Consultar livros do século XX

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação | Pessoas

Consultar livros do século XX

#324894 | jmnp | 07 mar 2013 10:03

Caros confrades,

Sendo ainda relativamente novo nestas andanças, tenho uma dúvida que é a seguinte. Tenho várias pessoas da minha árvore que nasceram na segunda metade do século XIX (tenho o assento de nascimento e nalguns casos de casamento), e faleceram algures entre 1910 e 1950, digamos. Na ausência de informações precisas sobre a data do falecimento (os mais velhos mal se recordam do ano em que terá falecido um tio ou um avô deles, o que é natural), e tendo em conta que a consulta de livros paroquiais nos arquivos distritais só é possível de (cerca de) 1910 para trás, como fazem para consultar livros mais recentes? Dos poucos contactos que tive com Conservatórias de Registo Civil, pareceu-me que não deixam o público consultar os livros, eles próprios os abrem a nosso pedido quando já sabemos a data do assento que pretendemos. Estarei enganado? Há outra forma de chegar a uma informação (data) para, só num segundo tempo ir buscar o assento de óbito? Curioso, parece-me mais fácil pesquisar o século XIX do que o século XX.

Obrigado desde já - peço desculpa pela ingenuidade da minha pergunta
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: Consultar livros do século XX

#324906 | Truta59 | 07 mar 2013 14:40 | Em resposta a: #324894

Caro Confrade

Não sendo eu um experiente genealogista, sou a sugerir que procure nas Juntas de Freguesia detentoras dos Cemitérios onde esses familiares foram sepultados.

Tenho por experiência própria uma consulta que resultou.

Espero ter sido útil.

Boas pesquisas.

Com os cumprimentos.

Arnaldo Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Consultar livros do século XX

#324913 | HRC1947 | 07 mar 2013 16:00 | Em resposta a: #324906

Caro Confrade;

"como fazem para consultar livros mais recentes? Dos poucos contactos que tive com Conservatórias de Registo Civil, pareceu-me que não deixam o público consultar os livros, eles próprios os abrem a nosso pedido quando já sabemos a data do assento que pretendemos. Estarei enganado? Há outra forma de chegar a uma informação (data) para, só num segundo tempo ir buscar o assento de óbito? Curioso, parece-me mais fácil pesquisar o século XIX do que o século XX."
--
A maneira fácil e eficaz é "pesquisar ao inverso do tempo".{ da época recente para a antiga }.
Assim, o seu avô, por exemplo nasceu em 1910, na posse da fotocópia não autenticada [ custa um euro ] do
reg. nascimento, costuma vir indicado na margem o casamento e o óbito, etc. Sabendo a data nascimento, por
estimativa [ +5/-5 anos ],,, ou não... calcula-se, e a coisa costuma dar certo. Note que cada 25/30 anos é
considerada uma Geração.
Claro, para isso é preciso adquirir uma certa rodagem, experiência em matéria de buscas, etc.
Bom trabalho
HRC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jul 2024, 03:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen