Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#325199 | jpm2353 | 12 mar 2013 03:36

Caro Pedro França,

Espero que esteja tudo bem consigo!
Volto a recorrer a si, pois ajudou-me com um antepassado meu, chamado DOMINGOS ARAÚJO DE OLIVEIRA, natural de Travassos - Póvoa de Lanhoso, que saiu bacharel formado em Cânones a 15/10/1640 pela Universidade de Coimbra, o qual morreu a 17/7/1661 na freguesia de Sta. Eulália - Fafe (filho do Abade de Travassos, Reverendo Francisco de Araújo de Oliveira, possivelmente natural da freguesia de Sta. Eulália - Fafe, o qual morreu a 2/4/1616 em Travassos - Póvoa de Lanhoso, e de Ana Antunes, solteira).
Desta vez, gostaria que me visse se o pai dele (FRANCISCO DE ARAÚJO DE OLIVEIRA, o tal que foi Abade de Travassos) também estudou na Univ. de Coimbra, pois no livro de assentos de Travassos, assina alguns assentos como Licenciado, pelo que desconfio que talvez tenha estudado em Coimbra... pode fazer-me mais este favor?

Desde já grato, com um abraço,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#325403 | Pedro França | 15 mar 2013 00:06 | Em resposta a: #325199

Oi, João:

Poderei tentar ver-lhe isso para a semana que vem, dependendo dos "buracos" que as reuniões na escola me possam deixar. De 2ª a 5ª feira estou, pois, em meditação, e olhe que, se não é bem a capela sistina, anda por lá perto. Só não há é fumo branco.

Aguarde-me aqui, tá?
Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#325411 | jpm2353 | 15 mar 2013 01:58 | Em resposta a: #325403

Olá Pedro,

Sei bem como isso é... infelizmente o fumo normalmente é negro e neste tempos acho que tal como o do Vaticano anda ainda mais escuro!
Cá o aguardo, o meu renovado obrigado.

1 Abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#329658 | jpm2353 | 24 mai 2013 03:44 | Em resposta a: #325403

Olá Pedro,

Espero que esteja tudo bem consigo!
Para relembrar este meu pedido, ok?

Abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#329694 | Pedro França | 24 mai 2013 16:10 | Em resposta a: #329658

Caro João.

Ai!, eu não acredito. Ainda não me disponibilizei para responder a este tópico, Deus me perdoe. Fui deixando para trás e agora que vi esta mensagem na minha caixa de correio é que me lembrei...
Será que dá para a semana que vem? Vou pôr uma bandeirinha no link na minha caixa de correio.

Vamos a ver.
Abraço e o meu pedido de desculpas.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#329700 | jpm2353 | 24 mai 2013 17:19 | Em resposta a: #329694

Caro Pedro,

Por amor de Deus, não tem nada de pedir desculpa, calculei que estivesse esquecido, eu é que só tenho de agradecer-lhe!
Claro que pode ser para a semana, desde que não lhe cause grande transtorno.

1 Abraço,
João

Resposta

Link directo:

Onde estarão os codices ......... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#330058 | chartri | 30 mai 2013 22:28 | Em resposta a: #329694

Caro Pedro França

Cá venho eu maçá-lo de novo agora com os códices que gostava muito de saber se estão em Coimbra.
Abaixo indico os nomes deles e historial conhecido.
Muito obrigado desde já.
Um grande abraço
Ricardo Charters d Azevedo
-----------------------------------------
OS CÓDICES QUE PROCURO são três, estão encadernados em carneira e foram escritos por Frei Manuel de Santo António e Silva, Reformador do Cartório da Nobreza desde 1745 até à sua morte cerca de 1790. Contêm no total 488 treslados de cartas de armas anteriores ao Terramoto, desde o século XV até 1707.
Um deles chama-se "LIVRO I, Reformado, e tirado de varias minutas de Brasoens antigos, e de alguns originais, que se passarão nos Reynados dos Senhores Reys Dom Affonso quinto atee Dom Felippe trerceiro feito em tempo do Muyto Alto e poderoso Rey DOM JOSÉ I, Nosso Senhor, Pelo Padre Fr. Manuel de Santo António e Silva, da Ordem de S.paulo, e Reformador do cartório da Nobreza por especial Provisão do dito Snr.(...) Anno de MDCCLI". Tem 473 folhas.
O segudo chama-se "LIVRO II, Reformado, e tirado do Livro Velho que contém as Minutas dos Brasoens que se achão no Cartorio da Nobreza passados nos Reynados dos SSRR D.João o 4º e D.Affonso 6º. Feito em tempo do (.....) pelo Pdre Fr. Manoel de Santo António e Silva, da Ordem de S.paulo e Reformador do Cartório da Nobreza (...).Anno de MDCCLIII". Tem 452 folhas.
O terceiro intitula-se "Brasões do Snr Principe D. Pedro de fl. 1 usque fl. 442. Brasões do Snr Rey D.Pedro 2º de fl. 444 usque fl. 646". Tem nestas duas partes 659 folhas. E difere dos anteriores no frontespicio.

Têm a letra e a assinatura do celebre Reformador do Cartório da Nobreza.
Em 1897, o genealogista bracarense José de Sousa Machado (autor das "Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho") comprou estes 3 codices ao livreiro de Braga, José Joaquim da Cunha, que por seu turno os tinha adquirido antes ao bibliófilo Pereira Caldas.
Com base nas informações destes códices, escreveu Sousa Machado a sua obra "BRasões Inéditos" (1906).
No seu livro "Cartas de Brasão" (1936) António Machado de Faria diz que Sousa Machado (ou seus herdeiros) vendeu os códices ao conhecido genealogista e coleccionador Afonso Dornelas.
O "Catálogo da importante biblioteca que foi do ilustre escritor, genealogista e heraldista, Afonso de Dornelas", feito pelo leiloeiro Arnaldo Henriques de Oliveira, em 15 de Dezembro de 1947, descreve na sua segunda parte estes códices e reproduz uma carta do visconde Sanches de Baena sobre eles.
Em Setembro de 1982, em Madrid, numa comunicação ao "Congresso Internacional de las Ciencias Genealógica e Heráldica", que intitulou "Breve panorama da evolução da heraldica em Portugal", Luiz Ferros afirmou que Frei Manuel de Santo António e Silva tentou reconstituir os livros anteriores a 1755 e que se perderam, livros esses que "hopje estão na Biblioteca Nacional de Lisboa e na da Universidade de Coimbra".
Dado que se sabe que na Biblioteca Nacional está um livro de notas (o cód. 9464) sobre antigas cartas de brasão d'armas feito pelo mesmo Reformador, e que na Torre do Tombo, existem dele o "Thesouro da Nobreza" e o chamado "Livro Particular" (de que o 9464 é talvez a continuação, segundo Machado de Faria), parece que a unica coisa dele que pode estar em Coimbra são os tais três códices que foram de Sousa Machado e de Dornelas.
São estes códices, cujo paradeiro depois da morte e leilão de Dornelas desconheço, aqueles cujo paradeiro gostaria de descobrir.
-----------------------------------------------------

Mais um abraço, grato, do

Ricardo Charters d Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ......... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#330108 | chartri | 31 mai 2013 21:13 | Em resposta a: #330058

.

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#330245 | Pedro França | 02 jun 2013 20:01 | Em resposta a: #329700

Caro João:

Pude reunir o seguinte:
- De acordo com a data de morte que me fez o favor de indicar (1616), os Francisco Araújo (não há nenhum que vá a Oliveira de seu nome completo), e tendo em conta apenas o território continental (excluindo Brasil e ilhas atlânticas), temos um Francisco Araújo em Arcos de Valdevez, outro em Arcos novamente, outro em Coimbra, mais um em Porto de Mós, e ainda outro no Prado. Isto, entre 1554 (Porto de Mós) e 1599 (Arcos).

Diga coisas.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ......... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#330249 | Pedro França | 02 jun 2013 20:45 | Em resposta a: #330108

Oi, Ricardo:

Peço desculpa pelo atraso na resposta. Afazeres de final de ano letivo obrigam.
Olhe, resolvi fazer o seguinte: transmiti a sua mensagem para o diretor da BGUC e fiquei de monitorar o tempo de espera da mesma, Em tempo útil espero obter uma resposta antes de ter de intervir pessoalmente e em presença no edifício. Costuma-se dizer que toda a carta tem resposta e assim o creio.

Estaremos em contacto.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#330251 | jpm2353 | 02 jun 2013 21:43 | Em resposta a: #330245

Caro Pedro,

Obrigado antes de mais nada!
Essa é que eu não esperava, que existam tantos Franciscos de Araújo matriculados em Coimbra no século XVI/XVII!
Que não apareça o Oliveira acho natural, pois já o filho não consta como Oliveira nos registos da Univ. de Coimbra, agora qual deles será, não faço ideia, mas pela proximidade geográfica à Póvoa de Lanhoso, inclino-me pais para os de Arcos, embora não saiba onde fica o Prado, pelo que se for no Minho também é uma boa hipótese... Assim sendo ou ficamos com 2 ou 3 hipóteses!
Se puder apurar mais dados desses, agradeço-lhe.

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ......... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#330258 | chartri | 02 jun 2013 22:36 | Em resposta a: #330249

Ora viva
Efetivamente é a melhor solução. Ficamos à espera
Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ......... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#331314 | chartri | 21 jun 2013 12:01 | Em resposta a: #330249

Ora viva caro Pedro

Será que o director da BGUC já lhe deu resposta, ou ainda à procura nas caves?
um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ......... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#331323 | AQF | 21 jun 2013 15:06 | Em resposta a: #330058

Meu Caro Ricardo,

Esse tema também me interessa ( http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=323080 ), pelo que se encontrares o fio à meada, avisa-me s. f. f.

Abraço,

Ângelo

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ......... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#331443 | gmma | 23 jun 2013 16:25 | Em resposta a: #330249

Caro
Pedro França

Gostaria de saber se me poderia ajudar no seguinte, tenho um antepassado, Francisco Lopes Proença ( de Amieira) que era médico, cirurgião em 1654, seria possivel ver nos arquivos se frequentou a Universidade de Coimbra.

Desde já o meu obrigada

Cumprimentos

Ana Grácio

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ......... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#331466 | Pedro França | 24 jun 2013 00:28 | Em resposta a: #331314

Caríssimo:

Estou à espera. Mais uns dias e volto a insistir.
Servi-me do contacto direto da BGUC, via e-mail.

Vamos aguardando.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#332145 | Cristiano Cardoso | 09 jul 2013 12:26 | Em resposta a: #330251

Caro Pedro França,
Peço-lhe mais uma vez ajuda para obter algumas informações acerca de um indivíduo. Trata-se de Nuno Pereira Teles (de Vasconcelos) que umas vezes surge como "doutor", outras como "licenciado". Ele é filho de Manuel da Silva Caetano, natural de Silvares, Lousada, e de Sebastiana Teles, natural de Alvarenga do Douro. Terá nascido por volta de 1710, pois casa em 1740 com Clara Luísa Nunes Pinto.
Desde já o meu agradecimento.
Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#332193 | jpm2353 | 10 jul 2013 01:25 | Em resposta a: #332145

Caro Cristiano Cardoso,

A sua mensagem não foi enviada para o confrade Pedro França, mas sim para mim.

Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#332201 | Cristiano Cardoso | 10 jul 2013 09:11 | Em resposta a: #332193

Caro João Magalhães,
Obrigado pela sua mensagem e peço desculpa pelo lapso.
Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#332202 | Cristiano Cardoso | 10 jul 2013 09:25 | Em resposta a: #330245

Caro Pedro França,
Peço-lhe mais uma vez ajuda para obter algumas informações acerca de um indivíduo. Trata-se de Nuno Pereira Teles (de Vasconcelos) que umas vezes surge como "doutor", outras como "licenciado". Ele é filho de Manuel da Silva Caetano, natural de Silvares, Lousada, e de Sebastiana Teles, natural de Alvarenga do Douro. Terá nascido por volta de 1710, pois casa em 1740 com Clara Luísa Nunes Pinto.
Desde já o meu agradecimento.
Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#332259 | Pedro França | 11 jul 2013 00:16 | Em resposta a: #332202

Caro Cristiano:

Aproveitei estar hoje no AUC e localizei o Nuno Pereira Teles (pára aqui...não vai a Vasconcelos no verbete). Vem o nome do pai (coincide), era natural do Torrão (é a vila alentejana?) e saiu bacharel formado em Cânones a 16.07.1740. Casou no ano da formatura.

Abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#332274 | graça58 | 11 jul 2013 08:06 | Em resposta a: #332259

Bom dia
Gostaria de obter algum dado (Nome dos pais) do Licenciado Mateus Afonso, de Estarreja. Terá nascido entre 1630 e 1650.
Teve um filho (Damaso Rebelo) que se casou em 5.3.1693, onde se referia que era filho desse licenciado e de Francisca Rebelo, solteira.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#332277 | Cristiano Cardoso | 11 jul 2013 09:19 | Em resposta a: #332259

Caro Pedro França,
Muito obrigado pelas informações. De facto, ele é sempre mencionado como Pereira Teles, o Vasconcelos só aparece no registo de casamento. Torrão era o lugar que deu origem à actual Vila de Lousada. Casou efectivamente a 5.12.1740.
Pergunto-lhe só mais duas coisas: no verbete não diz a sua naturalidade e idade? A mãe não consta do registo?
Este Nuno tem um irmão chamado Manuel Pereira Teles igualmente formado. Agradecia se o pudesse localizar para confrontar as informações entre os dois irmãos.
Mais uma vez, obrigado!
Abraço
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#332281 | Pedro França | 11 jul 2013 10:06 | Em resposta a: #332277

Caro Cristiano:

Torrão é a terra de naturalidade como já referi na outra mensagem e continua a sê-la para o irmão Manuel Pereira Teles. Este frequentou Cânones entre 01.10.1743 (Instituta) e 23.10.1751. O verbete não traz o grau académico neste caso (estará incompleto), mas, pelos anos de matrículas, há de ter sido bacharel formado senão licenciado..
Os verbetes, quando completos, comportam a filiação mas só o nome do pai. A idade nunca vem referida porque a própria matrícula não a revela. Faz-se um cálculo apontando para os 16 anos +/-, para quem começa o curso.
As certidões de idade começam a ser constituídas sistematicamente a partir da reforma pombalina de 1772 e mesmo assim, por vezes lá falha uma ou outra, mas é a partir daí que se começam a organizar e a seriar.

Abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#332303 | Cristiano Cardoso | 11 jul 2013 14:49 | Em resposta a: #332281

Caro Pedro França,
Muito obrigado pelas informações e esclarecimentos adicionais que me ajudam a compreender melhor o processo. Permita-me fazer-lhe a seguinte questão: o facto de ambos frequentarem Cânones poderá indiciar que seguiriam a carreira eclesiástica ou era normal haver leigos a seguir esta formação?
Obrigado.
Abraço
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ......... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#334540 | chartri | 29 ago 2013 15:17 | Em resposta a: #331466

Caro Pedro França
Começando o trabalho na próxima semana seria interessante ver se lhe dão uma resposta..
Um abraço amigo esperando que as férias tenham sido boas
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#335203 | Pedro França | 15 set 2013 00:44 | Em resposta a: #334540

Oi, Ricardo:

Continuo sem resposta. O melhor é confrontar o DirBGUC pessoal e diretamente. Posso tentar saber segunda-feira se ele está por Coimbra (ou de férias, quem sabe) e ver se ele recebeu pela vias normais publicitadas na net em site próprio da BGUC ou se eu tenho de endereçar o assunto por outra via ou para outro e-mail.
Não sei se este diretor - conheço-o relativamente - é menos acessível que o prof. Aníbal Pinto de Castro, já falecido, talvez mais humano. As preocupações do cargo e as iniciativas em curso da BGUC, as comemorações dos 500 anos da biblioteca da UC poderão tê-lo obrigado a secundarizar alguma correspondência.
Vou insistir de novo, agora que o ano letivo está a rebentar. Quer aguardar mais um pouco? Olhe que não é má vontade da minha parte, pode crer.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#335209 | chartri | 15 set 2013 10:48 | Em resposta a: #335203

Caro Pedro

Muito obrigado pelo seu esforço para nos ajudar. Ainda que habitual da sua parte é sempre agradável ter o seu apoio e sabê-lo sempre presente.
Este assunto tem mais interessados, como pode ver por mensagens que alguns deixaram aqui.
Se conseguir fazer chegar a questão ai Diretor seria ótimo...
Claro que aguardo (aguardamos) os resultados da suas "démarches".
Uma boa semana para si
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#335579 | chartri | 23 set 2013 18:48 | Em resposta a: #335203

Caro Pedro
Vou escrever para o director da BGUC
Mas muito obrigado pelo esforço
Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#335588 | Pedro França | 23 set 2013 20:48 | Em resposta a: #335579

Caro ricardo:

Nem sei o que lhe diga ou o que faça. Realmente, ou os endereços eletrónicos na net, da página da BGUC estão errados ou isto ultrapassa tudo o que em termos cívicos corresponde a uma pura desatenção do mais comum frequentador daquele instituto. Trata-se de uma soberba que não tem explicação e, com diretores assim, fechados na sua torre de marfim, não se vai a lado nenhum. Temos um senhor que vive fundamentalmente sobre si mesmo. Não tenho feedback para que se me diga o contrário. Se os meis mails tivessem ido parar a um endereço errado, o meu administrador de sistema, na hora ter-me-ia alertado de imediato para o facto. Ora, não foi o caso - a mensagem chegou a um destinatário, supostamente, como tudo indica, o diretor da BGUC.
Hoje estive no AUC mas foi uma empreitada de trabalho que não deu para subir a rua de S. Pedro e virar à esquerda do edifício comum. O tempo esgotou-se que nem me lembrei mais que o homem existia e seria suposto andar por ali: BGUC-FLUC-BGUC.
Espero que tenha melhor sorte, Ricardo. Ninguém merece.
Abraço e tudo de bom.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#335610 | Cristiano Cardoso | 24 set 2013 10:27 | Em resposta a: #332281

Caro Pedro França,
Dentro da sua disponibilidade, permita-me fazer-lhe mais um pedido:
José Camilo Alves Teixeira de Carvalho, natural de São João de Aião, através do Anuário da UC encontro-o matriculado em Direito, 1.º Ano, em 1882/83. Contudo, a obra "carvalhos de Basto" identifica-o como médico.
Será que me pode ajudar a esclarecer esta questão? Terá frequentado os dois cursos ou é erro?
Muito obrigado.
Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Para o Cristiano Cardoso

#336055 | Pedro França | 30 set 2013 16:01 | Em resposta a: #335610

Olá, Cristiano:

Olhe, estou no AUC e nos verbetes dos estudantes da UC encontrei de facto o José Camilo Alves Teixeira de Carvalho, natural de S. João de Aião, filho de Bernardino Júlio Alves Teixeira de Carvalho. O que lá vem é que ele frequentou Direito e saiu bacharel formado a 27.06.1887, batendo com a informação do Anuário da UC. Não há mais verbete nenhum com esse nome. Na edição de "Carvºs de Basto" deve ter havido algum engano, certamente.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Para o Cristiano Cardoso

#336089 | Cristiano Cardoso | 01 out 2013 09:18 | Em resposta a: #336055

Caro Pedro França,
Muito obrigado por mais esta pesquisa. A sua ajuda tem sido muito importante para esclarecer este tipo de dúvidas e para desenvolver alguns trabalhos que tenho em mãos.
Um abraço,
Cristiano Cradoso

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#336091 | roz | 01 out 2013 09:52 | Em resposta a: #335588

Caro Dr. Pedro França

Queria pedir-lhe um favor se for possivel. Procuro informacoes sobre o padre Domingos Gonçalves Vilaça que aparece como "Doutor", em varias paroquias perto de Braga entre mais ou menos 1620 a 1680. Ja pedi ao Arquivo de Braga pela IG mas nao encontraram e pensei que pudesse ter estudado em Coimbra visto vir com o titulo de Doutor.
Muito lhe agradeco qualquer informacao que me possa prestar.

Com os melhores cumprimentos.
M.Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#336188 | HelenaB | 03 out 2013 12:36 | Em resposta a: #335588

Muito bom dia,
Caro Pedro França,

Peço desculpa por estar a "meter-me" neste tópico, sem ter nada a ver com ele.
Apenas gostaria de entrar em contacto consigo pelo seguinte tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=336108
Talvez me possa ajudar a correlacionar dados.

Muito obrigada pela atenção,
Helena Bóia

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#337086 | 2570 | 22 out 2013 10:41 | Em resposta a: #335588

Caro Pedro frança

Tenho como ancestral, um individuo que foi reitor da igreja de Santa Maria de Sardoura, no século XVII.
No livro "Portugal antigo e moderno", relativamente a Sardoura consta: "a universidade de Coimbra apresentava-por concurso- o reitor, que tinha reis 1000$000 e o pé d´altar".
Sendo assim, recorro aos seus préstimos para me ajudar nesta pesquisa
Desde já agradecido
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#337104 | Pedro França | 22 out 2013 16:34 | Em resposta a: #337086

Caro Joaquim:

Já agora, quem foi esse reitor? Sem o nome dele não poderei ir longe.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#337106 | 2570 | 22 out 2013 16:48 | Em resposta a: #337104

Caro Pedro França
Obrigado pelo interesse demonstrado.
O nome do reitor é: Bento Rangel de Araújo.
Desde já agradecido
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#337463 | JC | 30 out 2013 23:57 | Em resposta a: #337104

Caro Pedro França,

A pedido de um amigo brasileiro procuro Luís de Lemos, nascido em 1739 em São Paio de Vizela, filho de Domingos de Lemos e Ana Gomes, naturais de Santa Comba de Regilde, Felgueiras. Foi médico pela universidade de Coimbra. Será possível encontrar alguma informação da sua matrícula.

Muito agradeço mais esta informação.
cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#337467 | Pedro França | 31 out 2013 00:12 | Em resposta a: #337463

Caro José:

Vou ver o que se pode fazer. Agora, só segunda-feira, em princípio.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#337472 | JC | 31 out 2013 08:30 | Em resposta a: #337467

Caro Pedro,

Muito obrigado pela sua enorme disponibilidade. Bem haja!

Uma informação que me deu há uns anos foi fundamental para esclarecer dúvidas e "encontrar o fio à meada".

Abraço,

JC

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Para o Cristiano Cardoso

#337540 | Cristiano Cardoso | 01 nov 2013 14:18 | Em resposta a: #336055

Caro Pedro França,
Desculpe incomodá-lo de novo com mais um pedido, que na realidade são três, por estarem familiarmente muito relacionados. Dentro da sua disponibilidade agradeço-lhe imenso a ajuda que me possa dar relativamente a estes indivíduos:

- Cristóvão de Almeida Soares (e Brito), natural de Alentém, Lousada. Este foi professor da Universidade e depois bispo de Pinhel. Será possível obter mais elementos sobre a vida académica, como estudante e professor?

- João Soares de Brito, irmão do anterior, segundo algumas informações também terá sido lente em Coimbra.

- António Barreto (de Almeida Soares), irmão dos anteriores, que terá sido estudante chegando a fazer Actos Grandes.

Muito grato, com os melhores cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#338120 | roz | 14 nov 2013 20:59 | Em resposta a: #337467

Caro Pedro Franca

Permita-me chamar 'a sua atencao para o topico "Morato Roma - Tudela de Castilho" em que o seu amigo JFMenéndez (Ze Filipe) lhe deixou 5 mensagens e parece-me que nao consegue comunicar consigo.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#338910 | RomyLourenco | 02 dez 2013 16:49 | Em resposta a: #325403

Bom Dia Senhor Pedro Franca,


gostaria de pedir a sua ajuda pois sei muito pouco sobre o meu Avo paterno e gostaria de ter acesso a sua certidao de nascimento para comecar a traçar os meus antepassados. Sei que se chamava Manuel Lourenco e que nasceu eu Arganil no dia 19 de Fevereiro de 1904... pelo Arquivo da universidade de Coimbra tive acesso a um indice de registo de Baptismo onde aparecem la os nomes de seus pais: Alberto Lourenco e Maria da Conceicao....mas pouco mais sei. O meu avo passou viveu em Angola e foi la onde conheceu a minha Avo com quem teve tres filhos mas nunca casou, sei que mais tarde veio a casar com uma outra senhora Portuguesa e que teve outros filhos com ela... e sei que morreu no dia 10 de Novembro de 1975. Nunca o cheguei a conhecer porque ele faleceu antes de eu nascer. Vivo no Canada e fica muito dificil ter acesso a documentos por isso busco a sua ajuda.


ficaria muito grata se me pudesse ajudar ou indicar a alguem....


cumprimentos,


Romy Leite

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#340118 | JC | 29 dez 2013 00:22 | Em resposta a: #337467

Caro Pedro,

Já teve oportunidade de procurar alguma informação sobre Luís de Lemos?

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#340120 | Pedro França | 29 dez 2013 00:49 | Em resposta a: #340118

Oi, Zé:

Eu penso que já andei a ver isso mas, como se mete tanta coisa, agora não posso precisar. E depois, já lá vão dois meses para aí, que eu, enfim...
Olhe! Eu vou ver-lhe isso segunda-feira, pode ser? Agora, com a interrupção letiva, estou mais confortável para me movimentar nas idas ao AUC.
Aguarde-me aqui, sff.

Continuação de BF.
Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#340128 | JC | 29 dez 2013 11:05 | Em resposta a: #340120

Olá Pedro,
Obrigado. Bom ano!
Abr,
JC

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#340346 | Pedro França | 03 jan 2014 15:00 | Em resposta a: #340128

Oi, José:

Tudo bem?
Olhe, estive a percorrer os verbetes dos estudantes da UC com nome "Luís de Lemos" e os que encontrei cursaram Cânones/Direito e nada de Medicina, e há-os contemporâneos do seu Luís de Lemos. Também, nada no que respeita ao nome da naturalidade.
Será que não há mais apelidos metidos pelo meio?

Diga coisas. Segunda-feira ainda ando por aqui.
Abraço e boa continuação.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Dr. Miguel Carlos de Sousa

#340373 | jaboo | 03 jan 2014 22:09 | Em resposta a: #340346

Estimado Pedro França,

Venho mais uma vez pedir-lhe se me pode achar um antepassado meu na UC. O nome completo dele era Miguel Carlos de Sousa Pimentel de Mesquita e Castro. Aparece tambem simplesmente como Miguel Carlos de Sousa, Miguel Carlos de Almeida ou Miguel Carlos de Sousa Monteiro. Ora recentemente apareceu-me referido pela primeira vez como Dr. Miguel Carlos de Sousa num registo de baptismo datado de 1782. Será que me pode ver se encontra este meu antepassado na UC? Ele nasceu em 1731 e faleceu em 1809.

Tinha-lhe tambem deixado outros pedidos noutro topico mas não sei se viu ou se escaparam. Aqui fica o link: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=336725#lista

Sei que tem muitos pedidos e fico desde já muito agradecido pela ajuda.

Abraços e votos de Bom Ano 2014.

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Arq. Univ. Coimbra - Pedido de ajuda ao confrade Pedro França

#340386 | Pedro França | 04 jan 2014 00:44 | Em resposta a: #338910

Olá, Romy:

Desculpe, só agora é que vi a sua mensagem.
Não sei em que medida posso ajudá-la porque a Romy, afinal, já localizou o assento de nascimento/batismo de seu avô paterno. Agora é só seguir via internet através do site do AUC...
Qualquer pedido, esclarecimento da parte do AUC pode ser pedido através do respetivo url:

www.uc.pt/auc

Se, ainda assim precisar dos meus préstimos por algum motivo, alguma pesquisa aprofundada, posso deixar-lhe o meu contacto para definirmos estratégias:

pedrofrancapinarrobanetcabopontopt

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Miguel Carlos de Sousa

#340387 | Pedro França | 04 jan 2014 00:55 | Em resposta a: #340373

Olá, João.

Boa continuação. Vou ver o que posso encontrar lá para segunda-feira.
Também já vi o link acerca dos padres Tavares. Vejo-lhe isso na mesma altura.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Onde estarão os codices ... Pedido de ajuda ao confrade Pedro França. Ao Ricardo Charters...

#340410 | JC | 04 jan 2014 12:05 | Em resposta a: #340346

Olá Pedro,

Muito obrigado pelo seu esforço. As informações que tenho são:

LUIS DE LEMOS, nascido em 1739 em São Paio de Vizela, filho de Domingos de Lemos e Ana Gomes, naturais de Santa Comba de Regilde, Felgueiras.

No entanto, vou contactar a pessoa que me pediu ajuda, do Brasil, sobre este seu antepassado. Caso haja mais alguma informação contacto-o de novo.
Muito obrigado!
Bom ano!
JC

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Miguel Carlos de Sousa

#341094 | Pedro França | 17 jan 2014 02:35 | Em resposta a: #340373

Caro João:

Localizei o seu Miguel Carlos de SOUSA [a entrada do nome no verbete segue por este apelido, que é o único].
Era natural de Penalva da Beira (Penalva do Castelo), e filho de Francisco de Almeida.
Saiu bacharel formado em Cânones a 11.05.1757.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito. É o único verbete existente com este nome, o que, em princípio não suscita dúvidas.

Tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

pedido a Pedro França - Lic. Manuel de Faria da Fonseca

#341095 | evieira | 17 jan 2014 03:37 | Em resposta a: #341094

Caro Pedro França,

Será possível dar-me uma ajuda no AUC?

Procuro um registo da U.C. (matrícula, prova de curso, ou grau de licenciado) de um elusivo antepassado, o licenciado Manuel de Faria (ou Faria da Fonseca).
Desconheço a sua naturalidade mas terá saído licenciado não muito antes de 1686. Acredito que em medicina.

Já revolvi tudo o que é paroquial mas está difícil apanhar-lhe o rasto - não encontro onde casou nem onde nasceu - a última esperança está no AUC, já que tenho a certeza que era licenciado.

Pode ajudar?
Fico-lhe grato pela atenção.
Cps
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Miguel Carlos de Sousa

#341118 | jaboo | 17 jan 2014 17:02 | Em resposta a: #341094

Caro Pedro França,

Deve ser o mesmo embora a naturalidade referida no verbete estar errada. Ele era filho de Francisco de Almeida e Sousa e natural de Penela da Beira (Penedono). Ficam os padres Tavares de Moreira de Rei para uma outra vez.
Mais uma vez um grande bem-haja.

Abraços,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Miguel Carlos de Sousa

#341127 | Pedro França | 17 jan 2014 21:11 | Em resposta a: #341118

Caro João:

A interpretação feira sobre Penela da Beira como sendo Penedono é novidade para mim. Vou corrigir o verbete com autorização superior.
Para a época, nas matrículas, ou atos e graus, não era de regra escreverem-se, assinarem-se nomes na forma extensa. Mas, tudo indica ser a mesma pessoa que procura.
Verei essa dos padres Tavares segunda-feira.

Abraço e bom fds.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Miguel Carlos de Sousa

#341131 | jaboo | 17 jan 2014 23:04 | Em resposta a: #341127

Caro Pedro França,

Penela da Beira (no concelho de Penedono).

Abraços,
JOAO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen