 2013 12:34

Bom dia a todos,

Alguem nas suas pesquisas na região de Aveiro encontrou referencias de uns Condes de Aveiro que terão descendentes em Pessegueiro do Vouga, freguesia do concelho de Sever do Vouga?

Obrigado.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Aveiro

#324746 | Maria Ribeiro | 05 mar 2013 18:12 | Em resposta a: #324717

Caro confrade

Nunca houve a casa dos condes de Aveiro. O que houve foi o ducado de Aveiro, fundado na pessoa de um descendente, por bastardia, de D. João I. Na sequ~encia do atentado contra D. José, foi extinta ao tempo do Marquês de Pombal, ainda que mais tarde, com D. Maria I, fosse restaurada, num descendente de origem espanhola.
O que pode acontecer é que, sendo de Aveiro, ou aqui residindo, sejam ( aqueles a quem se refere) condes, mas de um outro título que não este. Ou seja: residentes ou naturais de Aveiro, condes de....?


Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Aveiro

#324747 | JFHPereira | 05 mar 2013 18:18 | Em resposta a: #324746

Cara Maria,

Obrigado pela ajuda.
Não tinha conhecimento destes factos. Expremi-me desta forma porque o que me foi dito era que as pessoas que procuro eram descendentes de "condes" que residiam em Aveiro.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Aveiro

#324749 | Maria Ribeiro | 05 mar 2013 18:24 | Em resposta a: #324747

Caro João


Poderei tentar ajudá-lo, se me disser a época a que se refere.


Maria Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Aveiro

#324751 | JFHPereira | 05 mar 2013 18:45 | Em resposta a: #324749

Cara Maria,

A pessoa a que me refiro, faleceu na freguesia de Pessegueiro do Vouga por volta de 1940. Chamava-se António Domingues Pereira. Penso que serão os pais deste que me falaram ser de familia nobres que viviam em Aveiro. Os tais "condes" a que referi.

Obrigado.

Cumprimentos.

João Pereira.

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Aveiro

#324759 | Maria Ribeiro | 05 mar 2013 19:59 | Em resposta a: #324751

Caro joão


O NOME aNTÓNIO dOMINGUES pEREIRA, EM SI MESMO, NADA ME DIZ. Mas. investiguei na ANTT online e aparecem inventários orfanológicos , datados dos princípios do séc. XX, onde ele aparece ligado a Albergaria-a-Velha. Ora isso sugeriu-me uma conhecida família de Albergaria, os Martins Pereira, fundadores e proprietarios da fábrica metalúrgica Alba, criadora do primeiro automóvel português, ainda há pouco noticiado nos jornais, a propósito da morte do último possuidor. O fundador da empresa foi o comendador Augusto >martins Pereira, natural, precisamente, de Pessegueiro do Vouga. Tudo aponta para que haja, realmenbte, relação familiar. Mas, só por graça, se poderia cabitual ainda que houvesse vendaval, no extinto «Club e de Aveiro». Eram figuras proeminentes da sociedade regional, mas de origem humilde, tendo se elevado e merecido a consideração geral, pelo seu trabalho.

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Aveiro

#324814 | JFHPereira | 06 mar 2013 09:34 | Em resposta a: #324759

Bom dia cara Maria,

A pessoa que procuro julgo ser esta:
http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/details?id=1099085

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Aveiro

#324843 | Maria Ribeiro | 06 mar 2013 15:47 | Em resposta a: #324814

Caro João


É, exactamente, a pessoa que encontrei. Apoarece, também, noutro inventário orfanológico, ligado a Albergaria-a-Velha. A mensagem que lhe enviei, não sei porque razão, aparece truncada e nessa parte, sem sentido. O que eu dizia era que só por graça alguém chamaria ao recentemente falecido Martins Pereire, «conde de Aveiro». Mas, não há dúvida, ele e a esposa eram considerados figuras distintas da sociedade regional. Durante larguíssimos anos foram frequentadores fiéis do chamado «clube de Aveiro», já extinto, de frequência muito seleccionada. Nunca falhavam, mesmo em noites do maior vendaval. Ali se deslocavam, vindos de Albergaria.
O tal automóvel, de que continuam a ser orgulhosos proprietários, parece que lhes deu muitas alegrias, ganhando com ele várias corridas.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Aveiro

#324852 | Maria Ribeiro | 06 mar 2013 17:27 | Em resposta a: #324843

Caro João



Esqueci-me de acrescentar que, embora só nesse documento apareça como inventariado, aparece noutros como inventariante e, noutros, como escrivão da comarca de Albergaria-a-Velha. Por outro lado, o facto de a inventariante ser uma Maria Martins Pereira parece confirmar a sua ligação aos Martins pereira da fábrica Alba de Albergaria-a-Velha.

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Aveiro

#335254 | JFHPereira | 16 set 2013 11:40 | Em resposta a: #324852

Boa tarde cara Maria,

O António Domingues Pereira, era casado com Maria de Jesus Martins Pereira, e ao que me contaram eram realmente parentes com os fundadores a metalurgica ALBA. Este parentesco será da parte da mulher do António. A Maria era filha de José Maria Martins Pereira e Teresa Maria de Jesus. Alguem me sabe dizer qual a relação com os fundadores da ALBA de ALbergaria - a - Velha? Quem era irmão de quem?

Com os melhores cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Aveiro

#335279 | Maria Ribeiro | 16 set 2013 22:03 | Em resposta a: #335254

Caro confrade:


Neste caso, não lhe posso dar ajuda. Apele para algum confrade de Albergaria-a-Velha. Desejo-lhe sucesso.



Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 07:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen