Judeus em Portugal:Jernsted d´Almeida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Judeus em Portugal:Jernsted d´Almeida

#16408 | valadares | 30 jan 2002 11:00

Entre os membros proeminentes da Sinagoga Kadoorie Mekor Haim, formada por cristãos-novos reversos ao Judaísmo, na década de quarenta na cidade do Porto, estava o Dr. EDUARDO JERNSTED D`ALMEIDA (ou Almeida Jernsted, há as duas versões). Lendo uma pequena biografia do genealogista Bivar Guerra, encontrei entre os personagens incidentais, um EDUARDO VIEIRA BORGES D`ALMEIDA JERNSTED, frequentador de uma reunião de genealogistas em Lisboa, chamada "Tertúlia" (Instituto Português de Heráldica). Perguntas:

1) Será o mesmo personagem ?
2) Se for o mesmo: alguém teria uma biografia dele (do tamanho de um verberte ) ?

Muito obrigado !

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Judeus em Portugal:Jernsted d´Almeida

#16417 | JTaval | 30 jan 2002 18:51 | Em resposta a: #16408

Caro Senhor:

Em relação aos Jernsted de Almeida recomendo a leitura do livro "Apóstolo dos Marranos". Parece que essa família não tinha origens cristãs-novas. Converteu-se por convicção.
Já agora aproveito para lhe pedir a referência do livro do Luís Bivar Guerra, pois era meu primo e gostava de ter uma resenha de toda a sua bibliografia.

Cumprimentos,
JTA

Resposta

Link directo:

RE: Judeus em Portugal:Jernsted d´Almeida

#16599 | valadares | 03 fev 2002 11:03 | Em resposta a: #16417

Caro
A informação do Steinhardt e Mea sobre as origens de Almeida já conhecia. Estou tentando saber um pouco mais dele. Principalmente sabendo que há famílias de origem cristã-nova tanto com o sobrenome Vieira, quanto Borges, mas isto é assunto para outro debate.
Quanto ao LUIS JOSÉ de BIVAR SOUSA LEÃO PIMENTEL GUERRA (1904-1979), o Luís de Bivar Guerra, tenho na conta do meu genealogista predileto. Sei que ele escreveu bastante, pesquisou muito e ao que parece tem coisa dele ainda não publicada. Citar assim de memória, pois não tenho estas informações por aqui, que seus principais trabalhos são:
História Genealógica de uma Família do Alentejo
Um caderno de cristãos-novos de Barcelos.
Patranha Genealógica a volta de um ex-libris.
Os Processos Crime da Inquisição e os de Habilitação do Santo Ofício como Fonte Histórica.
A investigação histórica, suas dificuldades, seus problemas e alguns exemplos.
Bivares em Portugal (Subsidios para a sua História).
O problema dos trabalhos de Bivar Guerra, é que a maioria de seus trabalhos encontram-se em revistas de difícil acesso. Meu sonho é que um dia todo este trabalho seja reunindo num só volume.
A plaqueta que citei, foi publicada, quando de sua morte. Se quiser uma cópia reprográfica, mande-me o seu endereço postal. (faiguen@attglobal.net)
O Sr. é parente dele, pelo lado de Bragança (a cidade) ?

Um abraço,

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Judeus em Portugal:Jernsted d´Almeida

#17024 | fsb | 11 fev 2002 10:05 | Em resposta a: #16408

Caro Paulo Valadares

Não sei se terá conhecimento que EDUARDO ADOLFO VIEIRA BORGES ZANDER D’ALMEIDA JERNSTED publicou em 1951 (?) um trabalho genealógico de cerca de 80 pág., com prefácio de Eugénio de Andrea da Cunha e Freitas, intitulado «Fidalgos e Plebeus de Portugal: Apontamentos Genealógicos». Aí descreve parte da sua genealogia, nomeadamente os Vieira Borges.
Era natural do Porto (freg.ª da Victória), onde n. a 11.02.1901, filho de Inácio Vieira Borges d’Almeida e de sua 2.ª mulher e sobrinha D. Isabel Zander d’Almeida Jernsted.
Dado ter esta publicação, caso esteja interessado em mais informações estarei ao dispôr.

Cumprimentos
Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Judeus em Portugal:Jernsted d´Almeida

#17077 | valadares | 12 fev 2002 10:07 | Em resposta a: #17024

Sr. Serpa Brandão:
Agradeço a sua atenção. Gostaria sim, de receber esta genealogia do personagem em tela. Pode ser pelo faiguen@attglobal.net ou pela morada : Paulo Valadares, Cx. postal nº 1025, Campinas, S.P. Brasil, 13001-970. Ressarcirei as despesas decorrentes deste pedido. Muito obrigado.

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 16:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen