Cavaleiro da Ordem de Cristo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Eventos | Famílias

Cavaleiro da Ordem de Cristo

#324882 | lfdias1980 | 06 mar 2013 23:12

Boa noite,

Alguém me sabe dizer onde posso comprovar se efectivamente António Moreira de Sousa filho de António Moreira e Maria de Sousa foi efectivamente cavaleiro da Ordem de Cristo? Este senhor viveu no inicio do século XVIII.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Cavaleiro da Ordem de Cristo

#324890 | RCCORREIA | 07 mar 2013 00:18 | Em resposta a: #324882

Para uma pessoa com esse nome existem 6 registos de mercês entre 1747 e 1771. Um deles poderá precisamente o que procura.

Vá TTONLINE.DGARQ.GOV.PT e pesquise pelo nome acedendo depois à descrição do documento (página 9).

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Cavaleiro da Ordem de Cristo

#324899 | pedrolx78 | 07 mar 2013 13:33 | Em resposta a: #324882

Boa tarde,


Para além da sugestão do confrade Rui Correia, poderá também consultar a obra 'Habilitações nas ordens militares - Ordem de Cristo" de Nuno Borrego.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Cavaleiro da Ordem de Cristo

#324901 | AQF | 07 mar 2013 14:08 | Em resposta a: #324882

Caro Confrade,

Em complemento do que já foi indicado, se fôr assinante deste site, no espaço Guarda-Mor pode ir a "citações" e procurar por António Moreira de Sousa.

Eu experimentei e obtive três hipóteses (http://www.geneall.net/P/citacoes.php?tipo=0&nome=Ant%F3nio+Moreira+de+Sousa&sigla=&search=1):

Nome - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Fonte - - Vol. - - Pág.
António Moreira de Sousa- - - - LBIP
António Moreira de Sousa- - - - LBIP
António Moreira de Sousa- - - - OMP - - - - - - - - 323

Consultada a obra LBIP (Leitura de Bachareis - Indice dos processos) na pág. 291 encontrei o seguinte:
António Moreira de Sousa, Ano: 1732, Maço: 26, Nr. 11
António Moreira de Sousa, Ano: 1769, Maço: 22, Nr. 33

Consultada a obra OMP (As Ordenanças e Milícias de Portugal) na pág. 323 encontrei o seguinte:
António Moreira de Sousa, Capitão de Ordenanças da freguesia de São Mamede de Coronado, que vagou por morte de Domingos da Silva de Sousa.. Em 06-VIII-1789. Reformado no posto de Sargento-Mor de Ordenanças em 13-VIII-1806

Pelas datas, este último parece estar fora de questão.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Cavaleiro da Ordem de Cristo

#324903 | peninha | 07 mar 2013 14:24 | Em resposta a: #324890

Caro Confrade Rui Correia,

Tenho a maior das dificuldades em pesquisar na TToneline. Quiçá, melhor diria uma incapacidade…

Desta feita, eu voltei a tentar, mas nem perto cheguei. Abreviando, um desespero.

Correndo o risco de abusar da sua bondade, será que lhe posso pedir um maior detalhe em como fazer a pesquisa sugerida na TToneline.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Cavaleiro da Ordem de Cristo

#324916 | pmcarreira | 07 mar 2013 16:28 | Em resposta a: #324901

Eu ainda sou um bocado novo neste site...como posso consultar as obras referidas? eu apenas encontro a informação como a está a disponibilizar a seguir ao link e nada mais, será que podia dar-me mais indicações?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Cavaleiro da Ordem de Cristo

#324922 | JC | 07 mar 2013 16:59 | Em resposta a: #324882

Caro confrade

Consultei as Habilitações nas Ordens Militares, Ordem de Cristo, séc.s XVII a XIX, de Nuno Borrego e não consta António Moreira de Sousa ou António Moreira casado com Maria de Sousa.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Cavaleiro da Ordem de Cristo

#324940 | AQF | 07 mar 2013 18:43 | Em resposta a: #324916

Caro Confrade,

Neste caso, como quase sempre, as obras não estão digitalizadas, pelo que, no caso de não as ter à mão, poderá consultá-las em bibliotecas que as possuam, como é o caso da Torre do Tombo (ANTT) e da Biblioteca Nacional (B.N.).

No site da B.N. pode usar o motor de busca PORBASE para saber em que outras bibliotecas aderentes existem as obras.

Cumpts.

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Cavaleiro da Ordem de Cristo

#324962 | RCCORREIA | 07 mar 2013 22:56 | Em resposta a: #324882

O nome consta efectivamente numa listagem de frades cavaleiros da Ordem de Cristo citada no artigo de Juan Avila Gijon " A bibliografia da Ordem de Cristo (Portugal).

Cumpts
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Cavaleiro da Ordem de Cristo

#325002 | RCCORREIA | 08 mar 2013 20:01 | Em resposta a: #324890

Como suspeitava:

António Moreira de Sousa
Carta. 12$000 rs de tença para os ter com o hábito de Cristo.
Datas 1748-11-22
Código de referência PT/TT/RGM/C/0039/30160
Cota actual Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, liv. 39, f.24v

Foi ainda Escrivão do Civel no Porto

Julgo que poderá solicitar cópia à Torre do Tombo

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen