Victória, escrava negra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Victória, escrava negra

#325267 | MPrata | 13 mar 2013 09:42

Bom dia,

Solicito, por favor, ajuda para descobrir informações sobre Victória, escrava, negra. Sei que foi mãe no Muro (Trofa) de Felipa Moreira em 1750.
Pesquisei na referida paróquia, bem como nos arredores, tanto em nascimentos como em óbitos, sem resultados.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325308 | HRC1947 | 13 mar 2013 19:23 | Em resposta a: #325267

Caro;
Já pesquisou em casamentos; [Filipe Moreira - nas freguesias Concelho! ]
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325337 | MPrata | 14 mar 2013 08:52 | Em resposta a: #325308

Bom dia,
Obrigado pelo interesse, mas saliento que Victória foi mãe de Felipa (não Filipe), de quem (julgo) sei tudo o que é possível saber, de quem sou descendente.
O meu pedido aos colegas deste fórum é quaiquer registos de Victória, pedido esse que mantenho; porém, o meu palpite é que Victória tenha chegado ao território português num barco negreiro, mas não sei onde conseguir tal informação. Em qualquer das situações, há-de existir o registo de óbito, que não encontro. E informo onde já procurei o registo de óbito: Muro, S. Mamede de Coronado, S. Pedro de Avioso, Fajozes, Alvarelhos, Guilhabreu, Cidadelha, Guidões, Nogueira, Santa Maria de Avioso, Silva escura, Gemunde, Folgosa, Vermoim.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava Negra

#325363 | HRC1947 | 14 mar 2013 16:11 | Em resposta a: #325337

Caro Confrade;

de 1750 a 2013, passaram [263:30 anos ] =8, 7 gerações:
Pergunto;
Vc. encontrou alguma referência a essa Victória
nos assentos paroquiais?.
De que [ Local do Além- MAR ,teria vindo essa Vitória?]
No campo das hipóteses, essa Victória após o nasci-
mento da Filipa, teria ido para algum lugar distante.
Assim, o Confrade deveria colocar mais alguns dados
neste tópico,
Sempre poderemos tentar avançar, mas só com mais
informação, nem que seja pouca!
Quanto a barcos negreiros etc.[presumo que não será
por essa via, que irá encontrar alguma coisa.]
Esperamos aqui por si.
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325365 | HRC1947 | 14 mar 2013 16:31 | Em resposta a: #325267

--
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/default.aspx?page=regShow&ID=492991&searchMode=
--
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava Negra

#325366 | MPrata | 14 mar 2013 16:50 | Em resposta a: #325363

Obrigado mais uma vez pelo seu empenho em me tentar ajudar.


Respondendo a V/ Ex.a, colocarei tudo o que sei (encontrei todos os registos online no Arquivo Distrital do Porto).


sobre Victória:

- foi mãe solteira em 9/1/1749 de Manoel, na Carriça, Muro (que veio a falecer em 20/4/1749)
- foi mãe solteira em 23/8/1750 de Felipa, na Carriça, Muro


sobre Felipa Moreira:

- nasceu em 23/8/1750, no Muro;
- como escrava, foi mãe solteira em 5/7/1771 de Francisco, em S. Mamede de Coronado (que veio a falecer em 15/7/1771)
- como escrava, foi mãe solteira em 11/3/1776 de Philippe, em S. Mamede de Coronado
- foi libertada (desconheço a data)
- casou em 22/12/1777 com João Ferreira, em S. Mamede de Coronado
- tem uma filha em 16/5/1778, em S. Mamede de Coronado
- tem mais filhos em S. Mamede de Coronado, mas não é mais referido que a mãe é Victória
- faleceu em 7/3/1820, em S. Mamede de Coronado

Referi-me a barcos negreiros, porque não encontro onde nasceu, e acho que será a justificação.

Mais uma vez, obrigado. Eu sei bem o tempo que as pesquisas levam.

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325368 | MPrata | 14 mar 2013 16:59 | Em resposta a: #325365

Foi precisamente onde encontrei tudo. Mas agradeço a dica.

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava Negra

#325369 | HRC1947 | 14 mar 2013 17:09 | Em resposta a: #325366

Caro MPrata;

Quanto aos Barcos Negreiros:
A Victoria poderia ter vindo {como serviçal } na companhia de algum [Snr. " GRANDE " ] da época, que
teria negócios de vária ordem em " Além-mar "...estou a lembrar [ as ex-colónias .... e em 1º plano o Brasil!.
O Confrade poderá averiguar o que se passou na zona Trofa nos anos 1720 a 1750.
Trofa, como sabe é uma região que sempre teve muita industria, fabrico máquinas para madeira, texteis etc.
Penso que será um bom inicio!.
Boa sorte
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava Negra

#325370 | tmacedo | 14 mar 2013 18:12 | Em resposta a: #325366

Caro(a) confrade(ssa),

Terá de ver quem na Carriça teria "teres e haveres" para possuir escravos. Todos os propritários agrícolas abastados ou alguns mesteres destacados poderiam estar nessas condições.

Sendo ela escrava, a filha pertenceria ao mesmo senhor. Poderá pesquisar quem foi o dono da filha, que talvez lhe tenha dado carta de alforria ao falecer, sendo ela livre na altura do casamento.

Victória poderá ter falecido noutro local onde o dono tivesse bens. Ou poderia ter sido dada a um filho(a) do dono que tivesse ido viver para outra localidade. Ou poderia ainda ter sido vendida,

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325374 | MariaDavid | 14 mar 2013 18:27 | Em resposta a: #325337

Caro MPrata

Lembrei-me que talvez isto ajude, no caso de conseguir encontrar algum: procure os Róis de Confessados das localidades em causa e respectivas épocas. Se aceder a algum, pode ter a chance de encontrar pistas sobre a sua Vitória.

Quanto ao que já foi respondido aqui, sobre o seu pedido, concordo com todas as respostas que lhe foram dadas.
Desejo-lhe muito boa sorte!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325376 | roz | 14 mar 2013 18:37 | Em resposta a: #325368

Caro MPrata

Em nenhum dos assentos que encontrou nao menciona de quem eram escravas (tanto Victoria como Filipa)? 'As vezes seguindo os patroes pode-se tirar uma ideia de onde seriam.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava Negra

#325379 | vbriteiros | 14 mar 2013 18:52 | Em resposta a: #325366

O Confrade HRC deu uma dica interessante : procurar uma família importante nessa área, capaz de ter escravos.
S. Pedro de Avioso tem solar com torre ameada, Alvarelhos tem o solar dos Leitão e outro dos ..?, depois em direcção a Vila do Conde há muitos mais e um deles relacionado com os Grã-Magriço. Destes Grã há túmulos no cemitério de Alvarelhos.
Deve contar ainda com a possibilidade do proprietário da escrava ter afastado esta para bem longe da sua residência,numa tentativa de evitar um problema conjugal.
Já encontrei um assento contendo a indicação " filha de Maria escrava dos Dinizes" e este nome e naquela freguesia registada, indicava claramente o proprietário da escrava, não chegava para concluir o nome do pai.
De momento é o que recordo desses sítios.
Boa sorte nas suas pesquisas
V.Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325387 | HRC1947 | 14 mar 2013 19:53 | Em resposta a: #325376

Caro M Prata;
Convém termos presente o seguinte;
D.JoãoV- O Rei Sol / Freirático , reinou nos anos
1706 a 1750, sucedendo-lhe como sabemos D.José I,
[Marquês de Pombal ]...anos 1750 a 1777.
Foi o governo do Marquês que aboliu a escravatura
em Portugal. Logo a coisa bate certa, quando vc. diz :--
---
"sobre Felipa Moreira:
- nasceu em 23/8/1750, no Muro;
- como escrava, foi mãe solteira em 5/7/1771 de Francisco, em S. Mamede de Coronado (que veio a falecer em 15/7/1771)
- como escrava, foi mãe solteira em 11/3/1776 de Philippe, em S. Mamede de Coronado
- foi libertada (desconheço a data)
- casou em 22/12/1777 com João Ferreira, em S. Mamede de Coronado "
--
Nestes dois Reinados [D. João V e D. José I ], o nosso Pais para determinada gente da " alta sociedade ",
era um Paraíso.... até que a coisa deu para o torto.....
O meu propósito é situar o Confrade naquela época, e creia que existe muita matéria para analisar! ...
Boa Sorte.
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325393 | roz | 14 mar 2013 21:05 | Em resposta a: #325368

Caro MPrata

Veja este link: http://pagfam.geneall.net/0052/pessoas.php?id=1165222 e veja a nota ao fundo da pagina! Ricardo de Moura Coutinho, sera' que esteve nas colonias; Brasil? Ou sera' que a adquiriu em Portugal?

Talvez ache interessante : http://www.soveral.info/mas/Pinto%20e%20Moura%20Coutinho.htm

Boas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra de Ricardo Mora Coutinho

#325395 | tmacedo | 14 mar 2013 21:29 | Em resposta a: #325366

Caro(a) confrade,

Conheço a Carriça e fui ver o assento de baptismo de Manuel. Já aqui foi referida a família Moura Coutinho da Carriça ... O assento de baptismo diz que Victória era escrava de Ricardo de Moura Coutinho da aldeia da Carriça. Este poderá ter sido o pai [não foi padrinho e uma sua criada, "transmontana", foi a madrinha] ...

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra de Ricardo Mora Coutinho

#325400 | HRC1947 | 14 mar 2013 22:41 | Em resposta a: #325395

Caros Confrades;
... Maravilhoso. Os m/ parabéns.
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325417 | MPrata | 15 mar 2013 09:22 | Em resposta a: #325393

Agradeço a ajuda que me estão a dar.

Relativamente à primeira sugestão, já estudei algo sobre a escravatura. Do que estudei, depreendi que eram raros os escravos trazidos do Brasil, por motivos de indisciplina, rebeldia e fraca compleição física, mas acima de tudo porque os nativos do Brasil receberam protecção dos jesuítas (ao contrário dos africanos).
Sobre Victória, é referido que ela era negra, o que reforça ainda mais a minha teoria de que seria africana.
Sobre Felipa, é referido em 5/7/1771 em S. Mamede de Coronado que é "parda".
Sobre a minha antepassada Anna Ferreira, filha de Felipa, neta de Victória, é referido que é "mulata" (28/7/1829, em Nogueira da Maia).


Relativamente ao segundo link, confesso que não encontrei relação com Ricardo de Moura Coutinho. Se for do interesse de alguém, sei com quem ele casou, sei alguns filhos, e que teve um irmão padre.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325418 | MPrata | 15 mar 2013 09:31 | Em resposta a: #325374

Obrigado pela sugestão.

Pode-me dizer como posso encontrar Róis de Confessados? (quero dizer, é online, ou fisicamente)

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325419 | MPrata | 15 mar 2013 09:37 | Em resposta a: #325267

Quando pedi ajuda neste fórum, não foi minha intenção fazer com que andassem a fazer pesquisas por mim; pretendia apenas ser avisado se já alguém soubesse de algo, ou se encontrasse por acidente.
Muito obrigado a todos pela ajuda que me têm dado, e por compreenderem a minha determinação.

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325480 | MariaDavid | 16 mar 2013 11:48 | Em resposta a: #325418

Bom dia

Acabei de ver a sua mensagem. A pergunta que me faz é pertinente mas não lhe sei dar uma resposta correcta, pois ainda não tive hipótese de ver quaisquer Rois de Confessados, com muita pena minha. Segundo me afirmaram, alguns ainda estão nas respectivas paróquias e só são disponibilizados pela boa vontade dos párocos. Desconheço se se podem consultar pela net, os que se encontrem em Arquivos. De qualquer modo, a nossa confreira Ana Simões, que sempre se tem colocado ao serviço deste forum na louvável atitude de ajudar, terá algo mais a dizer, estou ciente disso.

Aproveito para lhe pedir que, se souber de algum consultável pela internet, me faça a gentileza de informar. Alguns investigadores tiveram a sorte de vasculhar uns tantos, presencialmente, dos tais que ainda se encontravam na posse de párocos do interior. Isto é matéria que não domino e nada mais posso acrescentar.

Desejo-lhe boas pesquisas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325486 | MPrata | 16 mar 2013 12:38 | Em resposta a: #325480

Agradeço a resposta.
Se eu souber de algum Rol de Confessados consultável pela internet, informarei V/ Ex.a. A minha única experiência é em assentos de baptismo, seguidos de casamentos, seguidos de óbitos. Existem assentos de crismados, que nunca consultei.
Tenho a minha árvore genealógica bastante completa, parando algures em 1750 (quando ainda não se mencionava o nome doa avós). Ambiciono apenas aprofundar o tema da minha septavó Victória; por ela, consultei dezenas de paróquias e tenho cópia de diversos assentos deveras curiosos e que nada têm a ver comigo.

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325686 | MPrata | 19 mar 2013 09:30 | Em resposta a: #325419

Peço, por favor, que me ajudem a descobrir alguma relação entre estes assentos e a minha Victória. Desde já informo que eu não encontro nenhuma relação, mas também nenhuma impossibilidade.

- Guilhabreu, baptismo, 27-4-1736, Custódia, filha de Victória escrava de Gabriel Pinto e de sua mulher Anna (m0331)
- Fajozes, baptismo, 28-5-1767, Thereza, filha de Custódia, neta de Vitória (m0571)
- Fajozes, baptismo, 12-2-1769, Jozé, filho de Custódia escrava de Custódio Ramos da Sylva e de sua mulher Custódia Maria de… (m0561)
- Fajozes, óbito, 13-4-1793, Custódia (m0871)

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325695 | roz | 19 mar 2013 13:40 | Em resposta a: #325686

Caro MPrata

Nao sei como ajuda-lo no seu caso especifico mas encontrei alguns links que poderao trazer-lhe alguma referencia onde procurar pela sua antepassada Victoria. Pode ser ate que ja tenha conhecimento deles mas nao ha mal em po-los aqui.

Link para documentos que estao na Torre do Tombo sobre escravos e escravatura. Quem sabe se algum tera' uma pista?
http://antt.dgarq.gov.pt/exposicoes-virtuais/eventos-em-documentos/abolicao-do-trafico-de-escravos/

Tambem: http://www.ghp.ics.uminho.pt/eu/ficheiros%20de%20publica%C3%A7%C3%B5es/OS%20Escravos%20na%20Lisboa%20Joanina%20-%20Delminda%20Rijo.pdf

http://www.scielo.br/pdf/his/v28n1/11.pdf

Finalmente um topico aqui no Geneall em que se tratou de descendentes de escravos : http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=267142&fview=e

Espero que venha a conseguir o que deseja.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325700 | MPrata | 19 mar 2013 14:12 | Em resposta a: #325695

Agradeço as dicas, roz.

Já conhecia alguns. Num dos artigos li que, excluindo Porto e Lisboa, os escravos eram raros. Adicionando a este facto o nome "Victória" também não ser muito frequente, dá-me algumas esperanças, mas não certezas.
Além da realidade por si só me impressionar (descender de uma escrava), outras coisas me intrigam, como o porquê de Felipa ter deixado de referir o nome da mãe em baptismos de filhos. Porque terá tomado esta atitude? Vergonha, revolta?

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325718 | roz | 19 mar 2013 16:13 | Em resposta a: #325700

Ola' MPrata

Certezas nestas coisas sao sempre dificeis! Na minha opiniao creio que a razao porque o nome de Victoria deixou de aparecer se deve a razoes mais "praticas". Se percebi bem isso so acontece depois de Filipa ter casado e portanto ja ha pai e mae como identificacao da crianca. Tambem naquela epoca era raro os padres porem os nomes dos avos nos registos e assim nem deve ter-lhe perguntado por isso. Tudo dependia dos padres, como ja deve ter notado, uns eram "minimalistas" nas informacao e outros gostavam de se "alargar" em explicacoes.

O apelido Moreira de Filipa pode ser pista. Disse que vem descrita como parda, portanto mulata o que quer dizer que o pai era branco. Viria dos patroes de Victoria? seria outro alguem em Muro? Ou tera' sido adoptado de um sitio? Se conseguir descobrir mais sobre o patrao Coutinho quem sabe nao encontrara' mais informacao. Testamentos, contratos em notarios, etc.

Compreendo que se tenha impressionado com a descoberta mas pense no caracter forte que essas ascendentes tiveram para sobreviver as condicoes de vida que tinham. Acho o nome Victoria bem apropriado para ela!

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Victória, escrava negra

#325720 | MPrata | 19 mar 2013 16:33 | Em resposta a: #325718

roz,

Concordo inteiramente consigo no terceiro parágrafo, agradecendo as palavras de apreço.

Em relação ao primeiro parágrafo, depois das dezenas de paróquias que consultei, confirmo que só por volta de 1750 é que se começou a mencionar os nomes dos avós (exemplos: Ermesinde 24/Jan/1752; Alfena 6/10/1752; Rio Tinto 29/8/1751). Mas, nos livros paroquiais que referi sobre os filhos de Felipa, eram já mencionados nomes de avós.

Em relação ao segundo parágrafi, desconheço a origem do apelido Moreira, mas não é dos patrões de Victória (Ricardo de Moura Coutinho, e Felícia Maria). Mas, era um apelido deveras frequente.

Resposta

Link directo:

Victoria, escrava negra

#325749 | roz | 19 mar 2013 21:16 | Em resposta a: #325720

Ola' outra vez!

Como calcula nos comentarios que faço estou a generalizar e por isso pode sair asneira para o seu caso particular. Fora isso nao tenho conhecimento suficiente sobre este caso e o que lhe digo sao especulacoes que o meu amigo vera' se se coadunam ou nao com as circunstancias. A familia da minha avo materna, embora originaria de Lisboa e da Serra da Estrela, 'e de Cabo Verde desde meados dos 1700s e dai' eu ter pesquisado um pouco sobre estas coisas. Relativamente ao desaparecimento do nome da avo' nos registos de alguns netos eu continuo em crer que as razoes seriam praticas mas claro que poderiam nao ser. Por exemplo, Filipa ja era livre, casada e com filhos, uma vida "regular" digamos. Pode ter pensado que seria um estigma no futuro dos filhos e deixou de dizer. Nao esqueca que ate recentemente ser filho ilegitimo era desconsiderado e naquela epoca o ser descendente de escravos tambem podia ser. Claro que 'e so' uma hipotese e pode haver outras.

Nao sei se sabe que praticamente tudo relacionado com o ultramar esta' no Arquivo Historico Ultramarino em Lisboa e poderao ter documentos sobre os barcos negreiros ou coisas relacionadas com a chegada de escravos em Portugal. Nao custa escrever-lhes e ver o que dizem.
AHU - Arquivo Histórico Ultramarino
Cç. da Boa-Hora, 30
1300-095 Lisboa
Telefone: 21 361 63 30
e-mail: ahu@iict.pt

Sobre o apelido Moreira podia pertencer 'a familia de Felicia Maria ainda que ela nao o usasse. 'E muito provavel ate que Victoria fosse a escrava da patroa ou para servicos de casa pois para os campos ou outros trabalhos era mais vulgar terem homens. Isso nao quer dizer que as escravas nao ajudassem tambem. Digo isto porque era muito vulgarizado o costume dos escravos tomarem o nome dos patroes mas claro que pode vir de outro lado.

Boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 14:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen